Perfeita Receita com Mandioca Cozida & Várias Formas de Preparo

  • Versátil e deliciosa são as melhores palavras para descrever essa delícia brasileira.
Publicado em Outras Receitas
Perfeita Receita com Mandioca Cozida & Várias Formas de Preparo MelaPhotoworks / Shutterstock.com

Mandioca, aipim ou macaxeira. O nome muda de região para região, porém o sabor prevalece! Essa raiz tipicamente brasileira é um dos alimentos mais populares do país.

Além de possuir uma versatilidade anormal e pode ser incluída em diversas receitas, indo desde as entradinhas até sobremesas elaboradas, a macaxeira também pode ser uma boa aliada para a saúde pois é uma boa fonte de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, nutrientes fundamentais no para o organismo funcionar como deve.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Pensando em todos esses sabores, trouxemos uma das melhores receitas com mandioca cozida, um bolo para melhorar e fortalecer as suas refeições matinais!

Depois, Conheça mais algumas maneiras deliciosas de preparar a mandioca.

Esse bolo cremoso de mandioca tem tudo para brilhar em seu café da manhã ou lanche da tarde, pois além de não conter lactose, já que usaremos leite de coco, ele é delicioso e cremoso.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita com mandioca cozida

Uma de Nossa Receitas Favoritas: Bolo de Mandioca Cozida fácil e fofinho - Saiba Como Fazer

Rendimento
1 Bolo
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil

Referência de Medida: Xícara de 250ml

Forma: 25cm de circunferência

Ingredientes
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de mandioca
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de óleo de cozinha (ou 2 colheres manteiga)
  • 200 ML leite de coco (ou 1 xícara de leite)
  • 4 ovos
  • 50g de coco ou queijo ralados

Modo de preparo

  • Em um liquidificador despeje o ovo, o leite de coco, o óleo de soja (ou manteiga), o açúcar e mandioca e bata por dois minutos ou até que a mistura esteja homogênea.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Quando sua massa estiver bem batida despeje o conteúdo em um recipiente a parte.

  • Já no recipiente adicione a farinha de trigo e o coco, para um sabor mais próximo do salgado use queijo ralado, e mexa até que tudo esteja incorporado.

  • Quando a massa estiver devidamente mexida, coloque o fermento, mexendo com movimentos circulares até que novamente a massa fique homogênea.

  • Despeje a massa em uma forma apenas untada e leve ao forno alto preaquecido por 45 minutos ou até dourar.

  • O tempo pode variar de forno para forno.

  • Passado o tempo, basta se deliciar com o seu bolo acompanhado de uma xicara de café quentinho!

Veja essas outras 14 receitas com mandioca para inspirar o seu jantar!

No pão

Está a fim de provar um pão diferente do que você encontra na padaria? Então experimente esse pão de mandioca!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Seu preparo é super fácil, parece a do pão comum, com a diferença que devemos utilizar uma porção de mandioca cozida e amassada como base, usando a farinha de trigo apenas para dar o ponto.

Bolo, na frigideira

Ainda para quem adora cremes, sopas e afins, mesmo em um calor de 30 graus, essa refeição completa é maravilhosa, pois possui um modo de preparo extremamente simples, além disso ela conta com ingredientes acessíveis.

E vamos falar a verdade, mandioca com carne seca é uma combinação perfeita para o paladar.

Em creme, com linguiça defumada

O inverno já passou, porém você precisa experimentar esse creme de mandioca! Além de fantástico, esse creme de mandioca é super fácil de fazer, tendo um modo de preparo similar ao de outros cremes, ou seja, jogando os ingredientes no liquidificador e levando ao fogo para misturar aos temperos em fogo baixo até ferver.

No purê

Purê de batatas é um acompanhamento incrível, de mandioca então... é um verdadeiro manjar, por isso resolvi trazer esse purê de mandioca que além de ter um preparo simples e extremamente rápido, é delicioso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para esse purê utilizaremos 500g de mandioca, água ou leite, 2 colheres (sopa) generosas de manteiga, sal a gosto e queijo parmesão ralado (opcional). Depois que reunir os ingredientes não há segredo, jogue tudo em uma panela e cozinhe em fogo médio.

Com Costela Bovina

Também conhecida como vaca atolada, essa mandioca com carne tem tudo para arrancar suspiros de quem provar, tanto por sua textura macia que desmancha na boca, quanto por seu sabor extremamente único e marcante.

Escondidinho com carne seca

Pensando em fazer algo diferente para o almoço de domingo? Experimente esse escondidinho de mandioca que além de ser cremoso e delicioso ainda é supersimples de executar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para a massa devemos seguir o mesmo modo de preparo de um nhoque tradicional de batatas, para o recheio utilize a carne seca apenas após dessalgar. Depois de montado, leve ao forno médio preaquecido até dourar.

No biscoito

Também conhecida por chimango, essas rosquinhas tem sabor de casa de vó. Esses biscoitinhos de mandioca e polvilho são perfeitos para o lanche da tarde ou café da manhã e podem facilmente substituir o pão.

Para fazer essa maravilha será necessário apenas mandioca cozida e espremida, ovos, meia xícara (chá) de óleo, polvilho azedo (ou doce) e uma colher (sopa) de fermento. Depois que as roscas estiverem modeladas, basta deixar em forno médio até dourar.

Em salgados light

Está em uma dieta restritiva, mas tá desejando comer aquele salgado? Então essa receita é para você! O bolinho de mandioca apresentado nessa receita é sem glúten e também é livre gorduras de uma fritura, por isso você pode comer sem culpa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para manter a receita o mais fit possível, não utilize farinha de rosca para empanar, e sim farinha de linhaça, o queijo também pode ser substituído por opções veganas.

Temperada

Esse prato é super indicada para quem deseja fugir do tradicional sem causar estranhezas ao paladar. Para executar esse prato principal, e único, você deve cozinhar a macaxeira em fogo baixo na panela de pressão com água suficiente para cobrir, enquanto isso aqueça uma panela e refogue cebola, alho e a sua proteína até dourar.

 Dica preciosa: utilize o tomate sem pele para uma textura e sabor melhor.

No Pudim

Se você é um amante de doces e sobremesas e não possui restrições alimentares, relacionada ao consumo de doces, você irá adorar provar esse delicioso pudim de mandioca que combina o sabor da mandioca a toda doçura existente no coco.

Sua textura não é cremosa como a do pudim original, porém ele ainda é molinho e fácil de mastigar para todas as idades.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com manteiga

A proposta dessa receita é simples, em vez de passar manteiga na mandioca logo que ela sai da panela, experimente cozinhar a mandioca já com a manteiga na panela de pressão.

O resultado não poderia ser melhor, pedaços de mandioca amanteigados e cremosos perfeitos para acompanhar qualquer coisa!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Gratinada

Queijo vai bem com tudo, inclusive com mandioca! Esse prato para o almoço de domingo é uma ótima opção para os que desejam surpreender, porém tem pouco tempo para executar algo elaborado!

Para executar esse prato precisaremos de apenas 3 ingredientes, 1kg de mandioca cozida, um molho branco e queijo.

 Depois de montar todos os ingredientes em uma forma, leve ao forno preaquecido por 15 minutos até dourar.

No nhoque

Você gosta de nhoque de batata? Então precisa experimentar esse nhoque de mandioca! Além de possuir uma execução supersimples, essa receita é mega saborosa, principalmente quando o molho de tomate utilizado está bem temperado.

Todas essas receitas com aipim cozido me deixaram com água na boca, com certeza irei testar algumas esse final de semana, e acredito que você deveria tentar também, afinal você pode se surpreender positivamente com alguma delas

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.