A batata inglesa recebe esse nome por ter sido disseminada pelos navegadores ingleses para as colônias. Fez tanto sucesso que foi incorporada em múltiplas culturas e hoje recebe nomes como pataca, papa ou batatinha.
Tudo isso se deve à flexibilidade do alimento. Ela pode ser consumida frita, cozida, assada, em forma de purê e até como papinha de neném. Nesse artigo, listamos algumas das inúmeras receitas com batata inglesa para você se deliciar na cozinha.
As batatas contam ainda com uma vasta gama nutricional. Seus nutrientes, como o magnésio, o sódio e o potássio contribuem para a redução da pressão arterial e ajudam a controlar o diabetes, sendo uma ótima fonte para ser incorporada na dieta. Vamos experimentar?
Recheada: uma das melhores receitas com batata inglesa
- 3 batatas grandes
- 100g de bacon em tiras
- 50g de cebola picada
- 250g de frango desfiado
- 100g de requeijão cremoso
- Salsinha picada a gosto
- Queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Batata:- Corte a parte de cima das batatas para facilitar tirar o miolo. Depois coloque elas em uma panela de pressão, jogue água até cobri-las e leve ao fogo. Quando começar a chiar, espere 10 minutos e desligue o fogo.
- Deixe esfriar e com uma colher retire o miolo das batatas. Em seguida tempere por dentro com sal e um pouco de azeite, e reserve.
- Reserve também metade desse miolo em um outro recipiente.
- Em uma frigideira, adicione o bacon e doure-o. Quando tiver bem fritinho, coloque a cebola, misture e deixe dourar novamente.
- Desligue o fogo e acrescente essa mistura no recipiente que está o miolo. Acrescente também o frango e mexa bem tudo. Após isso, jogue o requeijão e cheiro verde, mexendo muito novamente.
- Encha as batatas como recheio até o topo e coloque elas em um pirex. Jogue queijo ralado por cima.
- Leve ao forno por mais ou menos 15 ou 20 minutos.
- No final é só servir como prato principal ou até como acompanhamento.
2º. Nhoque
autor: Isamara Amâncio
O nhoque de batata é um clássico na nossa culinária. A dica aqui é passar a batata, já cozida em banho maria e amassada, em uma peneira para que fique lisa e faça com que o nhoque derreta na boca.
Você ainda pode servir com o molho de sua preferência.
3º. Ao molho branco gratinado
autor: Receitas Da Cris
O molho branco vem como o complemento ideal para as batatas, cozidas na água com sal, e é feito com farinha de trigo, manteiga, leite e muçarela. Tudo temperado com alho e sal e levado ao forno.
A batata gratinada e de dar água na boca.
4º. Purê
autor: Luh Variedades
O Purê de batata é simples e está presente nas papinhas do neném até no prato especial do adulto.
Como preparar: Cozinhe e amasse as batatas e, em seguida, misture com cebola, uma pitada de sal, uma colher de manteiga e uma xícara de leite até ficar uma massa consistente e cremosa. É só servir!
5º. Escondidinho com carne moída
autor: Panelaterapia
O escondidinho tradicional vem do Nordeste e é feito por aipim e recheado com carne seca. Nessa releitura, usamos o purê de batata como substituto do aipim e o recheamos com patinho moído.
Assim como o original, batata e patinho são uma combinação saborosa.
6º. Rocambole
autor: Bete com carinho
O famoso rocambole de carne moída ganha mais um concorrente. Nessa receita, usamos como a massa do rocambole a batata. É só amassar a batata cozida, acrescentar manteiga, sal e queijo parmesão até atingir o ponto de massa.
Você pode rechear, por exemplo, com presunto e queijo. É uma refeição ótima.
7º. Sopa cremosa
autor: FRANCIELLE NOGUEIRA
É só a temperatura cair um pouquinho que a procura por sopas e caldos já aumenta, por isso não poderia faltar essa receita.
A cremosidade aqui fica por conta do creme de leite e o tempero especial feito pela erva endro. Vale a pena experimentar.
8º. Vegana
autor: Monique Linda
Caso você opte por uma versão vegana, sem produtos de origem animal, temos o popular strogonoff, mas adaptado.
Veja: aqui, no lugar do frango, usamos a batata e mantemos a receita original. É uma opção que, além de saudável, é nutritiva e saborosa.
9º. Doce
autor: Rogério Rodrigues Rocha
Os amantes de doces e das batatas não ficariam fora deste artigo. Usamos aqui leite, açúcar, batata, cravo e canela.
O resultado é um doce cremoso e concentrado, com sabor amadeirado, característico da mistura canela com batata.
10º. Rosca
autor: Carlos Pena Vídeos
As roscas tradicionais feitas pelas avós ganham mais um ingrediente: as batatas.
É uma receita ideal para quem ama relembrar os cafés da tarde no interior, regados a comidas e conversas boas.
11º. Gratinada
autor: Receitas de Pai
Essa receita de batata gratinada é uma boa opção para o fim de semana. Em uma forma, coloque azeite e forre com a batata cozida e picada em rodelas.
Misture, em outra vasilha, leite, creme de leite, queijo, sal, salsa desidratada, noz moscada e pimenta do reino. É só cobrir as batatas com a mistura e levar ao forno.
12º. Salada
autor: Receitas de Mãe
As saladas de batatas são um ótimo acompanhamento já que agregam maior saciedade à refeição. O diferencial aqui está no tempero feito com limão, sal, azeite, salsinha e pimenta do reino.
Vocês também podem optar por seu tempero favorito.
13º. Bolo
autor: Momento cláudia
Para fazer café da manhã ou café da tarde, esta é a receita que vai inovar o seu cardápio. No liquidificador bata a batata, óleo, ovos, açúcar e sal.
Coloque na forma untada com margarina e ponha para assar. É super fácil!
14º. Na air fryer
autor: Que tal Cozinhar com Everson
A batata frita vai bem com tudo, no almoço com bife e arroz ou na porção para acompanhar o chopp, são combinações ótimas. O segredo aqui é fritá-las na airfryer para que ela fique sequinha e saborosa.
Para fazer isso, coloque as batatas para fritar na air fryer a 200º por 15 minutos. Tirando e sacudindo a cada 5 minutos. Você pode servir a batata com queijo.
15º. Pão
autor: Isamara Amâncio
O pão de batata é comum nas lanchonetes, seja puro ou recheado com catupiry.
O segredo é a massa fofinha e, para isso, deve ser sovada por pelo menos 20 minutos ou até ficar lisinha e atingir o ponto de véu: fina e transparente.
16º. Coxinha
autor: Pri Confeiteira -Dicas da Pri
Combinação mais brasileira que coxinha de lanchonete com refrigerante não existe. O salgado caiu nas graças da população por seu sabor inconfundível.
Adaptamos a massa da coxinha, feita com farinha e a fizemos com a batata inglesa, uma massa mais leve e igualmente saborosa.
17º. Chips
autor: Bete com carinho
Das formas mais procuradas da batata, está o chips de batata por sua facilidade de preparo.
Modo de preparo: É só descascar as batatas em finas rodelas, colocar para fritar em óleo bem quente e está pronto o salgadinho. Fica sequinha e crocante.
São muitos os benefícios da batata, embora seu consumo em excesso possa ser prejudicial dado ao alto índice glicêmico.
Escolha a sua receita favorita, ou escolha sua refeição predileta: café da manhã, almoço do dia a dia ou comemorações do fim de semana. E se jogue na receita indicada. Tem para todos os gostos. Bom apetite!