A Melhor Receita com Farinha de Tapioca + Variações fáceis e deliciosas

Derivada da mandioca, essa farinha permite diferentes combinações e sabores
Publicado em Outras Receitas
A Melhor Receita com Farinha de Tapioca + Variações fáceis e deliciosas RHJPhtotoandilustration / Shutterstock.com

Queridinha das dietas por não conter glúten, a tapioca possui muitos outros benefícios para quem busca uma alimentação saudável sem deixar de lado o sabor.

Prova disso é esse Bolo cremoso que faz sucesso em todos os cantos do país. Fácil de fazer e com sabor característico, ele conquista o paladar de quem prova.

Quer aprender essa receita com farinha de tapioca? Então confira o passo a passo. E não esqueça de ver uma super lista de outras opções maravilhosas com esse item no final.

poste no pinterest esta imagem de receita de farinha de tapioca

O número 1 entre as Receitas Com Farinha de Tapioca: Bolo de tapioca simples e muito gostoso, Saiba Como Fazer

Rendimento
20 a 24 fatias
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de massa pronta para Tapioca
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de coco ralado
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Modo de preparo

  • Bata os ovos com o fouet ou na batedeira. Em seguida, adicione o açúcar e bata novamente;

  • Entre com o óleo e volte a bater. Depois, é só colocar os demais ingredientes: leite de coco, água, tapioca, farinha de trigo, coco ralado e, por fim, o fermento;

  • Misture e bata por mais um minuto;

  • Coloque em uma assadeira untada com manteiga e farinha e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 45 minutos.

Não deixe de anotar todas as outras 19 opções que listamos abaixo para você. Uma mais gostosa que a outra. Pode confiar!

Pão de queijo

Já pensou em preparar um pão de queijo utilizando apenas quatro ingredientes? Sim, aqui isso é possível.

Tapioca, parmesão, cream cheese e sal. E só! Misture até formar uma massa homogênea.  Faça as bolinhas e coloque na forma antiaderente. Aí é só levar para assar e pronto. Receita perfeita para qualquer hora do dia.

Tapioca de açaí

Tanto a tapioca como o açaí são ingredientes muito consumidos no norte do país. E, para fazer essa receita perfeita para o seu café da manhã dos campeões o segredo é hidratar a farinha com suco de açaí ao invés de água.

Feito isso, é só levar à frigideira e rechear com queijo e banana ou outro ingrediente de seu gosto.

Mingau cremoso

Meu Deus! Impossível não amar esse mingau de tapioca. Você vai precisar de leite, tapioca granulada, leite condensado, leite de coco, creme de leite e coco ralado.

Sobremesa saborosa para arrasar no almoço de família. Não deixe de fazer.

Sorvete

Ahhh o verão! Quem não ama? E, na companhia desse sorvete de tapioca com coco, fica ainda melhor.

Nesta receita vamos utilizar a tapioca granulada para sentir os grãozinhos no sorvete. Não confunda com a goma de tapioca, ok? Anotada essa dica, é só pegar os ingredientes e começar o preparo.

Mousse de açaí com creme de tapioca

Quer aprender uma sobremesa muito gostosa e sofisticada para impressionar em eventos e comemorações? Então fuja do óbvio, aposte nesse sabor típico do Norte e ofereça uma experiência única a seus convidados.

Para a mousse, os ingredientes são: creme de leite, leite condensado, polpa de açaí e gelatina incolor. Já para o creme você vai precisar de leite, leite condensado, creme de leite e farinha de tapioca.

Sagú

Um dos doces mais populares no sul do Brasil leva, nesta versão, um elemento lá de cima: a tapioca. E o preparo leva apenas dois elementos: a tapioca granulada e suco de uva integral

Para começar, coloque os grãos em água quente por 1h para deixar a tapioca hidratada. Depois, em uma panela, junte os dois ingredientes e mexa até levantar fervura.

Retire, coloque mais um pouco de suco, mexa e leve à geladeira. Caso queira mais docinho é só adicionar açúcar ou adoçante.

Torta salgada

Quer aprender como fazer uma receita de torta salgada de tapioca sem glúten para o dia a dia? Então anote o que vai precisar: óleo, alho, sal, cebola, carne moída ou frango desfiado, tomates sem semente ou molho de tomate e temperos a gosto.

A massa de tapioca é feita com a goma para que fique com uma textura mais lisa.

Pão de frigideira

Um pão quentinho tem seu lugar no dia a dia não é mesmo? Imagine então, preparado com apenas 4 ingredientes? Muito simples e fácil de fazer.

Pãozinho pronto é só servi-lo quentinho com uma manteiga e um café passado na hora.

Dadinho de tapioca

Uma das receitas com tapioca mais clássicas do Brasil, o dadinho de tapioca foi criado pelo chef Rodrigo Oliveira, de Belém.

Hoje, essa delícia já extrapolou as fronteiras e ganhou diferentes versões.

Aqui, você aprende a fazer a receita original, exatamente do jeitinho que foi criada. Confira as dicas e informações.

Panqueca de carne

Bateu aquela fome no meio da tarde? Aposte nesse lanche delicioso de panqueca sem glúten e muito saborosa.

Primeiro faça o recheio: cebola, alho, tomate, carne moída, sal, molho de tomate e cebolinha. Depois, é hora da massa: ovos, água, tapioca e sal.

Chimango

Esse biscoitinho preparado com a goma de tapioca é simplesmente delicioso e é uma ótima opção para o lanche da tarde das crianças.

Você sabia que a tapioca, além de não conter glúten, possui baixo teor de sódio e é grande fonte de energia? Aposte nessa farinha.

Pudim de tapioca

Seja de leite, de coco, de pão, de tapioca, com ou sem furinhos...o pudim é uma das sobremesas mais clássicas na mesa dos brasileiros.

Tanto que o ele tem até dia: 22 de maio, Dia Nacional do Pudim. Dá para acreditar?

E aqui, uma versão tão deliciosa quanto a tradicional, feita com farinha de tapioca, vai te deixar com água na boca. Confira.

Pão

Um paõzinho que leva poucos ingredientes, fofinho e muito fácil de fazer. Uma das receitas mais práticas para não perder tempo na cozinha.

Você vai precisar de tapioca, ovo, sal, óleo e água. Depois de pronto é só degustar. Ele só com uma manteiguinha já é uma delícia. Imagine então com outros recheios como geleia, queijo, presunto... use a sua imaginação!

Camarão empanado

Quer uma receita de tira-gosto perfeito para impressionar seus convidados? Seja para uma festa, almoço ou para o jantar, esse camarão empanado na tapioca faz o maior sucesso.

Por isso, não deixe de acompanhar todo o passo a passo dessa preparação super simples e muito saborosa.

Bolinho de Arroz

Sobrou arroz? Nada de desperdiçar esse alimento tão rico, hein? Uma opção muito fácil e saborosa é preparar um bolinho de arroz com farinha de tapioca.

Você vai precisar de tapioca, ovos, arroz cozido, carne de sua preferência, sal e temperos a gosto. O modo de fazer é muito simples e a família toda vai adorar.

Pizza

Quem pensa que a tapioca só pode ser usada daquele modo tradicional está enganado. Existem muitas outras maneiras de como usar a tapioca flocada ou em goma. Uma delas, por exemplo, é no preparo da massa de pizza.

Depois, é só ser bem criativo no recheio e servir. Todos vão adorar.

Omelete

Sabe aquele prato que pode ser servido no café da manhã, almoço, lanche e também no jantar? Pois é, essa omelete de legumes vai bem em qualquer hora do dia.

E sabe o que é o melhor? Você pode variar os produtos de acordo com o que tiver na geladeira. A tapioca ajuda a dar mais consistência à receita. Aposte!

Coxinha

Se tem um salgadinho que quando é colocado na mesa, todo mundo come até acabar, com certeza é a coxinha! Seja de frango, carne ou outros recheios, esse prato não pode faltar nas festas.

E a farinha de tapioca nada mais é do que um produto derivado da fécula de mandioca. Portanto, pode ser consumida tranquilamente por intolerantes ao glúten.

Aproveite e utilize a tapioca no preparo de outros salgadinhos também. Você vai adorar.

Cuscuz

Quer um prato rápido, prático e muito gostoso para fazer em casa quando bater aquela vontade de comer um doce? Anote os ingredientes desse cuscuz super leve e cremoso.

Açúcar, leite, leite de coco e tapioca. E só. Ah, não se esqueça do leite condensado para finalizar e dar aquele toque ainda mais especial.

Se o que você procura são opções leves, saborosas e saudáveis, não pode deixar de anotar essas receitas. A tapioca, apesar de ser um ingrediente típico do Norte, pode ser encontrada facilmente em todo o Brasil em feiras e supermercados. Por isso, chega de desculpas e vamos ao que interessa: preparar essas delicias!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.