15 Receitas Com Amaranto Em Flocos: Mais Fibra Em Sua Alimentação

Revolucione a maneira como você cozinha com esse item super funcional.
15 Receitas Com Amaranto Em Flocos: Mais Fibra Em Sua Alimentação
Avalie este item
(20 votos)

O amaranto em flocos é considerado um alimento funcional e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou até mesmo no supermercado na sessão de farinhas e grãos integrais.

Este grão de origem peruana é isento de glúten e ótima fonte de fibras. Por ser rico em proteínas e aminoácidos pode ser usado para substituir a suplementação com whey protein, albumina e a proteína de soja.

Sendo assim, fazer uma das receitas com amaranto em flocos, além de ser uma ótima maneira de se deliciar, é também uma forma de se manter saudável.

Nossa primeira sugestão é um bolinho sensacional e logo depois, deixei uma super lista de opções para usar esse ingrediente.

Bolo com Banana Fofinho: Uma das melhores receitas com Amaranto

Rendimento
1 bolo
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/3 de xícara de margarina
  • 1 colher e meia de fermento para pão
  • 1/2 xícara de farinha de mandioca
  • 1/4 de xícara de leite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de flocos de amaranto
  • 1 ovo
  • 1 banana amassada

Modo de preparo

  • Em uma batedeira misture ovo e açúcar até obter uma mistura homogênea, logo em seguida adicione a banana e a margarina
  • Quando a massa estiver homogênea, adicione o amido de milho, mexa com uma colher até incorporar.
  • Volte a mistura para batedeira e incorpore a farinha de mandioca em conjunto com o sal.
  • Pare de bater e adicione os flocos de Amaranto, com auxílio da colher incorpore tudo na massa, logo em seguida acrescente leite e volte a bater.
  • Quando a massa estiver homogênea, transfira para um refratário untando e enfarinhado.
  • Se desejar decore com fatias de banana e açúcar e canela.
  • Logo em seguida leve para assar em forno médio pré-aquecido por 40 minutos ou até dourar.

Quanto custa em calorias esse pecado?

Um pedaço generoso (1/8 do bolo) tem aproximadamente 220 kcal. Mas sério, quem vai conseguir comer só um pedaço? A banana e o amaranto trazem fibras que ajudam a segurar a fome... ou pelo menos é o que eu digo pra mim mesmo quando repito o pedaço.

Quanto tempo dura esse tesouro?

Em temperatura ambiente (bem tampado): 3 dias. Na geladeira: até 5 dias. Mas a melhor dica? Congela que é sucesso! Fatia e guarda em potes separados - aí quando bater a vontade, é só esquentar 30 segundos no micro-ondas. A Daiane uma vez esqueceu um pedaço no congelador por 1 mês e ficou igual!

Sem um ingrediente? Taca-le pau nessas trocas!

  • Margarina virou vilã? Usa manteiga ou óleo de coco na mesma medida
  • Leite animal não rola? Bota leite vegetal que fica top também
  • Açúcar demais? Reduz pra 3/4 de xícara e bota 1 colher de mel
  • Farinha de mandioca acabou? Farinha de arroz salva (mas a textura fica um pouquinho diferente)

Os 3 pecados capitais do bolo de banana

1. Banana muito madura - Parece contraditório, mas se tiver pontos pretos demais, o bolo fica pesado. O ideal é aquela banana bem amarelinha com só uns 2 pintinhos.
2. Bater demais depois do fermento - Isso aqui é crime! O bolo nasce baixinho e triste.
3. Desespero no forno Abrir o forno antes dos 30 minutos é pedir pra o bolo murchar. Confia no processo!

Truque de mestre que ninguém te conta

Antes de assar, joga uma colher de sopa de água fervente em cima da massa. Parece loucura, mas cria uma camada úmida que deixa o bolo ainda mais fofinho. A primeira vez que fiz a Daiane achou que eu tinha enlouquecido, mas depois veio me pedir a receita!

Versões pra todo mundo comer feliz

Sem glúten: Já é! A farinha de mandioca e o amido já fazem a festa.
Vegano: Troca o ovo por 1 col. de sopa de chia + 3 col. de água (deixa hidratar 10 min antes)
Low carb: Reduz o açúcar pela metade e usa eritritol + 1/2 banana só

Quer dar uma agitada?

Joga 1/2 xícara de chocolate 70% picado na massa. Ou então faz um swirl de canela com 2 colheres de açúcar mascavo por cima antes de assar. Minha ousadia favorita? Coloca raspas de laranja na massa e um fio de mel em cima quentinho na hora de servir.

O que serve junto pra virar um banquete?

Café preto forte é clássico que nunca falha. Mas se quiser inovar:
- Sorvete de baunilha caseiro (o contraste quente/frio é divino)
- Calda de caramelo salgado (3 colheres de açúcar derretido + 1 pitada de sal)
- Iogurte natural batido com mel fica show pra um café da manhã especial

Sobrou? Transforma!

Casca de banana no lixo? Jamais! Lava bem, seca no forno baixo e bate no liquidificador pra fazer farinha (rende uns 2 colheres). E se o bolo ficou seco no dia seguinte: umedece com leite, esfarela e faz uma trufa! Mistura com cream cheese, bola e passa em granulado.

Modo chef estrela Michelin

Na hora de servir, polvilha flor de sal e raspas de limão siciliano. Parece besteira, mas o contraste do salgado com o doce e o cítrico dá um upgrade absurdo. Usei esse truque quando vieram amigos aqui em casa e todo mundo achou que eu tinha feito curso de confeitaria!

O ponto crítico: quando parar de bater?

Olha a textura: quando a massa começar a desgrudar das laterais da tigela e formar "picos" que caem devagar, é hora. Se ficar muito líquida, acrescenta 1 colher de farinha de mandioca. Se ficar pesada, 1 colher de leite. Já salvei muita massa assim!

2 segredos que nunca te contaram

1. O amaranto tem proteína completa - isso quer dizer que seu bolo vira uma refeição mais balanceada que muito lanche por aí.
2. Deixar a banana amassada descansando com um pouco de açúcar por 10 minutos antes de usar realça o sabor. Parece mágica, mas é ciência!

De onde veio essa mistura maluca?

O amaranto era sagrado pros astecas (sério!), mas essa receita é uma adaptação brasileira das avós que misturaram o que tinha na despensa. A farinha de mandioca e a banana são nossa contribuição tropical pra um combo que dá certo há séculos.

Perguntas que sempre me fazem

Posso usar outra farinha? Pode, mas a de mandioca dá um úmido especial.
Precisa bater na batedeira? Não! Dá pra fazer na mão, só vai demorar mais.
Por que meu bolo rachou? Forno muito quente ou massa muito grossa. Mas rachou é sabor, relaxa!

Se TUDO der errado...

O bolo ficou uma pedra? Corta em cubos, joga leite condensado e faz pudim de bolo! Virou sopa? Coloca numa frigideira com manteiga e faz panquecas. Queimou embaixo? Rala a parte preta e chama de "caramelizado". Na cozinha, criatividade é o tempero principal.

Pra impressionar na mesa

O amaranto é parente do quinoa e tem mais cálcio que o leite! E a banana? Quanto mais madura, mais triptofano (aquele negócio que vira serotonina e te deixa feliz). Basicamente, você está fazendo um bolo antidepressivo. De nada.

E aí, bora botar a mão na massa? Conta aqui nos comentários como ficou seu bolo ou se inventou alguma variação maluca! Se postar no Instagram, marca a gente @sabornamesaoficial pra gente ver seu talento. E se queimou o bolo, relaxa - já fiz isso 3 vezes antes de acertar!

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Pão integral

autor: Mi presentes

Aprenda como fazer essa massa integral, para fazer bisnaguinhas, receita fácil de como fazer essa massa de pão mais nutritiva, fácil de fazer. Para quem gosta de Pão caseiro com a receita mais saudável, acho que essa receita pode agrada-lo, confira:

Após misturar todos os ingredientes, inclusive as xícaras de água, misture bem, sove entre quinze e trinta minutos, deixe descansar por trinta ou quarenta minutos até perceber que a massa dobrou de tamanho, leve para superfície enfarinhada corte a massa e molde no formato das bisnaguinhas, deixe descansar por mais quarenta minutos e depois leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por dez minutos.

Antes de tirar do forno tenha atenção a coloração dos pãezinhos para deixar mais ou menos assados de acordo com seu gosto, tempo médio de forno a 230 graus é de vinte minutos no máximo.

3º. Bolo

autor: Marombaholic Receitas Fit

Esse bolinho delicioso leva passas no preparo que dá aquele toque especial e um sabor único e inconfundível.

Se você é fã dessa mistura, assim como eu, aproveite essas dicas e faça esse bolo hoje mesmo. Também pode acrescentar essa receita em seu dia a dia, pois é uma boa opção.

4º. Frango empanado

Se você não sabe como usar, o amaranto pode ser utilizado para aumentar a massa muscular e como opção no almoço ou jantar e no café da manhã, por isso seu preparo em uma data especial também é recomendado.

Moer o frango em um processador com o sal ver (receita do sal logo abaixo), a ricota, a cenoura e abobrinha ralada. Molde no formato de nuggets e passe no ovo se desejar, em seguida na mistura da farinha de trigo. Unte a forma com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.

5º. Panqueca

Essa é aquela receita muito saudável, sem glúten, sem lactose. Você vai aprender como fazer panqueca de amaranto, com uma massa low carb que é ideal para quem deseja manter ou perder peso.

Uma receita leve com amaranto em flocos, linhaça hidratada e leite de arroz.

Em uma panela untada com manteiga ou óleo, coloque a mistura. Essa receita é perfeita para alimentação saudável, além disso ela aumenta a sensação de saciedade, podem ser usadas para diabetes e melhora o bem-estar.

6º. Cookie

Nessa receita incrível, além do amaranto em flocos, foi utilizado fécula de batata que dá uma textura mais sequinha e o cookie fica realmente delicioso.

Conquistando paladares mais exigentes, esse preparo incrível vai te surpreender. Você pode também adicionar 1 xícara de sementes de quinoa se preferir e dar um toque especial.

7º. Pipoca

Esse é um dos preparos mais simples que você verá hoje!

Por ser fonte de uma alimentação saudável, use essa pipoca para fazer algum outro preparo, misture por exemplo linhaça dourada, grão de bico para evitar que o sabor não agrade.

8º. Farofa

Ingredientes práticos e ainda, ajuda a aumentar a saciedade, abaixando o colesterol.

Na panela, coloque 1 xícara (chá) de amaranto, acrescente os outros itens e sal a gosto.

Para você fazer sucesso em uma das receitas mais saborosas, pode substituir o acompanhamento pelo que preferir.

9º. Suco detox

Pela primeira vez você vai se encantar com um suco detox!

Com apenas algumas colheres de sopa de amaranto e complementando com as outras coisas, esse suco vai te surpreender.

10º. Abacate e chia

Você precisa experimentar essa delícia!

Corte o abacate ao meio, retire o caroço central e coloque junto com os outros ingredientes no liquidificador. Bata por aproximadamente 5 minutos. Adoce a gosto (eu particularmente prefiro nem muito doce e nem muito sem açúcar)

11º. Almôndegas

Quem não gosta de almondegas?

Depois que estiverem bem suculentas, desligue o fogo para não ficar seca.

Esse é um prato principal incrível.

12º. Torta de arroz

Isso é considerado uma refeição completa que pode ser servida no almoço, jantar ou ainda no lanche da tarde.

Para o arroz não tem nenhum segredo. Como o arroz estará no meio dos ingredientes pode ser aquele que sobrou de ontem mesmo.

Sirva quentinha e aproveite!

13º. Biscoito integral

Esse vídeo que separei traz um prato feito pela nutricionista.

Ela explica que que alimento é rico em proteínas e fibras.

Ela também sugere usar o amaranto em sucos, vitaminas e bolos.

14º. Barrinha de cereal

Substitua a refeição por esse bolinho e perca peso com saúde.

Deliciosas, simples de preparar e ainda trazem uma saciedade inconfundível.

O sabor dessa barrinha de cereal vai encantar até quem não está de dieta.

15º. Cookie de cacau

Quem não gosta de uma bolachinha doce e crocante? Estas são perfeitas para o lanche das crianças, lanche intermediário, pré/pós-treino ou simplesmente para tomar com um cafezinho na varanda em dia de chuva.

O amaranto e o cacau fazem uma mistura perfeita.

Agora é só colocar a mão na massa, porque a receita já saiu quentinha do forno.

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar