Receita Com Castanha de Baru + Recomendações Incrivelmente Deliciosas

Opções saborosas para você aproveitar melhor este ingrediente tão brasileiro.
Receita Com Castanha de Baru + Recomendações Incrivelmente Deliciosas Julio Ricco / Shutterstock.com

A receita com castanha de baru possui muitos benefícios e propriedades, quando comparada entre outras oleaginosas como castanha do Pará, castanha de caju, pistache, amendoim. Rica em gorduras boas, ácidos graxos essenciais, também é cheia de outros nutrientes como zinco, ferro e vitamina E.

Separamos aqui várias receitas com esse ingrediente principal para você inseri-la em sua alimentação de forma bem variada.

Confira agora mesmo o passo a passo e em seguida diversas outras delícias para saborear:

Pasta de Castanha: uma das melhores Receitas Com Castanha de Baru

Rendimento
1 pote de 250ml
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • Mix de castanhas e nozes a gosto

Modo de preparo

  • Bata o mix das castanhas e nozes em um processador ou liquidificador.
  • Bata até triturar totalmente, não é necessário acrescentar água, óleo, nada.
  • A própria gordura irá sair e dar a consistência necessária.
  • Depois de triturar, bata por mais 5 minutos.
  • Transfira para um recipiente com tampa e reserve para degustar quando bater à vontade.

Dúvidas frequentes:

Quais são os benefícios da casca do baru?

Alguns dos benefícios são ajudar a controlar o colesterol, diminuir a inflamação e combater o envelhecimento precoce.

2º. Crua

autor: Oscar Gonçalves

A castanha crua não deve ser utilizada. Ela possui fitatos, que são antinutrientes capazes de prejudicar a absorção de algumas vitaminas e minerais.

Sendo assim, neste vídeo você irá aprender a torrar bem uma porção de castanhas para utilizá-la em diversas receitas e aproveitar melhor suas excelentes propriedades, como diminuir o colesterol ruim.

Confira o vídeo e anote todas as dicas para usufruir todos os benefícios desse ingrediente rico em nutrientes.

3º. Garrafada no vinho branco

autor: JOSE WESIO DE SOUZA

Nutritiva, este alimento pode ser utilizado para consumo de diversas formas e por praticamente qualquer pessoa. Deixar a castanha no vinho branco por cerca de 2 a 3 dias tem muitos benefícios.

Indica-se que esta mistura seria boa para artrite, artrose, reumatismo, dor na coluna etc. Ela também é chamada de "Viagra do cerrado".

Abra o vinho e coloque as castanhas dentro da própria garrafa. e guarde em um local arejado, como sobre um armário, por exemplo.

Faça e tenha por alguns dias essa receita pronta para saborear. Simplesmente incrível.

4º. Torrada

autor: Oscar Gonçalves

O processo de torra da castanha de baru é simples, porém essencial para o seu consumo. Ele permite que os fitatos sejam praticamente anulados, tornando a castanha apta para consumo.

Não há necessidade de se exagerar na torra, porém é preciso fazê-la de forma bem-feita para que o objetivo de neutralização dos antinutrientes encontrados nas castanhas seja alcançado, deixando nela apenas as propriedades capazes de prevenir doenças.

5º. Farinha

autor: cmtebirigui

A farinha é mais uma forma excelente de consumir sua castanha de forma a incluí-la facilmente no seu dia a dia e das outras pessoas.

Quem for fazer precisa se lembrar de usa-lo torrado sempre para, além de deixar a farinha mais saborosa, prepará-lo para o consumo.

Não é fácil retirar a castanha de baru da fruta, como pode-se ver. Porém o benefício é alto e vale muito a pena todo o processo. Além do mais, sempre há a possibilidade de comprá-lo já descascado e pronto.

6º. Farofa

autor: É de Casa - Tópicos / Espia Aqui!

Farofa é uma delícia em si é uma delícia. Imagina se puder fazer uma farofa com alto valor nutricional, que favorece a absorção de minerais como cálcio por exemplo? Perfeito não é mesmo?

Então aposte nessa farofinha feita de baru. O baru é uma fruta nativa do cerrado, da família das oleaginosas e de sabor semelhante ao amendoim.

Assim como suas "parentes" oleaginosas, suas propriedades benéficas à saúde se destacam. Que farofa, não é mesmo?

7º. Leite

autor: Vegetalize Life

Os leites vegetais são excelentes opções para substituir leites de origem animal.

Uma parte importante desse processo é deixar o baru iniciar a germinação, assim o baru também pode ficar ainda mais rico em benefícios à saúde para quem consumi-lo.

Confira o vídeo e veja como obter todos esses benefícios para sua saúde. Não deixe de conhecer abaixo diversas outras receitas deliciosas:

8º. Óleo

autor: Aparecida martins

Quase uma receita múltipla, o processo para extrair o óleo do baru, este grande parceiro da cosmética e bem-estar passa por algumas etapas, pois assim o baru pode extrair melhor seus benefícios.

O processo começa pela torra. Então é preciso retirar a casca, pois a extração precisa ser feita sem casca. Então, se faz uma pasta com a castanha de baru.

Em seguida, leve essa pasta feita da castanha de baru a uma panela, e inicie o processo de extração a quente conforme as orientações.

9º. Arroz

autor: SBT Brasília Jornalismo

Um delicioso arroz deste fruto do cerrado. Uma receita saborosa, ótima para o dia a dia, e que leva a amêndoa de baru, que tem em sua composição benefícios que fortalecem o sistema imunológico. Além disso, é rica em proteínas.

A mistura com a taioba traz ainda mais vantagens, reforçando a luta contra os radicais livres. Lembrando que a taioba também deve consumida cozida, pois seu sabor é muito picante. O ideal é refogá-la, como a couve.

Inclua essa receita nutritiva no seu dia a dia e em pouco tempo já irá conferir os inúmeros benefícios.

10º. Barra de cereal

autor: Cozinha da Alice Côrtes

Para esta barrinha de cereal é possível usar quaisquer castanhas, inclusive a dipteryx alata.

O baru tem um nome diferente, hein? Fazer barrinhas assim é uma ótima ideia para lanches rápidos, pois isso é uma forma muito simples der consumir castanhas e cereais.

Dessa forma é ótima opção: praticidade. O ideal é que seja picada em pedacinhos e servida como aperitivo, mas há várias formas de como consumir esse tipo de preparação.

Tenha sempre uma barrinha para degustar durante o dia com poucos ingredientes e fácil de fazer. Você precisa fazer essa receita o quanto antes.

11º. Biscoito

autor: Retalhos de Goiás Artesanato

Biscoito, cookie, bolacha. Esta receita é mais sobre formas nutritivas de se alimentar do que simplesmente um nome. Com sabor semelhante ao do amendoim, é fácil usar o baru neste tipo de receita.

Apesar de que o consumo do baru ainda é pouco em relação às demais oleaginosas, ele é essencial numa vida saudável. Lembre-se sempre de torrá-lo antes. Assim é possível inativar os antinutrientes.

12º. Bolo

autor: Mais Negócio

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes pode ganhar um "up" com um bolo de baru. Dessa forma é possível unir saúde e sabor!

É importante lembrar que no caso de qualquer alimento do tipo do baru, os benefícios apenas serão obtidos se o consumo da amêndoa de baru fizer parte de uma alimentação saudável.

Já imaginou degustar um bolo maravilhoso acompanhado de um café? Faça agora mesmo!

13º. Bolo de banana

autor: Clímax Bra

Melhor que comer a castanha de baru torrado é usá-lo em receitas do tipo deste bolo. Ela tem um sabor muito parecido com o amendoim, então o sabor fica incrível!

É possível inclusive fazer aquele bolo invertido com as bananas caramelizadas, que tal essa dica?

14º. Brigadeiro

autor: Museu do Cerrado - UnB

Sim, tem brigadeiro saudável sim! Para esta receita é preciso de leite condensado, manteiga, cacau em pó e castanha de baru moído.

Que forma deliciosa de se experimentar!

Acha que não é possível existir um brigadeiro saudável? Pois então confira essa receita e se surpreenda!

15º. Brownie fit sem glúten e sem lactose

autor: Rafa Fit

Além de deliciosa, esta receita é muito linda. Saudável, feita com ingredientes ricos em vitaminas, minerais, e propriedades antioxidantes.

É outra forma muito bacana de apresentar docinhos do bem para outras pessoas!

16º. Paçoca de baru

autor: Canal Futura

Outra forma incrível de se consumir baru! Paçoca já tem algumas vitaminas e nutrientes, mas usando o baru, essa maravilha é multiplicada à máxima potência.

E dá para utilizar essa paçoca ou a farofinha formada em diversas outras preparações.

Hoje você conheceu uma oleaginosa incrível, com um nome científico diferente, e que rende muitas receitas incríveis. São muitas receitas que irão te trazer diversos benefícios para a saúde.

E tudo isso formando um combo fantástico de nutrição e benefícios à saúde. Compartilhe com outras pessoas essas delícias! Separe as receitas que mais gostar e faça o quanto antes, você não irá se arrepender!

poste no pinterest esta imagem de receita de castanha-de-baru

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.