Conheça os Tipos de Temperos Naturais para Comida e Como Usar

Conheça a grande variedade de sabores existentes e cariche em seus pratos. Teste invente e monte as combinações que trarão sucesso.
Conheça os Tipos de Temperos Naturais para Comida e Como Usar
Avalie este item
(0 votos)

Existem alguns fatores que interferem no sabor das refeições, como a qualidade dos ingredientes e o tempo de cozimento, por exemplo. No entanto, um dos principais elementos da boa comida são os tipos de temperos naturais. Dar sabor aos alimentos é uma arte que, para muita gente, se torna uma tarefa árdua ou quase impossível. Isto devido, principalmente, ao pouco conhecimento sobre essa área da culinária.

Saber quais são as opções e como usá-las minimamente é importante não só para conseguir alimentos saborosos, mas também para abandonar de vez o hábito de usar opções artificiais, que, além de não serem tão gostosos quanto o natural mais saudável ainda são inimigos da sua saúde. E não se preocupe, eles não costumam ser caros, é possível fazer ótimas combinações sem gastar muito dinheiro.

Então, vamos aprender mais sobre essas delícias de tempero natural e as dicas para usá-los?

Veja os tipos de temperos naturais para carne, frango e receitas em geral

Pimenta-do-reino

Essa é uma forte candidata a primeira colocada no ranking de principais temperos, é possível encontrar a planta na versão branca e preta. Muito versátil, ela consegue, não apenas deixar a comida com sabor picante, mas também realçar o sabor dos alimentos. Vai bem em quase tudo. Por isso, não deixe faltar na sua cozinha.

Cominho

É saboroso e dá uma sensação de quentura ao prato. Combina bastante com sopas e carnes. Outra qualidade dele é o aroma que concede ao alimento.

Cravo-da-índia

Combina tanto com alimentos doces quanto com salgados e deve ser utilizado levemente. Uma opção é acrescentá-lo as carnes para dar um diferencial. Pode ter certeza que vai surpreender seus convidados com esse detalhe. Antes de acrescentar a receita procure aquecê-lo e processá-lo.

Tomilho

Esse tempero é delicioso, mas tem um sabor forte, por isso, o ideal é utilizá-lo com moderação, apenas para dar aquele toque diferenciado.

Noz moscada

Se você já sabia que a noz moscada é tempero, mas não sabia como utilizar, não se preocupe, você não está sozinho, essa é a dúvida de muita gente. No entanto, não deixe de experimentá-la por isso, pois ela é o ingrediente que falta para melhorar suas carnes e molhos, especialmente os brancos. A dica é fazer um uso suave, não exagere na quantidade porque ela tem um gosto bem forte.

Canela

Ela concede um aroma maravilhoso aqueles pratos nas quais é colocada. A quantidade fica a seu gosto. Se você gosta de banana frita vai amar o gostinho que ela tem quando é salpicada com canela. Coloque

Orégano

Esse ingrediente pode melhorar o sabor de muitos pratos. Uma erva que combina com pizzas, lasanhas, sanduíche, macarrão, entres outros. Uma coisa que pode te ajudar a não errar na hora de decidir colocar ou não orégano é saber que ele e o molho de tomate são a combinação perfeita, pode apostar na mistura dos dois.

Pimenta calabresa

É uma mistura de pimentas desidratadas que fica incrível em sopas e caldos. Não deixe de provar!

Cardamomo

Um tempero afrodisíaco e que fica perfeito se adicionado a refogados. Possui um cheiro ótimo!

Colorau

Tem a função, principalmente, de dar cor aos preparos. Isto porque nem sempre os temperos naturais deixam a comida com uma cor atraente. Então, usá-lo pode ser uma ótima opção.

Cúrcuma

Também conhecido como açafrão da terra esse tempero é amarelado e, assim como o colorau, ajuda a colorir os alimentos. Possui um toque picante e combina com preparo como ovos, sopas e caldos. Não o adicione diretamente na receita, primeiro faça a diluição e só depois coloque.

Curry

O sabor desse tempero natural é único e variável, pois se trata de um mix com diferentes especiarias, devido a isso, cada fabricante utiliza as que acha mais interessante. Uma ótima dica nesse caso é sempre aquecer o Curry no óleo quente antes de acrescentar à receita.

Páprica

Tem duas versões, a doce e a picante. Pode ser usada para temperar carnes e frangos, além de ficar perfeita em caldos e preparos com brócolis e batata. Não combina tanto para peixes.

Coentro

Uma planta mais versátil impossível, é uma das ervas para quase tudo. Fica perfeito em sopas, carnes cozidas, caldos, peixes, feijão, mungunzá, polentas, saladas, lasanhas e tortas. Ele é um coringa da culinária. Pode acrescentá-lo picado ou processado, além de ser perfeitamente possível amassar suas sementes e utilizá-las.

Cebola

Conhecidíssima e queridíssima por bons motivos. A cebola é capaz dar vida a quase qualquer prato salgado. Ela pode ser usada tanto na versão branca quanto na roxa, sendo que o cheirinho da roxa é mais interessante para quem gosta de refeições bem aromatizadas. Refogá-la antes de usar também é uma boa opção.

Cebolinha

Ajuda a aromatizar e a avivar o sabor dos preparos. Nas carnes, sopas, molhos, purês e saladas, ela fica fantástica!

Salsinha

Extremamente comum, é bem provável que você já a conheça. Ela combina com tudo que o coentro combina e é muito gostosa. Procure sempre usá-la fresca.

Azeite

Além de ser benéfico pra saúde ainda combina com diversos pratos. É possível usá-lo combinado com outros ingredientes para temperar batatas, saladas, macarrão e diversos outros pratos.

Manjericão

Tem um gosto bastante agradável e suave. Vai muito bem com peixes. Faça uso dele sempre fresquinho. Evite usar em carnes vermelhas, pois ele se perde facilmente na intensidade do gosto desse tipo de carne.

Folha de louro

É ideal para adicionar no preparo de feijão comum ou de feijoada. Comer uma feijoada sem essas folhinhas é quase um crime. Experimente e de forma alguma se arrependerá!

Alho

O alho é um dos temperos mais conhecidos e queridos. Seu sabor dá um toque especial e funciona em diversos tipos de prato. Pode ser usado para carnes, em salpicão, arroz, molhos, tortas, feijão, omelete, peixes, etc. Cuidado apenas quando for utilizá-lo sem fritar antes, pois cru o gosto fica muito mais marcante e a quantidade necessária para o preparo das receitas é menor. Ele também é consumido assado em alguns preparos. De todas as formas, sempre vale à pena acrescentar um pouco. Além de possuir efeito anti-inflamatório. É um sabor e aroma incríveis.

Agora que você já conhece melhor os temperos, comece a testá-los. É possível conciliar vários deles e deixar tudo ainda melhor. Aos poucos você vai perceber a quantidade que mais lhe agrada e vai refinando seus preparos. Assim, comida sem gosto ou sustentada só na base do tablet industrializado nunca mais. É um dos principais temperos naturais para frango e toda receita deliciosa.

Combine tudo o que viu para encontrar sabores irresistíveis e claro muito usado no dia a dia, lembre-se do sal como tempero para dar vida a tudo, as ervas e especiarias podem ser incríveis até mesmo para a saúde com uma alimentação saudável.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

poste no pinterest esta imagem

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.