Leite de Coco Caseiro

  • Aprenda a preparar um importante item em muitas de suas receitas!
Publicado em Outras Receitas
Leite de Coco Caseiro

Quem tem intolerância à lactose sabe como o leite de coco é utilizado aos litros em pratos simples do cotidiano. É sabido, também, que o custo desse ingrediente essencial não é nada barato.

Seja por questões de saúde, ou, simplesmente, por adaptação das receitas, aprender como fazer leite de coco caseiro irá mudar sua vida e substituir o leite de vaca!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Acompanhe o passo a passo, mas não se esqueça: leia toda a receita, dicas e recomendações antes de colocar a mão na massa.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Leite de Coco Caseiro Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Quantidade
800ml
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

Coco
seco fresco
Água
de coco ou água mineral

Modo de preparo

  1. Em um forno preaquecido, coloque o coco e deixe-o por um tempo de 15 a 20 minutos. Isso vai amolecê-lo, facilitando para tirar da casca. Ele pode estar já partido ao meio nesse momento, ou inteiro, desde que você faça furinhos retirando toda a água;
  2. Após cortá-lo em pedaços, bata em um liquidificador com a água (quente é mais indicado).
  3. A quantidade correta de água é variável, dependendo muito da preferência de cada um. É possível ter um resultado mais consistente ou mais suave;
  4. Quando terminar de bater, terá uma mistura espessa. Será preciso coá-la. Para isso, utilize um voal. Você irá espremê-lo bem em um recipiente, até sair todo o leite da composição, restando no coador apenas a polpa de coco;
  5. Pronto! O líquido espremido é o nosso desejado leite de coco. Reserve em garrafas de vidro para conservar na geladeira para beber seu leite vegetal;

Depois de ter o seu, é hora de avançar para receitas como o doce de coco, o cuscuz de tapioca de coco, a cocada simples e fácil e o bolo de coco simples.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Recomendações

Foi dito aqui que a quantidade de água colocada no liquidificador depende do gosto de cada um. Isso porque, quem quer um resultado mais concentrado deve colocar menos água. No máximo, três xícaras. Agora, se preferir o leite de coco caseiro mais suave, coloque menos.

Dicas:

  • Se você não tiver voal, pode utilizar uma peneira. Isso não altera o resultado;
  • É possível utilizar a fruta ralada para essa receita, desde que esteja inteira;
  • Caso opte por congelar, faça em forminhas de gelo e tenha sempre a quantidade de que precisa;
  • Você pode fazer uma quantidade a mais do que a indicada, separando um pouco da mistura batida no liquidificador. Assim, será possível apreciar de outras formas. Pode bater com abacate, por exemplo, ou consumir como iogurte. Guarde em potinhos para comer nos melhores momentos do seu dia;
  • Uma boa pedida é usar o seu leite de coco no cappuccino. Fica bem docinho;
  • Ele pode ser esquentado para servir com café, no tradicional café da manhã ou da tarde;
  • Pode acontecer do leite formar aquela camada por cima quando estiver na geladeira, já que não tem conservantes. Uma boa alternativa nesse caso é bater com aveia no liquidificador. Ele irá se misturar ao ingrediente, mantendo-se homogêneo;
  • Quer variar uma receita? Bata os componentes no tempo certo para ter uma deliciosa manteiga de coco;
  • Se quiser deixar mais saboroso, também pode utilizar essência de baunilha ou tâmaras;

Posso congelar?

Sim! Ele dura até 40 dias no congelador. Mas, depois de descongelado, deve ser consumido em até três dias, no máximo.

Na geladeira, dura até cinco. Então, pode ser usado em várias receitas tranquilamente.

O segredo para retirar a polpa do coco

Mesmo essa receita sendo muito simples, sabemos que quebrar uma fruta tão dura pode ser um desafio dos grandes. Então, evite problemas! Basta seguir essas instruções:

Anúncio
Continue lendo abaixo

Olhando para ele, encontrará três buraquinhos. Um é mais maleável, e é esse que você vai furar e retirar toda a água. Pode ser com uma faca ou um saca-rolhas.

Após isso, coloque-o em um forno aquecido a 190º por, mais ou menos, uns 15 minutos. A casca vai rachar, facilitando para ser cortada.

Enrolando o coco em uma toalha, utilize um martelo e bata, suavemente, em sua casca. Não precisa ser com força. Você vai ver como assim ele quebra com facilidade. Pronto! Agora, é só seguir o passo a passo da receita!

Alternativa para não precisar quebrar o coco

O processo continua difícil? Tudo bem, não se desespere. Nesse caso, você pode comprar a fruta já ralada (é vendida assim em feiras livres) e congelar. Coloque em potinhos uma quantidade equivalente a duas xícaras de chá.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Quando quiser preparar algo com o leite de coco, é só descongelar e bater normalmente no liquidificador.

Não jogue fora os resíduos

Eles podem ser utilizados em diversos preparos, como farinha, cookies, farofas ou enriquecendo aquela tapioca que tanto amamos.

Mas, se não quiser usá-lo agora, congele. Durará bem no freezer por até três meses. O resíduo nada mais é do que coco ralado. Uma delícia em qualquer situação.

Você conhece o voal?

Esse tipo de coador pode ser utilizado no preparo de leites vegetais e sucos naturais, mas muita gente ainda não conhece.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Feito com o mesmo tecido utilizado em cortinas, o voal tem a mesma função da peneira. Passando o líquido ao recipiente, restam nele os resíduos, apenas.

Caso queira conhecer, mas não encontrar facilmente para vender, é possível produzir o seu próprio, em casa. Não há necessidade de máquina de costura.

É um material que pode ser lavado e reutilizado. Basta higienizar com água e manter em uma vasilha também com água na geladeira, evitando a concentração de bactérias.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Experimente essa interessante alternativa!

O natural é o mais saudável

Não é à toa que muitas pessoas adquirem intolerância à lactose ao longo da vida.

Temos consciência de que tudo feito por nós mesmos causa um impacto mais positivo na nossa saúde em geral, mas, muitas vezes, a falta de informação e a correria do dia a dia nos obrigam a recorrer aos industrializados.

Além de ser uma fonte de fonte de vitaminas e minerais, o leite de coco é antibacteriano e antifúngico. Sendo capaz de substituir o de origem animal em quase tudo, essa opção natural será sua grande companheira na cozinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Não deixe de dedicar um pouco do seu tempo para esse novo estilo de vida que vai te trazer muito benefícios em longo prazo.

Agora vá e separe o coco para fazer essa maravilha sem problemas.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.