Chantininho para Cobertura e Recheio de Bolo e Doces

Aprenda a fazer no ponto perfeito que impressionará seus clientes e convidados.
Chantininho para Cobertura e Recheio de Bolo e Doces

Ideal para bolos e outros doces, além de ter uma durabilidade maior, tem a textura consistente e é uma delícia. É tão gostoso que você pode até comer de colher!

Você vai conseguir usar da forma que preferir: fazendo um acabamento lisinho, com bico ou texturas diferentes. Aprenda agora a Receita de Chantininho.

Receita de Chantininho para Recheio e Cobertura de Bolo e Doces

Quantidade
suficiente para um bolo grande ou 80 cupcakes grandes
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1
litro de Chantilly pronto gelado (marca recomendada: Supreme) ou creme de leite fresco.
8
colheres de leite em pó (marca recomendada: Ninho Instantâneo)
1
colher de preparo em pó para merengue (marca recomendada: Arcolor – Merengue Powder) – Opcional
1
caixinha de leite condensado

Modo de preparo

1

Hora de usar a batedeira

  1. Coloque o chantilly, oito colheres de leite em pó e uma colher de preparo em pó para merengue no pote da batedeira.
  2. Use a própria pá da batedeira para mexer o conteúdo usando a mão afim de diluir e misturar as substâncias sólidas com as líquidas.
  3. Ligue a batedeira na velocidade mínima e bata o conteúdo do pote. Quando sentir que a batedeira está forçando, aumente um pouco a velocidade. Repita até que a pasta esteja no ponto desejado: quando o chantilly gruda e fica todos nos cantos do globo da batedeira.
2

Vamos deixar no ponto certo

  1. Pegue uma porção do chantilly usando uma colher de silicone e jogue leite condensado por cima. Passe para um pote e vá mexendo para dar textura. Vá repetindo, finalizando todo o chantilly do pote.
  2. Vá mexendo e administre para chegar à textura desejada da sua receita: mais firme ou mais líquida.

Seu creme está pronto para ser usado em suas receitas. Seja de forma rústica, desenhado usando bico ou espalhado com uma colher de espátula, a modelagem ficará perfeita! Pode ser usado também como preenchimento.

Veja também essa incrível receita de recheio de leite ninho e cobertura e calda de leite ninho. Temos ainda para sua alegria a cobertura de chocolate para bolo e uma cobertura de ganache para bolo.

Dicas:

  • Use os ingredientes sempre bem gelados para esse chantilly de leite ninho.
  • O leite condensado e o chantilly devem ficar no mínimo 12 horas na geladeira antes do início do preparo.
  • Deixe no congelador por 30 minutos antes de bater (cuidado, não pode deixar congelar). Coloque também a tigela que irá usar e a espátula da batedeira.
  • Faça a mistura em tigelas ou bowl de inox ou de vidro.
  • Se desejar tingir de cores escuras, para não amargar, use uma base de outra cor e então incorpore com a cor desejada. Quanto mais corante mais amargo.
  • Se pretende colorido de cores vivas, faça o mesmo: misture cores afim de chegar no tom forte pretendido. Vermelho vivo, por exemplo, é a mistura de corante vermelho com laranja ou amarelo. O rosa choque é feito de corante vermelho. Pesquise bem antes de escolher as cores a serem compradas!
  • Ao guardar o bolinho de cobertura de chantininho na geladeira, tampe-o, assim não pegará umidade e não ficar rachado.
  • Trabalhe em um ambiente refrigerado ou bem arejado.
  • Deixe o bowl de chantininho na geladeira, use quando for iniciar o trabalho.
  • Quanto mais corante, menos leite condensado e vice-versa. Cores claras precisam de mais leite condensado.
  • Se ficar mole demais, pegue mais chantininho cru e coloque em outro pote. Mexa usando uma colher de silicone ou fue. Se achar necessário, coloque um pouco de leite condensado. Misture com delicadeza ao chantininho que ficou mole.
  • As batedeiras com duas pás não têm a mesma performance do que a planetária.
  • A massa de bolo que mais combina é a massa de pão de ló.
  • Os recheios mais comuns são aqueles a base de mousses.

Como armazenar?

Guarde o chantilly cru (sem leite condensado e sem corante). Tampe o pote onde está o seu chantininho usando plástico de contato e coloque na geladeira. O gosto e a textura irão mudar um pouco, é aconselhável fazer a cobertura fresca para preservar o sabor.

Qual a validade?

A durabilidade depende do clima no dia do preparo. Em ambientes quentes, só pode ficar fora da geladeira por no máximo três horas. Dentro da geladeira a validade se estende por dois dias.

Não é aconselhável congelar. A textura e a estabilidade mudam depois disso.

Por que meu chantininho ficou poroso?

Se a sua receita de chantininho ficar duro e cheio de buraquinhos, a causa pode ser o uso de corante. Mas pode ficar tranquilo, pois tem solução! Basta massagear o creme colocando um pouco de água, leite ou chantilly gelado. Quanto mais gelado, melhor!

Por que meu chantininho ficou mole?

Se o resultado final ficou mole demais, significa que passou do ponto certo enquanto você o batia com leite condensado. Nas dicas você encontra a solução desse problema.

Lembre-se de usar as marcas recomendadas, elas também ajudam a alcançar o sucesso nessa receita.

Concluindo

Agora aprendeu como fazer Chantininho, é uma opção versátil, de baixo custo e com ótimo rendimento. Se tomar o cuidado de deixar todos ingredientes e utensílios bem gelados, o sucesso é garantido.

Escolha os bicos de confeitar favoritos para fazer essa belezinha. Existem receitas mais rápidas e com menos ingredientes, mas o resultado não é igual de confeitaria para seus bolos. Garanta o melhor sabor e melhor textura utilizando essa receita.

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar a receita em suas redes sociais, principalmente no Pinterest.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.