Receita de Carne de Jaca + Formas Inusitadas de Preparo Desta Carne Vegetal

E quem disse que fruta não pode ser prato principal?
Publicado em Outras Receitas
Receita de Carne de Jaca + Formas Inusitadas de Preparo Desta Carne Vegetal AS Food studio / Shutterstock.com

A Receita de Carne de Jaca Simples e Fácil, perfeita para adentrar no universo vegano, sem deixar de lado as comidas deliciosas e afetivas que você passou toda sua vida consumindo.

A carne de jaca é uma fruta grande aliada nas receitas veganas e vegetarianas, já que substitui as proteínas animais, trazendo uma boa dose de vitaminas A, C e do Complexo B às receitas salgadas. O melhor é que seu sabor é extremamente neutro, sem roubar o protagonismo nos pratos salgados.

Em seguida, teremos uma seleção com outras 13 receitas alternativas desse prato para você testar. . Escolha sua favorita e aproveite!

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-carne-de-jaca

Receita de Carne de Jaca Temperada Simples e Fácil: Como Fazer

Rendimento
6 porções
Preparação
3 horas e 30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 jaca verde pequena (cerca de 1kg)
  • ½ cebola média
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 2 colheres de chá de extrato de tomate
  • 1 colher de chá de tempero de alho, ou 2 dentes de alho picados ou ralados
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Cebolinha a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

  • Para fazer a carne, corte o cabo da jaca, e a cubra com papel alumínio, deixando-a completamente envolvida.

  • Coloque a jaca inteira em uma assadeira e leve-a para assar, por cerca de 3 horas, a 230°C.

  • Quando a jaca estiver macia, sendo possível atravessar uma faca por ela, retire-a do forno.

  • Corte-a em rodelas, e depois descasque.

  • Retire os caroços da sua polpa, e desfie a jaca com a mão, ou com um garfo para uma carne mais soltinha.

  • Em uma assadeira, refogue a cebola cortada em meia lua com azeite e o gengibre ralado.

  • Quando estiver dourado, o alho e deixe refogar

  • Acrescente a carne de jaca desfiada, e deixe refogar um pouco.

  • Adicione o shoyu e o extrato de tomate misture e deixe cozinhar mais um pouco.

  • Corrija o sal e tempere com pimenta.

  • Coloque o a azeitona e misture bem.

  • Cozinhe para ficar levemente caramelizada, o que leva alguns minutos, em fogo médio a baixo.

  • Retire do fogo, e coloque a cebolinha fresca por cima.

  • Sirva.

Dica:

Uma dica para quem não tem experiência com essa fruta, quando for preparar a carne, passe óleo nas mãos e na faca, para não grudar a cola e assim vai ficar tudo limpo, e limpar uma jaca será super simples. Uma ótima forma de trazer mais autenticidade, é com a mudança dos temperos, como acrescentar cheiro verde.

Veja também as 13 melhores receitas de carne de jaca:

Fácil

Está começando agora no mundo do veganismo, ou tem curiosidade de provar comidas veganas, mas nem tem ideia de por onde começar?

Minha sugestão é que prove essa maravilhosa receita.

Esse preparo é perfeito para iniciantes, porque ele é super simples de cozinhar, e, tem um sabor mais leve, permitindo que quem está desacostumado com esse alimento, possa conhecê-lo da melhor forma possível, enquanto mantem uma alimentação saudável.

Desfiada

Tem curiosidade sobre o mundo por trás do uso da jaca na culinária? Então, minha sugestão é que se arrisque nessa receita, super versátil, para conhecer uma nova perspectiva desse alimento.

Aqui, o modo de preparo da carne desfiada é inusitado e super prático, fazendo com que seja extremamente rentável o preparo dessa receita, e claro, super delicioso.

O melhor de tudo, é que se preferir, ela pode ser usada de base para outros preparos, como recheio de torta ou mesmo cozinha.

Lombo

A ceia de nata nunca foi tão especial, e livre de crueldade animal! Ah, e super simples, já que basta colocar a jaca verde para cozinhar na água na panela de pressão, e deixar cozinhar por 15 a 20 minutos.

Aqui, a jaca ganha nova cara, à medida que se transforma em um maravilhoso lombo, perfeito para servir em jantares comemorativos.

O segredo está no uso do miolo da fruta, para que a textura e aparência se aproximem ao máximo da carne originalmente usada.

Salpicão

Essa receitinha aqui é a melhor versão que você pode imaginar para os dias em que não há tempo a perder na cozinha e na geladeira ainda tem aquele restinho de carne temperada que você quer uma nova cara.

Um clássico pós natal e Ano-Novo, o salpicão já é queridinho pelos brasileiros, especialmente após datas comemorativas em que sobra muita proteína, também pode ser adaptado para a opção vegana.

O melhor de tudo é que é tão fácil quanto o tradicional, levando os mesmos ingredientes, e claro, a estrela: carne de jaca.

Escondidinho

Um bom almoço de família precisa ter um escondidinho cremoso quentinho e com um recheio super temperado e soltinho, para se unir em perfeita harmonia com o purê.

Ficou com água na boca? Pois bem, aqui a solução para essa situação! Com essa receita, você vaia aprender a fazer o melhor escondidinho de jaca que já provou, com sabores marcantes, mas harmoniosos, e uma textura divina! Eu não perdia essa chance.

Coxinha

A favorita das festas infantis, casamentos, formaturas e qualquer comemoração, pode ser renovada, sendo incrementada pela incrível carne de jaca.

O melhor dessa receita é sua versatilidade, sinta-se à vontade para ousar nos temperos, caso queira trazer mais nuances à sua comida. O céu é o limite, então não fique limitado quando for dar sua cara à essa maravilhosa coxinha.

Jaca Louca

Apesar do nome inusitado, quando provar essa maravilhosa comida, que irá enlouquecer será você!

O segredo, aqui, é caprichar no sabor da sua carne de jaca, não só nos condimentos, mas também com um bom refogado fresco de dourado. Ah! Não esqueça do pão francês, que deve ser crocante e dourado, para harmonizar perfeitamente com esse delicioso recheio.

Acebolada

Os amantes do PF no horário do almoço podem ter receio de cortar a proteína animal das suas refeições. Mas, se essa é seu pensamento, eu posso te garantir que com essa receita seus horizontes se expandirão

A jaca acebolada irá ganhar, definitivamente, um bom espaço no seu coração. A cebola caramelizada, e temperada, combina perfeitamente com a textura da jaca em pedaços refogada, de forma que seus sabores compõem uma deliciosa sinfonia, cujo ritmo você precisa provar desde já! Acredite, não há tempo a se perder, nem muita louça para lavar, basta uma panela apenas.

Jaca Atolada

Os amantes de cerveja com certeza vão concordar comigo quanto a harmonia que há entre essa receita, tradicionalmente feita com carne animal, e aquela conversa na mesa de bar.

Bem, está na hora de todo mundo se sentir incluído nessa conversa de sexta à noite, pós expediente. Justamente por isso está receita se mostra perfeita para esse passo, já que não só a aparência, como a textura se aproximam muito dos originais. Quanto ao sabor, bem, eu diria que ele é até melhor! Dúvida? Então prove por si mesmo.

Pernil

Mais um preparo ideal para as festas de final de ano, podendo incluir veganos e vegetarianos, trazendo um prato diferente, inovador e delicioso para a ceia deles.

Quer saber como é possível que isso ocorra? Bem, não posso dizer muitos detalhes, mas como dica, o molho que vai por cima tem grande papel nesse resultado tão parecido com o original suíno, além do próprio corte da fruta. Ainda com curiosidade? Então dá uma olhada no vídeo e tire suas próprias conclusões.

Bife

Está a fim de comer algo mais simples, com mais cara de dia a dia, e que não exija muito preparos ou que você pare muito tempo do seu dia para ser preparado? Então veja como fazer carne de jaca dentro de todos esses critérios!

Aqui você perceber que, mesmo o clássico e básico, pode ser inovado de uma maneira deliciosa, ganhando uma nova roupagem, mas mantendo a essência da receita original. Sabor e valor nutricional.

Strogonoff

Um prato estrangeiro que passou por tantas adaptações brasileiras, que se tornou um símbolo dos jantares de festas, do almoço de domingo ou daquele almoço rápido.

Isso mesmo, o clássico strogonoff pode reinventado, trocando a proteína animal pela nossa estrela da vez, e, quanto à textura, você com certeza não irá sequer perceber a diferença. E pode ficar tranquilo, porque a bata palha e o arroz continuam sendo o melhor acompanhamento desse prato.

Moqueca

Quem não ama uma moqueca caprichada, com muito caldo, verduras e aquela pimentinha na dose perfeita para aquecer, mas harmonizar com todos os sabores frescos do prato?

Pensando nisso, e com a versatilidade da carne de jaca, essa lista não poderia deixar de prestigiar uma das melhores receitas possibilitadas pela troca da proteína animal pela maravilhosa carne de jaca. Os sabores frescos do pimentão, cebola e tomate não perderão espaço nessa versão, mas serão enriquecidos com a presença da jaca, cujo sabor não é forte e não roubará o protagonismo.

Tirar a carne da sua alimentação, ou qualquer outro produto de origem animal, é mais fácil do que você pensou, certo? Então que testar como fazer carne de jaca dessas diferentes formas de escolher o melhor resultado de todos? Assim você poderá, pelo menos, reduzir o consumo da proteína animal, ajudando até mesmo no bolso.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.