16 Receitas de Massa Pão de Ló de Chocolate Para Bolo + Alternativas Muito Especiais

Um dos preparos mais seguros para você fazer seus bolos e doces, super macio e saboroso
16 Receitas de Massa Pão de Ló de Chocolate Para Bolo + Alternativas Muito Especiais
Avalie este item
(11 votos)

Essa é uma das massas mais famosas, fáceis e rápidas de fazer para bolo. Por ter uma base forte rígida com ovos, ela é ideal até para quem não tem habilidade com bolos, pois fica firme e macia, ótima para manusear.

Dessa maneira. Seja para bolos decorados com pasta americana, para bolos decorados com chantilly ou ainda, para Naked Cake, o pão de ló é o bolo ideal. O segredo está na quantidade de ovos que se utiliza na receita que é maior que os demais.

Agora você vai aprender como fazer a receita de pão de ló de chocolate simples e fácil passo a passo. Essa é a mais incrível de todas e você, com certeza vai amar. Fofinha, fácil de rechear, não quebra e deixa o bolo perfeito para qualquer ocasião. E na sequência, deixamos um lista de alternativas para você testar.

Favorita: Receita de pão de ló de Chocolate Profissional simples, fácil, rápido e fofinha para rechear Bolo e Torta: como fazer

Rendimento
840g de bolo
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
Referência de Medida: Forma: 24x7cm ou que comporte mais de 1 litro
Ingredientes
  • 200g de açúcar - 1 xícara
  • 100g de chocolate em pó 50% ou mais - 1 xícara
  • 140g de farinha de trigo sem fermento - 1 xícara de chá -
  • 8 ovos

Modo de preparo

  • Montar a base com ovos: Em sua batedeira coloque os 8 ovos inteiros. Bata em velocidade média até começar a formar a espuma da clara em neve. Aumente para velocidade rápida e bata por 5 minutos. Assim que começar a encorpar, acrescente aos poucos o açúcar.
  • Bata por mais aproximadamente 10 minutos em alta velocidade até formar a neve bem volumosa e espeça. Esse é o principal passo da receita, é necessário atingir o máximo de volume para ela ficar perfeita.
  • Misturar os ingredientes: Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e misture os dois.
  • Acrescente a mistura aos ovos batidos aos poucos, mexendo delicadamente a mistura para não retirar o ar de seu bolo. Isso é muito importante, vá com calma nesse passo.
  • Hora de assar: Unte apenas o fundo de uma forma com manteiga e farinha de trigo ou use papel toalha para assar.
  • Esse é um passo bem bacana. Não unte as laterais, queremos que o bolo fique grudado, assim manteremos a estrutura perfeita do bolo. Para desenformar basta passar uma faca em volta.
  • Coloque o preparo na forma, deixando espaço na borda.
  • Pré-aqueça o forno a 180º por cerca de 10 minutos.
  • Leve ao forno de 40 a 60 minutos a 180º. Confira o ponto do bolo com um palito de dente, espete, se sair sequinho seu bolo está pronto.
  • Retire do forno e deixe esfriar livremente. Não deixe dentro do forno, isso acabará com esta receita.
  • Desenforme e corte as camadas que desejar.
  • Hidratação: Sugiro uma calda com água e açúcar ou refrigerante guaraná bem simples. Evite usar leite se estiver fazendo para vender, o leite diminuirá muito o tempo de vida do bolo.
  • Se estiver fazendo para consumir no máximo em dois dias, vale a pena usar leite, é bem gostoso.
  • Essa receita é perfeita e está pronta, já pode fazer o recheio que mais lhe agrada.

Deixo links para ver opções incríveis de recheio de leite ninho e cobertura de leite ninho para suas receitas. Veja ainda a massa de bolo pão de ló tradicional.

2º. Fofinho de liquidificador Fácil

autor: Adriene Amorim Cake e Arte

Se você está sem batedeira ou quer uma consistência boa e bem rápida, essa é a opção para você.

Ela vai óleo, fermento e laticínio. É mais molinha e molhada, muito fácil e perfeita para adicionar recheios e coberturas. É preciso ter um pouco mais de cuidado para manusear.

Basicamente, para esse bolo sem batedeira, basta jogar tudo no liquidificar e bater até misturar tudo, por último, apenas o fermento deve ser feito à mão, misturando cuidadosamente.

3º. Para bolo de aniversário de 5 quilos, grande e fofinho

autor: Flor de Farinha

Essa é uma bela receita para preparar um bolo de aniversário gigante de 5 quilos. São 10 ovos, 3 xícaras de açúcar, 300 ml de água, fermento em pó e alguns outros itens. Você vai conseguir fazer um bolo de 40 centímetros de forma fácil e rápida.

Aqui com a farinha será misturada na batedeira, é bem fácil de fazer e rechear. Depois, desligue a batedeira para adicionar o fermento e coloque na forma untada e asse em forno pré-aquecido. Essa sugestão é uma delícia!

4º. Com 3 ingredientes

autor: Tata Pereira

O massa comum branca e tradicional vai apenas 3 ingredientes para ter um resultado perfeito.

Mas, a nossa é de chocolate, temos um a mais. Nesta versão você vai aprender a fazer as duas opções, a branco e de chocolate bem rapidinho com um resultado excelente.

Ter uma boa batedeira orbital ajuda muito nesses preparos. Um bolo simples, para deixar o preparo melhor para todos.

5º. Bolo pequeno

autor: Bruna Ferreira

Aprenda a receita de Pão de ló de Chocolate profissional na forma 15x10.

Se for preparar o pão de ló branco retirar o cacau e substituir por farinha de trigo.

Você pode acrescentar uma colher de sopa de essência de baunilha ou a essência de preferência.

6º. Com leite quente e 4 ovos

autor: CozinhandoComNane

Essa opção dilui o chocolate em pó no laticínio quente e bate o ovo com o açúcar para virar um creme bem espesso e claro.

Depois com velocidade mínima no equipamento, ela acrescenta a farinha e o leite com chocolate aos poucos e finaliza com pó Royal. Na forma alta, apenas usa um papel manteiga cortado no formato e despeja a mistura dentro.

Desenforma passando uma faca nas laterais e pronto. O leite quente ajuda a deixar o chocolate bem diluído e a receita bem úmida.

7º. Com emulsificante

autor: Adriene Amorim Cake e Arte

A versão com emulsificante fica bem macia e não precisa hidratar muito. Basta seguir o passo a passo e você terá um resultado excelente.

Há algumas dicas para sua receita não derramar no forno, ela vai pó Royal, então corre-se esse risco. A massa é misturada para virar rum creme. Ela ainda vai uma pitada de bicarbonato de sódio para ressaltar a cor do bolo.

Há também a dica de assar com a forma coberta de papel alumínio para não formar aquela camada de açúcar por cima.

8º. Bolo de pote

autor: Doce, sal e etc Receitas caseiras

O bolo de pote já é febre entre os doces no Brasil e a essa massa é perfeita para o trabalho. Segura muito bem por alguns dias e combina com qualquer recheio.

Para organizar no pote existem alguns segredos tipo o corte geométrico e a espessura das camadas. Confira para aprender mais sobre como usar em sua receita.

Informações importantes: Medida da xícara: 200ml/ Medidas da forma: Altura: 5cm, Largura: 28cm, Comprimento: 38cm.

9º. Receita de bolo de 2kg para aniversario com água

autor: Fuê di Miriã

Essa é uma receita com alguns ingredientes a mais como óleo, água, baunilha e bicarbonato. Mistura tudo e só bater, mas sem precisar que vire um creme muito concentrado.

Você pode usar uma assadeira retangular ou circular alta. É a massa bem liquida, mas ganha volume com a fermentação.

10º. Com farinha de arroz

autor: Anelise Guterres Leite

Para quem não quer glúten nem lactose. Feita com farinha de arroz e fécula de batata fica um ponto incrivelmente cremoso.

Peneira todas as farinhas e acrescenta aos pouquinhos no ovo misturando delicadamente. É um jeito de preparar bem sensível e precisa de atenção para ficar boa.

11º. Sem fermento, sem Glúten, Sem Lactose com amido de Milho

autor: GABRIELA ZAMBONI

Essa é o pão de ló de chocolate fofinho mais diferentona de todas. Feita com amido de milho, não vai leite nem pó Royal. É bem leve e suave.

Eu só misturaria o amido e o chocolate fora da batedeira para não perder volume.

12º. Profissional

autor: Flor de Farinha

Essa é uma massa de bolo pão de ló de chocolate profissional, alto de 10 cm de altura. É super macio, fofinho e muito estruturado para bolo confeitado, de andar e Naked Cake.

Quando trabalhamos com bolo, é necessária uma opção de massa profissional para não ter riscos, mesmo quando necessita transportar o bolo. Nesse caso, essa é perfeita!

13º. Enorme: 8 quilos de bolo

autor: Cleo Figueiredo

Aprenda a receita de pão de ló de chocolate, massa grande de bolo de até 8 kg dependendo do recheio.

Esse bolo fica realmente muito grande e é perfeito para encomenda de bolos grandes ou para aquela festinha do filho em que todos os amiguinhos forma convidados.

Como é possível ver no vídeo, a massa fica fofinha e é fácil de rechear.

14º. Recheada e decorada

autor: Penélope Academy

Descubra como fazer massa incrível, bem escurinha, fofinha e com um sabor delicioso de chocolate. ideal para bolo Floresta Negra.

Você poderá usar em seus bolos prensados de aniversários, bolos gelados e bolos de pote.

15º. Amanteigada

autor: Receitas de Pai

Nesse vídeo vou te ensinar a fazer um Bolo Pão de Ló de Chocolate Profissional super fofinho e perfeito para fazer Bolos Recheados, super fácil e rápido de fazer.

E para isso, você precisa de poucos ingredientes: 6 ovos, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de açúcar refinado, 200g de manteiga, 3/4 de xícara (chá) de chocolate 50%, 1 xícara de laticínio (200ml), 1/2 xícara de amido de milho, 1 colher de sopa de pó Royal.

Depois, é só seguir as orientações do vídeo e aproveitar essa delícia. Caso queira rechear, pode fazer o recheio que desejar e molhar o bolo com leite condensado.

16º. Sem fermento

autor: Receitas de Pai

Muitas vezes, temos todos os ingredientes necessários para a preparação de um delicioso pão de ló, mas na hora de colocar o pó Royal, “cadê?”, não tem. Nesse caso, o que fazer?

Faça bolos sem fermento, que é super prática para o dia a dia ser um bom dia, saborosa e não vai fermento algum. Confira no vídeo acima como fazer pão de ló de chocolate.

Pode optar por uma forma redonda ou quadrada, desde que seja na mesma medida.

O que achou das receitas? Deixe seu comentário abaixo. Aproveite bem para seus doces e sobremesas.

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-pao-de-lo

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.