17 Receitas com batata inglesa: variedades do alimento queridinho do Brasileiro

  • Quem não ama batata? Seja frita ou cozida, como prato principal ou complementar a batatinha tem um lugar especial no paladar dos brasileiros.
Publicado em Outras Receitas
17 Receitas com batata inglesa: variedades do alimento queridinho do Brasileiro

A batata inglesa recebe esse nome por ter sido disseminada pelos navegadores ingleses para as colônias. Fez tanto sucesso que foi incorporada em múltiplas culturas e hoje recebe nomes como pataca, papa ou batatinha.

Tudo isso se deve à flexibilidade do alimento. A batata inglesa pode ser consumida frita, cozida, assada, em forma de purê e até como papinha de neném. Nesse artigo, listamos algumas das inúmeras receitas com batata inglesa para você se deliciar na cozinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

As batatas contam ainda com uma vasta gama nutricional. Seus nutrientes, como o magnésio, o sódio e o potássio contribuem para a redução da pressão arterial e ajudam a controlar o diabetes, sendo uma ótima fonte para ser incorporada na dieta. Vamos experimentar?

poste no pinterest esta imagem

Confira essa super lista de Receitas com batata inglesa:

Recheada

A batata recheada é uma ótima oportunidade como renda extra já que é econômica, fácil e deliciosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Você pode brincar com os recheios e garantir variedades. Essa receita tem o frango desfiado, o requeijão cremoso, o bacon, o queijo e a cebola como recheio.

Não tem como ficar ruim, não é mesmo?

Nhoque

O nhoque de batata é um clássico na nossa culinária. A dica aqui é passar a batata, já cozida em banho maria e amassada, em uma peneira para que fique lisa e faça com que o nhoque derreta na boca.

Você ainda pode servir com o molho de sua preferência.

Ao molho branco gratinado

O molho branco vem como o complemento ideal para as batatas, cozidas na água com sal, e é feito com farinha de trigo, manteiga, leite e mussarela. Tudo temperado com alho e sal e levado ao forno.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A batata gratinada e de dar água na boca.

Purê

O Purê de batata é simples e está presente nas papinhas do neném até no prato especial do adulto.

Como preparar: Cozinhe e amasse as batatas e, em seguida, misture com cebola, uma pitada de sal, uma colher de manteiga e uma xícara de leite até ficar uma massa consistente e cremosa. É só servir!

Escondidinho com carne moída

O escondidinho tradicional vem do Nordeste e é feito por aipim e recheado com carne seca. Nessa releitura, usamos o purê de batata como substituto do aipim e o recheamos com patinho moído.

Assim como o original, batata e patinho são uma combinação saborosa.

Rocambole

O famoso rocambole de carne moída ganha mais um concorrente. Nessa receita, usamos como a massa do rocambole a batata. É só amassar a batata cozida, acrescentar manteiga, sal e queijo parmesão até atingir o ponto de massa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Você pode rechear, por exemplo, com presunto e queijo.  É uma refeição ótima.

Sopa cremosa

É só a temperatura cair um pouquinho que a procura por sopas e caldos já aumenta, por isso não poderia faltar essa receita.

A cremosidade aqui fica por conta do creme de leite e o tempero especial feito pela erva endro. Vale a pena experimentar.

Vegana

Caso você opte por uma versão vegana, sem produtos de origem animal, temos o popular strogonoff mas adaptado.

Veja: aqui, no lugar do frango, usamos a batata e mantemos a receita original. É uma opção que, além de saudável, é nutritiva e saborosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Doce

Os amantes de doces e das batatas não ficariam fora deste artigo. Usamos aqui leite, açúcar, batata, cravo e canela.

O resultado é um doce cremoso e concentrado, com sabor amadeirado, característico da mistura canela com batata.

Rosca

As roscas tradicionais feitas pelas avós ganham mais um ingredientes: as batatas.

É uma receita ideal para quem ama relembrar os cafés da tarde no interior, regados a comidas e conversas boas.

Gratinada

Essa receita de batata gratinada é uma boa opção para o fim de semana. Em uma forma, coloque azeite e forre com a batata cozida e picada em rodelas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Misture, em outra vasilha, leite, creme de leite, queijo, sal, salsa desidratada, noz moscada e pimenta do reino. É só cobrir as batatas com a mistura e levar ao forno.

Salada

As saladas de batatas são um ótimo acompanhamento já que agregam maior saciedade à refeição. O diferencial aqui está no tempero feito com limão, sal, azeite, salsinha e pimenta do reino.

Vocês também podem optar por seu tempero favorito.

Bolo

Para fazer café da manhã ou café da tarde, esta é a receita que vai inovar o seu cardápio. No liquidificador bata a batata, óleo, ovos, açúcar e sal.

Coloque na forma untada com margarina e ponha para assar. É super fácil!

Na air fryer

A batata frita vai bem com tudo, no almoço com bife e arroz ou na porção para acompanhar o chopp, são combinações ótimas. O segredo aqui é fritá-las na air fryer para que ela fique sequinha e saborosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para fazer isso, coloque as batatas para fritar na air fryer á 200º  por 15 minutos. Tirando e sacudindo a cada 5 minutos. Você pode servir a batata com queijo.

Pão

O pão de batata é comum nas lanchonetes, seja puro ou recheado com catupiry.

O segredo é a massa fofinha e, para isso, deve ser sovada por pelo menos 20 minutos ou até ficar lisinha e atingir o ponto de véu: fina e transparente.

Coxinha

Combinação mais brasileira que coxinha de lanchonete com refrigerante não existe. O salgado caiu nas graças da população por seu sabor inconfundível.

Adaptamos a massa da coxinha, feita com farinha e a fizemos com a batata inglesa, uma massa mais leve e igualmente saborosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Chips

Das formas mais procuradas da batata, está o chips de batata por sua facilidade de preparo.

Modo de preparo: É só descascar as batatas em finas rodelas, colocar para fritar em óleo bem quente e está pronto o salgadinho. Fica sequinha e crocante.


São muitos os benefícios da batata, embora seu consumo em excesso possa ser prejudicial dado ao alto índice glicêmico.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Escolha a sua receita favorita, ou escolha sua refeição predileta: café da manhã, almoço do dia a dia ou comemorações do fim de semana. E se jogue na receita indicada. Tem para todos os gostos. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.