Receita com Abóbora Japonesa + Sugestões Criativas Para Usá-la nos Pratos

Veja como tirar o máximo de proveito do fruto que promete em doces e salgados.
Publicado em Outras Receitas
Receita com Abóbora Japonesa + Sugestões Criativas Para Usá-la nos Pratos renomimi / Shutterstock.com

Ela combina com carnes, aves, massas e até com preparos doces. É um ingrediente versátil, fácil de usar e super saboroso. Essa receita com abóbora japonesa, por exemplo, é um clássico nas reuniões entre amigos porque, além de apresentável, se torna um prato econômico e que rende muito.

Se você é um fã de camarão na moranga, precisa conhecer essa versão que é tão gostosa quanto, porém mais agradável ao bolso, assim dá para fazer várias vezes!

E não precisa ficar refém de um preparo só, viu? Confira também as outras 15 receitas com essa abóbora incrível que separamos para facilitar os seus dias.

poste no pinterest esta imagem de receita de abobora-japonesa

Receita com abóbora japonesa: saiba como fazer

recheada com frango

Rendimento
5 porções
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 abóbora
  • 400 g de peito de frango
  • 200 g de bacana picado
  • 200 g de requeijão ou catupiry
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de azeite
  • ½ cebola picada
  • 2 tomates picados
  • Parmesão a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Em uma tábua, corte a parte superior da abóbora, como se estivesse criando uma tampa para ela. Reserve. Retire as sementes da abóbora.

  • Em uma panela de pressão com água pela metade, a coloque, tampe e deixe cozinhar por 15 minutos depois que pegar pressão.

  • Em outra panela, aqueça uma colher de azeite e frite o bacon muito bem.

  • Quando chegar ao ponto, reserve, jogue fora o excesso de gordura, mas deixe o suficiente na panela para refogar o frango.

  • Adicione o peito de frango em cubos pequenos ou médios. Tempere com sal e deixe dar uma dourada. Em seguida, entre com a cebola e o alho.

  • Quando der uma secada, adicione os tomates. Tampe e deixe cozinhar.

  • Algum tempo depois, entre com o bacon e o creme de leite.

  • Misture bem, assim o recheio estará pronto.

  • Retire a abóbora da pressão. Quando estiver fria o suficiente para manipular, use a colher para retirar o excesso das bordas, assim haverá mais espaço para o recheio.

  • Pegue parte do que tirou de abóbora “em excesso” e misture com requeijão cremoso, então adicione dentro da abóbora inteira e deixe no fundo.

  • Pegue a outra parte e misture ao creme de frango.

  • Adicione-o dentro abóbora e finalize com parmesão ralado.

  • Coloque-a em um refratário e leve para gratinar no forno por 20 ou 30 minutos a 180º.

  • Sirva em seguida.

Veja mais 15 receitas com abóbora japonesa e saiba tudo sobre ela:

Caldo

autor: Bete com carinho

O caldo de abóbora é um dos preparos mais populares. A partir dele, você vai poder fazer uma sopa, talvez um creme de abóbora ou aquele tira gosto para beber uma boa cerveja ao lado dos amigos.

Para dar sabor extra, aqui é usado até calabresa, mas fique à vontade para acrescentar os legumes e verduras que você preferir.

Não tenha dúvidas que ficará incrível.

Refogada

autor: Culinária Com Michele Ferreira

Você irá precisar de umas 5 xícaras de chá de abóbora. Ela tem que ser cortada em cubos e descascada. Na panela, você refogará dentes de alho em 4 colheres de sopa de azeite e entrará com os pedaços. Temperará tudo com sal e pimenta do reino a gosto e a deixará cozinhar com apenas 10 ml de água.

O suficiente para não grudar no fundo.

Ela irá cozinhar e ficar macia sem qualquer caldo.

Recheada com carne seca

autor: Simples Assim - Ronaldo Bigogno

Essa é uma variação da nossa receita principal de hoje, então você tem opções para qualquer momento. Tá com um dinheiro extra? Investe no camarão. Tá apertado no final do mês? Carne seca com bacon vai salvar o teu almoço.

É surpreendente como é simples de fazer.

Salada

autor: Simplesmente Maria

Sim, dá para fazer saladas bem gostosas com ela, além de saudáveis porque esse alimento é muito rico em fibras e nutrientes.

Misture todos os pedaços dos demais componentes do seu gosto e você terá uma salada com mais sabor e textura.

Doce

autor: Da Terra

Doces e sobremesas também compõem esse cardápio vasto ao qual a abóbora faz parte. Esqueça o pudim de leite. Bolos e tortas? Fuja do óbvio! Veja como preparar essa receita de doce de abóbora muito fácil para comer no dia a dia.

Fica uma delícia!

Ainda mais se pensar sobre o quão mais saudável ela é.

Nhoque com manteiga de ervas

autor: Nhac GNT

Para deixar a massa sem glúten e ainda garantir que ela vá ficar macia, troque a farinha de trigo por farinha de arroz, por exemplo.

Aqui o nhoque é servido com manteiga de ervas, que fica incrível, mas você pode usar um molho branco ou de tomate. Especialmente se a sua receita não é vegana, e você irá usar proteína.

Tempere com sal, pimenta do reino, noz moscada e queijo parmesão. Você não vai se arrepender de provar essa massa de nhoque.

Quibe

autor: Rafael Ribas (Mohamad Hindi)

Apesar de ser um prato típico do Oriente Médio, ele é consumido no Brasil quase como quitute, mas sempre bem recheado com carne. Mas não esse aqui! Aproveite essa versão vegetariana que não perde em sabor para nenhum outro.

Dá para comer com coalhada seca, molho apimentado e até salada.

Farofa

autor: Diário de Família

Receita ideal para o dia em que a reunião de família foi marcada, afinal, que não gosta de uma boa farofa molhadinha e super temperada? Aposto que você nem imaginava que a abóbora poderia vir a calhar aqui, não é? Confere o preparo.

Fica tão gostoso que você irá dispensar o arroz. Vai por mim!

Purê

autor: Chef Zeca

Quem disse que as melhores receitas de purê são feitas com batata? Uma vez que você conheça essa receita de purê de abóbora cabotiá, verá que esse pode ser a melhor opção para dar uma variada na cozinha.

Na moranga

autor: Cansei de Ser Chef

Os peixes e frutos do mar combinam muito com esse tipo de abóbora, mas você já experimentou abóbora com carne de sol? É para qualquer nordestino se acabar de comer.

Confia! Faz aí para tua família que você verá não vai sobrar nem a casca.

Assada com ervas

autor: Receitas que amo

Essa é uma receita de abóbora para servir como acompanhamento. Esse fruto assado é interessante para fazer parte de um almoço saudável, de uma refeição leve e é para você que sempre a experimentou cozida e sem graça.

Com ou sem casca, coloque em uma assadeira, embrulhe com papel alumínio e leve ao forno por 50 minutos ou até 1 hora.

Para servir esta receita de abóbora assada, você pode reforçar a apresentação com ervas frescas.

Bolo

autor: Receitas da Marisa

Quer mais receita para sobremesa? Os bolos e tortas salgadas também entram na lista. O brasileiro tem o dom de criar coisas fantásticas com o que há na despensa, então aproveite esse bolo fofinho, super nutritivo e rápido de fazer.

É um daqueles preparos de liquidificador que a gente ama.

Escondidinho com carne moída

autor: Bete com carinho

Se você achava que não dava para melhorar esse prato, se enganou, por isso veja essa receita suculenta e babe enquanto anota tudo que é necessário para fazê-la.

Seja para o almoço ou para o jantar, os seus convidados não vão deixar sobrar nada para contar a história.

Nhoque com molho de laranja

autor: Nhac GNT

Quer fugir do básico? Uma massa de abóbora já é bem excêntrica, mas se você seguir esta receita, terá um prato sofisticado que custaria uma fortuna em um restaurante no centro de São Paulo.

Veja como preparar essa delícia agridoce e cremosa.

Sopa

autor: Mohamad Hindi

Por mais que alguns não gostem tanto, para cada fruto ou legume, há um tipo de caldo para ajudar nos dias frios. Então, por que não uma sopa de abóbora?

Essa é uma das minhas favoritas porque ela é encorpada e muito mais saborosa que as tradicionais. Se não acredita, dá uma olhada.

Ela fica quase como um purê de abóbora mais macio, leve e suculento.

Curtiu as nossas sugestões de hoje? Essas e outras receitas fazem parte do leque de opções as quais essa abóbora cabotiá ou japonesa tão versátil brilham.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.