A Melhor Receita com Farinha de Aveia + Alternativas para trazer sabor e saúde à sua mesa

  • >Aprenda hoje a utilizar esse cereal repleto de benefícios à saúde para preparar deliciosos pratos.
Publicado em Outras Receitas
A Melhor Receita com Farinha de Aveia + Alternativas para trazer sabor e saúde à sua mesa GRISIK NATALIA / Shutterstock.com

A aveia é muito conhecida por ser um cereal repleto de benefícios à saúde. É muito saudável, rica em fibras e fonte de vitaminas do complexo B e minerais, tais como: ferro, cálcio, magnésio, manganês, cobre, proteínas.

Dentre os muitos benefícios, ela ajuda a regular a pressão arterial, o açúcar no sangue e melhora o fluxo intestinal. Além disso, reduz o colesterol ruim, melhora a saúde cardíaca, dá energia e outros benefícios.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Ela é ótima para o preparo de muitas receitas deliciosas. Por isso selecionamos uma das receitas com farinha de aveia simples e fáceis mais bacanas para te inspirar! Sem farinha, sem leite, sem açúcar adicionado, é uma das receitas sem lactose mais populares.

Depois, deixaremos uma listinha com mais algumas receitas para você ter muitas opções.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita com farinha de aveia

Top Receitas com Farinha de Aveia: Bolo de banana, saiba como fazer

Rendimento
1 bolo
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
 
Ingredientes
  • 4 ovos inteiros
  • 2 xícaras (chá) de farinha de aveia
  • 6 bananas bem maduras amassadas
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 1/2 xícara (chá) de uvas passas
  • 1 pitada de sal

Modo de Fazer:

  • Para começar, pré-aqueça o forno a 180ºC.

  • Coloque os ovos em uma vasilha. Bata levemente e então acrescente as bananas amassadas.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Acrescente a aveia e mexa até misturar tudo muito bem.

  • Adicione as uvas passas e incorpore-as à massa.

  • Então, acrescente a canela em pó, a pitada de sal e o fermento e misture delicadamente à massa.

  • Despeje essa massa em uma fôrma bem untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Deixe esfriar um pouco, então desenforme e sirva.

Dica:
  1. Se você não encontrar a farinha de aveia, uma opção que pode ser utilizada são os flocos de aveia, basta batê-los no liquidificador.
  2. Se você precisa vai usar a farinha de aveia para fazer receitas sem glúten, sempre leia o rótulo da embalagem que deve especificar que esta é uma farinha de aveia sem glúten. 

Confira mais 13 deliciosas opções dessa maravilha.

Farinha de Aveia Simples - Como fazer

Antes de mais nada, que tal aprender a fazer a farinha de aveia? Esta é uma forma fácil de se obter este ingrediente de forma bem simples. Lembre-se: para receitas sem glúten, veja se no rótulo da sua aveia vem escrito que ela é sem glúten.

Depois de pronta, armazene em um pote bem fechado para que não entre umidade. Assim você evita fungos e bactérias. O vídeo ensina você a fazer outros dois ingredientes, confira!

poste no pinterest esta imagem

Panqueca de aveia

Uma receita de panqueca muito prática e saudável! Esta panqueca é um dos pratos mais rápidos de fazer! O ideal é deixar o recheio já pronto, assim você agiliza o processo. Para o café é uma excelente ideia.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Se você tem intolerância à glúten, garanta que a informação glúten" esteja escrita na embalagem da sua aveia. Dessa forma você garante uma receita sem glúten.

Bolo de cenoura

Este bolinho é daquele grupo de receitas vapt-vupt! É bom também para um lanche com café ou mesmo chá.

Para que seu bolo saia incrível, não esqueça de sempre untar e enfarinhar a forma.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Mas se você busca por uma receita sem glúten, use farinha de arroz ao invés de farinha de trigo.

Pão

Aqui temos uma receita de pão de aveia que, além de ser saudável, vai agradar a todos. Ele também está entre as consideradas receitas fit que são fáceis para o dia a dia.

Este pão pode ser consumido no desjejum, ou como torradinhas também. A farinha de aveia pode ser feita por você, não esqueça. Depois de pronto, coloque-o sobre um refratário e deixe esfriar bem.

Bolo de chocolate

Está é daquelas receitas para quem faz dietas com restrição de carboidrato. Para fazer este bolo se tornar bem lowcarb mesmo, use o farelo de aveia para fazê-lo, ao invés da farinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A aveia é uma boa fonte de fibras, portanto ao consumir esse bolinho, seu intestino agradece!

Por isso guarde essa receita de bolo no caderninho de receitas para seu bem-estar. Esta não é uma receita sem lactose, ok?

Bolo de maçã

A farinha de aveia é outra das possibilidades para esta receita. Mas o farelo de aveia também é uma opção, assim como a aveia em flocos finos.

O modo de preparo é fácil e o resultado é um bolinho sem açúcar, e uma ótima opção para uma alimentação saudável, além de contribuir para dar mais sensação de saciedade ou seja: você come menos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Torta de frango

Nem só de receitas doces vive este artigo! Trouxemos uma torta de frango rica em fibras solúveis, excelente para a saúde.

Para untar a forma você pode usar óleo de coco. Esta receita não contém glúten, desde que você use uma farinha de aveia específica.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Bolo de laranja

Mais uma forma de tirar o máximo de proveitos dos grãos de aveia. Esta é daquelas receitas fáceis pra você fazer para sua família e amigos e postar nas redes sociais, por exemplo.

Assim como a receita de pão, esta acaba sendo uma ótima forma de consumir aveia e aproveitar os benefícios da farinha. E, das receitas de bolo, o de laranja é das mais cheirosas!

Mingau de aveia

Este mingau é um clássico! Para ficar cremoso assim, o ideal é o uso da farinha de aveia. Porém você pode substituir algumas colheres de farinha de aveia por aveia em flocos grossos ou finos.

Você pode substituir o achocolatado por cacau em pó para um resultado ainda mais saudável. Inserir canela ao invés do cacau também é boa opção. 1 colher de chá por porção basta.

Massa de pizza

Há diversas formas de se aproveitar o melhor dos alimentos, é uma delas é aprender versões de receitas com ingredientes mais saudáveis. Este é o caso dessa receita, ideal para consumir aveia.

A massa leva 300g de batata doce, 100g (1/2 xícara) de farinha aveia, azeite e sal.

Misture bem todos os ingredientes até formar a massa. Coloque numa forma untada, faça a cobertura que desejar. Leve para assar em forno médio.

Bolo de caneca

As receitas rápidas como esta são as melhores maneiras de se tirar o melhor dos alimentos, pois driblam a preguiça. Prepará-lo é muito simples:

Em um bowl coloque 1 ovo, 3 colheres de farinha de aveia, 2 colheres de cacau em pó, 3 colheres de leite 2 colheres de óleo ou manteiga, 1 colher de chá de fermento em pó e 3 colheres de açúcar. Misture, ponha na caneca e leve para assar no micro por 2 minutos.

Bolo fit

Um bolinho com nozes é outra maneira gostosa de se consumir farinha de aveia, é ou não é? Esta é daquelas receitas sem complicação, que são feitas num instante.

Para dar aquele charme na receita cubra com 1 xícara de farinha de nozes ou nozes picadas - ambas ficam incríveis.

Brownie

Um brownie de caneca e ainda por cima fit, quem diria? Pois trouxemos esta receita de bandeja. Só pelas imagens já dá para saber que ficará delicioso!

Dá para acrescentar gotas de chocolate ou raspas no meio da massa para acrescentar sabor. Nozes ou outras oleaginosas também ficam ótimas!

Omelete

Esta omelete é outra maneira excelente para adicionar fibras à sua alimentação, utilizando poucos ingredientes e frigideira.

Bata os ovos, adicione a aveia (que pode ser em flocos finos ou farinha de aveia), sal, pimenta e salsinha. Coloque numa frigideira untada. Depois de ambos os lados prontos, recheie com o tomate e o queijo. Imagina no café da manhã?

Quantas receitas deliciosas! Hoje vimos receitas doces, salgadas, e a maioria muito simples e rápidas.

Alimentação saudável se faz assim, com variedade de opções e muita inspiração na cozinha. Nós já garantimos a inspiração. Agora é com você. Conte para nós quando você fizer uma delas! Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.