Receita com Batata Doce Cozida + Muitos Preparos Doces e Salgados com Ela

Descubra agora como transformar a batata doce em um aperitivo incrível.
Publicado em Outras Receitas
Receita com Batata Doce Cozida + Muitos Preparos Doces e Salgados com Ela Reika / Shutterstock.com

Conheço pessoas que preparam a batata doce na água quente ou no vapor sempre que estão a fim de comê-la, mas enjoam rapidamente. Essa receita com batata doce cozida faria a mente deles explodir. Poucos imaginam que ela pode ser tão saborosa e versátil se você sabe o que fazer. Confira, então, esse passo a passo.

Ela vai bem como um acompanhamento para o almoço ou jantar, mas como entradinha para tomar com uma cerveja e até um vinho, aí é uma delícia!

E não vamos parar por aqui. Logo baixo há mais 15 receitas que usam batata como ingrediente base. Tem sobremesa, prato salgado e toda uma variedade.

poste no pinterest esta imagem de receita de batata-doce-cozida

Receita com batata doce cozida: saiba como fazer

croquete com frango delicioso

Rendimento
20 unidades
Preparação
35 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 batata doce cozida média
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de açafrão
  • ½ peito de frango
  • ½ lata de milho verde
  • ½ cebola picada
  • Molho de tomate a gosto
  • 1 pitada de Sazon caseiro
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 pitada de açafrão
  • 1 pitada de orégano
  • Cebolinha a gosto

Modo de preparo

  • Cozinhe a batata descascada em água com um pouquinho de açafrão para dar cor. Quando pronta, use um garfo para a amassá-la no prato até ficar macia. Em seguida, reserve.

  • Leve ao fogo alto uma panela com um fio de óleo. Nela, refogue a cebola e os alhos, mexa bem e entre com o frango desfiado. Frite sempre mexendo.

  • Tempere com sal, pimenta e orégano. Mexa para dar sabor ao frango.

  • Coloque o milho verde, o Sazon da sua preferência e mais uma pitada de açafrão.

  • Acrescente a batata doce, abaixe o fogo e misture tudo muito bem. Coloque cheiro verde a gosto, então, para finalizar, duas colheres de farinha de trigo.

  • Transfira tudo para uma vasilha para que essa massa possa esfriar.

  • Crie bolinhas ou bolinhos mais compridos na vertical.

  • Vá os colocando em uma assadeira e repita o processo com toda a massa.

  • Pincele os bolinhos por completo com molho de tomate.

  • Leve para assar a 180º por 25 minutos ou até dourar.

Veja também 15 receitas com batata doce cozida para todos os gostos:

Panqueca

autor: Paula Fit

Já salivou diante daquelas panquecas americanas que vemos na TV? Sim, aquelas grossas, doces e fofinhas.

Sabia que você consegue usar aquelas batatas esquecidas aí na cozinha para fazê-las? Então está perdendo tempo.

Muito boa de fazer no café, para o pré-treino ou no pós.

Com linguiça de forno

autor: Delícias da Eleni

Se você sabe como cozinhar batata doce, sabe o quanto ela é prática; no entanto, há sempre como simplificar mais. Ela pode cozinhar junto com a linguiça, te poupando tempo e economizando louça.

Coloque tudo em uma forma, tempere e cubra com papel alumínio.

Tudo que a gente quer, né? Praticidade e sabor.

Omelete

autor: SOS Chef

Você também pode usar receitas de batata para perder peso.

Substituir um café da manhã super calórico por uma bela omelete que vai unir sabor à nutrição é a melhor decisão a tomar. Além disso, a refeição é forte, então não irá sentir fome antes do almoço. É ou não é uma boa?

Caramelizada

autor: Alessandra Santos Pastel

Receita de batata doce na panela de pressão é coisa rara, ainda mais tão docinha! Se ainda não comeu, no vídeo acima verá como fazer batata caramelizada é extremamente fácil, especialmente porque dá para preparar numa panela só.

Não há a necessidade de água para cozinhá-las. Elas vão cruas para a panela de e cozinham no açúcar branco. Isso mesmo! Saem macias, doces e brilhantes.

Bolo de leite condensado

autor: Como Fazer

Para melhorar a lista, só com uma receita de sobremesa.

Descasque as batatas, corte em pedaços, cubra com água e leve para cozinhar. Depois disso, é amassá-las, adicionar o leite condensado e todo o resto. Tudo feito à mão! Fica com cara de bolo de padaria.

Purê

autor: Receitas que amo

O purê de batata doce pode não ser tão popular quanto o da inglesa, mas é tão gostoso quanto. Sem falar na simplicidade do preparo, né? Essa é magia do purê.

Coloque os pedaços de batata no fogo e deixe cozinhar até que fique macia. Amasse em uma panela, adicione leite e manteiga, então mexa bem até adquirir uma consistência cremosa... quase aveludada. Não vou nem te falar do cheiro!

Carne de panela

autor: Alex Granig - Versão FIT

Você pode cozinhar batata doce em uma panela de pressão para agilizar a cocção dela, mas fazê-la junto à uma carne macia e saborosa, não tem comparação!

Fica se desmanchando, muito bem temperada e perfeita para acompanhar um arroz branco soltinho. É ideal para um almoço em família de domingo.

Batata recheada

autor: Gabi Mahamud

Uma batata doce no forno é sempre uma boa ideia, mas não é facilmente encontrada nos restaurantes. Que tal fazer em casa e ainda economizar?

Um prato super saboroso para uma noite a dois.

Dá para preparar antes e esquentar no micro-ondas por cerca de 1 minutinho depois. Fica como se tivesse sido feito na hora.

Doce de batata

autor: Alessandra Santos Pastel

Todo nordestino ama uma boa rapadura, um doce de leite caseiro... essas coisas para dar uma beliscada depois do almoço. Agora, se você é uma formiguinha por açúcar, além de aproveitar essas delícias, deve conhecer esse doce.

Ele fica numa textura e consistência incrível. De cortar com faca, viu? Confere.

Bolinhos

autor: Jack Dicas e Receitas

Sabe aquele momento do mês em que a despensa está meio vazia e tem que ser criativo na hora de preparar os alimentos? Essa receita simples é ideal para esses dias em que precisamos criar na cozinha.

Veja só que delícia ficam esses bolinhos no forno! Fica docinho, dourado e macio. Muito bom para comer no café da tarde e dar de lanche para a criançada.

O tempo de cozimento é 20 minutos.

Pão doce

autor: Da Terra

Uma ótima opção para sair do óbvio na hora de fazer pães para o café da tarde.

Você vai precisar de leite morno, farinha de trigo, fermento e mais alguns pouquíssimos ingredientes. Sério, fica tão macio... é delicioso só de olhar.

Air Fryer

autor: Carolblue

Já viu receita de como fazer batata doce cozida no micro-ondas? Aposto que sim, mas isso ficou no passado. Se você gosta de batata doce assada, precisa ver como cozinhar na Air Fryer e o quão prático é todo o processo. Além disso, a batata fica sequinha!

Se você a cortar em fatias finas, pode até fazer batata doce frita versão chips. É saudável e você pode comer como snack, vendo TV e relaxando.

Não precisa nem tirar a casca. É fácil assim.

Pizza

autor: Pedro Naxara

Para cozinhar essa receita de batata doce sem glúten, você não terá dificuldades porque o passo a passo é muito simplificado. A massa fica pronta rapidinho, aí cabe a você caprichar no seu recheio favorito.

Tem que cozinhar a batata doce, aí retire a casca da batata, amasse bem e adicione farinha de aveia (podem ser outras farinhas também, como a de arroz), então é hora de sovar a massa. Depois é só colocá-la para dar uma pré assada.

Bolo cremoso

autor: Coisas da Fá

É um fã de sobremesas? Aqui vai mais um preparo para o café da tarde.

Sabe aquele bolo simples e prático que você não precisa se liquidificador ou batedeira? É disso que eu estou falando. Com poucos ingredientes e dentro de alguns minutos, terá uma massa linda que resulta num bolo super molinho.

Para saber mais dessa receita incrível, acesse a receita acima e aproveite.

Crepioca

autor: Cicera De tudo um pouco

Querendo variar no café da manhã? Essa é outra opção saudável, forte e saborosa para começar o dia. Bata dois ovos em uma vasilha, adicione a batata doce, goma de tapioca, sal a gosto e um pouquinho de orégano.

Agora é só misturar e fazer as suas crepiocas em uma frigideira bem quente.

Foram muitas receitas para você não ter que se queixar da mesmice das batatas doces novamente, hein? Agora não tem desculpa! Cada uma oferece algo bacana.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.