Bolo de Limão Siciliano

  • Difícil não se apaixonar pela deliciosa e suave mistura do doce com o ácido
Publicado em Bolos
Bolo de Limão Siciliano

Ele é fácil de fazer e combina com qualquer ocasião, além disso, o sabor já conquistou os amantes das frutas cítricas. Seu leve azedinho é irresistível.

Por isso, não perca tempo, prepare seu café e venha comigo aprender como se faz esse Bolo de Limão Siciliano maravilhosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vamos começar!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Bolo de Limão Siciliano: Saiba Como Fazer

Quantidade
12 Fatias
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

Para o bolo
3
limões (suco)
180g
de manteiga
1
xícara de açúcar
3
Ovos
2
xícaras de farinha de trigo
1/4
de xícara de leite
1
colher de sopa de fermento químico
Para a cobertura
2
xícaras de açúcar de confeiteiro
Suco
de limão
Corante
amarelo

Modo de preparo

1

Bater a massa

  1. Primeiro vamos preparar a base. Inicie o processo batendo o açúcar e a manteiga, adicione os ovos e continue a bater.
  2. Em seguida, acrescente uma xícara de farinha de trigo, misture.
  3. Derrame o leite e o limão e acrescente mais uma xícara de farinha.
  4. Depois de mexer tudo, raspe cascas da fruta dentro. Bata por mais alguns minutos.
  5. E por último, coloque o fermento.

Dica:

  • Evite bater o fermento, pois mexê-lo lentamente com uma colher garante um bolo mais fofo.
  • Se em sua casa não tiver Limão Siciliano, pode utilizar o Taiti (o tipo mais comum) sem maiores prejuízos. Outra possibilidade é usar essa base e fazer um bolo de laranja, basta substituir o leite pelo suco de laranja e repetir o restante da receita, o resultado também é incrível.
2

Deixando a forma pronta

  1. Para untar passe manteiga ou óleo por todo o recipiente, use um papel toalha e faça isso.
  2. Polvilhe farinha de trigo e espalhe para que ela grude, jogue fora o que sobrar.
  3. Se sua forma for desmontável não é preciso untar as laterais, basta colocar papel toalha com óleo ou papel manteiga no fundo.

Importante: Se você usar muita, quando seu bolo assar, ficará com algumas casquinhas, por isso faça uma camada bem fina.

Anúncio
Continue lendo abaixo
3

Prepare o forno

No sucesso da receita é primordial preaquecer o forno, para que a massa receba um choque de temperatura e seja assada de modo uniforme. Então, acenda 15 minutos antes de colocar a forma.

4

Assando o bolo

Leve ao forno e deixe por aproximadamente 40 minutos à uma temperatura de 180°C. Procure não abrir o forno antes de 30 minutos, esse tempo inicial é fundamental no cozimento, pois a fermentação, leva um pouco de tempo para agir. É preciso altas temperaturas constantes e ao abrir a tampa o processo é interrompido, fazendo o bolo murchar.

5

Vamos preparar a cobertura!

Não há nada bom que não possa ser melhorado. Por isso, se você é fã de bolos cobertos, prepare-se para acrescentar ainda mais sabor a sua receita. Vem comigo!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Misture o açúcar com suco de limão siciliano e acrescente o corante amarelo. Mexa mais um pouco. Pronto! Essa foi fácil!

O creme que você conseguiu pode ser usado também no recheio de trufas ou comer congelado, fica uma delícia. Se desejar use raspas de limão por cima. Há também o famoso creme com leite condensado, basta espremer alguns limões e mexer até dar conssitência.

Veja também nossa lista incrível de receita de bolo de limão fácil para ajudar na criatividade. Além do bolo de limão verde com gelatina e o bolo de limão com iogurte e uma opção de liquidificador.

Coisas para não fazer na hora de preparar um bolo

  • Bater muito a massa depois de ter colocado farinha

Esse é um erro frequente, pois algumas pessoas acreditam que se não o fizerem a massa ficará com cheiro forte de ovo e outras imaginam que bater até ficar homogêneo é o mesmo que deixar a massa grudenta, mas não é bem assim. Só é necessário esperar que apareçam bolhas. Elas são o sinal de que já é suficiente.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dica:

  • Quanto ao cheiro de ovo, o ideal é prepará-lo separadamente, assim você poderá manipulá-lo à vontade sem comprometer o restante da preparação.
  • Exagerar na manteiga ou margarina

Mesmo que você goste de um sabor mais amanteigado, colocar gordura além da prescrita deixará o bolo quebradiço.

  • Deixar a temperatura do fogo muito alta

Não adianta ter pressa! É preciso aguardar o bolo ficar assado uniformemente e isso leva tempo. Aumentar a temperatura fará com que fique cru por dentro ou que o meio cresça sozinho.

  • Farinha de menos e líquidos em excesso

Quando for colocar o suco, não exceda a recomendação, já que isso pode fazer com que o centro fique afundado.

Eu posso congelar meu bolo?

Claro que sim! Se seu propósito é armazenar em grande quantidade ou guardar aquele pedacinho que ficou, algumas medidas ajudarão a conservar melhor.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Primeiro cubra com papel filme, grude bem, coloque em um saco plástico e depois cole uma etiqueta informando a data de fabricação. Leve ao congelador. Ressalto que é importante deixar esfriar totalmente antes de embalar.

Os bolos permanecem em bom estado por um período entre 20 e 30 dias.

Existem cuidados especiais, principalmente no momento do descongelamento: nunca utilize a temperatura ambiente nisso, ele deve permanecer na geladeira até finalizar o processo. Além disso, fique atento a validade do bolo depois que ele sai do congelador.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Deve-se consumi-lo em um prazo de 1 dia, caso permaneça na geladeira ou em ambiente refrigerado, esse prazo fica 3 dias, nada além disso.

Importante!

  • Não congele com a cobertura, ela só deve ser acrescentada depois.
  • Caso decida manter apenas na geladeira, enrole somente com o papel filme, retirando todo o ar, não é necessário um segundo saco. O período máximo de conservação é de 6 dias.

E para transportar?

realize o transporte usando sempre recipientes que possam ser fechados de modo hermético, esse recipiente fará com que continue fresco.

Por qual motivo fica amargo?

Isso pode ocorrer com essa receita de bolo de limão siciliano quando a casca é espremida em excesso, pois o líquido liberado por ela é amargo, outro fator que ocasiona o mesmo resultado é a raspagem da parte branca da fruta.

Além disso, preste bastante atenção e não caia nenhuma semente e certifique-se de que a fruta não está velha, limões novos e de casca fininha geram melhores resultados. Isto serve também no preparo de caldas, recheios e sucos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Afim de facilitar a retirada da parte branca, faça o corte na vertical, começando pelo cabo.

Essas são as dicas dos melhores bolos da minha vida. Veja os outros doces e sobremesas do site, são incríveis.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.