Receita com Abóbora de Pescoço + Diferentes Pratos Doces e Salgados

Ela compõe as receitas mais rústicas e mais delicadas. Que tal uma sobremesa?
Publicado em Outras Receitas
Receita com Abóbora de Pescoço + Diferentes Pratos Doces e Salgados "Tatiana Volgutova " / Shutterstock.com

Esse fruto de nome curioso está nas mesas do Sudeste ao Nordeste porque compõe doces, petiscos e refeições completas. A receita com abóbora de pescoço que eu vou te sugerir para hoje é de um doce digno do livro de receitas da sua avó. Ela é ideal para dar aquela beliscada após o almoço ou no final do dia.

Também conhecida como abóbora paulista, ela é encontrada no país inteiro, então não há desculpas para não a preparar o quanto antes. Gostaria de saber como usá-la em caldos e com outros elementos? É só continuar rolando a página.

Vou deixar mais 16 preparos que usam esse tipo de abóbora como ingrediente principal para que você possa alternar entre pratos para todos os gostos.

poste no pinterest esta imagem de receita de abobora-de-pescoco

Receita com abóbora de pescoço: saiba como fazer

Cocada Cremosa

Rendimento
20 porções
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 colher de chá de sopa de vinagre
  • 1 colher de chá de canela
  • ½ xícara de água
  • 1 kg de abóbora
  • 1 kg de açúcar

Modo de preparo

  • Fatie a abóbora em cubos, tire as sementes e descasque os pedaços.

  • Em uma panela, acrescente meia xícara de água, toda a abóbora e uma colher de canela. Não precisa mexer. Apenas tampe e leve para cozinhar até que a sua textura fique bem macia.

  • Transfira para uma tigela e amasse tudo com um garfo.

  • Quando tiver um purê bem rústico, despeje em uma panela e entre com o açúcar. Adicione uma colher de sopa de vinagre e misture bem.

  • Leve ao fogo médio e cozinhe sempre mexendo.

  • Quando a cor ficar mais escura e ele estiver cremoso, desgrudando da panela. Está no ponto. Desligue o fogo e transfira o doce para um refratário untado com manteiga e espalhe bem.

  • Deixe “secar” fora da geladeira de 15 a 18 horas, assim formará a casquinha, e você poderá cortar os pedacinhos a gosto.

Veja mais 16 receitas com abóbora de pescoço de agradar a todos os gostos:

Doce cremoso

autor: Chico Abelha

O doce de abóbora é famoso no Nordeste, mas tem potencial de conquistar o país. Se você já provou, irá querer fazer em casa. Se ainda não, essa é a sua chance.

Aqui, feito no fogo a lenha, esses pedaços de abóbora serão cozidos lentamente. É aquela receita meio de “olhômetro”, mas vale a pena conferir e tentar reproduzir esse sabor doce e acolhedor que a roça proporciona.

Cheesecake

autor: Lucas Pelá

Os doces e sobremesas com a abóbora estão ficando cada vez mais diversos.

O cheesecake é uma receita norte-americana digna das prateleiras de uma delicatessen, mas que tal fazê-la em casa com ingredientes da sua terra? Acredite, você irá se surpreender muito com o resultado, por isso não perca tempo!

Assada com linguiça

autor: Cozinhando com a BIBI

Quem nunca comeu abóbora assada, não sabe o que está perdendo.

Se com ervas, temperos secos ou as especiarias que você prefere, ela fica incrível.

Um pouco diferente da abóbora cabotiá, a abóbora paulista solta muita água durante o cozimento, então fazê-la assim é uma ótima e prática opção. Especialmente se você pode preparar tudo de uma só vez, isto é, com as linguiças.

Bolinho com carne seca

autor: Tastemade Brasil

Pare de rolar a página e preste atenção nessa delícia de petisco para tomar com uma cervejinha naquele dia gente!

Abóbora vai muto bem com carnes e quase sempre está acompanhada delas quando preparadas no Nordeste.

Doce com coco

autor: Canal Ana Hickmann

Sua família é daquelas que ama um docinho para ficar comendo de colherada ao longo do dia? Essa sobremesa é perfeita para isso!

Passa longe daqueles preparos rebuscados e se aproxima daqueles doces caseiros famosos no interior. É bem coisa de vó! Quem não ama?

Nhoque com camarão

autor: Receitas da Léo

Os peixes e frutos do mar combinam muito bem com ela. Um exemplo disso é usar o purê de abóbora e os camarões para fazer um nhoque macio e suculento.

Quer surpreender em um jantar a dois? Aposente as receitas mais óbvias. Você agradará no gesto e no prato.

Gratinada

autor: Tastemade Brasil

Corte a abóbora no meio, retire as sementes e besunte o interior de cada parte com azeite suficiente para não ressecar no forno. Leve para assar por 30 minutos ou até ficar dourada e bem macia.

Faça um refogado na frigideira com espinafre, creme de ricota e queijo. Tempere com sal, pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando pronto, adicione parte do “conteúdo” da abóbora e mistura. Por fim, coloque tudo de volta à abóbora. Por fim, finalize com mussarela e leve ao forno por mais 10 minutos.

Geleia

autor: Família Ruschel

A regra é clara: se dá para fazer doce, dá para fazer geleia.

Essa é para o seu café da manhã ou da tarde ficar ainda mais diversificado. Esquece isso de comprar geleia industrializada!

Uma está mais cara do que a outra, então faça a sua com o mínimo de ingredientes e que é muito mais fácil.

Refogada e macia

autor: Joi Cozinha prática

Sem dúvidas, essa pode ser a receita mais fácil da nossa lista. Quer saber como preparar? É só seguir as sugestões do vídeo. Ao fazê-la tão simples, você pode usá-la como acompanhamento para qualquer proteína.

Para o refogado, use óleo, cebola, dentes de alho e os seus temperos favoritos. Ela segue aquela premissa de cozinhar com o mínimo de água, então os cubos serão cozidos pela temperatura e ficam super suculentos.

Compota

autor: Leodenice Camargo

As compotas são conservas de frutas ou vegetais com ou sem casca que estão cozidos com açúcar ou só com o suco da própria fruta.

No caso da abóbora, é possível comê-las como se fosse um doce ou usá-la posteriormente para outras receitas, desde que mantenha refrigerado.

Bolo com coco

autor: Elenice Gorete

Sempre tem que ter aquele preparo de liquidificador que facilita a vida de todo mundo. Além de ser prático, né? Se for receber visita em casa e de última hora, sugiro esse passo a passo que não vai tomar nem 15 minutos do seu tempo.

Esta receita é perfeita para aquele lanche da tarde. Que tal passar o café?

No creme de frango

autor: Filha da Terra – Ofc

Existe um prato chamado creme de frango ou creme de galinha que se aproxima do strogonoff e é uma verdadeira delícia. Esse creme de frango, porém, é diferenciado porque a proteína é envolvida pela abóbora e então tudo ganha cremosidade com o requeijão e o cozimento. Finalize com coentro por cima.

Rende um panelaço para toda a família aproveitar.

Salada

autor: Mara Caprio Culinária e Dicas

As saladas com abóbora são novidades para alguns, mas uma vez se prova... não há volta. Se esse fruto é tão benéfico, que até melhora a saúde cardiovascular, por que não a usar para substituir a gordurosa salada de maionese?

Mas abóbora seca não dá, certo? Deixe-a ficar macia, mas não ao ponto de desmanchar. Você irá gostar da textura.

Creme

autor: Stay na Cozinha

O creme de abóbora lembra muito à sopa, mas é mais encorpado. Além disso, tanto pode ser consumido "puro” quanto pode acompanhar um arroz, um macarrão... você é o chef!

Caso seja muito simples para você, use umas colheres (sopa) de bacon bem picadinho, calabresa e vá incrementando.

Sopa com calabresa

autor: Arrasa na cozinha

As sopas com legumes são ideais para o dia a dia em um inverno rigoroso. Quer estar preparo para o próximo? Confira essa ideia incrível e veja como caprichar nesse caldo suculento para aquecer você a sua família nos dias mais frios.

A sopa de abóbora aqui é feita na panela de pressão. Os pedaços são cozidos com cebola, água e dentes de alhos. Depois de cozido, eles são triturados no liquidificador e entram em um refogado incrível de bacon.

Recheada com carne seca

autor: Band Receitas

As recheadas são incríveis porque a abóbora é o próprio prato!

Se você é fã de carne seca, carne de sol e outras desse mesmo tipo, precisa tentar. Só o preparo é suficiente para dar água na boca. E se a sua abóbora for muito grande, ao cortá-la no meio, você pode ainda dividir esses em mais duas partes.

Dessa forma a refeição serve até quatro pessoas.

Cada receita dessa pode ser a sua próxima favorita. Olhe quantas opções legais para você saber o que fazer com esse fruto que já foi tão subestimado. Aproveite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.