12 Receitas de Bolo Rústico Com Preparos Simples E Elegantes para Se Inspirar

Para pessoas que desejam inovar e impressionar seus convidados.
12 Receitas de Bolo Rústico Com Preparos Simples E Elegantes para Se Inspirar
Avalie este item
(9 votos)

Está cansada daqueles bolos lindos e super tradicionais que vemos em todo lugar? Então você está no local certo, porque no artigo de hoje vamos explorar algumas delícias diferentes e rústicas, porém extremamente elegantes, perfeitas para qualquer ocasião, inclusive festas de casamento!

O naked cake, também conhecido como rústico, é uma técnica de design para bolos que foca em dar um ar mais simplista para a receita, geralmente isso acontece deixando o recheio a mostra, seja de forma mais organizada ou “simples”.

Para começar a explorar todas essas técnicas e delícias aprenda uma receita de bolo rústico simples e gostosa, perfeita para servir seus amigos e familiares em qualquer situação. Logo depois veja mais algumas opções igualmente simples e bonitas para inovar e sair da caixinha!

Receita de bolo rústico simples: Saiba Como Fazer

Rendimento
12 pedaços
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
Referência de Medida: Xícara de 240ml
Ingredientes
Chantininho:
  • ½ xícara (chá) de leite condensado (150 g)
  • 50 ml de água para hidratar a gelatina
  • ½ envelope de gelatina em pó sem sabor (6 g)
  • 3 colheres (sopa) de Glacê Real (30 g)
  • 500 ml de chantilly gelado
  • 1 colher (chá) de emulsificante (10 g)
  • 10 colheres (sopa) de leite em pó (70 g)
Massa:
  • 1 colher de chá de bicarbonato
  • 30 ml de óleo
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 100 ml de leite em temperatura ambiente
  • 1 xícara de açúcar refinado ou 160gr
  • 1/2 colher de sopa de fermento
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo ou 210gr
  • 1/2 xícara de chocolate em pó 55% ou 50gr
  • 2 ovos médios
  • Frutas vermelhas a gosto para decoração (opcional)

Modo de preparo

Massa:
  • Comece adicionando o vinagre ao leite logo em seguida mecha bem e então reserve.
  • Na batedeira adicione o leite e açúcar e então bata até obter um creme bem claro e macio.
  • Sem parar de mexer comece a acrescentar o óleo aos poucos, bata por cerca de um minuto ou até que incorpore.
  • Em um recipiente adicione a sua farinha e então acrescente o chocolate, misture bem até que ambos estejam misturados.
  • Agora, aos poucos comece a adicionar no seu creme de ovos enquanto mexe delicadamente com um fuê, para facilitar o trabalho acrescente também o leite com vinagre de duas vezes.
  • Misture até obter uma massa bem homogênea e pesada, em seguida acrescente o bicarbonato e fermento, misturando delicadamente de cima para baixo.
  • Despeje o bolo em três formas forradas com papel manteiga, separar a massa irá deixar o bolo mais estruturado.
  • Agora basta levar para assar em forno preaquecido a 180° por cerca de 35 minutos ou até que ao furar o palito saia limpo.
  • Passado o tempo, retire do forno deixe amornar e só então desenforme. Reserve.
Chantininho:
  • Antes de iniciar o preparo de seu chantininho, prepare a gelatina sem sabor como indicado na embalagem e reserve.
  • Em um recipiente adicione o chantilly bem gelado e bata em velocidade baixa até que ele firme um pouco.
  •  Em seguida adicione o glacê real peneirado, o leite condensado, leite ninho e emulsificante.
  • Comece a bater em velocidade baixa e então aumente a velocidade gradativamente até firmar completamente.
  • Nesse momento acrescente a gelatina aos poucos, bata até que misture completamente. Reserve.
Montagem:
  • Desenforme os bolos e adicione um deles sobre uma base sólida, logo depois umedeça levemente com uma mistura de leite e chocolate ou água e leite condensado.
  • Em seguida coloque o seu chantininho em um saco de confeitar e então delicadamente comece a fazer pequenas bolinhas para cobrir o bolo em toda sua extensão.
  • Logo em seguida com muito cuidado adicione a segunda camada de massa, e então repita o processo de cobertura até chegar a última camada.
  • Na parte de cima do bolo acrescente o chantininho apenas nas bordas, ao centro adicione frutas vermelhas bonitas e lavadas.

Dica: Para manter seu bolo bonito por mais tempo, evite deixar ele fora de lugares refrigerados por mais que 4 horas.

2º. Com chocolate

autor: Ana Paula Neris Cake Designer

Todo mundo adora um bom chocolate, sabendo disso não podíamos deixar de trazer uma versão rustica de uma decoração com esse ingrediente.

Aqui, não iremos descobrir como fazer a massa, porém teremos dicas valiosas sobre como decorar, além de receber a receitinha para uma ganache bem estruturada e um chantininho que tem tudo para te conquistar! Dê uma olhadinha.

3º. Para casamento

autor: Fuê di Miriã

Está em busca de uma ideia que consiga transmitir um ar de elegância e simplicidade ao mesmo tempo? Então essa é a sua receita!

Nesse passo a passo vamos conhecer todo o processo de montagem para o bolo de casamento perfeito, conhecendo cada ingrediente e qual a sua importância para o visual impactante e para o sabor, que obviamente precisa ser perfeito!

4º. Com flores

autor: Elaeny Melo

Nessa receitinha descubra uma sugestão simples para a decoração de um bolo de aniversário decorado com flores.

Ao decorrer do vídeo a autora dar dicas valiosas sobre como fazer o chantilly, como espalhar pelo bolo de maneira correta, sem gerar desperdícios, e sobre ponto temperatura de conserva e todos os pontos essenciais para o bolo perfeito. Com certeza vale a pena dar uma olhadinha.

5º. Com frutas tropicais

autor: Janete Culinarista Bom sabor

Nesse passo a passo descubra como você pode fazer um delicioso bolo decorado com frutas, perfeito para qualquer situação!

O modo de preparo da massa branca e simples se assemelha com o de outras receitas e pode ser batido na mão ou batedeira. O recheio leva poucos itens apenas açúcar, água e abacaxi! Para cobertura um chantininho delicioso que vai te deixar impressionado.

6º. Para aniversario

autor: Dona Gina

Se você adora modos de preparo amis longos, super explicadinhos e que explanem cada aspecto do preparo com certeza você vai adorar esse passo a passo!

A massa é extremamente simples, leva poucos itens e pode ser batida na mão ou batedeira, o resultado é super gostoso e macio, perfeito para qualquer receita e ocasião. O recheio também não é complicado e tem tudo para fazer sucesso entre seus convidados já que mistura a doçura de um doce de leite condensado com os sabores delicados das nozes.

Para cobertura vamos de chantininho, a mistura coringa para cobrir qualquer sobremesa. Experimente!

7º. De prestígio

autor: Gabriel Freitas

Eu simplesmente amo a mistura coco e chocolate, por isso não podia deixar de trazer uma versão que pudesse unir ambos os ingredientes em um único lugar.

O modo de preparo é extremamente simples, leva poucos itens e não foge de outras receitas as quais estamos adaptados. O destaque real fica na conta da decoração que é linda, diferente e linda! Apesar de rustica e das folhas que buscam imitar a madeira, ele ainda permanece extremamente elegante. Por isso vale a pena experimentar.

8º. Dois andares

autor: Mundo Doce Da Mari

Quer aprender a fazer aqueles bolos lindos e com dois andares? Essa é exatamente a proposta dessa receitinha, aqui você irá aprender a montagem perfeita.

Desde o momento de colocar as bases no lugar certo até o momento de fazer o furinho para encaixar a parte de cima. Tudo isso com dicas valiosas a respeito dos ingredientes, quantias de chantilly e afins.

9º. Quadrado

autor: Cozinha da Lidi

Bolos quadrados não são exatamente as estrelas de festas, geralmente as pessoas preferem a graça dos redondinhos, porém essa opinião tem tudo para mudar, para isso basta dar uma olhadinha nessa receitinha aqui.

O modo de preparo é bem simples e não foge nada do que já estamos adaptados, porém a montagem é um sucesso e sinceramente ela possui aquele charme necessário para chamar a atenção e arrancar elogios. Dê uma espiadinha.

10º. Leite ninho

autor: Cakepedia

Um dos sabores mais amados pela maioria de nossas leitoras é o leite ninho, por isso fizemos questão de trazer uma versão com esse ingrediente para cá.

Ele é bem simples, seu modo de preparo não possui segredos. Porém o sabor tem tudo para te conquistar, é intenso e docinho na medida correta. Com certeza você vai amar.

11º. Modelado

autor: Bellaria por Raquel Cicolin

Esse bolo é incrível por diversas razões, porém com certeza a principal delas é a aparência adorável.

Aqui nesse passo a passo vamos aprender a transformar um bolo de chocolate em uma bela peça de decoração, usando poucos itens e de maneira didática. Aqui vamos aprender a fazer desde a corça que decora o bolo até a cobertura, por isso fique até o final!

12º. De cenoura

autor: Leve'mente na Cozinha

Apesar de não ser super recheado ou coberto com diversas coberturas diferentes, esse bolinho de cenoura singelo tem absolutamente tudo para te conquistar, tanto por seu sabor quanto por seu preparo extremamente rústico que até permite que alguns pedaços do vegetal permaneçam inteiros, dando textura e sabor para o bolo.

Com certeza vale a pena experimentar, tanto pela sua simplicidade quanto por seu sabor sensacional!

Gostou de nossa seleção de receitas? Experimente fazer uma delas e não esqueça de contar como foi a sua experiência!

poste no pinterest esta imagem de receita de bolo-rustico

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.