21 Receitas com Açafrão da Terra para trazer mais saúde e vitalidade à sua mesa

Aprenda a inserir esta especiaria repleta de benefícios no seu dia a dia.
Publicado em Outras Receitas
21 Receitas com Açafrão da Terra para trazer mais saúde e vitalidade à sua mesa  Elena Veselova / Shutterstock.com

Também conhecido como cúrcuma, açafrão-da-terra entre outros nomes, o açafrão é uma espécie de raiz com propriedades medicinais. É muito semelhante ao gengibre, porém costuma ser menor e bem alaranjado. É normalmente usado em pó nas receitas, principalmente em países orientais como a Índia.

Muito aromático, ele traz um delicioso sabor e uma cor amarela incrível às preparações às quais é adicionado.

Tem propriedades antioxidantes, entre outras tantas, e é largamente utilizado como protetor da saúde. Este artigo traz uma seleção bem completa de receitas com açafrão da terra para que você aproveite o melhor de suas propriedades.

poste no pinterest esta imagem de receitas com açafrão da terra

Explore as mais deliciosas Receitas com Açafrão da Terra:

Arroz

Arroz com açafrão ou arroz de açafrão? Não importa. Muito comumente utilizado no arroz, o açafrão é conhecido por dar uma cor amarela inconfundível a este prato.

Os ingredientes para esta receita são bem simples: cebola ralada, óleo de soja ou azeite, arroz, água, açafrão, sal e pimenta do reino a gosto.

O passo a passo também é muito simples, o mesmo do preparo de um arroz normal. O segredo é, depois de pronto, deixar o arroz tampado, abafando por cerca de 15 minutos antes de servir. Na verdade, não tem mistério, né?

Com limão

Tanto o limão quanto o açafrão são conhecidos por melhorar a imunidade do organismo, sendo anti-inflamatórios.

Por isso uma limonada com açafrão é ideal para todos aqueles que buscam por uma saúde reforçada.

Para fazer, no liquidificador coloque água, limão, açafrão e xilitol. Bata bem os ingredientes e sirva em seguida.

Com mel

Mais uma misturinha potente para a saúde. Combinado com o mel, o açafrão da terra / cúrcuma se torna perfeito para fortalecer o sistema respiratório.

Misture a cúrcuma e o mel, até formar uma pasta. Pronto. Pode ser consumido puro ou em sucos, iogurtes e outros.

Galinhada

A clássica galinhada ganha cor e sabor incríveis quando temperada com açafrão. O modo de preparo é o usual desse prato, não há nada além do básico da cozinha. Mas frango com açafrão são uma combinação perfeita!

Em uma panela, frite bem o frango e tempere-o com sal e pimenta do reino. Quando já estiver praticamente pronto, adicione a cebola e refogue bem. Adicione 1 colher (sopa) de açafrão, e mexa sem parar. Então acrescente o cereal, a água e ferva até ficar pronto.

Com leite

O chá de leite com açafrão é uma típica bebida indiana. Essa receita é muito utilizada nos países orientais e alguns a conhecem como golden milk. Ideal para o café da manhã.

Quer aprender como fazer? Vamos lá! Faça uma mistura com açafrão, canela, pimenta do reino, gengibre, cravo da índia e pimenta da jamaica.

Junte essa misturinha ao leite quente adoçado com mel e aromatizado com baunilha e sirva em seguida.

Molho

O molho de frango com açafrão cai muito bem com macarrão. Em uma frigideira coloque óleo ou azeite, manteiga, cebola e refogue. Assim que a cebola murchar acrescente o alho e misture bem.

Adicione pimentão e pimenta dedo de moça. Acrescente 1/2 colher de colorau e 1 colher (sopa) de açafrão.

Tempere com sal, pimenta ou o tempero que desejar. Adicione o frango e caldo de frango. Deixe cozinhar, e assim que estiver pronto, adicione o macarrão já pronto.

Risoto de açafrão

Um dos segredos de um bom risoto é utilizar um cereal próprio, que pode ser carnaroli, basmati ou arroz arbóreo. Outro ponto importante é o uso de um bom vinho branco seco.

Esta receita de risoto de açafrão é muito simples para quem já tem o jeitinho do risoto. Mas se você não sabe, ele é muito fácil, basta seguir as instruções. Finalize com queijo parmesão ralado, cheiro verde e seja feliz!

Com arroz e linguiça calabresa

Esta é uma daquelas receitas para uma refeição completa em uma panela só. Veja como fazê-la! Anote os ingredientes: arroz, calabresa, cenoura, pimentão, alho e cebola.

Frite a calabresa em uma colher (sopa) de manteiga ou óleo. Adicione o pimentão, a cenoura, cebola, alho e refogue bem.

Acrescente o cereal, tempere com sal, pimenta e açafrão e deixe ferver. Desligue o fogo, tampe a panela por alguns minutos e sirva.

Com arroz e amêndoas

Veja como fazer este delicioso prato com o sabor e a corzinha do açafrão e a crocância das amêndoas! Para você não perder nada, lápis e papel na mão!

Refogue a cebola picada em 1 colher (sopa) de manteiga e vinho por 2 minutos mais ou menos.

Adicione o cereal pronto e os temperos (1 colher (chá) de açafrão bem cheia, sal, pimenta, caldo de legumes, o que você quiser). Misture com as amêndoas e sirva com temperinho verde.

Com arroz e bacon

Essa delícia é super fácil de fazer e o resultado é delicioso. Em uma panela refogue o bacon.

Adicione a cebola até murchar e então o alho. Misture o açafrão e o arroz. Tempere a gosto. Não há outros ingredientes!

Deixe secar em fogo baixo e está pronto para servir. Com uma fatia de pão caseiro fica perfeito!

Com legumes

Mais uma daquelas receitas fáceis que qualquer um pode fazer. Entendendo para que serve cada legume da sua cozinha, você pode variar com os que desejar.

Sugestão: adicione creme de leite ao final, fica mais saboroso ainda.

Com arroz integral

Você está em dieta, quer fazer arroz integral, mas está sem ideias para variar? Pega essa receita! A proporção é de 1 xícara (chá) de arroz para cerca de 1 litro de água.

Prepare-o, acerte o sal ao final e sirva tudo isso com muito amor. Pode acompanhar uma carne ou salada de folhas e grão de bico por exemplo. Você também pode variar bastante os acompanhamentos.

Com frango

Essa receita é muito simples. Você pode fazer na panela de pressão. A cúrcuma dá uma cor lindíssima ao frango e agrega um sabor muito especial.

Com esse molho fica muito saboroso. Acompanhe com arroz e uma saladinha ou mesmo macarrão.

Com gengibre

Outra receitinha que é um boost de saúde. A ideia é tomar todas as manhãs para começar o dia com energia total e muita saúde.

É possível fazer quantidades um pouco maiores e tomar um pouco cada manhã, basta manter na geladeira.

Com leite de coco e gengibre

Esta receita leva o leite de coco, que é rico em gorduras boas e vitaminas essenciais à saúde. Um combo antioxidante, anti-inflamatório.

Misture gengibre, leite de coco, gengibre, pimenta e mel orgânico. Prontinho! Só beber e aproveitar os benefícios.

Com mel e pimenta

Definitivamente, o nome dessa receita chama muito a atenção! Do seu jeitinho especial, ela já avisa que tem muitos benefícios super importantes.

Uma infusão de especiarias com excelentes resultados em termos de saúde, para você consumir e colher os frutos em sua saúde.

Na batata cozida

Este molho de batata com açafrão fica incrível como acompanhamento em churrascos e refeições em geral. Além dessa cor belíssima, o sabor da cúrcuma dá um toque muito especial.

É possível usar essa ideia como base e substituir a batata por mandioca ou batata doce, entre outros. Use a criatividade!

No biscoito

Um delicioso biscoitinho pra servir como aperitivo ou acompanhar seu chazinho / cafezinho da tarde. varie os queijos e varie dessa forma os sabores também!

Os temperinhos podem ser mudados da mesma forma, conseguindo muitas variações com a mesma receita.

Bolo árabe com açafrão

Um bolo delicioso à base de semolina, que lembra muito os doces árabes maamoul e herice. Além de saboroso, a apresentação é muito bonita e típica.

Perfeito para acompanhar um chá da tarde.

Bolo de açafrão

Outro bolo aromatizado com açafrão que certamente dará ao seu café da tarde um sabor especial e diferenciado.

O preparo é simples e você pode fazer pequenas variações sempre, porém recomendamos seguir a base da receita, que garante os resultados.

Chá

E para fechar com chave de ouro, um delicioso chá de açafrão. O nome correto na verdade é infusão.

Para este chá utilize o açafrão em pó, até porque ele é mais fácil de se encontrar.


Além de incrivelmente benéfico à saúde, o açafrão em pó é muito fácil de se encontrar. Mas é necessário ter cuidado com a procedência, pois há muita falsificação no mercado.

De qualquer forma, as receitas de hoje trouxeram diversas ideias bacanas para você utilizá-lo no dia a dia do seu lar. Esperamos que aproveite muito!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.