Receita com Banana Verde & Sugestões de Uso em Pratos Diversos

Veja como transformar essa fruta em alimentos e refeições completas.
Publicado em Outras Receitas
Receita com Banana Verde & Sugestões de Uso em Pratos Diversos "Brent Hofacker " / Shutterstock.com

A banana é a fruta mais encontrada em todo território nacional. Além do valor acessível, seu sabor e versatilidade a elegem como uma das favoritas do brasileiro. Essa receita com banana verde vem a calhar quando ela não fica madura rápido o suficiente, mas você precisa de um lanchinho. Descubra como usá-la!

Ela cai bem para refeição individual, almoço em família e até para um jantarzinho caseiro a dois. Versátil, hein? Deixe o espaguete de lado e caia nas graças do fusilli.

Mas nem só de snack vive o homem, então confira também as 15 receitas de pratos e sobremesas que separei para você ter opções sempre que quiser.

poste no pinterest esta imagem de receita de banana-verde

Aproveite as receitas com banana verde: Saiba Como Fazer

Chips de Banana

Rendimento
60 g (em média)
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 bananas verdes
  • 3 dentes de alho
  • 1 pitada de sal
  • 300 ml de água
  • 400 ml de óleo

Modo de preparo

  • Sobre uma tábua, corte fatias de bananas (com cascas) tão finas quanto possível, pois a espessura interfere diretamente no resultado. Reserve

  • Em um bowl, acrescente o alho triturado, o sal e misture muito bem.

  • Acrescente as fatias de banana, mexa e deixe lá por 15 minutos.

  • Passado esse tempo, as transfira para um papel toalha e seque.

  • Em uma panela, acrescente o óleo e coloque para esquentar. Assim que estiver bem quente, adicione algumas fatias e deixe fritar.

  • Assim que dourar, vá retirando e substituindo até acabar.

  • Coloque todas para escorrer em papel toalha.

  • Tempere com um pouco de sal e sirva.

Confira 15 receitas com banana verde para extrair o melhor da fruta:

Biomassa

autor: pensandoaocontrario

Embora já venda por aí, você também pode fazer em casa sem maiores dificuldades. Dá para conservar na geladeira (por até 4 dias) ou congelador (a sua polpa estará ok por até 3 meses), então você pode usá-la para maioneses, cookies e receitas diferentes quando na necessidade surgir.

Para fazê-la, coloque água quente na panela de pressão, o suficiente para cobrir todas as bananas verdes com casca, tampe e cozinhe por 5 a 8 minutos.

Deixe a pressão sair, descasque as bananas verdes e bata no liquidificador até criar uma pasta.

Com carne de porco

autor: Angela Matilde Alves

Agora falemos de comida de verdade.

Para uma refeição que atenda às necessidades da família, confira essa bela panela de carne cozida com aquele tempero de mãe que todo mundo ama. A carne é temperada com limão, sal, 1 colher de sopa, de tempero completo, 2 colheres de sopa de coloral, tomate, cebola, pimentão e coentro.

Depois é só refogar a carne com as bananas junto.

Refogado

autor: Zu Aires

Esse é um prato vegetariano que qualquer um pode se ver comendo porque o cheiro e a aparência ficam de dar água na boca.

Quer saber mais sobre banana frita, bem temperada e macia? Confere aqui.

Moqueca vegana

autor: Gastronomismo

Você, vegano ou vegetariano, que nunca comeu uma bela moqueca baiana, mas sempre salivou com a ideia, veja como fazer uma que se aproxima, porém não oferece quaisquer riscos a sua alimentação.

Bem apimentada, ela é carregada de leite de coco, banana, pimentões e azeite de dendê. Imagina o cheiro disso?

Farinha de banana

autor: Cozinhando com Osmarina

A biomassa de banana verde é responsável pela infinidade de preparos que veremos aqui também, mas eles vão desde um simples bolo para o café da manhã ao leite. Sim, leite!

Mas a farinha de banana verde pode ser usada também para a produção de bolos e biscoitos, por exemplo, assim como em qualquer outro preparo que exija a farinha de trigo. Muito mais saudável, né?

Além disso, é mais uma opção para a galerinha que precisa consumir refeições sem glúten, assim aprender a fazer é super vantajoso.

Mingau

autor: Alice Macedo

A banana verde conta com bastante amido resistente, mas o que isso quer dizer? Quando a fruta é consumida in natura, ela trabalha no aumento da presença de líquidos no seu intestino, o que é fantástico para ajudar naquela ida ao banheiro e com aquela sensação de bem-estar, sabe?

Quando cozida, porém, tem o feito contrário! Ela prende tudinho. E que forma melhor de a consumir no começo da manhã do que em um mingalzinho?

Sopa

autor: Angela e Antonio

Talvez seja a dica mais inusitada da lista, mas ela é possível, sim!

Essa sopa tem a base de carne moída e banana verde em cubos. Tudo é bastante puxado no tempero, que é para o caldo ser forte, nutritivo e saboroso. Adicionar outros elementos, como macarrão espaguete, é totalmente opcional.

No geral, nem precisa. Apenas finalize com cheiro verde.

Angu

autor: Marcos da Chácara

O angu é um prato típico cuja base é fubá. É quase como um purê salgado com um quê de milho no gosto, mas aqui ele é feito com banana e carne seca. Delícia!

Sua família não vai resistir, tampouco “estranhar” porque a massa é misturada ao caldo da carne e recebe um tempero especial de bacon e calabresa. Fica incrível.

Tacos

autor: Paola Carosella

Essa massinha é super versátil, dá para fazer várias coisas, mas aqui ela é usada para preparar tortilhas para tacos. Vai uma comida mexicana, aí? E nem precisa ir ao forno. Depois que a esfera está pronta, leva para a frigideira.

Aí dá para rechear o que quiser. Guacamole? Chile? São infinitas as opções.

Bolo

autor: canal estrela cadente

Caso não tenha a farinha ou a biomassa ainda, aqui vai um bolo delícia de docinho para tomar no café da tarde com o pessoal ou aquela visita querida.

Ele fica super fofo! Se for fazer para as crianças de casa, invista em uma cobertura com muito leite condensado e chocolate. Fica de “lamber os beiços”!

Farofa com carne seca

autor: Cozinhando Com lawanda

Quase todo mundo – especialmente os paulistanos – ama uma farofa de banana! Ela é bem-vinda no almoço após o trabalho e nos churrascos de final de semana.

Para deixá-la ainda melhor, use e abuse da carne de seca, de sol e até charque.

Biscoitos

autor: Zu Aires

Essa sugestão é ideal para o dia a dia.

Está sem ideia de um lanche saudável para matar a fome à tarde? Esse biscoito agrada a família inteira. Ele é leve, salgado e super saboroso. Além de fácil de fazer, é claro.

Esse biscoito leva polvilho e um toque de queijo coalho.

A criançada vai amar também!

Hambúrguer vegano

autor: Ô lá em casa Siô!

Essa é uma opção legal para variar na composição do hambúrguer do pessoal que não consome proteína animal. Ele é empanado em fubá e frito! O resto do sanduiche, fica por sua conta. Você usa os acompanhamentos que quiser.

O sabor é mais bem sutil que os de caju.

Purê

autor: 10.000 Destinos

Temos um purê de liquidificador que vai acabar com as suas desculpas!

Ele leva leite integral, margarina, Sazon, creme de leite e as bananas. É muito prático de preparar e fica pronto em poucos minutos. Curioso, né? Mas se quiser inovar no almoço, essa pode ser a porta de entrada.

Doce de banana

autor: Cozinha da Amorinha

A banana tem um sabor muito característico, então doces desse tipo não são nenhuma novidade. Se você ainda não aprendeu a fazer, esse é o momento, afinal, por que comprar industrializado, se o sabor do caseiro é tão melhor?

Ideal para comer de colher ou passar em biscoitos.

Agora que você está ciente de todos os benefícios da banana verde, como o de prevenir doenças cardiovasculares e ajudar com o emagrecimento, não deixe de colocar em prática algumas das receitas sugeridas aqui. Você se surpreenderá!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.