11 Receitas de Leite De Aveia + Sugestões Deliciosas Para Usá-Lo

A alternativa mais simples e barata para veganos e intolerantes usar em tudo.
11 Receitas de Leite De Aveia + Sugestões Deliciosas Para Usá-Lo
Avalie este item
(9 votos)

Procurando um substituto para o leite que seja barato e possa ser consumido diariamente? Confere, então, essa receita de leite de aveia, afinal, ele é um dos leites vegetais mais procurados para compor uma alimentação saudável porque, além de ajudar no equilibro do açúcar no sangue e é rico em fibras.

A vida do intolerante à lactose pode ser difícil, se ele não sabe inovar na cozinha, mas eu vou te mostrar que não há razão para abrir mão dos seus pratos favoritos! Então, para que você tenha várias opções de comidas e bebidas onde poderá utilizá-lo, logo abaixo há 10 receitas deliciosas e de agradar a todos os gostos.

Receita de leite de aveia simples e sem lactose: saiba como fazer

Rendimento
600 ml de leite
Preparação
15 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 xícara de chá de farelo de aveia
  • 1 litro de água filtrada e morna
  • 1/4 xícara de chá de aveia em flocos finos

Modo de preparo

  • Adicione o farelo da aveia no copo do liquidificador, então, entre com a aveia e acrescente a água por cima para amolecer esses flocos.
  • Tampe e coloque para bater no liquidificador.
  • Bata até que esteja bem triturado e homogêneo.
  • Ao terminar, use uma peneira bem fina para coar o leite.
  • Coe o leite, mas não esfregue a colher no fundo da peneira, pressionando o conteúdo para baixo, pois isso fará com que resíduos passem pelos furos.
  • Quando separar a aveia do leite, o reserve em um recipiente de vidro e está pronto. Com o tempo, ele engrossa, então, dilua com água quando for usar.
Dica:

Use a aveia que sobrou em um bolo, nos biscoitos ou vitaminas.

Guarde na geladeira por 3 dias, no máximo, pois estraga mais rápido.

2º. Chocolate quente

autor: Barriga Tanquinho

Agora que já passamos da fase do “leite de aveia: como fazer”, é hora de aprender a usá-lo muito bem. E, sempre que possível, deve ser para coisas divertidas.

Falando nisso, essa é uma das minhas receitas favoritas, e eu estou positivo de que você também vai amar porque, francamente, quem resiste a isso no inverno? Coloque a aveia de molho e não perca tempo para fazer receita para tomar.

3º. Café gelado

autor: Zaffari

Quer descobrir mais benefícios do leite vegetal para trocar o clássico leite de vaca hoje mesmo? Eu posso começar te apontando, por exemplo, que ele é muito versátil: você consegue fazer sobremesas, pratos salgados e até bebidas com ele.

O café gelado é febre em qualquer lugar. Você pode fazer em casa, você consegue comprar nas cafeterias... o ponto é que bebidas com aveia, leite de castanha e outros, estão entre nós e vieram para ficar.

Deixe na geladeira por até 12 horas, mas quanto mais fresquinho, melhor.

4º. Doce de leite                                                          

autor: ASTERISCO IDEIAS

Feito com açúcar de coco, sal rosa e essência de baunilha, esse preparo fica ridículo de tão boa. Quer usar outro o açúcar? Também pode, mas saiba que é ele que dá a textura de mousse à sobremesa, então, se possível, não troque por outro.

Isso deixará mais saudável para consumo.

Que doce de leite mais fit e delicioso, hein?

5º. Creme de leite

autor: PLANTTE

Quem imaginava que o leite de aveia pode ser usado para criar um creme de leite que não é gorduroso e faz mal quando usado com frequência?

Já que passamos do processo de como fazer leite de aveia, esse preparo é bem simples de fazer e prático de fazer, uma vez que todo mundo tem aveia em casa. Para isso, coloque uma xícara de aveia em uma tigela com uma xícara de água para deixar hidratar. Depois, a coloque no liquidificador, entre com uma colher de óleo vegetal e, você pode adicionar uma pitadinha de sal também, então bata.

A dica de ouro é: quer mais grosso? Use menos água.

6º. Capuccino

autor: Cozinha Bach

Até mesmo ele, aquele café chique de escritório, pode ser mais saudável, se você faz uso do leite certo. Tem quem prefira leite de soja, mas não são todos que podem beber com abundância.

Você pode usar qualquer tipo que preferir, então prove essa opção e qual é o seu leite caseiro favorito e veja o que se adequa melhor ao seu organismo.

7º. Achocolatado

autor: ASTERISCO IDEIAS

Que tal um leite geladinho com gosto de chocolate para refrescar a tarde?

E se você achou que vai ficar mais forte assim, saiba que pode ficar tranquila, porque o sabor da aveia é suave e perde para aquele gosto de chocolate o achocolatado em pó oferece, assim, ele não só funciona para aqueles que estão mudando os hábitos alimentares como também para as crianças.

8º. Overnight

autor: Sabor com Saber

Esqueça o mingau de aveia de café e conheça o iogurte que vicia todo mundo!

Ainda não ouviu falar? Confira o vídeo e experimente amanhã mesmo.

Ele pode ser feito com qualquer fruta, mas evite usar aquelas que escurecem rápido, afinal, fica tão lindo que você vai querer fazer uma foto para postar.

E nada de deixar por dias na geladeira, tá? É uma noite só.

9º. Brigadeiro

autor: CONFEITARIA DA MARIINHA

Essa é especialmente para quem está de TPM e precisa de um docinho.

Para preparar esta receita, você irá fugir do passo a passo tradicional e precisará apenas de dois ingredientes para a fazer o leite: 1 xícara aveia em flocos e 1 litro de água. Coloque no liquidificador e bata por 2 minutinhos.

2 xícaras dele e 1 de açúcar demerara é o necessário para criar esse leite condensado fake que, unido ao chocolate em pó e a um pouquinho de extrato de baunilha, se tornarão um brigadeiro de colher cujo consumo a gente incentiva.

10º. Smoothie de banana

autor: MARIA AMÉLIA DRUMMOND

O leite de aveia caseiro já é fácil de fazer: coloque os flocos de aveia numa tigela, deixe de molho por algumas horas, bata com água e coe.

Agora... que tal usá-lo num smoothie? Você precisa aprender essa delícia de bebida refrescante, saborosa e muito forte para o café da manhã que fica pronta em poucos minutos e te deixa satisfeita por horas.

O bom desta receita é que ela pode ser consumida no pós treino, café, lanche da tarde e naquela sua “boquinha” antes de dormir.

11º. Molho branco

autor: Flavio Giusti

Assim como o leite de coco caseiro compõe caldos e moquecas, o leite de aveia pode ser usado na preparação de molhos porque o resultado é ótimo.

A sugestão do vídeo, por exemplo, pode servir de base para o seu macarrão favorito ou lasanha. Se você não for vegano, dá para incrementar com queijo e bacon.

Você quer substituir a farinha por amido de milho? Tudo bem, você terá um molho sem glúten, sem lactose, que não é de origem animal, mas muito bom!

Achou que os benefícios para a saúde eram só o que uma receita de leite vegetal proporcionava? Agora sabe que há muito sabor envolvido! Dá para substituir o leite em outras receitas também, então, adicione essa delícia ao seu dia a dia.

poste no pinterest esta imagem de receita de receitas-com-leite-de-aveia

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.