Receita Com Farinha de Berinjela E Também Ótimas Sugestões Para Fazer Com Esse Ingrediente

Conheça uma forma muito mais saudável para preparar refeições com essa farinha diferente.
Publicado em Outras Receitas
Receita Com Farinha de Berinjela E Também Ótimas Sugestões Para Fazer Com Esse Ingrediente Gordon Bell / Shutterstock.com

A farinha de berinjela é uma fonte alimentar com alto valor nutricional, sendo rica em fibras, vitaminas e minerais, além de ser sem glúten e pouco calórica.

Em vista disso, esse ingrediente é muito recomendado para quem busca emagrecer de forma simplificada, ganhar massa muscular comendo comidas deliciosas ou manter um estilo de vida balanceado, focado no seu bem-estar. Então, se você se encaixa em um desses perfis, confira as receitas com farinha de berinjela que separamos!

E, depois deste passo a passo detalhado, muitas outras receitas, fáceis, práticas e que levam farinha de berinjela, te esperam!

poste no pinterest esta imagem de receita de farinha-de-berinjela

Receita com farinha de berinjela: pão low carb, Saiba como fazer

Rendimento
12 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Referência de Medida: Xícara de 240ml
Ingredientes
  • 6 ovos grandes
  • gergelim e linhaça
  • 1 xícara (chá) de gergelim integral
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 1 xícara (chá) de farinha de berinjela
  • 1 colher (sopa) de psyllium
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco ou vinho branco
  • ½ colher (chá) de goma guar
  • óleo de coco para untar

Modo de preparo

  • Comece triturando o gergelim em um triturador ou liquidificador.

  • Feito isso, adicione uma xícara de gergelim triturado em uma tigela, a farinha de berinjela, o psyllium e a goma. Misture bem com uma colher.

  • Depois, bata os ovos com um garfo em uma vasilha separada e acrescente na tigela com os ingredientes secos.

  • Adicione a água, o vinagre branco – ou vinho branco – e mexa bastante. A textura deve ficar pegajosa e consistente, mas não sólida.

  • Após isso, coloque o fermento químico e o sal. Mexa bem até obter uma massa homogênea.

  • Por último, despeje a massa em uma forma untada com óleo de coco e, para decorar, salpique gergelim e linhaça por cima. Leve ao forno para assar a 210°C por cerca de 30 minutos.

  • Desenforme o pão com uma espátula - com cuidado para não arranhar a forma – e sirva-se dessa delícia saudável!

Dica:

Caso queira, adicione pedaços de amêndoas na massa. Essa delícia pode ser consumida com manteiga ou requeijão.

Logo abaixo, você pode conferir outras 9 receitas deliciosas, saudáveis e criativas que possuem a farinha de berinjela:

farinha de berinjela caseira

autor: CANTINHO DAS RECEITAS

Aprenda, neste mesmo instante, a preparar essa receita fácil e rápida de farinha. Basta cortar as berinjelas em lascas e colocá-las em uma forma. Em um forno, preaquecido, a 180°C, asse a berinjela por 5 minutos primeiramente.

Passado esse tempo, retire do forno e mexa um pouco com uma colher, para que sequem por igual. Coloque no forno novamente e repita esse processo a cada 5 minutos, deixando a assadeira no forno por um tempo total de 20 minutos.

Após isso, bata as fatias em um liquidificador e siga peneirando como mostrado no vídeo. Fazer a farinha de berinjela se tornará fichinha!

massa de pizza low carb

autor: Idealizado a dois

Com apenas 4 ingredientes é possível fazer essa bela e saborosa pizza, que leva pouco tempo para ficar pronta e pode ser recheada com os ingredientes de sua preferência!

Caso você pratique algum tipo de esporte ou faça exercícios intensos, uma boa opção é recheá-la com peito de frango desfiado! Outras ideias são: presunto e muçarela, linguiça calabresa e queijo e queijo com lombo defumado. Não se esqueça do molho!

bolo de laranja

autor: katia Binotto Culinarista

Utilize todos os ingredientes listados para preparar esse manjar incrível: 2 colheres (sopa) de farinha de berinjela, 1 colher de chá de raspas de laranja, 2 ovos, 3 colheres (sopa) de açúcar de coco, 2 colheres (sopa) de óleo de milho, 50 ml de suco de laranja natural e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho.

Dentre os principais benefícios da farinha de berinjela, presente nesse bolo, os que se destacam são a ajuda proporcionada no controle do colesterol e do índice glicêmico e a sensação de saciedade obtida de forma mais rápida, o que pode ajudar no processo de emagrecimento!

panqueca low carb

autor: Beatriz Santos na Cozinha

Panqueca já é bom, imagina, então, com essa farinha nutritiva?

Por isso, prepare essa deliciosa opção de café da manhã ou lanche da tarde para comer em casa, tranquilamente, ou levar para o trabalho ou local de estudos!

Pode-se, ainda, deixar de colocar a cenoura ou trocá-la por outro ingrediente de sua preferência.

bolo de cenoura

autor: Mamãe Vida Saudável

Se você achava que não seria possível ser saudável comendo alimentos gostosos e diferenciados, se enganou!

Nesse vídeo, você aprenderá a consumir a farinha de berinjela por meio de um bolo de cenoura fofinho e, o melhor, com uma cobertura deliciosa, feita com iogurte grego tradicional, cream cheese (ou iogurte grego), essência de baunilha, adoçante, nozes e castanhas.

torta

autor: Suely Mercês

Se você está procurando uma receita saudável para fazer no jantar, no lanche da tarde ou para acolher as visitas da melhor forma, essa torta salgada é a opção ideal!

Além de serem ingredientes baratos e que todos possuem em casa, os itens utilizados nesse processo casam perfeitamente, se transformando em um prato repleto de sabor e requinte!

Ela leva a farinha de berinjela, que é rica em antioxidantes, reduz o colesterol e ajuda a emagrecer de forma prática!

bolo de banana low carb

autor: Joelmalive dicas da Jo

Use 1 clara de ovo, 1 banana, 1 colher de sopa de fermento e 4 colheres de sopa de farinha de berinjela para realizar o modo de preparo desse bolo de banana.

Seja no café da manhã, seja no café da tarde, esse bolinho fit cai muito bem e não causa mal estar, devido às baixas calorias que possui e o delicioso sabor que a farinha proporciona.

pão no micro-ondas

autor: Veronica Laino

Quer mais facilidade para os seus preparos, mas sem deixar de comer bem e de maneira equilibrada?

Veja, então, a forma mais simples de como usar a nossa farinha para fazer um pão caseiro e com poucas calorias! São apenas 12 gramas de carboidratos e 8 gramas de fibras, medidas que podem ser contabilizadas, sem maiores problemas, no seu projeto dietético. Faça essa delícia e obtenha mais sabor para o seu dia a dia!

pão de frigideira

autor: iDéia Low Carb

Se você é do time que gosta de preparar receitas em uma das panelas mais práticas de todas, uma frigideira, esse passo a passo vai te cativar!

São poucos minutos para ficar pronto e o rendimento é maravilhoso! Além disso, em relação à farinha de berinjela, ela pode servir para emagrecer, manter uma dieta balanceada e é benéfica para a saúde!

Ah! E não se esqueça de usar 1 colher de chá de óleo ou azeite para untar e não grudar!

Agradecemos por ter lido este artigo até aqui e desejamos que os seus objetivos sejam alcançados, além de que esperamos fortemente que essas receitas sirvam para o que você precisa! Aproveite essas dicas e recomendações e tenha uma ótima experiência!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.