19 Receitas de Comida Japonesa Típica de Todos os Tipos

Um lista completa para preparar uma noite especial e se sentir do outro lado do mundo.
Publicado em Cardápios
19 Receitas de Comida Japonesa Típica de Todos os Tipos

A cultura japonesa vem se misturando a nossa desde o início do século XIX.

Com essa mistura, ela trouxe consigo costumes e também a culinária japonesa. E tudo isso não é por menos, já que as receitas são regadas em sabor, tradição e beleza.

Se você ama a comida nipônica e quer aprender a fazer diversos pratos regados a muita tradicionalidade e no conforto da sua casa, aqui vai uma incrível lista de 19 opções de receita de comida japonesa típica.

poste no pinterest esta imagem de 19 Receitas De Comida Japonesa Típica De Todos Os Tipos: Saiba Como Fazer

Nossa lista de receita de comida japonesa: A culinária incrível

Kare rice

Tipicamente conhecido como “karê raisu”, esse tradicional prato de origem nipônica ganhou fama no Brasil principalmente devido ao anime “Naruto”.

Um prato que tem como base o uso de curry em tablets, ele pode ser feito com qualquer tipo de carne que ficará delicioso. Receita de sabor bastante encorpado que você irá adorar. Para quem, deseja uma versão menos bovina, temos o frango e carne vegetal.

Gohan

Muito usado para diversos pratos japoneses, o gohan é prático de ser feito, mas possui a técnica que deve ser usada com bastante atenção.

Nesse vídeo, o autor dá dicar de quais panelas são as ideias para preparar o “uruchimai” (arroz japonês) para que se tenha a distribuição de calor, essencial para que o ponto fique perfeito. Utilize arroz para sushi, uma excelente dica, para compor um prato perfeito. Eu gosto de comer com shoyu (molho de soja), é um gosto epssoal rs.

Ramen – Lámen

O “lámen” é, sem dúvida, uma das receitas vindas do Japão mais apreciadas pelos brasileiros.

Um macarrão de muita tradição e complexidade, mas que com calma e força de vontade você com certeza será capaz de fazer na sua casa. Será a receita, mais pedida em se tratando de cardápio japonês.

O gostinho do óleo de gergelim aqui é maravilhoso.

Sushi

O sushi dispensa apresentações. Feito de diversas maneiras distintas em solo brasileiro, ele se tornou uma febre. E todas as opções o sushi enrolado.

Nesse vídeo, separamos duas opções de típicos sushis servidos nos restaurantes japoneses Brasil afora. Como fatias de peixe cru, escolhemos o salmão, o qual representa, sem dúvida, aquele mais procurado por quem ama esse simpático enrolado de alga marinha.

Esse prato japonês leva, alga nori. Veja o modo de preparo.

Sashimi

Seguindo a linha dos típicos pratos servidos nos restaurantes japoneses, aqui separamos um vídeo muito legal que vai te ensinar a fazer sashimis do zero, desde a preparação do local onde o peixe será cortado, até como efetuar esses cortes com perfeição.

A autora é extremamente didática e vai te explicar para que cada parte da posta do salmão pode ser utilizada dentro das diferentes receitas dessa rica culinária. De pratos típicos e mais populares da culinária oriental.

Guioza

Esse simpático bolinho é simplesmente delicioso. Recheado com carne suína e bovina bem temperada, o sabor da guioza é único.

Podendo ser feito frito ou no vapor, escolhemos a opção mais saudável e original. Confere no link como você pode fazer com facilidade essa delícia no conforto da sua casa. Utilizando molho shoyu para melhorar e dar um up no tempero.

Tempura

Outro clássico extremamente presente na vida dos brasileiros. O tempura pode ser feito de muitas formas diferentes usando desde vegetais até camarões. Enriquecendo a culinária japonesa, para sua refeição.

Na opção que separamos, vamos aprender a fazer um que usará dos dois! Simplesmente uma maravilha!

Onigiri

Esse típico bolinho de arroz é visto com bastante frequência em diversos animes que costumam passar nos canais brasileiros.

Na receita escolhida, temos um maravilhoso onigiri feito com salmão grelhado e “furitake” (tempero oriental) sabor peixe. O bolinho fica um aspecto lindo e sabor único. Vale a pena fazer. Podendo usar outro peixe cru.

HotRolls

Para muitos, esse é o sushi mais querido e apreciado. Fritinho e muito cremoso devido ao cream cheese, o sabor do hotroll é fantástico.

Em mais um vídeo super didático, a autora vai ensinar como dividir bem as etapas de preparação, e também dicas de corte e preparação. O diferencial de cada hot roll, é ser empanado e frito.

Uramaki

Esse sushi é o meu favorito. Tradicionalmente feito com uma generosa porção de salmão envolto por alga, gohan e gergelim preto e branco por cima. Simplesmente único.

Separamos porém, uma receita com três tipos de Uramaki para você ficar craque: Filadélfia, Califórnia e o patêzinho de salmão. E em todas as opções, se utiliza arroz temperado.  Não esqueça de servir com wasabi (raiz forte).

Gyudon

O “Sukya” é um restaurante de origem nipônica que foge um pouco dos típicos pratos servidos com sushi, sashimi e temaky. Ele é especializado na chamada “comida japonesa de rua ”. Dentre as opções mais pedidas, está o gyudon. Que é um dos pratos mais conhecidos, da gastronomia japonesa.

Para fazê-lo você irá precisar: alcatra picada, cebolas, saque, mirin saque, shoyo, açúcar, água, gengibre e hondashi.

Sukiyaki

O sukiyaki é um macarrão de origem oriental que se assemelha bastante ao famoso yakissoba. Um prato de dar água na boca, uma receitinha para partilhar com seus amigos.

A receita é tipicamente feita com uma carne cortada em finas tiras próprias para a mesma, além de vegetais de diferentes tipos e tofu.

No vídeo escolhido, o autor ainda te ensinará a preparar o molho tradicional usado no prato, que fará toda diferença na hora de dar sabor.

Manju

Manju, também conhecido como mandiu, é um doce japonês feito com o tradicional feijão azuki coberto por uma massa de farinha de trigo. Cozinhe o broto do feijão azuki, pois é do broto que sairá o doce.

Essa receita é extremamente delicada e envolve toda uma preparação especial desde o recheio até a massa que devem ficar na consistência ideal. E é a prova de que os japoneses também podem ser bons com doces.

Moti ou Mochi

Seguindo na linha dos doces, agora é a vez do famoso bolinho de arroz japonês.

Essa sobremesa é feita única e exclusivamente com arroz que será cuidadosamente cozido no vapor. Entretanto, é necessário um tipo específico para dar a liga necessária que o doce precisa. Sobá, Udon e Somen. E utilize água doce na sua preparação.

Tonkatsu

Receita japonesa mais simples e saborosa que essa não há. Tirinhas de lompo suíno empanadas e extremamente bem temperadas, com um molho de shoyo super especial para acompanhar.

No vídeo, você irá aprender a preparar a carne e também o molho específico para esse prato. A carne de porco de uma forma bem diferente nessa receita e que contempla uma refeição.

Okonomiyaki

O Okonomiyaki é considerado um tipo de panqueca frita japonesa. Essa opção tem como proteína a barriga do porco, e apresenta uma cremosidade incrível dada pela maionese.

Além disso, a panqueca também possui um delicioso acompanhamento a de molho inglês e mel que fará toda a diferença. Um dos nomes de comida japonesa mais diferentes, no entanto, um prato muito presente em restaurante e rodízio japones.

Takoyaki

Esse bolinho é super simples e pode ser recheado de diversas maneiras diferentes. Escolha uma variação, que seja melhor pra você.

O recheio mais tradicional usa carne de polvo, mas também pode preparar com bacon, camarão, uma fatia de peixe, salmão ou atum. Mas pode utilizar outros ingredientes. Enfim, de qualquer jeito ele fica muito gostoso. Gosto muito no café da manhã.

Yakiniku

Quem disse que japonês não sabe fazer churrasco. Esse vídeo vai te provar justamente o contrário.

O yakiniku é tipicamente feito com cortes vinculados a raças bovinas tipicamente orientais, os quais apresentam uma suculência adicional devido ao maior teor de gordura entremeada. Além disso, eles também utilizam de muitos vegetais.

A cozinha japonesa, realmente é surpreendente, com receitas excelentes para seu bem estar.

Sopa de missô – missoshiro

Essa típica sopa nipônica está sempre sendo servida como entrada nos restaurantes japoneses que encontramos espalhados pelo Brasil.

Prato fácil que vai esquentar seus dias frios. Para prepará-la, irá precisar de água, hondashi (tempero a base de peixe), missô (pasta de soja) e tofu. Por ser uma sopa, é ideal para a saúde.


Ufa! Todas essas gostosuras da culinária japonesa, agora, estão a sua disposição para preparar aquela noite típica ai em sua casa. Aproveite.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.