Receita de Bolo de Pão de Mel + Opções deliciosas para a sobremesa

Nós temos muitos elementos da culinária europeia na nossa própria gastronomia, então, que tal experimentar um bolo super fofinho derivado da sobremesa russa?
Publicado em Bolos
Receita de Bolo de Pão de Mel + Opções deliciosas para a sobremesa zi3000 / Shutterstock.com

Um bolinho fofo, bem chocolatudo e com cobertura que te economiza tempo.

Esse doce banhado em chocolate ganha novos adoradores todos os dias por ser gostoso, barato e fácil de reproduzir, assim, descubra agora como fazer essa receita de bolo de pão de mel tradicionalíssima para toda a sua família.

E depois desse passo a passo, eu também dou várias alternativas desse mesmo bolo, mas de caneca, para festas, de diferentes estilos e tamanhos!

poste no pinterest esta imagem de receita de bolo pão de mel

Nossa favorita: Receita de Bolo de Pão de Mel Simples e Fácil de liquidificador, Saiba Como Fazer

Rendimento
1 Bolo
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes

Bolo

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 5 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de cravo em pó

Cobertura

  • 1 xícara de Nescau (ou chocolate em pó)
  • 1 caixa de creme de leite

Modo de preparo

  • Acrescente os ovos inteiros, o açúcar e as colheres de sopa de mel no copo do liquidificador. Agora bata e misture tudo muito bem.

  • Adicione o leite em temperatura ambiente, a farinha, o chocolate em pó, uma colher de sopa de canela e meia de cravo em pó ao creme. Bata outra vez.

  • Por último, coloque o fermento, dê uma mexida para misturar à massa e despeje tudo em forma retangular, untada e enfarinhada.

  • Leve ao forno médio a 180ºc preaquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Faça o teste do palito. Desde que ele saia limpo, o bolo está pronto.

  • Enquanto isso, leve ao fogo a panela com uma mistura de creme de leite e chocolate em pó. É necessário mexê-la até que comece a ferver.

  • Quando ficar mais consistente, diminua a temperatura e mexa por 2 minutos.

  • Espalhe a cobertura ainda quente sobre o bolo e pode servir.

Tenho mais 19 receitas de bolo pão de mel aqui que são incríveis! Dá para você vender, fazer para aniversário e festividades! Confere só:

Com brigadeiro

É interessante que você bata primeiro os ingredientes líquidos, como o óleo, o leite condensado e o leite integral, primeiro.

Só depois peneire o trigo, o café, o chocolate em pó e os demais ingredientes para adicionar.

Esse é um bolo pão de mel fácil que fica “chocolatudo” quando coberto com a calda de brigadeiro. Essa é daquelas receitas que as crianças adoram.

Na travessa

O primeiro passo aqui é fazer um chazinho de cravo com casca de laranja. Quando pronto, adicione açúcar mascavo e leve ao fogo.

Você irá conseguir uma calda grossa e escura que irá pra a batedeira com os demais ingredientes. Sobre a mistura, ainda vai meia xícara (chá) de chocolate, 1 xícara (chá) de mel e claras em neve.

Leve pra uma travessa untada e polvilhada, mas essa receita é tão prática que nem precisa desenformar! Fácil pra fazer no seu dia a dia.

Sirva em um refratário bonito.

Crosta de chocolate

Esta receita resulta em um pão de mel gigante! A massa, dividida em duas camadas, leva um recheio de doce de leite muito gostoso (leite condensado na panela de pressão), uma colher de chá do sumo de um limão, raspas e sal.

O vídeo te ensina a técnica de temperagem do chocolate certa pra deixar a casquinha sobre o bolo durinha, brilhosa e fiel a do doce original.

De caneca

Essa receita fácil de fazer é de viciar porque você consegue preparar a qualquer hora. Na caneca, coloque um ovo, um pouco de mel, óleo de coco, farelo de aveia, cacau em pó, uma pitada de canela e noz moscada a gosto.

Adicione o fermento em pó e misture bem até ficar homogêneo. Leve ao micro-ondas por 1 minuto. Quando pronto, adicione pedaços de chocolate meio amargo.

Simples e ficou maravilhoso.

Bolo no pote

Quer faturar um dinheirinho? Fica ligado. É a receita mais fácil e prática pra você fazer um extra no dia a dia e fugir desses sabores de bolos tradicionais que todo mundo já vende.

Essa é a massa caseira que vai conquistar os seus clientes.

Recheado

Os ingredientes necessários são aqueles que já conhecemos: 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo, açúcar 1/2 xícara chocolate em pó, 1 colher de fermento, entre outros. Tudo pode ser batido na mão.

Quando pronto, despeje na forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve para assar em forno pré-aquecido. No ganache serão necessários 200g de chocolate meio amargo, creme de leite UHT com soro e manteiga.

Olha, esse bolo é tão bonito quando decorado que dá pra improvisar um aniversário em casa.

Cobertura de doce de leite

Procurando uma sobremesa bacana para o final de semana?

Seguindo esse passo a passo, o bolo irá ficar molhado por dentro e bem escuro. Depois de assar, cubra o bolo com a cobertura líquida de doce de leite e polvilhe canela.

Deixe esfriar, corte e veja como ficou maravilhoso.

De festa

Quem disse que pão de mel também não pode ser gourmet? Esse preparo resulta em um bolo digno de festa, seja de aniversário ou para comemorar algo.

Para fazer ele, serão necessárias 3 camadas e 2 recheios bem cremosos.

Assado com recheio

Uma outra opção valiosíssima para você que pensa em vender seus doces. Esse bolo pode ser feito em pequenas marmitas e já sai recheado do forno para não te dar trabalho. Isso que é praticidade!

Quando assado, é só cobrir por cima com cobertura de chocolate e um punhado de granulado.

Ballerine sem ovos

Já viu aqueles bolos que te lembra de a piscina? Esse é o modelo! O bolo de chocolate com canela, o cravo e mel tem um topo fundo.

Recheie com o doce de leite comum ou em ponto de bico para uma apresentação mais bonita.

Na caneca (vegano)

Já vimos que fazer bolo na caneca é simples, por isso, misture a farinha de arroz, 1 colher (sopa) de cravo em pó, noz-moscada 3 colheres (sopa) de melado, água, azeite e bicarbonato de sódio.

Leve para o micro-ondas por 3 minutos.

O bom desta receita é que é sem glúten, super saudável.

Fiz e ficou ótimo!

Vulcão

Se prefere cobertura, essa é a sua receita.

Para essa massa, junte primeiro os secos: meia colher (chá) de bicarbonato de sódio, colher (chá) de fermento químico, etc.

Faça o mesmo com os líquidos. Misture o leite com o mel, o óleo e os demais itens. Bata tudo junto e despeje a mistura em uma assadeira com furo e leve para assar por 40 minutos. A cobertura é feita com uma lata de leite condensado, cacau, manteiga e leite.

Já o resto do bolo é coberto com ganache feita com o doce e creme de leite.

Fitness sem lactose

Apesar da vibe saúde, a galera fit também é fã de doces e sobremesas.

Esta receita foi pensada naqueles que se comprometeram com a dieta, mas são formiguinhas por açúcar.

Ela leva leite de amêndoas e farinha de coco, então, os intolerantes a lactose ou glúten podem ficar de coração tranquilo.

Especial São João

Dessa receita deliciosa, só tenho elogios. Ela resulta em média 26 mini bolinhos vulcão que dá para vender ou levar para as confraternizações de festa junina porque a massa rende demais e é super econômica.

Você deve dar uma chance!

Bombom recheado

Uma das melhores receitas dessa lista porque dá água na boca só de olhar o vídeo. Sério, entre bolos e tortas doces, essa é a sobremesa ideal para apresentar àqueles amigos que vieram para o jantar, sabe? Cada fatia vai impressionar.

Esse bolo pão de mel, depois de assado, vai dentro de uma forma untada com chocolate branco já durinho e será recheado com doce de leite cozido. Yummy!

Tamanho família

Está esperando visita e não sabe o que preparar? Esse bolo pão de mel fica super saboroso, macio e alimenta muita gente.

Fiz uma vez com o pessoal aqui em casa e ficou muito bom. É só bater tudo na tigela. Nem vai sujar a louça!

Naked cake

Todas as receitas que sugeri resultam em bolos aparência linda, mas esse naked é digno de ir parar nas redes sociais. Se pintar uma ocasião especial, não hesite.

Prepare o seu bico de confeiteiro e solte a imaginação na hora de confeitar.

Você pode usar chocolate ao leite, meio amargo, doce de leite ou os três.

Bolo (pudim) com doce de leite

Aposto que você não conhecia a fusão dessas duas sobremesas incríveis. Essa é uma receita maravilhosa, se você quer expandir os seus conhecimentos na confeitaria.

Faça na sua casa e veja a família ir à loucura, afinal, quem não gosta de bolo de chocolate e de pudim? Aqui ficou uma delícia. Todo mundo aprovou.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.