15 Receitas de Massa de Bolo Pão de Ló Fácil e Simples: Saiba Como Fazer

  • Uma das bases mais famosas e fáceis de se trabalhar. Seus bolos nunca mais serão os mesmos.
Publicado em Bolos
15 Receitas de Massa de Bolo Pão de Ló Fácil e Simples: Saiba Como Fazer

Sabe aquelas receitinhas que tem gosto de comida de vó? A nossa seleção de hoje é desse tipo, conhecida na confeitaria mundial, ela faz você ter água na boca e se sentir em casa.

São as top receita de massa de bolo pão de ló que variam entre a tradicionalidade e o diferenciado. O foco é a simplicidade nos ingredientes e a facilidade no momento da produção. Que tal correr até a cozinha e preparar essas delícias?

poste no pinterest está imagem

Receita de Massa de bolo Pão de Ló Tradicional

O receita de pão de ló simples leva os elementos tradicionais: ovos, açúcar e farinha. Todos são fáceis de achar em qualquer mercadinho e possuem preços acessíveis.

A dica no modo de preparo é adicionar a farinha com cuidado na hora de bater, assim evita que a massa perca o ar.

E se você achou que folha de almaço era somente para os estudos, está enganado, ela pode ser usada para forrar a assadeira antes de levar o conteúdo ao forno.

De chocolate profissional para aniversário sem fermento

Separe quatro itens da dispensa: ovos, farinha de trigo sem fermento, achocolatado em pó e açúcar. Peneire bem a farinha e o chocolate, para tirar possíveis restos grossos.

Na batedeira, misture bem todos até ficar aerado e homogêneo. Por não possuir fermento é preciso bater por pelo menos 10 minutos. O resultado é mais do que profissional, é espetacular!

Aproveite e confira essa incrível lista de de receita de massa pão de ló de chocolate, são 15 opções perfeitas.

De liquidificador

Macio e delicioso, o pão de ló preparado no liquidificador tem vantagens incríveis, como a economia de tempo e dinheiro. Ficou curioso (a)?

Além do modo de fazer, o diferencial é a adição de essência de baunilha, óleo e leite morno. Liquidifique por uma média de 10 minutos. O ideal é não deixar a farinha bater por muito tempo.

Não tem erro: basta clicar no link, seguir as orientações e se deliciar com essa massa!

Rocambole

O Sabor na Mesa só enrola rocambole, porque para você ele está mega disponível! Essa versão é fofinha na massa e assada à 180º no forno. Vale lembrar que o tempo é determinado pela espessura.

O recheio fica a critério, a sugestão do vídeo é a famigerada geleia de morango. Lembre-se de finalizar com um punhado de açúcar de confeiteiro por cima. Aqui você leva bolo, mas no bom sentido!

De laranja

Agregar a essa receita de pão de ló um sabor cítrico pode torná-la mais deliciosa e diferente. Por isso, fomos à feira e trouxemos algumas laranjas para você.

Como preparar? Bata as claras em neve primeiro, depois as gemas, adicione o suco de laranja e os demais integrantes do bolo. Quando for assar, não unte a forma, coloque apenas papel manteiga por baixo e o alumínio em cima.

O rendimento da massa é excelente e pode ser incrementada com chantilly ou pasta americana.

Amanteigado com leite quente

Perfeita para montar algo esculpido, a estrutura da massa amanteigada é mais saborosa e úmida. O segredo é mesclar a manteiga, o açúcar, os ovos e o leite quente até se transformar em um creme pastoso e volumoso.

Caso ela ficar com aspecto líquido, é normal, o acréscimo da xícara de chá farinha de trigo a deixa mais consistente. É só fazer com delicadeza para não empelotar.

Com emulsificante

O papel do emulsificante no pão de ló é provocar o clareamento e facilitar a mistura dos elementos no decorrer do preparo.
Normalmente, ele é utilizado para bolos de casamento e festas, por ter aparência alta e propiciar muitas camadas.

O conselho é forrar a forma com papel manteiga. No tutorial, graças a quantidade sugerida de cada ingrediente é possível montar um bolo de até 6 kg.

Salgado

Ficou pensando que eu não ia falar da opção salgada hoje, né? Pois bem, ela é perfeita para fazer bolo salgado e surpreender a todos.

Você precisa de farinha de trigo, amido de milho, colher de sopa de fermento em pó, ovos, açúcar e, finalmente, sal. Não esqueça de bater tudo até ficar espumoso. A chef Léo Oliveira te ensina o passo a passo.

Massa de bolo de cenoura

O sol começa a se pôr e com ele vem o café da tarde, e para quem gosta de bolo de cenoura bem fofinho com cobertura de chocolate, esse tópico é o ideal para servir nesse momento.

Especial e muito gostosa, a massa de bolo de cenoura não tem mistério. A especificidade dela está no sabor refinado da cenoura picada misturada aos outros componentes. É batata! Quer dizer, é cenoura!

Com água quente

Sem o uso do leite, a escolha com água quente se torna mais light. Os ingredientes usados são os mesmos da opção habitual.

Flexibilidade, sem aparência quebradiça e delicioso, é o desfecho dessa receita maravilhosa.

Acrescente um toque de essência de baunilha no batimento com as gemas e as claras em neve. Antes de levar ao forno, unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha.

Vegano, sem ovo

Apesar de não haver dados específicos, estima-se que no Brasil haja cerca de 7,6 milhões de pessoas vegetarianas e veganas. Se você faz parte desse número, fica de olho em uma alternativa para o seu cardápio.

Os elementos são mais inusitados, mas apesar disso, ajudam no bom funcionamento do organismo. É colocado farinha espelta, bicarbonato de sódio, açúcar de coco, extrato de baunilha, colhr de sopa de óleo ou puré de maça e leite vegetal a seu bolo.

De fubá

É difícil resistir a um bolo quentinho, não é mesmo? Por isso, destacamos essa variação feita com fubá, que nada mais é do que farinha fina de milho ou arroz moído.

Os principais itens são: açúcar, farinha de trigo e de fubá. Todos aproveitados de maneira equilibrada e nas melhores proporções.

Caso queira usar somente um tipo de farinha não tem problema. É importante retirar a película da gema, ela influencia no cheiro do bolo.

De limão e iogurte

Sair do neutro faz bem de vez em quando, ainda mais quando incrementamos um prato e o deixamos aromatizado, azedinho, cítrico e cremoso.

Esses são todos os adjetivos da versão que vos falo, ela contém iogurte natural com o soro (de sua preferência) e sumo de limão siciliano.

No fim, corte algumas rodelas para enfeitar e faça uma cobertura com açúcar de confeiteiro. A atração é fatal! 

Japonês

Seja no Japão, em Nagasaki ou no Brasil, o pão de ló para encantar a todos. Essa é uma alternativa japonesa normalmente oferecida como cortesia às visitas.

Leve e macia, ela também é chamada de bolo castella ou japonês. Use açúcar refinado e bata com as claras. A busca é pela textura característica do merengue, isto é, aquela de ponto de bico.

Sem glúten, sem lactose

E, fechando nossa listinha de ouro, separamos uma excelente escolha aos intolerantes à lactose ou ao glúten. Ela é produzida com açúcar amarelo (mascavo) e um mix de farinha sem glúten.

Leve tudo à batedeira e vá adicionando os ingredientes aos poucos e com cuidado para não criar pelotas.

Teste uma receita e tenha mais essa alternativa saudável no seu menu.


Sabe-se de longe que uma bela lista é aquela finalizada, por isso chegamos ao gran finale dos tipos de receitas de pão de ló. Mas, isso não significa que acaba aqui, você pode continuar aí na sua casa, preparando e servindo essas maravilhas simples e fáceis de fazer.

Lembre-se, em caso de dúvidas e sugestões, role a barra mais um pouco e venha interagir conosco nos comentários.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.