Mega Receita com Limão Cravo & Sugestões Criativas para Você

Qualquer receita com essa fruta cítrica fica melhor
Publicado em Outras Receitas
Mega Receita com Limão Cravo & Sugestões Criativas para Você AtlasStudio / Shutterstock.com

As pintas e manchas irregulares nessa espécie de limão, fez com que por anos, ela fosse vista como uma fruta menos nobre, porém isso já passou e atualmente o limão cravo caiu no gosto popular.

Encontrado no país inteiro o limão cravo, também conhecido como limão rosa, limão caipira ou do capeta é o resultado do cruzamento genético entre o limão e a tangerina. Essa união não poderia ter sido melhor, já que seu resultado é bastante suculento, com boa quantidade de suco, e de sabor e odor único, perfeita para sucos, molhos de saladas e até mesmo para marinar carnes.

Esse limão ainda pode trazer muitos benefícios a saúde pois é rico em vitamina c. além de ser fonte de enzimas essenciais para o organismo como potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Pensando nisso, resolvi trazer uma receita para te ajudar a aproveitar toda a potência dessa fruta!

Esta receita com limão cravo é super fácil de fazer, e super gostoso e úmido, impossível comer apenas um pedaço. E no final, veja mais algumas opções para adoçar a sua vida.

poste no pinterest esta imagem de receita de limão cravo

(TOP) Receitas Com Limão Cravo: Bolo Fácil e Fofinho - Saiba Como Fazer

Rendimento
1 bolo
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xicara (chá) de amido de milho
  • 2 xícaras de açúcar (pode ser açúcar cristal)
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • ½ xicara (chá) de água ou leite
  • ½ xicara (chá) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 ovos
  • raspa de um limão

Modo de preparo

  • Para iniciar o preparo dessa receita despeje a farinha de trigo e o amido em uma vasilha a parte e misture bem, após isso reserve em outro lugar.

  • Em um liquidificador adicione o açúcar, a água, o leite, a margarina e as gemas. Bata tudo até que a mistura esteja homogênea e cremosa.

  • Quando sua massa atingir o ponto desejado despeje-a na vasilha com a mistura entre farinha de trigo e amido, mexa bem e suavemente para que não forme bolos.

  • Quando a massa estiver homogênea adicione o fermento e continue mexendo, quando ele estivar devidamente incorporado reserve.

  • Com uma batedeira ou fue, bata 3 claras até que elas atinjam ponto de neve.

  • Na massa adicione raspas da casca de um limão, e misture, quando elas estiverem incorporadas adicione as claras em neve até que a mistura esteja no ponto.

  • Em uma forma untada e enfarinhada despeje sua massa, leve ao forno preaquecido a 180°, e deixe assar por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.

  • Deixe esfriar e pronto, seu bolo de limão está perfeito para ser servido com café!

Listei ainda mais 14 opções com esse limãozinho incrível:

Em Suco

O verão está chegando e se tem algo que cai muito bem nos dias mais quentes é uma boa limonada refrescante e bem gelada. 

Para preparar utilizaremos apenas de 2 limões, 1 copo de água e açúcar a gosto. Dica de ouro: Sementes devem ser retiradas pois produzem aquele amargor chatinho do limão.

No Doce

Brasileiros amam doces, por isso acreditamos que você vai adorar esse!

Esse doce de limão cravo é menos ácido que o de outros limões, e possui um sabor extremamente único, recomendamos fortemente que você faça!

Na geleia

Você gosta de geleia de limão? Então precisa provar essa!

Ela é extremamente saborosa, suas notas doces e amargas combinam perfeitamente resultando em um acompanhamento perfeito para quase qualquer coisa.

Na caipirinha

Essa caipirinha é incrível, é a melhor escolha de bebida para tomar em um dia quente na beira da piscina.

Para preparar você precisara apenas de um limão, pedaços de limão, pimenta biquinho, uma colher de açúcar e uma bebida alcoólica de sua preferência.

Com Gin Tônica

Ainda para os fãs de bebida, essa é outra opção que promete esquentar o seu final de semana!

Esse drink é uma verdadeira delicia e pode ser servido em shots ou taças bem montadas, para um consumo lento.

Em um molho, com pimenta

Esse molho de pimenta no limão cravo é a escolha ideal para os quem ama pimenta e deseja levar sabores menos artificiais para uma cozinha mais natural.

Tradicionalmente após fazer o molho é indicado que você o deixe curtir por pelo menos uma semana, quanto mais tempo descansando mais forte e apurado o sabor deverá ficar. 

Dica de ouro: Sempre utilize vidros esterilizados com tampa, e enquanto cura mantenha tudo em um local seco e abrigado.

Em um Mousse

Não existe sobremesa mais refrescante que o mousse. Super fácil de preparar, essa receita é ideal para quem está sem tempo ou que não possui pratica na cozinha.

Nesta receita nós utilizamos poucos ingredientes, sendo que um deles é um toque especial: o mel de abelha in natura.

No pavê

Entrando no clima de Natal, que tal experimentar um pavê diferente?

Essa delicia natalina feita com limão cravo/rosa pode surpreender até mesmo aquele tio que faz piada sem graça sobre ver ou comer!

Em tortas

Nem todos curtem tortas com massa doce, porém essa tem tudo para conquistar seu paladar, pois une toda a potência de um bom doce com o azedo característico da fruta cítrica!

No bolo, com cobertura

Esse bolo é uma verdadeira delicia!

Seu modo de preparo é super simples e basicamente consiste em jogar os ingredientes no liquidificador, sua calda durinha e crocante também é sensacional e traz um contraste de textura incrível para o paladar.

Molho para salada

Se você prefere uma dieta balanceada, e não quer se render aos doces, sem problemas, o limão caipira também cai muito bem em molhos para pratos salgados, como saladas, dando aquele toque refrescante nas folhas!

No vídeo encontraremos como fazer o molho e também o acompanhamento.

Na caipirinha, como gengibre e cachaça

Já provou essa caipirinha? Se não, prove agora mesmo!

Ela é bem saborosa e cai bem com absolutamente tudo, é refrescante e tão suavemente doce que se torna a escolha obvia em qualquer clima!

No licor

Já pensou em fazer seu próprio licor? Saiba que é totalmente possível, e diferente do que falam, é super simples!

Nessa receita descubra o passo a passo para ter uma bebida cítrica de limão perfeita para drinks! Dica de ouro:

Para fazer utilize água filtrada, pois a mistura não irá ao fogo, sempre utilize vidros esterilizados com tampa, mantenha tudo em um local seco e abrigado.

Em uma compota

 Essa deliciosa compota de limão tem um sabor bem pronunciado que lembra casa. É uma delícia caipira para os que amam o interior!

O processo de preparo, para retirar o amargor do limão, pode levar até 24 horas, mais cada segundo de espera faz valer a pena!

Gostou de explorar esse tipo de limão? Se sim, saiba que é possível fazer receitas mais elaboradas com essa fruta maravilhosa e “rejeitada”, a única coisa que pode te limitar é a imaginação!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.