Aprenda como fazer ovo cozido no tempo e ponto perfeito

Cansada de errar o ponto de seu ovinho? resolva esse problema agora com todo o passo a passo e dicas para deixar sempre como gosta.
Publicado em Outras Receitas
Aprenda como fazer ovo cozido no tempo e ponto perfeito

Contendo vitaminas diversas e fundamentais para o bom funcionamento do organismo, o ovo cozido é uma ótima opção para quem quer completar a alimentação com algo saboroso e ao mesmo tempo nutritivo. Além disso, pode ser um grande aliado daquelas pessoas que estão buscando perder peso. Isto porque ele consegue produzir rapidamente o efeito de saciedade. É uma fonte importantíssima de proteínas.

Além de todos os benefícios citados, ele ainda possui colina. substância está de muita importância para o cérebro. Inclusive, é mencionada como fundamental para a prevenção de algumas doenças degenerativas. No entanto, o ideal é consumi-lo cozido, para evitar o excesso de gorduras.

Preparar esse alimento parece ser uma das coisas mais fáceis da culinária. No entanto, muitas pessoas cometem diversos erros enquanto o fazem e nem se dão conta. Em um dia ele fica muito mole, meio cru, já em outro, fica com umas partes escurecidas em volta. Nunca fica certinho!

E é por isso que agora aprenda a deixa-lo sem nenhum defeito. Para isto não é preciso tornar-se nenhum expert, basta seguir algumas dicas simples. Esses detalhes que aparentam não fazer diferença modificam muito o resultado, por isso é preciso dar atenção a eles e preparar no ponto pefeito no dia a dia.

Então! Vamos começar o passo a passo!

poste no pinterest esta imagem

Saiba Como fazer ovo Cozido Perfeito

Modo de preparo

  1. Em uma panela coloque água em uma quantidade que seja suficiente para que os ovos fiquem totalmente cobertos.
  2. Agora acrescente os ovos e leve ao fogo, em temperatura alta. Aguarde até que eles fervam. É preciso que esteja borbulhando bastante. Quando estiver assim, pode desligar o fogo.
  3. Em seguida, tampe a panela para que o cozimento seja realizado por mais alguns minutos. O tempo vai depender do seu gosto: quem gosta da gema mais molinha não deve esperar muito, é preciso deixar apenas 5 minutos; se preferir bem dura e cozida, então, 15 minutos são suficientes; já aqueles que gostam dela entre um e outro extremo precisam de 10 minutos para deixar pronto os ovos cozidos. Escolha seu tempo de cozimento favorito.

Dica:

  • Quanto mais fresco o ovo, melhor o resultado, independentemente do ponto que você procura alcançar no cozimento.

Existe algum jeito fácil de descascar?

Existem sim formas de facilitar essa tarefa. Primeiramente, é preciso que ele esteja frio, pois, nessa temperatura a casca se solta com maior facilidade.

Para esfriar coloque o ovo em um recipiente com água fria assim que sair do fogo. Logo após, use uma colher para dar algumas pancadinhas leves na casca, fazendo que que ela rache. Depois é só retirar os pedaços normalmente.

Como conseguir gemas mais amareladas?

A tonalidade forte é comum em ovos caipiras, também chamados de orgânicos.

Como cozinhar sem a casca?

Esse tipo de preparo é chamado de ovo poche. Para fazê-lo basta começar a ferver água em uma panela, quebrar o ovo em uma concha ou xícara e, em seguida despejá-lo na água logo após desligar o fogo. Feito isso, tampe a panela e aguarde 7 minutos. Pronto! Agora é só servir! Esse é um jeito igualmente saudável e bastante simples de consumir esse alimento.

Quantas calorias tem?

Possui cerca de 155 calorias. Esse valor equivale a um ovo de 100g.

Esse passo-a-passo também serve para cozinhar o ovo de codorna?

Sim. No entanto, o tempo de preparo é de 12 minutos, procure não deixar muito mais que isso para que ele não fique com partes escurecidas devido ao excesso de cozimento.

Dá pra fazer com a água já fervendo sem rachar a casca?

Dá sim. O ideal é colocá-los antes, conforme foi explicado anteriormente. No entanto, a rachadura não é causada somente pela água fervendo.

O problema aí é que, se o ovo estiver gelado ou recém saído da geladeira vai ocorrer um choque térmico. Por este motivo, seria necessário deixar que chegue à temperatura ambiente antes de mergulhar em água fervente.

Como saber se está estragado antes de cozinhar?

Comer coisa estragada não é nada legal e menos saudável, por isso, essa parte do processo é muito importante.

Faça um teste simples: pegue um copo com água e coloque o ovo dentro, se ele estiver apropriado para o consumo irá afundar, se não estiver, irá boiar.

Dessa forma você não corre o risco de preparar seu alimento para descobrir, só depois de pronto, que ele não está bom.

É seguro comer a gema mole?

Essa forma não é proibida, mas é arriscada devido a presença comum de salmonela. Por isso, evite, principalmente, comer mal cozido se existirem rachaduras ou se forem mal armazenados.

Quais os melhores acompanhamentos?

Ele combina com diferentes tipos de alimentos, desde saladas, batatas, cuscuz, macarrão e arroz até camarão e bacon. Além disso, pode ser consumido apenas com sal, pimenta do reino e outros temperos de sua preferência.

A escolha do acompanhamento vai depender do seu objetivo, pois, se a intenção é perder peso incluindo o ovo cozido na dieta, combiná-lo com tomates, alface, pepino, entre outros, é a melhor opção. Os alimentos calóricos devem ser reservados a aqueles que procuram apenas um prato saboroso, sem maiores preocupações.

Qual o melhor lugar para armazenar os ovos?

O ideal é guardá-los dentro da geladeira para que a temperatura que eles recebem seja constante, o que não ocorre quando são colocados na porta da geladeira.

Devo lavar antes de guardar?

Não deve. É mais adequado lavar antes do cozimento, pois existe sempre o risco de a casca ir para a geladeira ainda úmida, o que favorece a proliferação de bactérias e pode ocasionar até mesmo a penetração delas no alimento.

Outra opção, ainda mais segura é não lavar de modo algum, apenas colocar para cozinhar por mais de 7 minutos, tempo necessário para matar as bactérias presentes. Esta forma é segura porque mesmo deixando para fazer essa lavagem próximo do momento de consumir é possível que a água, que acaba sendo contaminada, seja absorvida.

Qual a validade?

Pode armazenar por até 4 dias na geladeira. Coloque-os em recipientes fechados ainda com casca.

Dicas:

  • Afim de facilitar a retirada da casca do ovo cozido, use 2 ou 3 colheres de vinagre na água usada no cozimento.
  • Nunca guarde ovos com a casca rachada ou sem ela. Fazer isso aumenta o risco de contaminação por bactérias durante o período de armazenamento.

Agora pode consumir da forma que está ou usar na receita que desejar, gema mole ou dura, é você que decide, aproveite os ovos cozidos perfeitos.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.