17 Receitas Com Castanha Portuguesa + Combinações de Pratos Incríveis Que Encantam a Todos

Aprender preparos novos na cozinha é uma delícia para quem gosta de criar e provar sabores diferentes.
17 Receitas Com Castanha Portuguesa + Combinações de Pratos Incríveis Que Encantam a Todos Jarek Pawlak / Shutterstock.com

O uso culinário da Castanha Portuguesa é frequente devido à sua versatilidade, já que pode ser utilizada tanto em pratos salgados quanto doces, e pela inúmera quantidade de benefícios presentes nessa oleaginosa, como a contribuição para o sistema imunológico por meio das vitaminas que contém.

São dicas muito simples, mas que fazem toda a diferença no dia a dia da cozinha. Então, experimente essas incríveis e apetitosas receitas com castanha portuguesa e aproveitepara preparar uma refeição deliciosa nas festas de fim de ano ou no seu cotidiano.

Após a nossa receitinha favorita, você encontra diversas outras formas de usar esse item incrível:

purê e creme: uma das melhores receitas com castanha portuguesa, saiba como fazer

Rendimento
5 porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Purê
  • 60 g de castanhas portuguesa
  • 30 g de açúcar de confeiteiro
  • 12 ml de água
Creme
  • 60 g de castanha portuguesa
  • 600 ml de leite integral
  • 1 fava de baunilha (opcional)
  • 100 g de açúcar cristal
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  • Comece separando as melhores castanhas para usar na receita.
Dica: Para saber quais castanhas estão boas, basta jogar uma de cada vez em um copo com água até a metade. Se boiar, jogue fora. As que não boiarem serão usadas em sua receita.

  • Vire as castanhas com o lado plano para baixo. Em seguida, com o auxílio de uma faca, faça um “x” em cada uma para que o vapor saia ao serem assadas e, assim, não explodam. Leve ao forno preaquecido a 200ºC. Deixe por, aproximadamente, 20 minutos ou até que a casca comece a romper.

Purê:

  • Agora, deixe esfriar e descasque cada uma com uma faca. Separe metade das castanhas para fazer o creme e coloque a outra metade em um liquidificador.
  • No liquidificador, adicione açúcar e água e bata até que se torne um purê grosso e cheio de pedacinhos. Com o purê pronto, reserve e siga para o preparo do creme.
Creme:
  • Em uma panela, coloque as castanhas que foram separadas, adicione o leite, a fava de baunilha (opcional), o açúcar e o sal. Cozinhe tudo por 20 minutos ou até que sobre meio copo de líquido. O cozimento deve ser feito com a panela semitampada.
  • Após isso, com uma peneira, coe as castanhas e reserve todo o líquido. Bata as castanhas no liquidificador, juntamente com o líquido reservado, até que se forme uma pasta espessa. Agora, basta servir o creme e o purê da forma que preferir e degustar essas relíquias francesas.

2º. assada

autor: Dicas e Receitas do Ganesha Organico

Muitas pessoas não sabem, mas essas sementes possuem um baixíssimo teor de gorduras, além de serem ricas em vitaminas e outros nutrientes que contribuem para o bem estar físico e mental. Por isso, indicamos essa receita que possui a possibilidade de ser feita plenamente e degustada “a la vontê”!

Essas oleaginosas, quando assadas, possuem um sabor surpreendente, podendo ser consumidas no café da manhã ou da forma que desejar.

O segredo dessa receita é tecer um pequeno corte nas laterais da castanha com uma faca. Coloque tudo na assadeira e acrescente sal a gosto. Leve para assar e sirva-se.

3º. cozida

autor: Gene

Para descobrir os sabores contidos nessa magnífica receita, basta seguir o passo a passo mostrado no vídeo e se encantar com a facilidade de seu preparo.

As castanhas cozidas ficam, simplesmente, maravilhosas e podem ser usadas em doces, recheios, purês, sopas e massas de bolos e biscoitos, como você verá nessa lista. O sabor é incrível e a textura é perfeita. Aproveite.

4º. parfait

autor: Da Chef

Essa receita fenomenal possui um toque de especialidade e requinte. Portanto, é ideal para impressionar e agradar aos que irão provar dessa maravilha gastronômica.

Para fazer esse doce, não é necessário ter panela de pressão, somente use os seguintes ingredientes: 100 ml de água, 200 gramas de açúcar, 8 gemas, 250 ml de natas ou creme de leite, 200 gramas de castanhas portuguesas cozidas e trituradas, paus de canela, limão e meia colher de chá de canela em pó.

Siga todas as dicas se possui o objetivo de fazer aquela sobremesa sensacional. Prove e aprove.

5º. farofa

autor: Lá Vai Maria

Esta dica de farofa de castanha é perfeita no incremento das refeições do dia a dia ou nas festas de final de ano. É fácil de preparar e o resultado é incrível.

Para preparar a receita, capriche nos temperos, pois são eles que darão todo o toque especial. Use os temperos caseiros e tudo mais. Faça todo o processo na frigideira.

O sabor é maravilhoso. Fica bem crocante e saboroso.

6º. frita

autor: Casa Portuguesa

Essa receita é incrivelmente deliciosa, muito fácil de preparar e simples.

Para essa maravilha tomar forma, basta fritar as castanhas na frigideira tampada. Depois, o passo mais importante: comer à vontade. O sabor é fenomenal e, com absoluta certeza, quem provar vai querer mais.

7º. marrom glacê

autor: PRATO CHEIO

Que tal preparar um doce incrível e surpreender os seus convidados no final de semana.? É de extrema facilidade a sua elaboração e o resultado é compensador.

Todo o processo é bem simples e você só vai precisar mexer com cautela no fogo até formar um creme bem consistente.

Depois de pronto, basta aproveitar e saborear. Você pode servir como sobremesa depois do almoço.

8º. sopa

autor: Pingo Doce

Se precisa de receitas para o inverno, não se esqueça de testar esta receitinha maravilhosa para comer com a família naqueles dias mais frios do ano. Você vai adorar o sabor desse prato.

Use os temperos básicos e siga o processo corretamente até obter um creme uniforme. Sirva com pedaços de pão, que casam perfeitamente com a sopa.

O sabor final é sensacional e muito cremoso. Excelente para esquentar o corpo, além de ser muito saudável.

9º. bolo

autor: Da Chef

Você precisa testar esta receitinha especial e excelente para servir em datas comemorativas e festividades de fim de ano, como o Natal. Então, se estava à procura da receita perfeita e que ensine como preparar doces e sobremesas com a famosa castanha, você já encontrou!

Com o objetivo de aproveitar desta iguaria, faça a massa do bolo com os ingredientes necessários. Prepare também a calda e despeje em cima, dando um toque final na receita.

Corte as fatias e sirva à vontade. Toda a família vai ficar impressionada com o sabor incrível desse bolo. Faça e aprove.

10º. na airfryer

autor: Caminhos e Sabores

Esta sugestão é excelente para quem não quer perder tempo e deseja preparar castanhas deliciosas de forma prática.

Para isso, coloque-as com pequenos cortes na airfryer. Acrescente sal e manteiga derretida por cima. Pode testar: fica um verdadeiro espetáculo de sabor.

11º. com carne de porco

autor: Lá Vai Maria

Sabe aquela receita de dar água na boca? É esta mesma! O modo de preparar é prático, mas o resultado é fora do comum.

Basta preparar a carne de porco na panela. Acrescente os temperos que preferir, as batatas e as oleaginosas. Misture tudo muito bem e pronto!

Realmente fica bastante saboroso. Quem provar vai se apaixonar.

12º. risoto

autor: Silvana Tinelli

Experimente esta maravilha de receita. É super prática de preparar e o sabor é fenomenal. Você vai gostar bastante.

Ao preparar o prato, coloque em uma frigideira grande e funda, o arroz, as castanhas e mexa tudo muito bem.

Esta sugestão é ideal para servir na ceia de Natal. Os convidados vão adorar e, devido a isso, vale muito a pena seguir as dicas para produzir essa receita sem igual.

13º. pão

autor: Carioca Rio

Este pão é surpreendentemente revigorante, além de ser perfeito para comer no café da tarde.

Prepare a massa do pão com capricho. Faça a massa bem firme e asse até dourar. Depois, é só cortar as fatias e comer como desejar.

Sirva com um cafezinho para a família e faça a alegria de todos. O pão fica macio e muito saboroso. Prove e aprove esta maravilha.

14º. com bacalhau

autor: Bernardino Receitas

Que tal aprender a cozinhar aquela receitinha incrível que vai deixar todo mundo impressionado com o sabor dessa maravilha? Impossível não passar vontade!

Se você quer saber como fazer essa receita, siga o passo a passo presente no vídeo. A combinação dos sabores aqui incutidos é fora do comum. Fica perfeito.

Ofereça para os seus convidados no almoço de final de semana, já que eles vão amar certamente.

15º. com erva doce

autor: CANAL MORAYS

Esta sugestão básica é prática e muito gostosa. É perfeito para quem deseja preparar algo diferente e saboroso. Vale a pena experimentar.

Na panela, basta cozinhar as sementes com erva doce. Depois, é só escorrer, esperar esfriar e consumi à vontade. Essa receita é ótima.

Coma tranquilamente, já que esta opção é saudável e benéfica para o organismo humano, auxiliando nas atividades rotineiras. Não tem como não gostar.

16º. na pressão

autor: Ana Rocha.

Está com vontade de comer algo delicioso com o seu cafezinho da tarde? Então, experimente essa sugestão que mostra como cozinhar castanha portuguesa, ideal para o seu dia a dia ou como complemento de pratos especiais.

Para preparar, coloque-as na panela de pressão com água e deixe por 35 minutos, o tempo de preparo dessa iguaria. Garanta que a panela não fique sem pegar pressão.

O resultado é incrível e a consistência é perfeita para saborear.

17º. com carne no forno

autor: necasdevaladares

Este prato é extremamente suculento e perfeito. Todo mundo vai amar o sabor dessa delícia. É bastante simples de preparar e o resultado é impressionante.

Todo o processo será feito no forno. Coloque a carne que preferir, as batatinhas e as castanhas. Quando esta maravilha ficar pronta, é só aproveitar. Veja como fazer, experimente e se delicie!

Escolha as suas versões preferidas dentre as opções - ou todas - e faça em casa preparos deliciosos para servir à família e visitas. São dicas fáceis e excelentes, que fazem toda a diferença na hora de preparar uma refeição excelente, digna de um verdadeiro chef! Bon appétit!

poste no pinterest esta imagem de receita de castanha-portuguesa

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.