18 Receitas Com Coco Que Conquistam Qualquer Paladar

Deliciosas receitas para você usar e abusar desse queridinho da culinária brasileira.
Publicado em Outras Receitas
18 Receitas Com Coco Que Conquistam Qualquer Paladar  Aliaksandra_S / Shutterstock.com

Brasileiríssimo, o coco está presente na mesa do brasileiro desde sempre. Sendo mais comum em regiões litorâneas e no norte do país, ele é rico em vitaminas, minerais e gorduras de altíssimo valor. Há um arsenal enorme de receitas para serem feitas com o coco, uma mais gostosa que a outra.

Além do mais, um coco pode se desdobrar em diversos subprodutos. Os mais fáceis de fazer em casa são o uso da água e da polpa.

Igualmente simples de fazer, o leite de coco é muito saboroso, e do que resta do seu preparo se faz a farinha de coco. Para aproveitar todo esse potencial, confira nossa seleção incrível de receitas com coco.

poste no pinterest esta imagem de receitas com coco

Confira todo o sabor das Receitas Com Coco mais incríveis que já viu:

Cocada

A cocada é uma receita muito comum em nosso país. Para fazê-la você precisa apenas de coco e açúcar, por isso ela também é barata, dependendo da região onde você mora.

Sem mistério a proporção é de 2 xícaras para cada 300g de coco ralado. Mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela. Então é hora de modelas. Uma dica é decorar com coco ralado mais grosso.

Doce de abóbora com coco

Há duas formas de fazer esse doce: em forma de geleia ou como uma espécie de cocada. Esta receita é da segunda versão. Doces assim, crocantes por fora e cremosos por dentro são imbatíveis! Não há quem resista.

Com poucos ingredientes, é muito fácil de fazer. Em uma panela adicione a abóbora, a água e a canela. Tampe e deixe cozinhar até ficar bem molinha.

Amasse e transfira para uma panela. Adicione o açúcar e o vinagre, que vai formar a casquinha do doce. Misture bem e cozinhe até ficar bem grosso. Ponha sobre uma forma untada e espalhe.

Doce de leite

Se doce de leite já é bom, imagina com coco!  Você vai precisar de coco fresco ralado, leite, margarina, canela e açúcar. Perfeito para acompanhar outras sobremesas ou ser a sobremesa principal.

É um dos doces mais gostosos com coco, pois une o doce de leite com os pedacinhos deliciosos do coco.

Bolo com abacaxi

Um bolo cremoso de abacaxi e coco! Anote os ingredientes do bolo: 4 claras, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de vinagre, 4 gemas, 4 gemas, 120ml de leite, 80ml de óleo, essência de baunilha, 250g de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Para a montagem você irá alternar os recheios de abacaxi e coco e cobrir com uma deliciosa camada de chantininho.

Dica: se você usar abacaxi em calda, use a calda para regar o bolo. Refrigere e terá um bolo gelado de coco e abacaxi.

Bolo de chocolate

Bolo de coco com chocolate, juntos dá o quê? Prestígio! Esse bolo já sai recheado, tem coisa melhor?

Uma boa sugestão é fazer uma cobertura e fazer então um bolo gelado de coco e chocolate. Prepare a massa do bolo conforme o modo de preparo sugerido.

Para o recheio você vai precisar de leite condensado, creme de leite e coco ralado. Faça um beijinho um pouco mais mole. Na assadeira coloque a massa e disponha o beijinho de coco com colheres (sopa) para facilitar o processo. Será um sucesso nas mesas de sobremesa!

Bolo de milho

Esse bolo, além de ter um sabor irresistível, é perfeito pra quem gosta de receitas que rendem muito, pois essa rende.

Você pode usar leite comum, ou substituir por leite de coco para acentuar o sabor do coco.

Use sempre ovos frescos para garantir um resultado sem erros! O coco pode ser natural ou em saquinho. Para fazer basta seguir as instruções!

Brigadeiro

Também conhecido como beijinho, esse brigadeiro de coco tem uma pegada mais gourmet.

Além da lata de leite condensado, creme de leite e manteiga habituais, você irá acrescentar coco ralado e chocolate branco.

Todos sabemos como fazer essa receita, mas sempre é bom prestar atenção ao processo quando há algum ingrediente novo. Enrole-o em coco ralado ou role em uma xícara (chá) de açúcar. 

Arroz doce

Arroz doce com coco pode ser incrível! É uma das receitas de sobremesas mais comuns do país.

Fica quase um manjar de coco molinho. É possível fazê-lo com leite de coco apenas, ou incrementar com coco ralado fresco. Fica ainda mais gostoso, um upgrade e tanto!

Leve ao fogo o arroz na proporção de 1 xícara (chá) de água para cada meia xícara de arroz. Cozinhe-o e então acrescente os demais ingredientes. Quando ficar pronto, leve à geladeira.  Adoce com 1 lata de leite condensado. Para uma versão sem açúcar, use produtos diet.

Bolo de abóbora

Outra opção de combinação deliciosa - convenhamos, o que não combina bem com coco?

O passo a passo é simples: descasque e pique a abóbora. Coloque no liquidificador com os ovos, o óleo e o açúcar. Bata muito bem. Transfira a mistura para uma bacia e adicione 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento. Asse o bolo. Reserve.

Faça a cobertura com 1 lata de leite condensado leite condensado, 1 lata de creme de leite, manteiga ou margarina e coco ralado. Leve ao fogo mexendo sempre, até o ponto de beijinho mole.

Não leve à geladeira, coloque ainda quente no bolo. Salpique coco ralado em cima usando uma colher (sopa) para ajudar. Para uma versão sem açúcar, use produtos diet.

Bolo de aipim

Bolo de aipim é sempre uma perdição. Bata os ovos com o açúcar e a margarina até formar um creme bem claro.

Em uma bacia adicione a mandioca crua ralada, 1 lata de leite condensado e misture bem. Adicione o leite de coco. Adicione a mistura anterior a essa. Acrescente o coco ralado e o fermento em pó.

O resultado é uma massa bem molhadinha. Leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 40 minutos.

Bolo de fubá

Bolinho dos bons para comer com um chá quentinho, hein? Para fazê-lo você precisará de 3 ovos, 1 xícara de fubá, 1 xícara (chá) de leite, 1 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Coco ralado e erva doce à gosto.

Confira a receita do vídeo para aprender como fazê-lo direitinho. Dica para um bolo mais macio: bata as claras em neve e adicione ao final.

Use manteiga ou margarina para untar. Algumas colheres (sopa) de açúcar garantirão uma casquinha crocante ao bolo. Ou use farinha de trigo mesmo. Você pode substituir uma das xícaras de leite por 1 vidro de leite de coco.

Bolo de laranja

Este combina com chá, com café, com o que você quiser. Bolo de laranja é um clássico, delicioso!

Você pode servir este bolo de laranja e coco com calda de laranja, ou bem úmido coberto com uma cobertura de coco e muito coco ralado como um bolo toalha felpuda por exemplo.

Para este bolo você precisará de ovos, laranja, óleo, coco ralado, açúcar, farinha de trigo, coco ralado e fermento em pó. Uma ideia legal para cobertura é misturar 1 vidro de leite de coco com algumas colheres (sopa) de açúcar.

Você pode fazer bastante cobertura, então aumente o leite de coco e use 1 ou 2 xícaras (chá) de açúcar. Leve ao fogo até engrossar e cubra. Pronto para servir!

Canjica

Algumas pessoas amam pavê de coco, outras preferem uma canjica com coco. Se você faz parte do último grupo, vai amar esta receita. São duas receitas deliciosas, claro. 

Para adoçar esta receita use 1 lata de leite condensado ou algumas xícaras (chá) de açúcar.

Ideias legais: usar coco queimado para decorar. Se achar que sua receita está muito rala, use um pouquinho de amido de milho para encorpar.

Para cada xícara de canjica, use duas xícaras (chá) de líquidos (água, leite de coco, leite ou todos).

Cocada com rapadura

Cocada de rapadura, que mistura (até rimou)! Mais uma daquelas receitas deliciosas com coco. Confira a receita e todos os ingredientes utilizados: rapadura ralada, coco fresco ralado e leite.

Leve o leite ao fogo. Assim que levantar fervura, adicione a rapadura. Quando dissolver acrescente o coco e mexa aos poucos, mas sem parar, até desgrudar do fundo da panela.

Formate os docinhos. Quem ama vai correndo fazer uma sobremesa dessas!

Doce de abacaxi

Uma das frutas mais gostosas só podia ter um monte de doces feitos com ela né? Este doce é uma ótima opção para servir com torradinhas por exemplo.

Se você é dos que prefere comer o doce puro, pode querer colocar menos açúcar.

Uma colher (sopa) de manteiga ajudará a dar mais brilho ao doce. Prepare-o sempre em fogo baixo para que não queime.

Manjar branco

Outra sobremesa que é mania nacional, o manjar branco certamente já cruzou o seu caminho.

Ele é uma ótima opção para quem ama ameixa, pois a calda dessa fruta é que dá o charme desse manjar.

O amido de milho aqui é essencial, pois garante a cremosidade e a consistência da receita. Algumas pessoas usam esta receita como base para sorvete de coco, com pequenas modificações.

Pavê de abacaxi

Você é da turma que chama de torta de coco, ou pavê de coco ou ainda da turma que chama essa sobremesa de torta de bolacha?

Bom, não importa, pois é uma sobremesa deliciosa, não importa se é torta de coco ou pavê (não vamos fazer a piada do tio do...)!

Esta sobremesa é ideal para dias especiais, mas nada impede você de fazê-la para seu dia a dia. Duvidamos que alguém na sua casa vá reclamar.

Tapioca

Essa é outra receita absurda de simples. Esta versão de tapioca cheia de gorduras boas que fortalecem seu corpo e sistema imunológico.

E, além disso, deliciosa! Para fazê-la invista numa boa frigideira, assim você evita dor de cabeça.


Com tanta receita bacana, não queremos mais ver você com dúvidas sobre onde usar aquele coco que está esquecido na gaveta da geladeira ou no armário de mantimentos!

Acabamos de detonar suas desculpas, hein? Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.