A tapioca é uma substância extraída da mandioca e, a partir dela, pode ser elaborado diversos pratos. Tradicional da culinária brasileira, a iguaria foi descoberta pelos colonizadores portugueses no século XVI.
A seguir, confira a Receita De Bolo De Tapioca Simples, Fofinho ou Cremoso e Fácil que tornarão os lanches e cafés mais saborosos.
A maneira mais descomplicada de começar a preparar um prato é pela sua receita tradicional, aquela original que é também a maneira mais facinho. Por isso, separamos a mais simples para você testar primeiro. E depois, deixamos várias opções que amamos para você testar.
(top) Receita De Bolo De Tapioca Simples: Saiba como fazer
- 3 ovos;
- 1 colher (sopa) de fermento;
- 200ml de leite de coco;
- 1 pitada de sal;
- 200gr de margarina;
- 2 xícaras de açúcar;
- 2 xícaras de chá de tapioca.
Modo de preparo
- Para começar separe as gemas da clara e reserve;
- Em uma batedeira coloque a manteiga, açúcar e as gema. Comece a bater e acrescente as claras;
- Bata por mais um tempo e depois desligue a batedeira, coloque uma pitada de sal e com a ajuda de um fuê vá acrescentando a tapioca e misture delicadamente;
- Em seguida, acrescente o leite e o fermento, ainda misturando para que todos os ingredientes incorporem de forma adequada;
- Unte uma forma ou assadeira de sua preferência e transfira a massa para ela;
- Leve ao forno aquecido a 180° graus por mais ou menos 40 minutos ou até que esteja pronto.
Lembre-se de ir verificando para que o seu bolo não passe do ponto. A receita de bolo de tapioca é super simples de fazer e eles são lanches leves e saborosos para todo tipo de ocasião.
2º. Granulada
autor: Isamara Amâncio
A tapioca granulada é aquela que apresenta pequenos grãos, seu aspecto lembra o do chocolate granulado.
Esse também será o visual final do bolinho, que além de bonito será cremoso e saboroso. Ideal no café da tarde com os amigos.
3º. Com coco
autor: Mil Delicias na Cozinha
Fruto do coqueiro, o coco é utilizado de diversas maneiras: seja em seu consumo puro, na preparação de pratos culinários, em forma de doces ou em tratamentos capilares e da pele.
Sendo consumido de tantas formas (óleo, farinha, leite e a água) ele é fonte de hidratação, ajuda no combate ao envelhecimento precoce e dá a sensação de saciedade.
Esse bolo de tapioca com coco cremoso não vai ao forno!
Vai precisar de 500 g de tapioca granulada, 1 litro de leite quente integral, 10 colheres (sopa) (50 g) de coco ralado, 1 vidro de leite de coco, 1 lata de leite condensado e 1 e 1/2 xícara chá de açúcar. Misture a tapioca, o açúcar e o leite e, quando começar a ficar cremoso, deixe descansar por 10 minutos. Acrescente os outros itens, coloque em uma forma, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 7 horas na geladeira.
Essa versão é de dar água na boca!
4º. De liquidificador
autor: Canal Luciana Hespanhol
O liquidificador surgiu em 1904, nos Estados Unidos da América. O primeiro modelo unia as funções do liquidificador e batedeira em um só modelo.
Ele é um grande aliado dos cozinheiros profissionais e daqueles que cozinham para a própria família, facilitando no preparo de diversos pratos.
5º. De goma
autor: A dona da cozinha
A goma é, de forma simples, o amido da mandioca hidratado com água. O processo de sua fabricação consiste em colocar água na fécula da mandioca.
Após o primeiro processo, espera a formação de blocos que serão peneirados, e, após a finalização, se tem a goma.
6º. Salgado
autor: RECEITAS do ROGERINHO
Você pode preparar a tapioca de forma salgada ou doce, a massa aceita os dois sabores sem interferir no resultado.
Perfeito para servir em refeições importantes, o salgado pode ser feito em ocasiões especiais ou quando quiser sair da rotina alimentar.
7º. Com calda de quatro leites
autor: Ana Maria Braga
A calda de quatro leites é feita com leite condensado, leite de coco, leite em pó e creme de leite. Fica perfeita nesse bolo de tapioca.
O leite condensado é resultado da remoção parcial da água no leite; o leite de coco é feito a partir da fruta de mesmo nome; o leite em pó é a forma desidratada do alimento; e, por último, o creme de leite é a parte da gordura do leite, também chamado de nata.
8º. Fitness
autor: Alimentação Fitness
Sabemos que algumas pessoas seguem dietas mais rígidas, seja por motivos de treinos ou emagrecimento; a tapioca, por ser sem glúten, pode ser usada a favor delas. Por isso, não há motivos para trocar o bolinho por medo de não seguir a dieta!
A massa em si não apresenta grandes valores nutritivos, mas somada a recheios ou outros ingredientes pode ser forte aliada no processo de uma vida saudável.
9º. De caroço
autor: Cleo Alves
Utilizando tapioca granulada, queijo muçarela ralado, ovos, margarina, leite e sal poderá preparar um saboroso lanche.
Esta receita de bolo de tapioca salgada pode ainda ser utilizada na substituição do almoço ou do jantar, quando precisar de algo mais leve na refeição.
10º. Com doce de leite
autor: Nandu Andrade
O doce de leite é produzido a partir do leite com adição de açúcar. Sua origem é desconhecida, mas é tido como típico e tradicional em vários países da América Latina.
No Brasil, a região que tem o doce de patrimônio culinário é o estado de Minas Gerais, onde existem diversas combinações do doce e esse pode ser consumido junto a vários alimentos.
Nesta receita, vai precisar de 2½ xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras de farinha de tapioca, 1 garrafinha de leite de coco, ½ xícara de leite integral, 4 ovos, 4 colheres de sopa de manteiga, 50g de coco ralado, 1 colher de sopa de fermento, 200g de doce de leite e ¼ de xícara de creme de leite.
Para deixar mais fofinho, a dica é substituir parte da farinha de trigo por amido de milho.
11º. De caneca, no micro-ondas
autor: Lanny Diarios
Quem mora sozinho ou quer preparar um delicioso bolo em porção individual vai achar excelente a alternativa do bolo de caneca no micro-ondas.
Rápido de fazer, suja pouca louça e é a porção ideal de ser consumido individualmente.
12º. Com amendoim
autor: Sabores Da Terrinha
Originário da América do Sul, o amendoim é, atualmente, o produto de maior cultivo no continente africano.
Muito utilizado na produção de doces, o alimento também pode ser consumido frito, torrado, cristalizado, com ou sem casca, além de dar sabor a outros alimentos.
13º. Com milho
autor: Akio Roxo
Cereal muito utilizado na alimentação humana ou produção de ração animal, o milho é cultivado em grande parte do mundo.
De origem mexicana, o produto tem enorme abrangência de uso: na produção de óleos e combustíveis, no preparo de alimentos, que nem a pamonha, mingau, farinha e polentas, e pode ainda ser usado para dar sabor a outros pratos.
14º. No pote
autor: Perseguidora de Sonhos
Os bolos no pote têm ganhado espaços cada vez maiores do dia a dia das pessoas. Práticos, fáceis de transportar, em porções individuais e com diversos sabores.
Quer fazer uma renda extra? O bolo no pote é a opção excelente! Permite ainda que a imaginação quanto às coberturas e sabores crie asas.
15º. Na folha de bananeira
autor: Canal da Vovó Maria
Além da banana, existe outra parte da bananeira que pode ser muito aproveitada: a folha. Maleável e orgânica, a folha pode ser utilizada para embalar ou servir alimentos.
Excelente alternativa de embalagens plásticas, afinal ela se decompõe naturalmente ou pode ser usada em compostagem. Além do tradicional uso em peixes, outra forma possível de uso é na embalagem de alimentos, em substituição ao papel alumínio.
16º. Sagu
autor: Receitas & Dicas De Vó
O Sagu é uma sobremesa brasileira, originária do Rio Grande do Sul, e muito popular nessa região do país.
As bolinhas da fécula de mandioca são cozidas e misturadas a algum tipo de bebida (vinho tinto, leite ou suco), é muito servido acompanhado de algum tipo de creme.
17º. Caramelizado
autor: Receitas Práticas
Produzido a partir do açúcar, o caramelo é muito utilizado na fabricação de calda para alguns alimentos.
O processo consiste em aquecer o produto até começar a derreter, a partir disso as moléculas vão se quebrando e se juntando, alterando a cor e sabor com as características do caramelo.
Essas foram algumas receitas mais deliciosas para aprender como fazer bolo de tapioca simples e fácil, deixando a hora do café bem mais saborosa. Adicione essa página a suas favoritas e nunca mais perder.
Encontrou algum problema? Por favor, fale conosco!