13 Receitas de Bolo Mousse de Maracujá Que Acalmarão Qualquer um

Veja como essa fruta deliciosa pode deixar suas sobremesas mais saborosas.
13 Receitas de Bolo Mousse de Maracujá Que Acalmarão Qualquer um
Avalie este item
(13 votos)

O maracujá é uma das frutas típicas em nosso país e sua fama é de possuir efeito calmante, principalmente se for consumido regularmente.

Essa fruta é muito utilizada em sucos nutritivos, sobremesas refrescantes, doces e bolos com sabor levemente azedo e às vezes até mesmo ácido.

Por isso, se sua família adora a fruta, está receita de bolo mousse de maracujá é perfeita para ser preparada com eles e ser servida em um delicioso café da tarde em família.

Veja como é o passo a passo dessa receita e conheça outras receitas deliciosas.

Receita de Bolo Mousse de Maracujá: Saiba como fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
40 minutos + 2h
Dificuldade
Médio
Ingredientes
Massa:
  • ¼ xícara (chá)de óleo (60 ml)
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó (5 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (210 g)
  • 2 ovos
  • ¼ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (60 ml)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (180 g)
Mousse
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 5 colheres (sopa) de água 75 ml)
  • ½ xícara (chá) de suco concentrado de maracujá (120 ml)
  • 200 ml de creme de Leite do tipo fresco
  • 1 caixa de creme feito de leite (200 ml)
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
Cobertura
  • ½ xícara (chá) de suco concentrado de maracujá (120 ml)
  • ¼ xícara (chá) de polpa de maracujá
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho (18 g)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (180 g)
  • ½ xícara (chá) de água (120 ml)

Modo de preparo

  • Inicie a preparação pela massa e será necessário utilizar o liquidificador;
  • Nele serão colocados os ovos, lembre-se de quebrar antes em outra vasilha separada e conferir se não estão estragados. Em seguida adicione o óleo, o suco, o açúcar e bata até obter uma mistura homogênea;
  • Feito isso, despeje esta mistura em um refratário e adicione a farinha, o fermento químico e mexa com o auxílio de um fue para obter uma massa lisa;
  • ao chegar nesse ponto, despeje a sua massa na forma untada e enfarinhada;
  • Então, asse-a em forno pré-aquecido assim 180 °C por 30 minutos ou até você espetá-la com um palito e ele sair limpo;
  • Enquanto ela assa, vamos preparar o mousse e será necessário iniciar dissolvendo a gelatina incolor como indica a embalagem dela;
  • em seguida, coloque o creme de leite do tipo fresco gelado na bacia da batedeira e bata por alguns minutos visando ele adquira a consistência de chantilly;
  • depois disso, acrescente o creme de leite da caixinha, o leite condensado e o suco concentrado. Agora é só bater buscando obter um creme homogêneo;
  • Chegou a hora de montar o seu bolo, então pegue a massa e retire o topo dela pois se o utilizar na preparação a essa parte não irá absorver a umidade do mousse e ficará mais seca;
  • Depois acrescente o mousse e leve à geladeira de forma que que ele fique firme;
  • Enquanto isso, faça a calda utilizando o açúcar, a polpa e o suco concentrado de maracujá. Todos os itens devem ser colocados na panela e levados ao fogo médio, deixando cozinhar por aproximadamente 10 minutos de forma que adquira a textura de calda expeça;
  • Por fim é só finalizar o bolo com a calda e deixar gelar por mais 15 minutos antes de servir.
Dicas úteis:
  • Se for possível, utilize aquelas formas com fundo falso pois assim será mais fácil de desenformar o bolo;
  • O creme de leite fresco pode ser substituído por chantily ou nata fresca.

2º. Na travessa recheado com geleia

Autor: Menino Prendado

A primeira sugestão é perfeita para ser a sobremesa de um almoço em família e que precise ser transportada de um lugar a outro, pois por ser feita na travessa esse transporte será mais fácil.

O sabor de maracujá pode ser garantido pelo uso do suco concentrado da fruta, mas a cobertura precisa ser de geleia, podendo ela ser comprada ou feita com a polpa da fruta e algumas colheres de açúcar.

3º. Opção trufada

Autor: Confeitando com Daniela Bolos

O seu bolo irá ter sabor de bombom se for acrescentado nele uma generosa camada de ganache de chocolate feita com chocolate meio amargo cortado em pequenos pedaços derretidos.

Essa indicação trufada pode ser feita com outros recheios, isso porque o que irá tornar o seu bolo trufado será a camada de ganache adicionado sob o recheio.

4º. Acrescentando recheio de brigadeiro de chocolate e cobertura de morango

Autor: Delícias da Cris

Quer se aventurar e fazer em casa um bolo com mais de uma camada de recheio? Então veja essa ótima combinação de sabores e teste hoje mesmo.

Além do mousse, será feito o tradicional brigadeiro de chocolate que combina com tudo e a finalização do bolo ficará ainda mais bonita devido a cobertura de chantilly com morangos.

5º. Acrescentando recheio de creme belga

Autor: Karen Munhoz

O creme belga consiste em um líquido branco muito cremoso cozido e é a junção de ovos, amido de milho, leite condensado e nata ou chantilly. Depois de cozinhar, essa mistura se torna um tipo de mistura consistente e perfeito para rechear qualquer bolo.

Além disso, essa sugestão irá te ensinar a produzir massas de bolo que ficam super fofinha e poderá ser utilizada na combinação com qualquer outro recheio que sua família adore.

E se quiser deixar a preparação ainda mais saborosa, experimente acrescentar coco ralado ou em raspas sob a cobertura do seu bolo.

6º. Combinado com brigadeiro de leite ninho

Autor: Delícias da Thata

O brigadeiro de leite ninho pode ser feito cozinhando o leite condensado com qualquer leite em pó que você tenha em casa à sua disposição.

Além disso, se você gosta de recheios que sejam mais cremosos, pode ser uma boa ideia adicionar um pouco de creme de leite, deixando assim a mistura mais cremosa e menos doce.

7º. Coberto com cobertura de chocolate meio amargo

Autor: Menino prendado

Esse bolo quadrado irá chamar muita atenção na mesa pois sua cobertura generosa de chocolate não passará despercebida aos olhos de nenhum dos seus convidados.

Por isso é de grande importância que o chocolate escolhido para essa preparação seja de boa qualidade, pois isso irá garantir o melhor resultado.

8º. Com massa de chocolate na travessa

Autor: Cook'n Enjoy

Se com massas simples já é bom, imagina com massas de chocolate feita utilizando bastante cacau que a deixará com a cor escura e o sabor menos doce?

As massas serão bem fininhas perto da generosa camada de mousse que irá ser colocada sobre ela e finalizada com uma deliciosa geleia de maracujá.

9º. Bolo bombom

Autor: Cakepedia

O bolo bombom consiste em camadas de massas onde o seu miolo é retirado e substituído por generosas camadas de recheio. Depois de ser bem gelado, o recheio ganha consistência e firmeza.

Por isso, não economize nas camadas e combine mousse, brigadeiro e calda ou geleia de maracujá que certamente a sua família irá adorar.

10º. Bolo charlote com biscoito champagne

Autor: Karen Munhoz

O bolo charlote é um bolo que é rodeado por bolachas ou biscoitos de champagne, que combina com aquele café da tarde com as amigas.

As bolachas são fixadas no momento em que a cobertura é passada no bolo, depois disso, é só gelar e em seguida saborear.

11º. bolo mousse de maracujá no pote

Autor: Delícias da Thata

Os bolos de pote são ótimas formas de servir o bolo em grandes festas, evitando o desperdício e possibilitando que ele seja levado pelo convidado com facilidade.

Essa opção também pode ser congelada e consumida em outros momentos ou até mesmo ser enviada no lanche da escola de seus filhos.

12º. Feito no liquidificador

Autor: Gabriel Freitas

As massas de liquidificador têm a fama de serem saborosas e muito práticas de serem feitas, sendo que dificilmente darão errado.

Então, selecione bem os ingredientes e capriche no mousse que servirá de cobertura das massas depois que ela for assada.

13º. Combinado com mousse suflair

Autor: Karen Munhoz

Chocolate é bom, mas o aerado é melhor ainda e perfeito para ser utilizado na produção de mousses, visto que é mais leve que os demais.

Depois de fazer e gelar os mousses, intercale camadas de recheios e finalize com a geleia de maracujá e pedaços de chocolate.

Viu só como é super fácil preparar em casa um bolo delicioso semelhante àqueles de padaria? Então não perca tempo e faça hoje mesmo um para a família toda experimentar.

poste no pinterest esta imagem de receita de bolo-mousse-de-maracuja

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.