18 Receitas com Arroz Parboilizado: Opções Impressionantes e Deliciosas

Formas diferentes de deixar o seu arroz diário com um toque especial.
Publicado em Outras Receitas
18 Receitas com Arroz  Parboilizado: Opções Impressionantes e Deliciosas nelea33 / Shutterstock.com

Este tipo de arroz é chamado assim porque passa por um processo de parboilização. Este processo consiste em pré-cozinhar o arroz dentro de sua própria casca, utilizando apenas água e calor.

Isso garante que ele absorva os nutrientes da casca do arroz, fazendo com que ele absorva mais vitaminas e sais minerais devido ao processo tornando-o mais nutritivo.

Assim ele se torna rico em fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B entre outras. Acontece que arroz feito todo dia da mesma forma pode ir ficando sem graça.

E é por isso que trouxemos para você tantas opções de receitas com arroz parboilizado para variar esse prato tão gostoso e comum na mesa de todos.

poste no pinterest esta imagem de receitas com arroz parboilizado

Surpreenda-se com essas opções de Receitas com Arroz Parboilizado: Saiba Como Fazer

Cozido

Vamos começar pelo começo: com um tutorial de como fazer arroz parboilizado para ninguém nunca mais errar na hora de fazer este arroz.

Uma das etapas utilizadas com o arroz branco, mas desnecessárias com este é lavar em água. Em alguns minutos você aprende todo o básico.

Com sal, cebola, óleo e alguns temperos, já temos uma boa preparação inicial.

Risoto Simples

Um risoto básico que não tem mistério algum. Quem é inexperiente, deve preferir medir sempre o arroz com uma xícara medidora e usar colher (sopa, sobremesa, chá) medidora também. Dessa forma não tem como errar muito.

O fogo é outro item que merece atenção: é preferível fazer a maioria das preparações em fogo médio ou baixo. Então deixe sempre nesse patamar se a receita não especificar.

Na panela de pressão

A panela de pressão até mete medo em várias pessoas. No entanto ela também agiliza bastante o preparo de diversos alimentos, poupando preciosos minutos na hora de preparar.

Uma dica: não coloque temperos exageradamente para evitar o entupimento da válvula.

Prepare o parboilizado usando o que foi indicado (arroz, cebola, alho etc.), refogue tudo por 5 minutos, acrescente a água e tampe bem.

Caso ao final do tempo ainda esteja muito firme, tampe parcialmente a panela e cozinhe até chegar ao ponto.

Na panela elétrica

A grande vantagem de uma panela elétrica é dispensar o processo de ficar olhando toda hora e ainda arriscar deixar o arroz parboilizado queimar por esquecê-lo.

Anote os ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz, 2 xícaras (chá) de água, 1 cenoura fatiada, 3 xícaras de água, 3 dentes de alho e sal a gosto.

À grega

Mesmo sendo diferente do arroz integral, o parboilizado é excelente para uma versão repleta de legumes e muitas vitaminas.

Use os vegetais que preferir, mas para te ajudar, há este modo de preparo básico.

Ao finalizar o arroz, retire do fogo e tampe. Deixe a panela tampada por 5 minutos pelo menos. Isso o deixa ainda mais saboroso, pois termina o cozimento no próprio vapor.

Arroz doce / Arroz de Leite

O arroz doce pode ser feito até com arroz integral, basta ter atenção a pequenas mudanças, que podem ser um pouco diferentes em cada caso.

Esta receita leva leite de coco, leite em pó e açúcar, e cerca de 2 xícaras (chá) de arroz parboilizado. Como é feito na pressão, o preparo é rápido.

Bolo de arroz cru

Este delicioso bolo de arroz cru tem a possibilidade de ser feito com qualquer tipo de arroz.

O processo inicial é o de lavagem do arroz, por isso adicione a água e troque-a pelo menos umas 2 ou 3 vezes.

Depois, triture-o no liquidificador e peneire, pois ele nem sempre fica sempre soltinho. Então, dê prosseguimento à receita e tenha um bolo rico em vitaminas!

No micro-ondas

O micro-ondas é um eletrodoméstico que agregou muita praticidade à rotina de todos. Para preparar o arroz nele, você vai precisar de 1 xícara de arroz e 2 xícaras de água fervente.

Esta versão dispensa a colher de sopa de óleo. Assista o vídeo até o final para receber dicas para deixar seu arroz super soltinho.

Risoto de frango

Um risoto de frango cremoso é delicioso, né? É possível usar qualquer arroz para risoto, mas fique atento e cozinhe para ficar no ponto correto.

No risoto a quantidade de água por porção é diminuída pois é usado o creme de leite também.

Se ao final você sentir que tem pouco sal, salgue aos poucos, 1 colher (chá) de sal por vez, para evitar o resultado oposto. Se preciso, adicione um pouco mais, mas sempre aos poucos.

Arroz doce com leite condensado

Nesta versão, o leite condensado é ideal para substituir o açúcar integralmente. Experimente antes de acrescentar açúcar, pois ele costuma ser suficiente.

Na panela coloque 2 xícaras de arroz e 1 de água. Ferva e fique de olho quando começar a ficar macio.

Depois adicione o restante dos itens conforme as orientações.

Cremoso

Refogue o arroz em uma colher de sopa de azeite e refogue-o. Então, cozinhe-o em leite e ao final acrescente creme de leite e requeijão.

Ele requer menos óleo no cozimento porque vamos usar outras gorduras como a do creme de leite por exemplo.

Carreteiro

Prepare cebola e alho, refogue para começarem a dourar. Acrescente o charque já dessalgado, a linguiça e refogue para ficarem no ponto.

Acrescente o arroz, a água quente, então tampe-o enquanto quase seca a água.

Dica: ponha os temperinhos verdes no final, desligue o fogo e mantenha sempre um pouco de água no fundo, pois ele logo a absorverá.

Refogado e soltinho

Um arroz refogado e soltinho é simples de fazer, mas é preciso atenção a alguns pequenos processos que garantem este resultado.

São dicas simples, mas que fazem toda a diferença, então fique atento!

Temperado

Toda receita é temperada, claro. Mas esta leva um tempero industrializado bastante conhecido e fácil de encontrar.

Caso prefira evitar o tempero industrializado, capriche nos temperinhos frescos, e o resultado será excelente.

Baião de dois

O famoso baião de dois, prato típico nordestino, em sua melhor versão! Quem ainda não provou essa comida típica não sabe o que está perdendo.

O que a diferencia do clássico arroz com feijão é o jeitinho de fazer e os temperos.

Galinhada

O clássico arroz com frango numa versão mais escurinha, muito clássica, legítima receita de vó. Há diversas dicas e segredos nesta receitinha.

A principal é fazer em panela de ferro. Claro que é desnecessário seguir tudo absolutamente à risca. Adapte ao que tem na sua casa.

Risoto de alho poró

É possível fazer um bom risoto com arroz comum. Basta caprichar na hora de fazer e seguir algumas dicas para garantir a cremosidade.

O ideal é sempre o que se consegue fazer.

Risoto de camarão

Qualquer boa receita requer coisas simples como um modo de fazer cuidadoso e bons ingredientes. Bons itens não são sinônimo de itens caros, mas de bem escolhidos.

Este risoto de camarão fica incrível ainda que feito com arroz comum.


Com tantas dicas bacanas, acreditamos que deu para entender que é possível fazer qualquer receita com qualquer arroz, seja ele arroz parboilizado, arroz integral ou branco.

Dessa forma dá para economizar - ele é mais barato - e ainda aproveita seus nutrientes extra. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.