Glacê Real Caseiro para Bolo e Biscoito

  • Uma cobertura clássica e divina que deixam quaisquer doces e sobremesas incríveis. É puro glamour.
Publicado em Bolos

A Receita De Glacê Real Caseiro é uma cobertura antiga, deliciosa e e muito apreciada. Serve para cobrir qualquer tipo de bolo e biscoito. Aprenda a fazer!

É possível usar esse prepara em muitos biscoitos diferentes como as bolachas de maizena, os biscoitos amanteigados, e os biscoitos de nata e os de natal.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Veja agora o passo a passo mais que especial.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Glacê Real Caseiro Para Bolo e Biscoito: Saiba Como Fazer

Quantidade
1 Tigela
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

4
claras de ovo
1
colher de sopa de suco de limão
400g
de glaçucar

Modo de preparo

1

Clara em neve

  1. Coloque a clara no recipiente de uma batedeira e deixar bater até ficar firme.
2

Preparando a cobertura

  1. Adicione o glaçucar (açúcar de confeiteiro ou açúcar impalpável) no recipiente da batedeira. Caso não tenha glaçúcar em casa, nas dicas deste artigo há uma opção feita com açúcar refinado.
  2. Bata novamente, em velocidade máxima.
  3. Coloque o suco de limão e bata por mais 4 minutos (aproximadamente).

O ponto ideal é bem firme. Pode ser usado com qualquer bico e para confeitar qualquer tipo de bolo ou biscoito. Aplique no seu doce antes que endureça demais!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Após aplicado, entrará em um processo de endurecimento que pode levar de 15 a 60 minutos. Não coloque esses doces na geladeira, pois a umidade faz com que ele amoleça e fique grudento.

Dicas:

  • Se não tiver acesso ao glaçucar, bata açúcar refinado no liquidificador até que fique bem fininho;
  • Caso deseje colorir o glacê real, use qualquer corante (líquido, em gel ou em pó) no glacê pronto. Mexa bem com uma colher. Adicione aos poucos até atingir a cor desejada;
  • Uma pistola de calor pode ser usada para que seque mais rápido;
  • Esse tipo de cobertura endurece com o passar das horas, por causa do contato com o ar. O tempo que demora para endurecer depende da consistência do seu creme: quanto mais líquido, mais tempo levará até seu endurecimento;
  • Após seu bolo ou biscoito estiver pronto, evite guardar na geladeira. A umidade faz o glacê amolecer;
  • Caso deseje que a validade seja maior, utilize cremor tártaro em vez do limão;
  • Em algumas regiões essa receita é conhecida como glacê mármore;
  • Para evitar que endureça enquanto ainda está trabalhando com ele, cubra a tigela com papel toalha umedecido;
  • O ponto correto na hora de bater é cerca de 10 minutos. Deve estar bem firme, aponto de não escorrer das pás da batedeira;
  • Use logo após ser feito, ou perderá o ponto adequado de uso;
  • Não é recomendado cobrir completamente um bolinho com o glacê real, pois ao cortar ficará todo trincado;
  • Caso pretenda vender e queira uma validade maior, utilize pó para preparo de glacê, vendido em casas de produtos culinários para confeitaria;
  • Quanto mais fresco o ovo, menor a chance de se contaminar com salmonella. Hoje em dia consumimos ovos de granjas inspecionadas pela Vigilância Sanitária/Superintendência de Meio Ambiente. Felizmente, hoje é raro encontrar essa bactéria em ovos.

Como armazenar?

Armazene em um recipiente hermeticamente fechado.

Qual a validade do glacê real?

Caso esteja em dias quentes, guarde na geladeira por até 48 horas. Em dias mais frios, é possível ser guardado fora dela.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Não é recomendado seu congelamento, pois a água do congelamento pode se soltar e acabar estragando a receita. Mas você pode congelar doces decorados com ele. Use um recipiente completamente fechado e, ao descongelar, espere estar em temperatura ambiente antes de destampar.

Por que meu glacê real ficou mole?

A adição errada dos ingredientes líquidos pode fazer com que seu glacê fique mole demais. Para consertar basta adicionar, aos poucos, um pouco mais do açúcar em pó para contrabalancear os líquidos da receita. Espalhe mais açúcar com uma colher e misture bem.

Curiosidades

O glacê real ganhou este nome após a rainha Vitória, o início do século XIX, mudar o tradicional vestido de casamento prateado para um vestido completamente branco e exigir que a cobertura de seu bolo de casamento também fosse branco. Outro fato que o torna tão nobre é que, por muito tempo, apenas a classe mais rica e nobre da sociedade tivesse acesso ao açúcar tão refinado, branco e puro.

Outro fato marcante sobre essa cobertura é a história que iniciou no ano de 1898 em uma padaria em Hampshire, um condado da Inglaterra. O padeiro fez um bolo de casamento e deixou exposto em sua vitrine por nada mais nada menos que 66 anos. Sobreviveu a duas guerras mundiais! E não pense que ele foi jogado fora quando a padaria fechou, no ano de 1964. O bolo foi levado a um armazém e, depois, para o sótão da casa da filha deste padeiro. Um pouco antes de morrer, essa mulher doou o bolo a um museu explicando que nunca se casou e ficou com medo que alguém descobrisse o bolo em sua casa e achasse que ela tinha sido abandonada no altar. O museu iniciou seu trabalho de conservar o bolo e descobriu que o glacê real havia deixado o bolo molhadinho por dentro durante todo esse tempo! O único sinal encontrado no bolo é um rachadinho, causado pela explosão de bomba durante a Segunda Guerra Mundial.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Concluindo

Esse glacê é daquelas receitas-chave para qualquer pessoa que tem o costume de fazer doces. É prático e fácil de ser feito, seja para vender ou para consumir em casa! Esse artigo é um clássico da culinária e é o tipo de glacê mais indicado para confeitar doces.

Possui um passado nobre e, apesar de ser muito acessível hoje em dia, o sabor da receita de glacê real remete à sensações de situações especiais e chiques.


Estou certo que já domina e sabe como fazer glacê real para levar seus doces a outro nível.

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar a receita em suas redes sociais, principalmente no Pinterest.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.