Farinha de Rosca Caseira com Pão

  • Deixa os alimentos super crocantes com esse preparo que pode ser feito com as sobras de pães em sua casa.
Publicado em Outras Receitas

A farinha de rosca é muito utilizada na culinária brasileira para empanar, engrossar caldos ou dar liga em algumas misturas. Seja qual for seu uso, ela ajuda a dar sabor.

Essa Receita De Farinha De Rosca Com Pão possui apenas um ingrediente: pão! É um ótimo jeito de reaproveitar aqueles que não foram consumidos nos dias anteriores.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem

Receita de Farinha de Rosca Caseira com Pão: Saiba Como Fazer

Quantidade
1 Porções
 
Preparação
25 minutos
 
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

Pães amanhecidos
(o mais comum é o francês)

Modo de preparo

1

Preparando o pão

  • Corte os pães em fatias (cerca de 3 cm) e leve ao forno preaquecido a 200ºc para torrar (cerca de 15 a 30 minutos).
2

Transformando em farinha

  • Deixe os pães esfriarem e coloque-os no liquidificador (ou processador de alimentos) para tritura-los. Use a função “pulsar” e dê pequenas pausas.Também podem ser ralados em ralador de legumes.

Dicas:

  • O pão utilizado nessa receita é francês. Ele também é conhecido pelos nomes de pão massa grossa (Maranhão), cacetinho (Rio Grande do Sul e Bahia), pão careca (Pará), média (Baixada Santista), filão, pão jacó (Sergipe), pão aguado (Paraíba), pão de são ou pão carioquinha (Ceará);
  • Além do francês, a farinha também pode ser feita com outros tipos de pães, como o francês, italiano, de forma e baguete. Basta fatiar antes de colocar para assar;
  • Se quiser, pode aromatizar com ervas secas, alho em pó ou outro condimento de preferência.

Como armazenar?

Guarde em um pote de vidro ou sacos higienizados e hermeticamente fechados, em lugar seco e ao abrigo da luz.

Qual a validade?

A validade da sua farinha de rosca é de 15 dias fora da geladeira e 30 dias dentro dela. É possível conservar no congelador por até 3 meses.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Por que não esfarelou?

Para que a receita fique seca e com a espessura correta, ao colocar para assar os pães devem ficar dourados e sequinhos. Se ficarem macios no centro, não baterão direito no liquidificador e comprometerão a qualidade.

Como usar a farinha de rosca?

Você pode empanar carnes e até legumes, como a berinjela por exemplo. Hambúrguer, bolinhos, almondegas e até doces podem ser feitos com ela! Algumas pessoas a usam como substituto do queijo ralado salpicado em massas e legumes ao forno, deixando as receitas mais crocantes. Um doce muito comum usando ela é o pudim de farinha de rosca. Frutos do mar também ficam uma delícia para preparar empanados com ela!

Benefícios

Se engana quem pensa que farinha faz mal à saúde. A farinha de rosca é fonte de fibras e não contem colesterol, lactose ou gordura trans. Ela ainda colabora para a redução do colesterol no sangue e ajuda a diminuir a absorção das gorduras no organismo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para quem prefere evitar a fritura, alimentos empanados também podem ser feitos assados no forno ou em uma fritadeira elétrica.

Farinha panko

Existe uma variedade da farinha de rosca chamada farinha panko. Com sua textura flocada, ela garante uma camada leve e supercrocante aos alimentos empanado.

Para fazê-la da melhor forma, veja as nossas dicas:

  • Use pão de forma sem as cascas;
  • Antes de iniciar o preparo, disponha-os sobre uma assadeira e deixe dentro do forno desligado secando por cerca de 24 horas para que fiquem firmes ou coloque-as no congelador pelo mesmo tempo;
  • Após esse tempo, fatie em pedaços menores e coloque no liquidificador no modo pulsar, de modo que fique “esmigalhado”, em flocos um pouco grossos;
  • Em uma assadeira forrada com papel manteiga, coloque seus flocos de pão e espalhe bem. Coloque para assar em temperatura baixa (cerca de 150ºc) por 15 a 20 minutos. Fique atento ao tempo, ele pode variar. O ponto ideal é quando os flocos ficam sequinhos e soltos;
  • Verifique de 5 em 5 minutos para garantir que não passe do ponto ideal;
  • Quando o ponto desejado for alcançado, desligue, retire a assadeira e retire os flocos que ficaram grandes demais;
  • Espere esfriar e guarde em potes ou saquinhos hermeticamente vedados;
  • A farinha panko é bastante utilizada na cozinha japonesa, ideal para empanar frutos do mar e outros alimentos.

Concluindo

Os pães, depois de cerca de três dias que foram comprados, ficam duros e acabam virando torrada ou sendo jogados fora. Eles não estão estragados e ainda é possível consumir mas, sua textura muda e não agrada nosso paladar, saber como fazer farinha de rosca com pão é uma ótima opção. Quando entram em contato com óleo ou quando são assados, voltam a ficar bem crocantes e deixam os alimentos deliciosos. Vamos fazer a farinha de rosca em casa agora?

Anúncio
Continue lendo abaixo

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar esta receita em suas redes sociais, principalmente no Pinterest.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.