Deliciosa Receita de Bolo de Fubá com Erva Doce + Alternativas para o café da tarde

O fubá é figura conhecida entre os preparos culinários durante o São João, mas não tem época certa para degustar um bolo tão saboroso e macio, não é?
Publicado em Bolos
Deliciosa Receita de Bolo de Fubá com Erva Doce + Alternativas para o café da tarde diogoppr / Shutterstock.com

Te ensino agora a fazer uma receita de bolo de fubá com erva doce através de um preparo tão fácil que não dá margem para erro. Pode confiar!

Ele vai resultar em numa massa super fofinha que é perfeita pra acompanhar aquele chazinho à tarde, mas que vai muito bem também no café da manhã.

Após essa receita, eu te dou várias outras opções de bolo sem lactose, fitness, com goiabada e até rapadura para você dar aquela inovada nos lanchinhos em casa!

poste no pinterest esta imagem de receita de bolo de fubá com erva doce

Nossa favorita: Receita de Bolo de Fubá com Erva Doce Fofinho, Simples e Fácil, Saiba Como Fazer

Rendimento
1 bolo
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil

Referência de Medida: Xícara de 240ml

 
Ingredientes
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de óleo
  • 1 copo de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo 
  • 1 colher (sopa) de pó Royal
  • 1 copo de fubá
  • 1 e 1/2 copo de açúcar
  • 1 colher (chá) de erva-doce

Modo de preparo

  • Bata no liquidificador os ovos, o copo de leite e o óleo.

  • Quando tudo estiver unido, acrescente o fubá, o açúcar e a farinha de trigo misturada com o fermento incorporado, um pouco de cada vez.

  • É só bater de novo e, quando a mistura estiver homogênea, acrescente a erva doce e mexa com uma espatula.

  • Leve ao forno preaquecido por 40 minutos ou até dourar.

  • Espete com um palito para ver se não está cru.

Tenho mais 14 receitas de bolo de fubá com erva doce ótimas pra você aproveitar os itens que tem em casa e incorporar! Confira:

Compota de goiaba

O bolo que esteve presente nas nossas lancheiras agora tem uma versão com compota de goiabas bem maduras e docinhas.

Virou sobremesa! Para esse doce, são necessárias apenas 2 kg de goiabas vermelhas, 1 ½ xícara (chá) de açúcar cristal, 3 xícaras (chá) de água e de canela em pau. Que combinação incrível, viu?

Cozido

São várias as famílias que possuem um jeito especial de como fazer bolo de fubá com erva doce fofinho que é diferente das outras por aí.

Essa tem a massa cozida antes de ir para a batedeira! É isso mesmo. Com exceção dos ovos e do pó Royal, todos os outros itens vão ao fogo médio até desgrudar da panela.

Cremoso

Essa delicia de receita bolo de fubá cremoso foi toda modificada pra que o bolo saísse do forno suculento e macio, então, se quiser uma mudança do estilo tradicional, essa é a opção.

Ela parcialmente feita no liquidificador e leva queijo ralado.

Na batedeira

O preparo aqui é realizado integralmente em um bowl sem necessidade de separar secos dos molhados.

Bata bem todos os ingredientes. Por fim, acrescente uma colher (sopa) de fermento químico em pó e sementes de erva doce.

Use manteiga para untar, despeje a massa e leve pra assar em forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos.

Canela

E não poderia faltar a queridinha de tantos brasileiros! A canela em pó se une às sementes de erva doce pra dar sabor a essa massa farinha com leite de coco.

O bolo é simples e fica super saboroso e dá pra sentir o gostinho dos ingredientes principais a cada mordida. Tem que testar esta receita com canela!

Com queijo

A próxima dica é essa receita de bolo de fubá com erva doce com queijo, super fácil de ser feito e que vai deixar todo mundo com desejo de quero mais.

Pode trabalhar com o queijo ralado de supermercado, parmesão, mas também usar o que tiver em casa. Basta ralar 100 gramas e adicionar à mistura. Bem simples.

Coco

O clássico do lanche da tarde ganhou uma variação sabor coco! Essa receita leva trigo, amido de milho, fubá, leites, a erva doce, etc.

Após bater tudo, coloque em uma forma untada e enfarinhada, leve ao forno por 30 minutos ou até dourar. Quando pronto, pode polvilhar o topo com coco ralado.

Frigideira

Unte a sua frigideira antiaderente com gordura antes de dar início a receita. Agora, na tigela, adicione 2 colheres de sopa de fubá, a mesma quantidade de polvilho, de farinha de aveia e de açúcar demerara.

Por último, misture a erva doce e o fermento químico e insira 1 pitada de sal. Mexa tudo com um garfo e transfira a mistura para a frigideira em fogo bem baixo.

Tampe e espere ele crescer. Esse bolo é simples e perfeito pra ser preparado no café da manhã.

Rapadura

Quer experimentar uma massa com essência nordestina? Experimente essa castanhas e rapadura preta. Para fazê-lo, você irá precisar de vários itens, é verdade, mas pra chegar nesse poderoso sabor... vale a pena.

Separe 1 xícara de óleo, 1 xícara de leite e outra de trigo. 200 gramas de coco ralado, a mesma quantidade de castanha de caju e de gergelim, então, 1 colher de sopa de sementes de erva doce e rapadura.

Siga o passo a passo do vídeo e terá um bolo super nutritivo e perfeito para a festa junina.

Sem glúten e sem lactose

Temos sempre uma boa e saborosa alternativa para aqueles que sofrem de intolerância ou estão em dieta rígida, mas não abrem mão de um bolinho para o lanche de fim de tarde.

Assim, esta receita leva 1 xícara de fubá fino, leite de coco, óleo de girassol, goma xantana – que pode ser substituída por chia hidratada – e farinha de coco para engrossar a massa.

Junte o fubá, os ovos e os líquidos no liquidificador, bata e adicione os demais itens conforme o indicado. Sua massa ficará super cremosa.

Fitness com goiabada

Embora todas as sugestões até agora sejam muito saborosas, se quer levar um estilo de vida mais saboroso, deve dar preferência àquelas receitas mais funcionais.

Assim, te indico essa opção com açúcar mascavo e iogurte natural.

Ele é servido com goiabada derretida em vinho tinto.

Flocão com coco

Outra dica que leva coco para ser consumido no chá da tarde ou café da manhã. Aqui tu pode substituir o fuba pelo flocão de milho, se for o caso.

E não precisa se preocupar, porque ele não fica ressecado nem nos dias seguintes.

É muito bom e fica fofinho!

Banana caramelizada

A nossa massa aqui é de pão de ló e dá vontade de comer crua de tão bonita que ela fica na batedeira.

O charme desta receita é que tem que derreter açúcar na forma até virar um caramelo, então, acrescentar as bananas. A massa, finalizada com cravo, canela, raspas de limão vai por cima das frutas.

Ao desenformar, o bolo estará caramelizado e lindo! Dá para servir até em ceia de ano novo.

Leite azedo

Sabia que dá para incorporar o leite que talhou às receitas de bolo para não perde-lo? Pois é! Se só tiver em caixinha aí, dá pra azedá-lo com um pouco de suco de limão ou vinagre.

Você pode estranhar algo azedo na comida, mas confia, fica incrível e é muito feito em cidades do interior e sítios.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.