12 Receitas de Pratos de Comidas para Ceia de Natal Simples

  • As receitas mais simples e fáceis para tornar sua festa muito especial.
Publicado em Cardápios
12 Receitas de Pratos de Comidas para Ceia de Natal Simples

As melhores receitas sem dúvida são as de natal e devem ser ser preparadas sempre que der vontade.

Para isso criamos uma super lista com as melhores receitas para ceia de natal para você se deliciar com sua família

Receitas para ceia de natal Simples

Bolacha - biscoito de natal

As bolachinhas de natal é uma das coisas mais famosas que tem nesse feriado além de tudo que o engloba, como as cores e presentes.

Para que você faça as bolachinhas de natal é muito fácil: basta seguir o vídeo acima e ter ingredientes em casa como manteiga sem sal, açúcar, ovo, extrato de baunilha, farinha de trigo, amido de milho e sal.

Farofa

No natal nada pode faltar: o peru, o chester, os presentes, o clima e a farofa. E a farofa de natal, de uns tempos para cá, tornou-se algo polêmico por causa da pergunta: coloca passas ou não? Nessa receita, vão passas de uvas, sim!

Mas, tem um “porém”: se você não gosta de passas ou conhece alguém que vai participar da festa e pode não gostar, basta não colocar as passas direto na farofa e, sim, num potinho ao lado da tigela de farofa para que a pessoa escolha se quer ou não passas na farofa.

Pronto! Sem briga e todo mundo se diverte. Veja também o vídeo com o modo de preparo.

Peru

Uma das coisas que não pode faltar no natal além do clima e dos presentes é um dos mais clássicos pratos de natal, o peru.

Afinal de contas, o peru é o símbolo natalino mais presente na mesa da maioria dos brasileiros.

Para fazer um ótimo peru assado, basta ter o próprio peru, peras, bacon, manteiga, alho, açúcar mascavo, pimenta do reino, salsinha e cebolinha a gosto. Veja acima o passo a passo.

Chester

Outro tipo de carne que não pode faltar na mesa da maioria dos brasileiros é o chester. Tem gente que coloca o peru e o chester na mesa juntos (às vezes, porque a família é grande).

Porém, se você prefere apenas chester ou pretende fazer um chester para a noite de natal, fique atento a esta deliciosa receita e tenha em casa ingredientes como o próprio chester, laranja, vinho branco seco, manteiga sem sal, azeite de oliva, orégano, cominho em pó, coentro em pó, páprica doce, alecrim, cebola, folhas de louro e alecrim.

Vai ser uma excelente opção para deixar a comemoração incrível. Quem não gosta de chester, não é mesmo.

Bolacha de natal alemã

As bolachas alemãs para a ceia de natal, conhecidas como “plätzchens”, fazem muito sucesso no Brasil, principalmente nas mesas paranaenses.

Mas, se você não é do Paraná e tem vontade de experimentar, aqui temos uma receita de dar água na boca que basta você ter em casa ingredientes como ovos, açúcar confeiteiro, açúcar de baunilha, extrato de baunilha, farinha de amêndoas, farinha de avelã, sal, canela em pó e limão.

Um tempo no forno e já pode decorar sua mesa de natal.

Bolo

Um natal não é feito só de carnes, saladas e farofas, mas de sobremesas também! Estamos falando do bolo de natal, que é um bolo cheio de coisas que vai uma lista de ingredientes, mas que vale a pena cada minuto gasto para fazê-lo.

Tudo o que você vai precisar é de açúcar, margarina, sal, essência de baunilha, farinha de trigo, leite , frutas cristalizadas, uvas passas, nozes picadas e fermento químico.

Arroz

Arroz é uma comida que não pode faltar nas festas não é diferente! Mas, o arroz de natal, como o dia pede, é um arroz diferenciado e ainda mais saboroso.

Vai uma lista de ingredientes como azeite ou óleo, gomo de linguiça calabresa, cebola, alho, arroz, cenoura, sal, água, pimentão amarelo, milho verde, uvas passa preta, azeitona e cheiro verde a gosto.

bacalhau

Por mais que o bacalhau seja uma carne mais usada em dias de Páscoa ou sexta-feira santa como manda a tradição, ela pode ser servida em qualquer época do ano e especialmente no natal.

O bacalhau natalino também é um prato diferenciado, pois vão ingredientes que lembram a data.

Tudo o que você precisa ter em sua casa para preparar essa bacalhoada de dar água na boca é lascas de bacalhau, batatas, azeite de oliva, cebola, azeitonas picadas, sal e pimenta a gosto, cheiro verde, palmito a gosto e ovos.

salada

O natal aqui no Brasil é um feriado que se passa no verão, por isso, o mais típico dessa época é a salada que é refrescante e todos tem vontade de comer.

Como na maioria das receitas natalina de sua ceia de natal simples, a salada de natal vai um monte de ingredientes, mas que seu resultado vale qualquer tempo usado para preparar essa delícia.

Você vai precisar de peito de frango, sal, preparo para caldo sabor galinha caipira, milho, cebola, ervilha, creme de leite, uva seca, azeitona sem caroço, alho, cheiro verde, maçã verde ou pera, sal, limão, cenoura, alho poró, muçarela, apresuntado a gosto, pimenta de cheiro a gosto, pimenta do reino, batata palha, maionese ou requeijão ou cream cheese.

carne bovina

Se você não tem nem peru e nem chester ou prefere fazer algo diferente no seu natal, esta aí uma boa receita que pode te ajudar: carne bovina para o natal.

Basta ter em casa ingredientes como carne tipo paleta ou qualquer uma de sua preferencia, linguiça toscana, cebolas roxas, molho inglês, vinho tinto seco ou suave, tempero para caldo de carne, folhas de louro, alho, pimenta calabresa e azeite.

pernil

Além do chester e peru de natal, outra carne usada para servir em festas de natal na maior parte das casas da família brasileira é o pernil.

Pernil é a carne de porco mais consumida no Brasil e a parte mais fina da perna do animal.

Você pode fazer uma bela receita de chester de dar água na boca dos seus convidados, basta ter em casa ingredientes como limão, laranja, águam vinagre de vinho, azeite, sal, manjericão, pimentão, alho, cebola, louro, cheiro verde e pimenta a gosto. Deve ser feita com todo o carinho em sua ceia.

Tender

Tender é o pernil do porco, defumado e processado, mais parecido com um presunto. Também é conhecido como “presunto de Natal” ou “presunto de Yule” que é frequentemente servido no jantar de Natal no norte da Europa e na Anglosfera I(que é grupo de nações de língua inglesa que compartilham laços culturais e históricos comuns com o Reino Unido e que hoje mantêm estreita cooperação política, diplomática e militar).

Nos Estados Unidos ele tem o nome de “glazed ham”, que significa presunto glaceado. E aqui no Brasil, basta você ter um tender, cravo da índia, suco de laranja, açúcar, amido de milho e os dois olhos para ver o vídeo acima ensinando a como fazer essa receita maravilhosa.


E ai, gostou das receitas? Tem alguma par anos indicar? Deixe nos comentários.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.