17 Receitas Com Tapioca incríveis e saborosas para o dia a dia

  • A iguaria típica da região norte e nordeste do Brasil, em diversas receitas para você.
Publicado em Outras Receitas

A tapioca   foi descoberta pelos portugueses no estado de Pernambuco, no século XVI. É feita a partir da mandioca e muito comum na alimentação indígena, usualmente é preparada na forma granulada.

A seguir, 17 receitas com tapioca, práticas e fáceis para você preparar e incrementar suas refeições e lanches.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem

Nossa Lista de Receitas com Tapioca incríveis

Bolo

Uma maneira diferente de se preparar a massa de tapioca é em forma de bolo. Cremoso, gostoso, não precisa que se leve ao forno e não utiliza ovos.

Para fazer o bolo de tapioca você vai precisar de 4 xícaras de chá de leite, 2 xícaras de chá de farinha de tapioca granulada, ½ xícara de chá de coco ralado, 200 ml de leite de coco e 2 caixinhas de leite condensado, para adoçar - caso prefira, utilize açúcar para substituir o leite condensado.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Essa receita é de dar água na boca! Fácil de preparar, é ideal para fazer nos lanches da tarde ou da manhã. Uma maneira diferente de tornar a hora do café um momento bem especial.

Dadinho

Em 2014, o chef Rodrigo Oliveira criou o Dadinho de Tapioca. A partir do bolinho, ele substituiu o uso do queijo minas pelo queijo coalho e criou a receita que faz sucesso em todo o Brasil.

A base da receita é leite, ovos, manteiga, tapioca e o queijo coalho, que dá o formato a receita.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Aprenda a fazer esta receita de dadinhos de tapioca seguindo o passo a passo do vídeo.

Cuscuz

Originário do Continente Africano, da região do Magrebe, o cuscuz é considerado prato nacional da Tunísia e tido como opção do dia na Argélia e no Marrocos.           Sua composição é, basicamente, feita através de cereais moídos e amassados à mão, até formar pequenos grãos e, após esse processo, é cozido. Siga o passo a passo para ter um cuscuz de tapioca sensacional.

Pudim

Sobremesa que pode ser consumida sem nenhum acompanhamento, o pudim – tal como conhecemos – tem sua origem nos navios da Marinha Real, entre os séculos XVIII e XIX. Mas evolui com o passar dos anos para chegar ao que conhecemos hoje.

Tradicionalmente da culinária portuguesa, o pudim conquistou populações e países e hoje é uma das sobremesas que mais agradam os paladares.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Uma das receitas mais lidas é a de pudim de tapioca. Misture 1 xícara (chá) coco ralado, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga c/sal e 1 xícara (chá) de tapioca com 1 litro de leite fervendo e deixe descansar por alguns minutos. Depois bata a mistura com 4 ovos e 1 lata de leite condensado.  Para a calda que ficará por cima do pudim, coloque 1 xícara chá de açúcar na forma que será utilizada e leve ao fogo, até atingir o ponto de caramelo. Coloque a mistura na forma e leve ao forno médio, em banho maria, por 60 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Fica uma delícia de tapioca com calda!

Pão

O pão é um alimento histórico e, muitas vezes, mitológicos. Sua origem data de mais de 10.000 anos a.C. e, com o passar dos anos seu preparo foi sendo aprimorado e incrementado.

Atualmente, o pão pode ser preparado de diversas formas, com sabores, recheios e variações até mesmo na própria massa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com a tapioca temos opções que são perfeitas para o dia a dia - e o pãozinho de tapioca não poderia ficar de fora. Confira o modo de preparo no vídeo.

Com ovo

De origem animal, o ovo pode ter origem em diversas espécies. O mais consumido, no entanto, é o oriundo da galinha, e pode ser preparado cozido, frito ou como parte de outros preparos.

O ovo auxilia no aumento da massa muscular e na prevenção de doenças, como o câncer. Ajuda ainda na absorção de colesterol no intestino e na prevenção do envelhecimento precoce.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Mingau

Com consistência cremosa, o mingau feito tradicionalmente a base de água (ou leite), cereal ou farinha. Pode ser adoçado ou ganhar novos sabores com outros ingredientes.

Normalmente feito para alimentar crianças, o mingau tem ganhado novas versões e sabores e conquistando um público cada vez mais diverso.

Para ser uma receita diferente, experimente usar a tapioca e não amido de milho. O preparo em uma panela segue o mesmo passo a passo do mingau tradicional: misture a tapioca, açúcar e leite, leve ao fogo e deixa engrossar.

Pão de queijo

O pão de queijo é um prato originário da América do Sul e, no Brasil, tido como típico da culinária mineira.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com o contato em outras culturas culinárias, a iguaria vem ganhando novos ingredientes e sabores, podendo ser preparado com a massa de tapioca. É uma excelente opção entre as receitas com tapioca, perfeita para o café da manhã.

Para preparar o pão de queijo de tapioca, coloque 2 xícaras (chá) de goma de tapioca hidratada, 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e 300g de cream cheese em uma tigela, sal a gosto e misture com uma colher. Faça bolinhas com a massa, coloque-as numa assadeira e leve ao freezer por 30 minutos, para deixá-las mais firme. Depois desse tempo, leve ao forno médio e deixe por, aproximadamente, 20 minutos ou até dourar.

Bolo de liquidificador

Fácil de fazer e prático, o bolo de liquidificador é uma das formas mais amadas das donas de casa no preparo de receitas.
Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador, é basicamente isso que deve ser feito na receita. Você economiza tempo e ainda tem menos louça suja no final do processo. É uma ótimo opção para evitar a farinha de trigo e seguir nem sua dieta.

Pudim granulado

Quando utilizada a massa granulada, o pudim adquire um aspecto mais rústico e áspero, podendo ser utilizado como decoração.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O resultado, visualmente, não é liso como a maioria dos de pudins, mas o sabor não deixa nada a desejar.

Crepioca

Quando você mistura crepe com tapioca o resultado é a crepioca: massa feita com a farinha da goma de mandioca adicionada de ovos e leite.

O resultado é um prato mais consistente que a tapioca tradicional, lembrando a massa de panqueca, mas sua base é a fécula da mandioca.

Com essa versão, você pode também fazer uma incrível pizza de tapioca: não é preciso substituir a tapioca por xícaras de chá de farinha! Prepare a massa conforme a receita da crepioca e acrescente o que desejar: molho de tomate, cheiro verde... use a sua imaginação!

Banana com canela

Uma das maneiras possíveis para o preparo da tapioca é com banana e canela. Saudável, ideal para lanches e cafés. Pode ser acompanhada de um suco natural ou uma bebida quente.

A banana é uma fruta originária do sudeste da Ásia, típica das regiões tropicais e presente em todo planeta.

Dentre as receitas fáceis, temos a de banana com canela. É ótima para quem busca nas práticas de bem estar uma alimentação sem glúten e sem lactose, mas que seja uma delícia.

Em uma frigideira, coloque 3 colheres de sopa de tapioca e leve ao fogo. Após dourar, acrescente a banana e a canela a gosto e feche a tapioca. Está pronta para servir!

Com casquinha de queijo

Nem sempre o recheio precisa ser o foco principal da receita. Com a casquinha de queijo envolta da massa o sabor começa logo no primeiro contato com o prato.

Além de ter a possibilidade de um recheio saboroso e incrível, pode incrementar sua tapioca com a massa crocante e saborosa, com gostinho de queijo.

No microondas

Em 1947 as cozinhas ganharam um grande aliado: o microondas. O preparo de alimentos nesse aparelho inovou a culinária.

Embora sua popularização no Brasil tenha sido na década de 1990, atualmente muitas pessoas o consideram item indispensável na casa. Seja por sua facilidade e rapidez no preparo de alimentos ou pelas múltiplas funções que hoje apresentam.

Com coco

O coco é fruto do coqueiro, árvore muito comum em regiões tropicais e, principalmente litorâneas.

Originário do sudeste asiático, a planta foi trazida para o Brasil no século XVI, por Duarte Coelho, e se espalhou por toda a costa tropical. O fruto pode ser consumido de diversas maneiras, inclusive como recheios para outros pratos.

Para uma de minhas opções favoritas de receitas com tapioca, em uma tigela misture a tapioca com coco ralado e sal a gosto. Doure na frigideira e pronto! Tente novamente fazer essa tapioca doce recheada com goiabada, por exemplo. Fica uma delícia!

Gourmet

A gourmetização culinária abrange quase todas as receitinhas muito consumidas pela população. Portanto, as tapiocas não ficariam fora do processo.

Gourmetizar consiste em torná-lo mais atraente visualmente, sofisticá-lo. É transformar receitas tradicionais e simples e algo visto como refinado.

De chocolate

O chocolate está presente na vida das pessoas de diferentes maneiras: como sobremesa, recheio, complementando algum prato ou como sabor em diversos preparos.
Muito consumido pela população mais jovem, o chocolate tem se reinventado e sendo inserido em diversos outros segmentos, ganhando versões mais saudáveis e até mesmo veganas.


Essas foram algumas receitas com tapioca para inovar nas suas receitas e na sua alimentação.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.