Creme De Leite Fresco Caseiro

  • A melhor alternativa para suas receitas ficarem mais saudáveis!
Publicado em Outras Receitas
Creme De Leite Fresco Caseiro

Está pensando em preparar refeições mais saudáveis?

Com essa opção prática e fácil, você vai poder preparar seus pratos favoritos livre dos problemas de produtos industrializados, mas mantendo as suas características do creme de leite fresco, perfeito para preparar doces.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Agora, se você sofre com o problema de não encontrar o produto disponível na sua cidade, esse passo a passo também é feito para te salvar! Saiba que não vai mais precisar abrir mão daquele chantilly que sempre sonhou e vai poder fazer tudo no conforto do seu lar.

O dia de iniciar uma vida mais saudável é hoje mesmo! Acompanhe o passo a passo que te levará a uma nova rotina.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem

Receita De Creme De Leite Fresco Caseiro: Saiba Como Fazer

Atenção: leia toda a receita de creme de leite fresco caseiro, recomendações, dicas e tenha os ingredientes em mãos antes de começar a preparar!

Quantidade
900 gramas
Preparação
20 minutos
Durabilidade
15 Dias

Ingredientes

500ml
de leite integral;
200g
de manteiga;
200g
de gordura vegetal hidrogenada;
1
gema de ovo.

Modo de preparo

1

Cozinhando

  1. Em uma panela, despeje o leite integral;
  2. Para adicionar a gema do ovo, é preciso, primeiro, passá-la em uma peneira. Isso evita que forme película. Utilize uma colher para transpassá-la;
  3. Ligue o fogo e comece a mexer, misturando bem os ingredientes;
  4. É preciso ter muito cuidado, pois o leite não pode ferver. O fogo deve ser desligado antes que isso aconteça. Para saber o momento certo, atente-se nas borbulhas que se formarão na borda da panela. Quando isso acontecer, desligue imediatamente o fogo;
  5. Após esse processo, com o fogão desligado, acrescente a manteiga e a gordura vegetal na panela;
  6. Misture bem, até incorporar todos os itens, notando que ficaram derretidos e uniformes;
2

Hora de trabalhar com o liquidificador

Ao verificar que a mistura de ingredientes está homogênea e derretida, você irá batê-la em um liquidificador por, exatamente, três minutos. Faça isso com eles ainda quentes.

A velocidade correta em um liquidificador simples é a máxima.

Anúncio
Continue lendo abaixo
3

Quando surge o creme de leite

Depois desse processo, transfira a mistura para um recipiente qualquer com tampa, desde que não seja de alumínio ou inox, pois o metal atrapalha o preparo da nossa receita.

Leve à geladeira por 24 horas. Após esse período, sua receita estará pronta, já podendo ser utilizada. Aproveite!

Recomendações:

  • Para obter um resultado correto, todos os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente.
  • Utilizar necessariamente o leite integral, já que será acrescentada gordura ao creme;
  • Esse produto não pode ser congelado, caso contrário, vai talhar;
  • Utilizar a manteiga sem sal, como é feito para os doces em geral. Ela não pode ser substituída pela margarina vegetal, já que o propósito é ter a gordura do próprio leite;
  • Se você tiver acesso ao leite direto da vaca, saiba que o processo de retirar o creme será bem diferente. Nesse caso, não há necessidade de utilizar essa receita, pois já haverá a nata;

Dicas:

  • Esse creme é utilizado em qualquer receita;
  • Não substitua ingredientes por banha de porco para preparar doces;
  • Em muitos produtos como esse vendidos, vem um ingrediente chamado espessante. A gema de ovo, além de muito nutritiva, faz o papel dessa substância. Portanto, não é aconselhável substitui-la.

Por que usar o caseiro e não o industrializado?

A explicação é simples. O creme de leite é a substância da gordura do leite. É ela que dá a consistência do chantilly, por exemplo. Os tipos vendidos hoje em dia têm diferentes quantidades dessa gordura:

Creme de leite leve: Na versão leve, a porcentagem de gordura encontrada é bem baixa, variando de 10 a 19%. Por ter uma adição de leite integral pasteurizado, a consistência do ingrediente fica bem rala.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para disfarçar essa liquidez, são adicionadas substâncias químicas que dão a falsa impressão de cremosidade. Por ter apenas uma aparência de consistência, não é um tipo de creme para ser utilizado em doces, pois não tem a quantidade de gordura necessária.

Creme de leite tradicional: há tempos atrás, esse tipo tinha 25% de gordura. Com a finalidade de aumentar o prazo de validade, ele começou a passar por um complexo processo de pasteurização que altera o teor de gordura.

O fresco: é o ideal para ser utilizado, pois, mesmo passando por pasteurização, consegue manter uma porcentagem maior de gordura, chegando a 35%.

talhou e agora?

Mesmo seguindo o passo a passo, ele talhou. Ok, acontece. A boa notícia é que existe salvação.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dissolva uma colher de sopa de maisena em ¼ de xícara de chá de leite ou de água e adicione à panela. Leve em fogo baixo e mexa cuidadosamente, até ficar com aquela aparência de cremosidade de novo.

Agora, caso isso tenha acontecido com o creme já batido, o processo é diferente. Teremos que salvá-lo utilizando o próprio creme de leite fresco.

Adicione-o em um recipiente à parte, umas duas colheres de sopa, e, com o auxílio de um fouet, vá batendo até obter a consistência de um chantilly. Depois, vá misturando aos poucos o creme de leite caseiro preparado com o talhado, colher por colher, até tornarem-se um ingrediente só e pronto. Problema resolvido.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Unindo o útil ao agradável

Brigadeiro, mousse ou chantilly? Os três. Aproveite que aprendeu a fazer a melhor receita de creme de leite fresco e aprimore seus dotes culinários.

Um produto caseiro, feito por nós mesmos, sempre tem um gostinho especial.

E, se pudermos nos livrar dos industrializados e ainda poupar um dinheirinho, melhor ainda, não é mesmo?

Benefícios para a sua saúde

Saiba que a receita de creme de leite fresco é verdadeiramente um alimento, diferente daquele vendido em caixinha, que é ultra processado e contém muitas substâncias que devemos evitar sempre que pudermos. Invista no creme de leite caseiro, por isso é sucesso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Pensando em adquirir hábitos mais saudáveis, utilize uma receita super funcional para fazer seus deliciosos doces. Com certeza, não irá se arrepender!

Agora já sabe como fazer creme de leite fresco. Vá em frente e aproveite.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.