Conserva De Pimenta Biquinho

Aprenda a preparar o tempero perfeito para suas refeições. Um sabor sem igual e que ser usado em diversas finalidades.
Publicado em Outras Receitas
Conserva De Pimenta Biquinho

Se você adora uma comida bem condimentada, vai amar essa receita. A pimenta biquinho é conhecida pelo seu sabor marcante, sendo mais suave do que as outras pimentas. Ela pode ser utilizada em qualquer prato para deixá-lo com aquele sabor especial.

Então, não perca a chance de aprender como fazer conserva de pimenta biquinho que não pode faltar na sua cozinha. Leia toda a receita, recomendações, dicas e mãos à obra, siga o passo a passo.

poste no pinterest esta imagem

Receita De Conserva De Pimenta Biquinho: Saiba Como Fazer

Quantidade
1 Vidro
 
Preparação
20 minutos
 
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

Pimenta
em biquinho
Vinagre
de álcool
1
colher de açúcar
Alho
(opcional)
1
colher (sopa) de sal

Modo de preparo

  1. Lave bem todas as pimentas e retire o talo de cada uma delas;
  2. Em uma panela, coloque água para ferver e esterilize o pote onde irá armazenar as pimentas biquinho;
  3. Em outra panela, adicione o vinagre de álcool. A quantidade vai depender do tamanho do pote que você escolher para guardar as pimentas.
  4. Acrescente o açúcar;
  5. Deixe essa mistura ferver um pouco, até o açúcar desmanchar;
  6. Despeje água fervendo em cima da pimenta biquinho para fazer o branqueamento. Isso conserva o gosto e as propriedades dela, além de eliminar alguma bactéria que porventura possa surgir;
  7. Após deixar na água fervendo por dois minutos, deixe pelo mesmo período na água gelada;
  8. Coloque-as em uma peneira para coar e deixá-las secas;
  9. Secas, transfira para o pote esterilizado. Elas precisam estar bem sequinhas para não estragar;
  10. Após colocar todas as pimentas no pote, acrescente os dentes de alho. Esse é um ingrediente opcional da receita, fica a critério do gosto de cada um. Você pode colocá-los inteiros ou picados;
  11. Acrescente o sal, que é responsável pela conservação das pimentas
  12. Adicione a mistura do vinagre com açúcar
  13. Reserve por dez dias.

Recomendações:

  • Para essa receita, utilize um vinagre comum;

Durabilidade e Armazenamento

Fora da geladeira, a conserva de pimenta biquinho pode durar até um ano.
Depois de aberta, na geladeira, dura de dois a três meses.

Em que utilizar a pimenta biquinho que você não vai utilizar nessa receita

Ela pode temperar muitos pratos diferentes e, também, ser utilizada para o preparo de outras receitas. Confira algumas sugestões:

Molho: é muito fácil de fazer. Você vai precisar escorrer a pimenta biquinho em conserva e reservar três colheres do vinagre. Depois, você irá bater esses dois ingredientes no liquidificador junto com água. Depois, leve essa mistura a uma panela com alho e cebola refogados. Use um pouco de açúcar. Você pode acrescentar folhas de louro e orégano. É preciso deixar o molho apurar bem. Isso pode levar de 15 a 20 minutos. Deixe a panela semitampada para isso.

Após esse processo, ao esfriar um pouquinho, é só bater no liquidificador novamente. Agora, é só peneirar para tirar o excesso e acrescentar o sal por último. Pronto!

Geleia com abacaxi: após descascar o abacaxi e cortá-lo em rodelas, leve-o ao fogo junto com a casca e deixe por vinte minutinhos. Corte as pimentas no sentido vertical, tire o talo e todas as sementes. Metade dessas pimentas será reservada e a outra metade, você levará ao liquidificador. Bata bem, reserve essa mistura na panela.

Leve as rodelas do abacaxi ao liquidificador e descarte as cascas. Com o líquido do cozimento, bata bem até obter uma mistura uniforme e coloque na panela reservada anteriormente. Agora, é só adicionar o restante das pimentas, o açúcar e deixar cozinhar por 45 minutos, aproximadamente, até obter a consistência da geléia;

Vinagrete de banana: Corte quatro bananas nanicas em cubos, coloque limão para não escurecerem e, numa vasilha acrescente: cebola roxa, pimenta biquinho, azeite, cheiro verde, sal e açúcar. Agora, é só colocar na geladeira. Viu que fácil?

Pastinha de tofu : ótima receita para os vegetarianos. Após escorrer a água do tofu, corte-o em pedaços e coloque no liquidificador. Acrescente suco de limão, azeite, alho e sal a gosto. Essa é a maionese. Agora, vamos preparar a pastinha com ela. Coloque em um recipiente de vidro a maionese, junto com a pimenta, talos de salsão picados, pimenta dedo de moça, pimenta do reino e salsinha. Misture bem e tampe o recipiente. Guarde na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Salada : escolha o seu recipiente e misture bem tomates, pepinos, cebola roxa, rabanete, a pimenta, hortelã, salsinha e cebolinha. Se quiser, você pode também preparar um delicioso molho com pimenta do reino, limão e azeite. Agora sim, você tem uma salada completa com a sua pimentinha sendo o ingrediente especial.

Petiscos: nesse caso, elas servem tanto para dar sabor quanto para decorar! Faça enroladinhos com pedaços pequenos de queijo, presunto, azeitonas e use a pimentinha por cima para dar um toque final e um gostinho a mais.

Variedades para sua receita

Nessa receita, foi utilizado o alho para acompanhar a pimenta na conserva. No entanto, você pode utilizar muitos outros ingredientes, como, por exemplo: alecrim, louro, cebolinha e até maçã.

Use sua criatividade, pense nos temperos que são da sua preferência e faça sua conserva ficar sempre gostosa e diferente!

Além disso, ela cai muito bem como acompanhamento de algumas carnes e peixes, como, por exemplo: costela suína, ceviche, lingüiça, e salmão. Use o molho no contra filé ou filé mignon.

Uma receita com mil possibilidades

A pimenta biquinho em conserva pode ser um ingrediente presente em muitas das suas receitas. Ela combina bem com quase todos os alimentos e, por ser suave em comparação às outras pimentas, pode ser consumida com frequência.

Agora que você aprendeu a fazê-la em conserva, vai poder ter tudo sempre à sua disposição e preparar muitas receitas maravilhosas com ela! Aproveite bem, inove seus pratos e bom apetite em essas receitas fáceis que temos no site!

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.