Leite de Amêndoas Caseiro

A melhor opção para utilizar em diversas receitas e também para consumir no dia a dia, substitua o leite de vaca por essas delícias de leites vegetais!
Publicado em Outras Receitas
Leite de Amêndoas Caseiro

Se você só pode consumir leite vegetal, ou faz isso por hábito, saiba que agora é possível fazer o seu próprio, utilizando amêndoas.

Esta oleaginosa é rica em antioxidantes e gorduras conhecidas como “gorduras boas”, que fortalecem o sistema imunológico daquele que a consumir.

Com um preparo simples e prático, é possível economizar e ter sempre à mão uma boa quantidade desse ingrediente tão útil para suas receitas. Aproveite!

Leia toda a receita de leite de amêndoas, recomendações e dicas antes do início.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Leite de Amêndoas Caseiro: Saiba Como Fazer

Quantidade
1 Garrafa
Preparação
15 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1
litro e meio de água filtrada;
2
xícaras de amêndoas sem sal;

Atenção: receita indicada para crianças a partir dos 12 meses.

Modo de preparo

  1. Primeiro, saiba que é muito importante que deixe de molho as amêndoas de 8 a 10 horas antes do início da receita, em um recipiente, cobertas com água filtrada;
  2. Depois desse período, em outro recipiente, escorra toda a água em que elas ficaram de molho. A água será inutilizada;
  3. Depois de escorridas, coloque-as em um liquidificador;
  4. Acrescente a água filtrada;
  5. Bata as amêndoas por, pelo menos, uns três minutos;
  6. Depois disso, após obter o leite de amêndoas já pronto, verificando a cor e consistência, comece a coar.
  7. Utilizando uma peneira fina e um pano de algodão para reter toda a sobra da amêndoa, coe bem;
  8. Despeje o líquido com cuidado no pano. Nesse processo, pode segurar o pano com as duas mãos e espremê-lo.
  9. Repita pacientemente, até escoar tudo;
  10. Pronto! Já tem o seu leite de amêndoas! Agora é só utilizar em todas as receitas que precisar.

Recomendações:

  • Se você preferir, pode fazer apenas metade do indicado;
  • Compre as amêndoas cruas e sem casca;
  • Esta opção substitui o tradicional de vaca em qualquer preparo, Mas, atenção, pois se você consumir apenas leite de amêndoas, deverá complementar sua alimentação com outras fontes de proteína, pois ela não tem tantas quanto o de origem animal;
  • Se quiser esquentar para tomar com café, não tem problema. Só não deixe ferver. Apenas aqueça;

Dicas:

  • Você pode adequar a sua receita, fazendo-a com qualquer outra oleaginosa. Veja algumas sugestões abaixo;

O que fazer com as sobras das amêndoas?

1

Pastinha de amêndoas

Ao coar, você deve ter notado que sobraram muitas amêndoas. Não as desperdice! É possível fazer uma pastinha maravilhosa e super nutritiva com elas, que substitui a ricota em alguma receita, por exemplo. Acompanhe as orientações abaixo:

Irá precisar das sobras, um pouco do leite de amêndoas feito a partir delas, alho assado, um talo de aipo picado e ervas da sua preferência.

Em uma tigela, misture todos os ingredientes e mexa bastante.

Depois, é só colocar na geladeira por algumas horas e estará pronta para servir em seu café da manhã.

2

Farinha

É muito saborosa e pode utilizar em muitos pratos diferentes.

Para fazer, bata um pouco mais das sobras do leite de amêndoas no liquidificador, ou em um processador. Depois, peneire bem a farinha triturada e volte a triturar as sobras que ficarem na peneira.

Prontinho! Agora, é só tomar cuidado ao armazenar, porque essa farinha é bem oleosa e pode oxidar rápido. Por isso, guarde-a em um recipiente hermético na geladeira. Ela pode durar até seis meses, ou doze meses no congelador.

Esse produto pode ser congelado?

Sim, pode congelar o líquido por até três meses.

É possível, também, congelar as amêndoas hidratadas para não ter tanto trabalho no preparo do dia a dia. Não haverá alteração no sabor e elas ficarão bem soltinhas. Além disso, a perda nutricional é mínima.

Agora, se quiser guardar na geladeira, o adequado é deixar por, no máximo 48 horas. E não precisa ferver o leite. Se ainda assim sobrar, congele.

Outras sugestões de leites vegetais

Soja: talvez seja o mais utilizado. Para fazer, basta deixar a soja de molho, bater no liquidificador e depois coar. Sempre poderá utilizar as sobras. Neste caso, pode preparar biscoitos, por exemplo.

Linhaça: nessa receita, pode utilizar água, mas se quiser substituir por água de coco, é uma ótima pedida. A linhaça tem propriedades que auxiliam na perda de gordura e tratamento da pele.

Aveia: esse é ótimo para as crianças, pois é muito nutritivo e possui fibras. Além disso, tem um preparo, pois a aveia não é deixada de molho. Basta bater com água e coar. Dura até três dias na geladeira.

Arroz: a diferença no preparo desse leite, é que você não vai deixar o arroz de molho, mas vai precisar cozinhá-lo. Com o que sobrar depois de coar, pode preparar tortas e sopas.

Castanha-de-caju: após deixar as castanhas-de-caju de molho, bata com água e depois filtre. Se for do seu gosto, acrescente essência de baunilha para dar um sabor especial.

Castanha-do-pará: com esse preparo, ainda pode fazer creme de leite e molho branco. É bem versátil!

Alternativa para coar

Viu que o leite de amêndoas é coado com um pano. Caso ainda não conheça, existe a peneira de voal, muito utilizada nesse processo de separar sementes de líquidos, devido à espessura e, também, para as sobras poderem ser utilizadas.

O voal já vem com um pano, parecido com o tecido usado nas cortinas, por isso é bem prático.

Após utilizá-lo, só precisa higienizar muito bem com água, mantendo, depois, refrigerado em um recipiente também com água. Assim, poderá ser reutilizado várias vezes.

Faça qualquer receita sem perder os nutrientes

Basta ler o passo a passo para perceber como fazer leite de amêndoas traz diversas possibilidades para sua cozinha. Caso tenha intolerância à lactose, poderá usá-lo para substituir o leite de vaca.

Caso goste de produtos de origem vegetal, pode fazê-lo e ainda aproveitar as sobras para preparar uma deliciosa pasta ou farinha

Independentemente do motivo, essa opção sempre poderá dar um jeitinho para que suas refeições fiquem nutritivas e gostosas. Bom apetite!

Receitas como essas são ideais para quem deseja manter um estilo de vida mais saudável, o leite de amêndoa é perfeito.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.