Mega Receita de Guioza + Versões para Fazer em Casa

  • Venha aprender como fazer as melhores versões deste pastel que caiu no gosto dos brasileiros!
Publicado em Outras Receitas
Mega Receita de Guioza + Versões para Fazer em Casa flanovais / Shutterstock.com

Originado na China este pastel típico da culinária oriental que tem feito grande sucesso no Brasil. É feito com recheio de legumes, carne bovina ou suína que vai dentro da massa fininha feita a base de trigo, água e sal. Ele pode ser frito, cozido em água ou vapor.

Aproveite essa preciosa opção de receita de guioza que selecionamos para você aprender como fazê-lo em casa e preparar as melhores versões na privacidade do seu lar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Nossa favorita: receita tradicional, de preparo clássico, simples e sem muita elaboração. Sirva-o como entrada ou como aperitivo e petisco pois ele é leve e de preparo fácil e pode ser consumido com molho shoyu ou com molhos especiais. Logo após listei as variações dessa maravilha para você conhecer.

poste no pinterest esta imagem de receita de guioza

(top) Receita de Guioza Tradicional: Saiba Como Fazer

Rendimento
15 unidades
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
Ingredientes

Massa:

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • 110 ml de água em temperatura ambiente
  • uma pitada de sal
  • 200 g de trigo

Recheio:

  • ½ cebola picada
  • Óleo de gergelim
  • Alho
  • 500 de carne bovina o suína (crua ou cozida)
  • - gengibre ralado
  • 1 xícara de acelga, repolho ou espinafre picados

Molho:

  • 120 ml de shoyu
  • 1 ou 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 80 ml de água filtrada
  • Óleo de gergelim
  • Cheiro verde a gosto
  • Gengibre
  • Raspa de limão, a critério

Para cozinhar, adicione em uma frigideira 1 fio de óleo e 70 ml de água.

Modo de preparo

Massa:

  • Na travessa misture o trigo, a água e o sal para formar a massa. Misture devagar e sove nas mãos por 8 minutos. Embrulhe no papel filme de deixa descansar durante 20 min.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Depois, sove por mais 5 min. Embrulhe novamente de deixa descansar por 10 min.

  • Para o recheio misture todos os ingredientes e misture bem.

Montagem e cozimento:

  • Divida a massa em quatro partes e abra cada parte até ficar fininha.

  • Depois de finas, faça os discos de massas que serão recheados.

  • Recheie os discos e os feche conforme as orientações no vídeo.

  • Leve os pasteis para a frigideira com óleo até ficar com o fundo dourado. Quando estiverem dourados, acrescente a água e tampe a panela, para cozinhar por cinco minutos.

Confira e experimente outras 14 receitas desse incrível pastel!

Frito

Esta receita mostra o passo a passo para uma massa original de pastel chinês frito, muito fácil de fazer. Para preparar a massa use farinha de trigo e água fervendo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Use recheio de preferência e tempere com sal, pimenta do reino e cebolinha picada. a gosto. Por último, combine os pasteis com um fantástico molho à base de shoyu, saquê e vinagre de arroz.

Clique aqui e aprenda a preparar e encante toda a família com esse delicioso aperitivo!

Vegano e sem glúten 

Caso siga a dieta vegana ou quer preparar receitas para amigos veganos, essa é uma receita perfeita. É feita com recheio vegano, além de ser uma forma de agradar as pessoas quem não consomem glúten.

Faça o recheio dos discos de massa com um refogado de acelga refogada com cenoura e proteína de soja. Incremente o recheio com azeite de oliva, óleo de gergelim, cebola picada, gengibre ralado, shoyu, pimenta do reino e limão a gosto.

Aproveite essa receita prática e aflore a criatividade na cozinha!

Suíno

Este pastel chinês é ideal para quem é um admirador da carne de porco, uma das mais consumidas no Brasil. Ele fica suculento e com massa crocante. Para facilitar, esse vídeo ensina duas maneiras de fechar os pasteizinhos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

No recheio, foi utilizada bisteca (substituível), repolho, cebolinha, alho, gengibre, duas colheres (chá) de açúcar, três colheres (sopa) de saquê e de shoyu, dentre outros temperos. Para ficar ainda mais crocante use uma frigideira antiaderente.

Para que fique bem pastosa, passe a carne em um processador. É um prato muito gostoso, aproveite! 

Com frango

Que tal fazer guioza com filé de frango, um dos ingredientes mais querido no nosso dia a dia? Assista ao vídeo e aprenda o modo de preparo.

Um uma tigela, coloque a farinha de trigo, adicione sal e cerca de meia xícara de água, e faça a massa conforme a forma que está indicada no vídeo. Adicione a água aos poucos. Para rechear use cogumelo, cenoura, frango, dentre outros tempero.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Inspire-se nesta versão e faça em casa este prato delicioso!

Com Camarão

Quem aprecia o consumo de peixes e frutos do mar, vai gostar de aprender a fazer este pastelzinho nesta versão recheada com camarão.

Estes frutos oferecem grandes benefícios para nossa saúde. Seu consumo auxilia o nosso sistema imunológico, ajuda a reduzir o mau colesterol e protege contra doenças do coração. Estes são um dos motivos pelos quais os nutricionistas recomendam esse grupo de alimento.

Para que fiquem ainda mais saudáveis, você também pode cozinhar as trouxinhas no vapor. Experimente!

Com massa de pastel

Está sem tempo de fazer a massa de guioza? Que tal preparar essa iguaria com a tradicional massa de pastel? Você precisa conferir!

Esta opção é ideal para quem não quer perder tempo fazendo a massa original de guioza. Assim, podemos substituí-la pela massa de pastel que é tão comum nos supermercados.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Neste vídeo, o pastel é recheado com carne moída adicionada de outros ingredientes, faça alterações conforme preferir. Coloque um pouco de tempero a gosto.

Assista ao vídeo e aprenda preparar esse lindo prato!

Com tuile 

Que tal variar a finalização de seu prato e aprender como preparar esse aperitivo chinês com tuile? Aprenda, neste vídeo, a preparar uma massinha rendada que vai surpreender a sua família.

A tuile é uma técnica que se originou na França e ela é uma fina massa semelhante à renda, é feita em pratos salgados ou em doces e sobremesas para deixá-los mais apresentáveis no momento do consumo.

Use uma colher de sopa com amido de milho e seis colheres de sopa com água para fazê-la e junte aos pasteis quando estiver dourados na parte de baixo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Além de ser um prato apetitoso, com a tuile o prato fica mais atrativo. Aproveite!

Com copa lombo

Veja também, neste vídeo, e aprenda como preparar o molho para acompanhar o pastel e a tuile de guiozas.

A copa-lombo está entre as peças mais requisitadas do suíno por causa da gordura marmorizada. No caso do vídeo, ela é usada moída e misturada a outros ingredientes até formar uma massa pastosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para rechear, adicione 1 colher (sopa) do recheio para cada pastel. Use pimenta do reino ou outra a gosto. Aproveite e aprecie este lindo prato!

De legumes

 Caso siga a dieta vegetariana ou quer preparar receitas para pessoas que seguem esse regime alimentar, esta é a receita certa. O vídeo propõe recheio com um mix de legumes refogado. Cenoura, cebola, acelga, gengibre, alho, repolho e a cebolinha se misturam neste lindo mix.

Para acompanhamento, use um molho cítrico feito com a mistura de shoyu, suco de meio limão e cebolinha. É maneira eficaz de consumir legumes que são tão importantes em nossas refeições.

Você terá uma refeição saudável e deliciosa. Precisa experimentar!

Na panela de bambu

Este vídeo te ensina como preparar esse aperitivo chinês na panela de bambu. Para a massa 1 ½ xícara de farinha, ½ de água e sal a gosto. Para rechear foi utilizada peça suína, mas você pode rechear com outras opções.

A panela de bambu é muito utilizada nas cozinhas orientais. Ela possui sua base furada o que permite receber o calor do vapor produzido pela água fervendo.

Use 1 colher de chá de para rechear seu pastel. Para que o sabor incorpore mais, junte todos os ingredientes do molho e de deixe curtir por 20 minutos. Aproveite!

Com farinha de arroz

Receita ideal para as pessoas que têm intolerância ao glúten. Para incrementar, adicionar o molho que, além de outros ingredientes, leva açúcar mascavo. Use a colher de chá para medir o açúcar.

A farinha de arroz é utilizada na preparação de diversos pratos pois substitui as farinhas comuns. Além disso, ela é grande aliada das dietas de emagrecimento, pois é composta de fibras e carboidratos.

Não deixe de preparar essa maravilhosa receita!

Grelhado

Este pequeno vídeo te ensina o preparo de pastelzinho chinês grelhado. É um vídeo rápido que vai te instruir de maneira prática como acrescentar esse pastel no seu dia.

Àqueles que desejam manter uma dieta equilibrada é sempre bom optar por alimentos grelhados que são considerados mais saudáveis.

Use um fio de óleo e uma frigideira antiaderente para fazer esse delicioso pastel grelhado!

Com proteína de soja

Outra receita ideal para aqueles que seguem a dieta vegetariana ou vegana. Aqui você aprende como preparar guiozas com a proteína de soja que pode ser substituída por cogumelos. 

A proteína de soja possui poucas calorias; além disso, traz benefícios para a saúde como: reduz o risco de doenças no coração, alivia sintomas da TPM e da menopausa, previne alguns tipos de câncer, favorece os ossos e a pele e regula o nível de açúcar no sangue.

Se preferir pode fazer apenas com legumes também. Aproveite!

 No vapor

Você não consegue preparar os guiozas em casa e opta por compra-los congelados? Se sim, acompanhe neste vídeo como prepará-los a vapor.

Não tem segredo. Unte o cesto de cozimento a vapor e nele distribua os pasteis congelados mesmo. Coloque sobre a panela com água fervente e tampe. Não deixe o cesto encostar na água.

Deixe no vapor por cerca de quinze minutos e seu pastel já pode ser servido. Bom apetite!

O que achou destas receitas? Não é à toa que este pastelzinho tem feito tanto sucesso por aqui. Escolha a versão predileta e faça em sua casa este maravilhoso e versátil prato. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.