15 Receitas de Massa Pão de Ló de Chocolate para Bolo Fácil e Simples Destaque

  • Um dos preparos mais seguros para você fazer seus bolos e doces, super macio e saboroso
15 Receitas de Massa Pão de Ló de Chocolate para Bolo Fácil e Simples
Rafael Gonçalves Escrito por 

Essa é uma das massas mais famosas, fáceis e rápidas de fazer para bolo de chocolate.

Por ter uma base forte rígida com ovos, ela é ideal até para quem não te habilidade com bolos, pois a massa fica firme e macia, ótima para manusear.

Agora você vai aprender como fazer a receita de massa pão de ló de chocolate simples e fácil passo a passo.

Nossa Favorita: Receita de pão de ló de Chocolate Profissional Tradicional perfeita, simples, fácil, rápido e fofinha para rechear Bolo e Torta

A receita de pão de ló de chocolate fofinho profissional tradicional não recebe fermento, ela é baseada na clara em neve para dar volume e sustentação ao seu bolo. Por conter bastante ovos, ela é bem elástica e não desmorona com qualquer errinho.

Outra observação importante é o fato dela não levar leite, com isso o prazo de validade do seu bolo aumenta bastante, também deixa a massa muito mais leve e aerada.

São apenas 4 ingredientes para essa massa pão de ló.

 

INGREDIENTES

200g
de açúcar - 1 xícara
100g
de chocolate em pó 50% ou mais - 1 xícara
140g
de farinha de trigo sem fermento - 1 xícara de chá -
8
ovos
Forma:
24x7cm ou que comporte mais de 1 litro
 
Rendimento
840g de Massa
 
Preparação
60 minutos

Modo de Preparo

 
1

Montar a base com ovos

Em sua batedeira coloque os 8 ovos inteiros. Bata em velocidade média até começar a formar a espuma da clara em neve. Aumente para velocidade rápida e bata por 5 minutos. Assim que começar a encorpar, acrescente aos poucos o açúcar.

Bata por mais aproximadamente 10 minutos em alta velocidade até formar a neve bem volumosa e espeça. Esse é o principal passo da receita, é necessário atingir o máximo de volume para a massa ficar perfeita.

 
2

Misturar os ingredientes

Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e misture os dois.

Acrescente a mistura aos ovos batidos aos poucos, mexendo delicadamente a mistura para não retirar o ar de sua massa. Isso é muito importante, vá com calma nesse passo.

receita de pão de ló de chocolate fofinho

 
3

Hora de assar

Unte apenas o fundo de uma forma com manteiga e farinha de trigo ou use papel toalha para assar.

Esse é um passo bem bacana. Não unte as laterais, queremos que a massa fique grudara, assim manteremos a estrutura perfeita do bolo. Para desenformar basta passar uma faca em volta.

Coloque a massa na forma, deixando espaço na borda.

Pré-aqueça o forno a 180º por cerca de 10 minutos.

Leve ao forno de 40 a 60 minutos a 180º. Confira o ponto da massa com um palito de dente, espete, se sair sequinho sua massa está pronta.

Retire do forno e deixe esfriar livremente. Não deixe dentro do forno, isso acabará com esta receita.

Desenforme e corte as camadas que desejar. Existem alguns utensílios muito legais para cortar as camadas, é um molde para fatiar muito legal, está no link.

 
4

Hidratação da Massa

Sugiro uma calda com água e açúcar ou refrigerante guaraná bem simples. Evite usar leite se estiver fazendo para vender, o leite diminuirá muito o tempo de vida da massa.

Se estiver fazendo para consumir no máximo em dois dias, vale a pena usar leite, é bem gostoso.

Essa receita é perfeita e está pronta, já pode fazer o recheio que mais lhe agrada.

Deixo links para ver opções incríveis de recheio de leite ninho e cobertura de leite ninho para suas receitas.

 

 

Abaixo deixe várias outras receitas de massa pão de lá que gostamos e acreditamos que pode te interessar:

Massa de Pão de ló de chocolate Fofinho de liquidificador Fácil

Se você está sem batedeira ou quer uma massa bem rápida, essa é a opção para você. Ela vai óleo, fermento e leite. É uma massa mais molinha e molhada. É preciso ter um pouco mais de cuidado para manusear essa massa. Basicamente basta jogar tudo no liquidificar e bater até misturar tudo, apenas o fermento deve ser feito a mão, misturando cuidadosamente.

Para bolo de aniversário de 5 quilos, grande e  fofinho

Essa é uma bela receita para fazer um bolo de aniversário gigante de 5 kilos. São 10 ovos, 3 xícaras de açúcar, 300 ml de água, fermento em pó e alguns outros itens. Você vai conseguir fazer um bolo de 40 centímetros de forma fácil e rápida. Aqui até a farinha será misturada na batedeira, é bem fácil de fazer e rechear.

Com 3 ingredientes

A massa pão de ló tradicional vai apenas 3 ingredientes para ter um resultado perfeito. Mas como a nossa é de chocolate, temos um a mais. Neste vídeo você vai aprender a fazer as duas opções, a branco e de chocolate bem rapidinho com um resultado excelente. Ter uma boa batedeira orbital ajuda muito nesses preparos.

Para bolo pequeno

As vezes queremos apenas um pequeno bolinho para aproveitar. Nesta opção você encontrar 4 opções de tamanho que se adequem a sua necessidade. Um bolinho de 15 cm para presentear alguém é algo muito charmoso e elegante. Vale muito a penas aprender essas versões reduzidas.

Com leite quente e 4 ovos

Essa opção dilui o chocolate em pó no leite quente e bate os ovos com o açúcar até virar um creme bem espesso e claro. Depois com velocidade mínima na batedeira ela acrescenta a farinha e o leite com chocolate aos poucos e finaliza com o fermento em pó. Na forma alta, apenas usa um papel manteiga cortado no formato e despeja a massa dentro. Desenforma passando uma faca nas laterais e pronto. O leite quente ajuda a deixar o chocolate bem diluído e a massa bem húmida.

Com emulsificante

A versão com emulsificante fica bem macia e não precisa hidratar muito. Basta seguir o passo a passo e você terá um resultado excelente. Há algumas dicas para sua receita não derramar no forno, ela vai fermento, então corre-se esse risco. A massa é misturada na batedeira até virar rum creme. Ela ainda vai uma pitada de bicarbonato de sódio para ressaltar a cor do bolo. Há também a dica de assar com a forma coberta de papel alumínio para não formar aquela camada de açúcar por cima.

Para bolo de pote

O bolo de pote já é febre entre os doces no Brasil e a essa massa é perfeita para o trabalho. Segura muito bem por alguns dias e combina com qualquer recheio. Para organizar no pote existem alguns segredos como o corte geométrico e a espessura das camadas. Confira para aprender mais sobre como usar em sua receita.

Receita de bolo de 2kg para aniversario com água

Essa é uma receita com alguns ingredientes a mais como óleo, água, baunilha e bicarbonato. Mistura tudo na batedeira, mas sem precisar que vire um creme muito concentrado. Você pode usar uma assadeira retangular ou circular alta. É uma massa bem liquida, mas ganha volume com a fermentação.

Com farinha de arroz

Para quem não quer glúten nem lactose. Feita com farinha de arroz e fécula de batata fica um ponto incrivelmente cremoso. Peneira todas as farinhas e acrescenta aos poucos no ovo misturando delicadamente. É um preparo bem sensível e precisa de atenção para ficar boa.

Sem fermento, sem Glúten, Sem Lactose com amido de Milho

Essa é a receita mais diferentona de todas. Feita com amido de milho, não vai leite nem fermento. É bem leve e suave. Eu só misturaria o amido e o chocolate fora da batedeira para não perder volume.

O que achou das receitas? Deixe seu comentário abaixo. Aproveite bem para seus doces e sobremesas.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Rafael Gonçalves

E tudo começou com um casamento rs. De péssimo cozinheiro a produtor de conteúdo de receitas levou um bom tempo de estudo e trabalho duro para reunir todas as informações que quero dividir com você. De receitas a análises de produtos incríveis que estudei e reuni com qualidade para você e sua família.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.