Receita Com Farinha de Grão de Bico & Inacreditáveis Variações Com Essa Farinha

Hoje é o dia de desvendas os segredos dessa farinha deliciosa.
Publicado em Outras Receitas
Receita Com Farinha de Grão de Bico & Inacreditáveis Variações Com Essa Farinha Sea Wave / Shutterstock.com

A farinha de grão de bico é uma especiaria saudável que combina com diversos tipos de alimentos, como bolos, salgados e pães.

Além disso, ela é rica em fibras, vitaminas e minerais, e possibilita uma rápida sensação de saciedade, favorecendo o emagrecimento. Somado a isso, existem diversas possibilidades deliciosas de receitas com farinha de grão de bico e a melhor notícia é que trouxemos, detalhadamente, o passo a passo de um delicioso pão caseiro!

Ah! Não se esqueça de, depois deste preparo, conferir outras receitas sensacionais com a nossa farinha de grão de bico especial!

poste no pinterest esta imagem de receita de farinha-de-grao-de-bico

Desfrute das melhores receitas com farinha de grão de bico: Saiba como fazer

pão caseiro com fermento biológico

Rendimento
12 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 30 g açúcar
  • 330 ml água morna
  • 200 g farinha de arroz
  • 30 g amido de milho Maizena
  • 1 ovo
  • 5 g goma xantana
  • 100 g farinha de grão de bico
  • 10 g de fermento biológico
  • 50 g polvilho doce
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 30 ml óleo ou azeite
  • 7 g fermento em pó

Modo de preparo

  • Comece colocando, em uma tigela, as farinhas de arroz e de grão de bico, o amido de milho, o polvilho doce, o açúcar, o fermento biológico, a xantana, o fermento em pó e o sal. Misture tudo com uma colher.

  • Depois, adicione o ovo e leve a mistura para a batedeira. Bata enquanto vai adicionando a água morna aos poucos.

  • Feito isso, adicione o óleo e bata até que se torne homogêneo.

  • Em uma forma untada e enfarinhada, despeje a massa e uniformize com uma colher. Por fim, alise a superfície com uma colher e água e salpique um pouco de gergelim branco por cima. Cubra com plástico e deixe crescendo por 30 minutos.

  • Retire o plástico de cima e leve ao forno, preaquecido, a 200°C por 40 minutos. Passado esse tempo, retire do forno e desenforme em uma travessa. Sirva com um delicioso café e aproveite!

Abaixo, você confere outros 10 preparos que levam esse mesmo ingrediente e podem ser feitos de forma rápida:

bolo

autor: Confeitaria Midori Gluten Free (Marta)

Não existe bolo mais fofinho do que este! Para fazer essa delícia, basta utilizar estes ingredientes: ovos, farinha de grão de bico, polvilho doce, açúcar, azeite e leite vegetal.

Algumas opções de substituição para esse leite são o leite comum, o leite de amêndoas, o leite de arroz, o leite de castanhas, o leite de aveia e o leite de coco. Escolha a melhor versão para você e mão na massa!

empadão

autor: Receita Fácil - Noemi Duarte

Essa versátil farinha oferece diversos benefícios para a saúde humana, dentre eles estão o bom funcionamento do intestino, a presença de nutrientes e a sensação de saciedade.

A massa é feita com 2 ovos, 1/2 xícara de chá de óleo, 1 colher (sopa) de queijo ralado, 1/2 colher de chá de sal, 1 xícara e meia de chá de farinha de trigo, 1 xícara e meia de chá de farinha de grão de bico, 250 ml de leite e 1 colher de sopa de fermento em pó. Siga o procedimento demonstrado no vídeo e bom apetite!

quiche

autor: Vivian Almeida Nutricionista

A opção de farinha que usamos aqui é rica em proteínas, fibras e em carboidratos de baixo índice glicêmico.

Comece refogando o alho-poró com os temperos e o tomate seco. Depois, faça a massa e forre a assadeira - não é preciso untar devido à manteiga presente na massa – e leve para assar por apenas 10 minutos! Finalize o recheio e monte a sua quiche. Rápida e simples, não é mesmo? Por isso, é uma ótima opção para quem precisa de receitas rápidas no dia a dia!

grãomelete

autor: A Receita do Amor

A omelete de grão de bico não leva ovos, mas o resultado é simplesmente extraordinário, além de proteico e nutritivo!

Os ingredientes utilizados são: 1 cenoura média ralada, folhas de ora-pro-nóbis, cheiro verde e

1 tomate pequeno picado. Para fritar, pingue um fio de azeite em uma frigideira, espalhe e coloque a massa. Deixe fritando até virar uma massa consistente e vire de lado. Sirva e aproveite!

pão de micro-ondas

autor: Flávio Gualdi

Rápido e fácil, esse pão é extremamente prático, leve e saudável, podendo ser preparado tranquilamente em casa.

Os nutrientes presentes nesse delicioso pão fazem com que ele seja ideal para o seu café da manhã ou lanche da tarde, além de ser um ótimo lanchinho entre refeições.

O fato dele ser feito no micro-ondas deixa tudo melhor ainda: são apenas dois minutos para a magia acontecer e esse pãozinho ficar pronto!

macarrão

autor: Rilvia Pirei E Pronto

Essa receita de massa de macarrão é sem glúten e repleta de benefícios para o seu bem-estar e saúde física!

Você pode preparar tamanha iguaria usando 1 ovo a cada 100 g de farinha. Além da farinha que mencionamos aqui, a de arroz também é utilizada, juntamente com um fio de azeite.

massa de pastel

autor: Delícia SEM Glúten!

Esse pastel de dar água na boca é sem glúten e sem lactose, mas é uma opção salgada que possui sabor e praticidade de sobra!

Você pode preparar a farinha de grão de bico caseira e utilizá-la nessa receita. Use também fermento biológico, açúcar, polvilho doce, ovo, sal, linhaça, água e azeite! Siga o modo de fazer mostrado no vídeo para não errar nada!

pão low carb

autor: Receitas saudáveis com Cida Santos

Esse delicioso e belo pão pode ser preparado por você agora mesmo! Use poucos ingredientes e muito pouco do seu tempo para fazer um alimento saudável e perfeito para acompanhar um café ou chá.

Para assar, leve ao forno e deixe até ficar levemente dourado. Prove do sabor dessa iguaria e consistência fofinha.

bolo de cenoura

autor: Cantinho By Sandra

Sim, é possível fazer um bolo de cenoura tipicamente saboroso com uma farinha nutritiva!

Todos os ingredientes dessa receita são: cenoura, óleo, açúcar demerara, ovos, farinha de aveia, farinha de grão de bico, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal e vinagre de maçã (ou branco). Faça tudo no liquidificador e não se esqueça da calda de chocolate!

Esse bolo é uma excelente opção para o caso de você desejar comer um docinho sem sair totalmente da dieta.

massa de pizza

autor: Cantinho By Sandra

Prepare esta maravilhosa massa – bem fina e leve - com apenas 3 ingredientes e veja como é fácil implementar o seu jantar com uma receita atrativa e que contribui para uma alimentação saudável!

Deixe o forno aquecendo por 5 minutos. Unte uma forma para assar e, depois de assada, passe molho de tomate sobre a pizza. Como ideia para o recheio, acrescente cebola, pimentão vermelho, azeitonas, tomates, orégano e queijo ralado.

Leve ao forno por cerca de 10 minutos e deguste à vontade!

Agradecemos por você ter lido até aqui e desejamos que você aproveite esta lista com dicas e ensinamentos da melhor forma possível! Bom apetite.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.