14 Receitas de Canjiquinha de milho Doce e Salgada que vai amar

  • Delicie-se com opções sensacionais dessa iguaria típicamente brasileira. Todos em sua casa irão amar.
Publicado em Outras Receitas
14 Receitas de Canjiquinha de milho Doce e Salgada que vai amar

Também conhecida como xerém ou péla égua, a canjiquinha é uma iguaria típica do Estado de Minas gerais, a qual é constituída de grãos de milho triturados grosseiramente e que são cozidos junto de uma proteína (geralmente suína).

Receita tradicionalíssima das regiões sertanejas que você vai poder trazer junto do seu cotidiano e variar seu paladar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De modo a te ajudar a aprender diferentes variações dessa delícia, aqui vai uma lista de 14 tipos de receita de canjiquinha de milho doce ou salgada, simples e cremosa.

poste no pinterest esta imagem

receita de canjiquinha Simples: Como fazer

Se a intenção é sugerir uma alternativa simples, mas muito saborosa, esse vídeo que separamos traz exatamente isso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A receita leva apenas três ingredientes (linguiça calabresa, alho e quirera) e te garante uma canjiquinha super gostosa. Refogue a calabresa com a quirera e em depois, deixe cozinhar por mais 10 minutos.

com costelinha

Dentre as muitas opções presentes na nossa lista, essa é a minha favorita. A costelinha de porco grelhada na banha combina perfeitamente com a quirela, fornecendo um resultado simplesmente magnífico.

Anote aí os ingredientes que você já deve ir separando para fazer essa delícia em casa: quirera, costelinha de porco, cebola, alho, tomate, banha, bacon, sal, pimenta do reino e cebolinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Tempere a costelinha suína, com sal e pimenta do reino à gosto.

 Doce

Vamos adoçar um pouco as coisas?  Que tal então uma alternativa doce? Melhor ainda se for simples de ser feita.

Na receita, a autora usa e abusa do leite de coco, criando uma mistura de sabor leve e deliciosa. 1 xícara (chá) de canjiquinha e 1 litro de água, adicione-os em uma panela de pressão.

com frango

A carne de frango é outra que combina perfeitamente com derivados de milho. Por ser uma proteína de cozimento fácil e rápido, ela pode ser facilmente incorporada no creme formado pela quirela, deixando o prato ainda mais gostoso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em uma panela, coloque a canjiquinha e cubra com água.

No vídeo, o autor prepara a canjiquinha nos moldes tradicionais, usando panela de barro. Dica interessante para você que quer manter as origens dessa receita tipicamente mineira.

com linguiça

A linguiça toscana, aquela tipicamente presente nos churrascos brasileiros, é um excelente acompanhamento na hora de preparar essa receita super tradicional.

De modo a dar ainda mais sabor a mistura, que tal uma couve refogada com bacon? Tudo de bom em? A canjiquinha também é conhecida como quirera. Para refogar utilize bacon, alho e cebola, ambos picados.

Anúncio
Continue lendo abaixo

com carne moída

Carne moída e milho é tipo romeu e julieta, um foi feito para a outro. Tendo isso em vista, não teria como essa canjiquinha ficar ruim, não é mesmo?

Dá uma conferida nos ingredientes: alho, sal, pimenta do reino, colorau, cebola, açúcar, carne moída da sua preferência e cheiro verde. Essa receita de canjiquinha com carne moída é divina.

simples pura

A canjiquinha pura também pode ficar bastante gostosa se mistura com os condimentos certos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Na opção que separamos, a autora mistura a quirela com queijo parmesão ralado e creme de leite. Mistura super cremosa que não vai faltar sabor para alegrar aquela noite fria junto da família ou amigos.

Coloque a quirera na panela e adicione água quente. Deixe cozinhar até ficar macia, sem parar de mexer.

com suã

A suã representa o corte que sobra da retirada da costela e do lombo. Quando cozida, essa carne fica bastante suculenta, combinando bastante com uma canjiquinha.

De modo a combinar sabor e praticidade, separamos uma receita que fica pronta em apenas 20 minutos com auxílio da panela de pressão, deixe cozinhar por 10 minutos. Confere no link!

Anúncio
Continue lendo abaixo

com carne seca

Essa receita é tudo de bom. Combinação perfeita dada pelo “mix” de carne seca com calabresa. Sabor é o que não vai faltar, junto com ambas acrescente a cebola e junte a canjiquinha.

Na preparação, além dos ingredientes já citados, você irá precisar: azeite, cebola, alho, cenoura, pimentão, tomate, azeitona, molho de tomate, colorau, páprica doce e, claro, a nossa querida quirela.

vegana

Como de costuma nas nossas listas, aqui vai a alternativa vegana, mas que tenho certeza de que todos irão gostar.

A receita leva uma grande diversidade de legumes, os quais juntos vão dar muito sabor a sua canjiquinha. Anote os vegetais que você terá que usar: quiabo, abobrinha, abobora d’água, cebola, cebolinha e tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

com bacon

Um xerém que se preze tem que levar bacon bem fritinho. A gordura ajuda a dar sabor e liga a quirela, e a crocância é bastante agradável na boca. Adicione a água e a quirela na panela e deixe cozinhar.

Deixando as coisas ainda melhores, linguiça calabresa é sempre uma boa pedida nesse tradicional prato mineiro.

Anúncio
Continue lendo abaixo

 fit

Esse delicioso prato caipira pode também ter versões mais saudáveis. Na que separamos, a proteína usada é o peito de frango, o qual apresenta um alto teor de proteínas e menos calorias.

Além disso, a canjiquinha é cozida em um caldo feito com carcaça de frango, legumes e especiarias, o que dá ainda mais sabor ao prato. Uma delícia esta receita, para melhorar a alimentação e para quem, usa uma alimentação fit.

com costela de boi

Faltam palavras para definir como essa receita é divina. A costela bovina, quando bem cozida, fica tão suculenta que vai chegar a desmanchar na sua quirela.

Nesta opção que separamos, a autora ensinará a preparar a costela sem uso da panela de pressão, de modo que ela fique bem cozida e pegue bastante o sabor dos temperos utilizados. A canjiquinha com costelinha é uma excelente pedida.

Doce de canjiquinha

A canjiquinha também pode ser utilizada para criar um doce ao estilo caseiro muito gostoso. De consistência firme, pode ser uma boa pedida de modo a variar os famosos doces da querida festa de São João.

Na preparação, você irá precisar apenas de seis ingredientes: quirela, água, leite, coco fresco ralado, açúcar e sal. Lave a canjiquinha, em seguida leve ao fogo médio até pegar pressão, em seguida, por mais 5 minutos.


Use a criatividade ou escolha a opção que melhor se encaixa em seus planos. Bom apetite.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.