19 Receitas com Brócolis Crocantes e Saborosas

Os brócolis é uma hortaliça em que toda sua extensão é comestível: flores, folhas e pedúnculos florais.
Publicado em Outras Receitas
19 Receitas com Brócolis Crocantes e Saborosas

Surgido na bacia do Mediterrâneo, ele pertence à mesma família que o repolho, agrião, couve e a couve-flor.

É fonte de fibras, proteínas, ferro, cálcio, magnésio e potássio, além das vitaminas A, C, E e K.

A seguir 19 receitas com brócolis, simples e fácil para você preparar e tornar mais nutritiva a dieta alimentar, sua e da sua família.

poste no pinterest esta imagem das 19 Receitas com Brócolis Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Confira as melhores receitas com brócolis: Saiba como fazer

Arroz

Uma das formas saudáveis e práticas de se preparar a hortaliça é misturando-o com o arroz, grão mais consumido do mundo.

Dessa forma você incentiva o seu consumo e o inclui em um dos alimentos principais da refeição, sem perder os nutrientes de nenhum dos dois alimentos.

Macarrão com bacon

O macarrão é uma das massas mais consumidas do planeta, incremente com diversos molhos e ingredientes: como os brócolis, por exemplo.

O sabor do bacon e os nutrientes da hortaliça deixarão sua refeição muito mais saborosa. Esta receita é bem fácil de ser preparada.

Gratinado

Caso seu desejo seja tirar o alimento de segundo plano e torná-lo a refeição principal, esses brócolis gratinados é uma das maneiras.

Originário da culinária francesa, o ato de gratinar consiste em cobrir o alimento com uma crosta dourada e assá-lo. Um prato delicioso e que irá surpreender seus convidados, tornando a ocasião inesquecível.

Refogado

Umas das formas mais conhecidas de se consumir o alimento. Sirva sozinho ou como acompanhamento, além de poder incluir alguns molhos e temperos.

Ideal para momentos de pressa, em que se quer uma refeição saudável e nutritiva, mas não temos o tempo necessário para prepará-la.

Lasanha

Tipicamente italiana, a lasanha pode ter origem na Inglaterra, durante o reinado do Rei Ricardo II. No entanto, os primeiros registros documentados foram feitos no século XII, como um prato as camadas.

Ela também é conhecida por ser o prato preferido do gato mais amado das histórias em quadrinhos: o Garfield.

Salada

Outra forma de ser servido é como salada. Não muito comum, mas altamente fácil e simples.

Dessa forma não se perde nenhum nutriente ou vitamina da hortaliça e ser consumida a qualquer momento.

Torta com queijo

As tortas surgiram na Grécia antiga, usada como oferendas a deusa Ártemis, e seu formato era uma referência a lua.

Cozida no forno e coberta com massa, elas possuem diversos recheios e até formatos. Podem ser encontradas como alimento salgado ou doce.

Suflê

Feito a base de creme de farinha de trigo, o suflê é um prato feito no forno, e pode ter ingredientes doces ou salgados.

Os primeiros registros são da França, no século XIX. Extremamente saboroso, mas igualmente temido devido a sua fragilidade da massa.

Quiche

Sendo uma espécie de torta, o quiche não é coberto por massa. É feito à base de ovos e creme de leite.

Atualmente o prato é tradicional da culinária francesa, mas sua origem é alemã. Original do século XVI seus primeiros registros são reino medieval da Lorena.

Risoto

Cremosidade é o sobrenome dessa receitinha.

Como tantos outros clássicos da culinária, o risoto tem sua origem na Itália. É uma espécie de arroz cremoso, faça com o grão próprio (o arbóreo) ou com o arroz na manteiga. É um arroz com brócolis incrível.

Modo de preparo: para cozinhar o brócolis e deixá-lo cozido, coloque uma panela com água e sal, despeje o brócolis e deixe por alguns minutos até ficar bem molinho e você perceber o cozimento. Ao terminar, leve o brócolis cozido para outra panela, tempere com pimenta do reino, alho poró, alguns dentes de alho, cebola, fica ao seu critério.

Hambúrguer

Para aqueles que seguem a dieta vegana.

Claro, até mesmo para quem está querendo mudar os hábitos alimentares, essa é uma excelente opção de hambúrguer.

Livre de carne e ingredientes de origem animal, mas sem perder o sabor e mantendo as refeições importantes. Incluí diversos ingredientes e sabores, sendo incrementado com molhos e ervas aromáticas.

Torta Low Carb

Tortinha que faz bem para a saúde e estabelece o bem estar.

As dietas low carb são livres do consumo de carboidratos, ou diminuem a quantidade de consumo. Em geral são indicadas para controle de peso e diabetes.

O legume é um dos recheios dessa torta, que pode servir como prato principal ou na hora do lanche da tarde.

Recheado

Brócolis como recheio? Vai deixar todo mundo surpreso com o sabor.

Uma maneira diferente e que pode surpreender sua família e convidados, é a receita de brócolis recheado.

Usando carne moída, bacon, queijo brie, mussarela, sálvia, orégano, creme de cebola e pimenta você irá obter uma refeição maravilhosa. Você pode variar os recheios.

Strogonoff

Originário da Rússia

O strogonoff é um prato originalmente composto de carne bovina em cubos e molho de creme de leite.

Com o passar do tempo e o contato com outras culturas, o strogonoff foi ganhando diversas versões e entre elas está a opção vegetariana.

Com creme de leite

Feito a partir do leite, o creme é a parte da gordura do leite e usado na culinária e na confeitaria.

Podendo ser consumido como arroz, quando batido ou em molhos e recheios. É muito comum seu uso para deixar os pratos mais cremosos.

Cremosidade é o que não falta nessa receitinha, além dos componentes serem totalmente acessíveis.

À milanesa

Todo mundo que comer vai até querer a receita.

Os pratos à milanesa consistem em passar no ovo e na farinha o alimento e, após o processo, fritá-lo.

A ideia de se empanar a carne antes da fritura surgiu para que ela não perdesse água no processo e, dessa forma, continuasse macia. Ao fritar, coloque uma frigideira com um pouco de óleo, deixe em fogo médio e leve os brócolis para fritar por cerca de alguns minutos para dourar. Antes de servir, distribua todos em uma tigela e tire o excesso de óleo. Sirva a seguir. Bom apetite!

Creme

Saudável, low carb e nutritivo.

Os brócolis quando feito como creme pode ser consumido como caldo. Ideal para dias mais frios.

Pode ser consumido com queijo ou outros alimentos para incrementar seu sabor.

Pizza

Originalmente a pizza é um prato com base de massa feita de farinha, coberta com molho de tomate e outros ingredientes. Com as intervenções gastronômicas, ela ganhou outros formatos e sabores, podendo ser encontrada com ingredientes doces, como chocolate.

Com origem egípcia, o prato ganhou fama e conquistaram os paladares do mundo a partir dos italianos, eles levam a fama pela popularidade das pizzas.

Na manteiga

Aprenda como fazer brócolis na manteiga de uma forma sensacional.

Refogar os alimentos na manteiga faz com que o sabor seja realçado, uma vez que, quando aquecida, ela inicia um processo similar ao da caramelização.

Além disso, é preferível utilizar a manteiga no preparo desses alimentos ao óleo, uma vez que ela é rica em gordura saturada e neutra em relação a riscos cardiovasculares.


Essas foram algumas opções para serem feitas com ou a partir do maço de brócolis. Além disso, são ricos em fibras, ótimo pra uma alimentação saudável, que trás muitos benefícios para a saúde.

E em cada receitinha siga os passos em como preparar, além dos ingredientes. Boa sorte!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.