Saborosa Receita Com Jabuticaba + Variações Para Aproveitar a Fruta

Aprenda a fazer uma receita deliciosa que vai render muitos elogios.
Publicado em Outras Receitas
Saborosa Receita Com Jabuticaba + Variações Para Aproveitar a Fruta RHJPhtotoandilustration / Shutterstock.com

A jabuticaba é uma frutinha redonda, de exterior escuro e muito doce. Ela cresce diretamente no tronco da árvore, o que dá um visual bastante interessante à jabuticabeira.

É rica em fibras, vitamina C e outras do complexo B. Traz muitos benefícios à saúde, além de ser muito saborosa.

Separamos para você uma daquelas receitas com jabuticaba super saborosas, e muito fáceis de fazer!

Depois, deixaremos mais 11 ideias para você aproveitar essa fruta deliciosa!

poste no pinterest esta imagem de receitas com jabuticaba

Geleia de jabuticaba: uma das melhroes receitas com jabuticaba, saiba como fazer:

Rendimento
1 litro de geleia
Preparação
2 horas
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 1,5kg de jabuticaba fresca.
  • Água.
  • 1kg de açúcar.

Modo de Fazer:

  • Lave bem as jabuticabas.

  • Coloque-as todas em uma panela grande e alta.

  • Adicione água até cobri-las não mais que isso.

  • Leve-as para o fogo e ferva até que as frutas comecem a se abrir cerca de 10 minutos depois de começar a ferver.

  • Separe as frutas e cascas do suco usando um coador.

  • Aperte bem as frutas para sair todo o líquido possível.

  • Volte o suco ao fogo e adicione o açúcar.

  • Deixe ferver por aproximadamente 1 hora até atingir o ponto ideal.

  • Acondicione em vidros previamente higienizados.

  • Guarde-os ou sirva com torradinhas ou biscoitos em um lanche delicioso na sua casa.

Abaixo, mais 14 receitas para você testar!

Doce

Este é o tipo de receita clássica para se fazer com frutas. Em receitas assim, o preparo é muito fácil, e pode ser feito por qualquer um.

Para fazer separe a polpa das jabuticabas e passe-as na peneira para retirar as sementes. Leve o restante a uma panela com açúcar e cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar antes de consumir. Essa é moleza!

Suco de jabuticaba no liquidificador

O modo de preparo de um suco sempre é bem simples. Mas algumas dicas sempre ajudam a deixar o resultado melhor.

Bata as frutas inteiras no liquidificador com água, no modo pulsar, para não quebrar os caroços. Coe bem e bata com leite condensado.

Molho de jabuticaba

Aqui você pega a receita do molho e leva a do pernil de cordeiro de brinde! O molho é muito simples e fica perfeito como acompanhamento para carnes.

Como fazer? Cozinhe a fruta com água e açúcar demerara ou branco. Depois de bem cozida, peneire e então volte ao fogo para reduzir e engrossar em fogo baixo.

Vá experimentando, e deixe uma 1/2 xícara de açúcar perto. Se achar que precisa de mais, adicione uma colher por vez. Com uma colher por vez, dificilmente você vai exagerar. Por isso vá com calma!

Mousse de jabuticaba

Mais uma sobremesa delícia para a mesa de doces e sobremesas! Antes de mais nada prepare a geleia de jabuticaba.

Depois de pronta, prepare a mousse com 1 caixinha de creme de leite, a geleia de jabuticaba, 1 lata de leite condensado, gelatina incolor sem sabor.

Bata tudo no liquidificador. Depois de bem batido, com a ajuda de uma concha, coloque em um refratário grande ou em refratários individuais. Leve à geladeira por pelo menos 3 a 4 horas. Cubra com geleia e sirva!

Compota e geleia com casca

O grande segredo para a sua geleia ou compota durarem bastante tempo é higienizar bem e garantir que os potes fiquem hermeticamente fechados. No mais, o preparo é semelhante ao de outras receitas do tipo.

Para garantir isso, uma dica é usar vidros tipo conserva. Pouco antes de passar o doce para estes vidros, escalde-os com algumas xícaras (chá) de água fervente.

Após colocar os doces ainda quentes, vire-os de cabeça para baixo sobre um tabuleiro ou pano. Isso vai garantir o vácuo que os manterá fechados. Fica ótimo para acompanhar um sorvete de jabuticaba.

Bolo de jabuticaba

Este bolo fica muito fofinho e saboroso na mesa de sobremesas ou no lanche da tarde. Como a jabuticaba é uma fruta docinha, o resultado é muito bom mesmo. Simples e fácil de fazer, você vai gostar!

Anote todos os ingredientes: 2 xícaras (chá) de jabuticabas inteiras, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara de óleo, 3 ovos e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Você pode cobrir com uma calda feita com chocolate, creme de leite e amido de milho e ficará delicioso!

No aperitivo com Cachaça

É muito comum a utilização de frutinhas para saborizar a tão brasileira cachaça ou aguardente. Nestas receitas, o processo é bastante simples e tudo o que você irá precisar também. Fique de olho também nas demais receitas aqui embaixo!

Lave as frutinhas, retirando o cabinho. Esterilize vidros grandes. Coloque as frutas neles, o açúcar, agite bastante para as jabuticabas estourarem dentro do vidro. Cubra-as com cachaça. Deixe descansar por 2 dias e acrescente mais bebida. Feito!

Licor de jabuticaba

Entre as versões com jabuticaba, uma receita assim é muito bacana para quem gosta de uma bebida alcoólica mais docinha. É uma das mais bacanas, e uma ótima opção para servir a convidados. Anote os ingredientes: jabuticaba, cachaça e açúcar.

Veja que o processo é simples de fazer, só precisa de um pouco da paciência, pois é necessário deixar alguns dias descansando para que o sabor da fruta se faça mais presente. Aprenda a preparar!

Na cerveja

Se você gosta de produzir suas próprias bebidas, vai querer aprender essa receita com certeza. Ela leva alguns tipos de malte diferentes, que proporcionarão camadas de sabor.

Todo o passo a passo é bem explicado, e você pode necessitar de equipamentos especiais. Mas, se você é da turma que produz, certamente já possui os seus e algumas opções de preparo.

Caipirinha de jabuticaba

Ainda nessa vibe paz, amor e uns bons drinks, mais uma bebidinha pra você experimentar. Esta é das receitas fáceis para preparar, ideal para compartilhar com os amigos! Separe uma boa cachaça, gelo, açúcar mascavo e jabuticaba.

Macere bem as frutas e o açúcar mascavo. Adicione gelo, cachaça e misture. Sirva em um copo e decore se desejar. Agora, é só esperar os elogios.

Geleia diet

Para quem está em dieta ou precisa restringir o consumo de açúcar na alimentação, esta receita de geleia é uma opção que vem a calhar a quem quer uma comida docinha.

Aqui utilizaremos a maçã para ajudar a adoçar, a abóbora cabotiá para engrossar. O doce mesmo fica por conta do adoçante, neste caso o adoçante natural xilitol.

Neste artigo tivemos receita de bolo, receita de licor, e você ainda pode fazer uma infinidade de outras versões, como manjar de jabuticaba, smoothie de morango e jabuticaba feito com água de coco e outros. A lista de receitas é enorme e só aumenta. Esperamos que você tenha tirado ótimas ideias daqui. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.