Bolo de Coco Cremoso + Várias Formas Diferentes e Nutritivas

  • Esse bolo é ideal para todos que adoram texturas e sabores diferentes.
Publicado em Bolos
Bolo de Coco Cremoso +  Várias Formas Diferentes e Nutritivas Marielen Cestari Baldino / Shutterstock.com

A adição de coco em receitas já é uma tradição brasileira, seja em pratos salgados ou doces, com certeza essa fruta brilha. Mas você sabia que além de ser saborosa e um coringa na cozinha, ela também pode desempenhar papel-chave para a saúde?

O coco é uma fruta repleta de gorduras boas para o organismo, além de possuir baixo

teor de carboidratos, o que pode trazer benefícios incontáveis para a saúde como fortalecimento do sistema imunológico e até perda de peso!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Foi exatamente pensando nos benefícios que o coco possui, e no quão deliciosos eles podem ficar em um bolo que escolhemos essa receita de bolo de coco cremoso super fácil de fazer!

No fim, veja outras opções para acompanhar o cafezinho.

Ideal para quem não tem batedeira e nem coragem para bater um bolo na mão, esse bolo fica super macio e cremoso, divino para qualquer momento do seu dia.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita de bolo de coco cremoso

Nosso favorito: Receita de Bolo de Coco Cremoso no Liquidificador Simples e Fácil - Saiba Como Fazer

Rendimento
1 bolo
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
 
Ingredientes
  • 5 ovos
  • 100g de coco ralado
  • 1 colher (chá) de fermento químico
  • 200ml de leite de coco
  • ½ xícara de margarina (ou manteiga)
  • ½ xícara de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 1 xícara e meia de açúcar

Modo de preparo

  • Em um liquidificador coloque os seus ovos e a açúcar, bata por aproximadamente 2 minutos, ou até que a mistura assuma um tom de amarelo mais claro.

  • Em seguida, adicione o leite de vaca, o leite de coco, a manteiga, o trigo e o fermento ao liquidificador e bata por mais 1 minuto, ou até que a mistura esteja homogênea. Observe que aqui, o fermento químico não irá deixar a massa fofinha, e sim macia.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Passado um minuto, adicione o seu coco ralado em flocos e desligue o liquidificador logo em seguida, o objetivo não é moer o coco apenas incorporá-lo a massa.

  • Despeje o conteúdo de seu liquidificador em uma forma untada, e leve ao forno preaquecido a 180° por 40 minutos, ou até que fique dourado.

  • O tempo de forno é relativo e muda de forno para forno.

  • Após assado, retire o bolo do forno e se delicie com essa maravilha.

Abaixo seguem outras 14 opções que podem te agradar e convencer a incluir o coco em sua dieta!

Vegano

Para os que não comem produtos de origem animal essa receita é uma ótima opção, pois além de possuir um preparo simples, os ingredientes que a compõe são extremamente acessíveis.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para substituir as proteínas animais a receita leva leite de coco, em vez do leite de vaca, e não possui adição de ovos, com sua fofura sendo garantida exclusivamente pelo óleo de vegetais e fermento químico em pó.

O maior diferencial desse prato icônico, fica por conta do bagaço de coco, que contrasta deliciosamente com a textura macia do bolo.

Na Caneca

Está sozinho e bateu aquela vontade de comer um bolo, porém você não quer, ou não pode passar alguns minutos, ou até horas esperando-o sair do forno? Sem problemas! Você pode fazer uma porção individual de bolo em uma caneca.

Essa também é uma receita versátil, podendo agradar tanto o público vegano, quanto o que consome gorduras animais, pois o leite de vaca pode facilmente ser substituído pelo leite de coco, ou ainda pelo leite de soja.

Anúncio
Continue lendo abaixo

É extremamente recomendado que sua caneca tenha espaço suficiente para que a colher possa buscar os ingredientes do fundo com facilidade, afim de obter uma mistura homogênea.

Caso deseje melhorar ainda mais o sabor desse bolo, também é possível adicionar coberturas como beijinho com leite condensado de micro-ondas, ou ainda um doce de leite pronto.

Sem farinha de trigo

Quem tem intolerância a glúten sabe o quão complicado pode ser encontrar uma receita que se adapte às suas necessidades, por isso, trouxemos essa receita super simples para você poder se deliciar sem culpa ou receio de efeitos colaterais.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Seu modo de preparo é super rápido, consistindo em basicamente jogar ovos, uma lata de leite condensado, coco ralado fresco, e uma colher (sopa) de fermento químico no liquidificador e bater, despeje a massa em uma assadeira com buraco e leve para assar em forno médio preaquecido por 15 minutos, até que fique bem dourado e firme. Sirva com uma boa xícara de café para impressionar.

Com recheiode cocada

Baseado na receita executada pela personagem principal da novela ‘a dona do pedaço’, o bolo de coco cremoso apresentado nessa receita promete arrancar suspiros de quem provar.

Para o preparo dessa receita, é recomendado que você utilize a batedeira, já que logo de cara será necessário bater ovos e açúcar por aproximadamente 5 minutos. Quando a massa estiver totalmente integrada você deverá adicionar água, e os ingredientes secos como farinha e amido de milho.

A parti desse momento, transfira para uma tigela e continue batendo a mão. O restante do preparo segue como o de um bolo comum.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para garantir o máximo de texturas e sabor, misture coco fresco e coco queimado na cobertura e recheio.

Diet

Esse bolo de coco sem glúten e sem açúcar é inesquecivelmente cremoso, além de ser a melhor alternativa para os que estão dieta, ou possuem diabetes.

Nesta receita precisaremos de claras em neve, por isso uma batedeira ou batedor de claras em neve manual serão essenciais. Após bater os ovos, reserve para finalizar o bolo. Passe a trabalhar com o liquidificador, onde os ingredientes devem ser batidos até ficarem homogêneos, quando terminar junte a mistura com os ovos e leve ao forno médio, deixe assar até estar dourado ou até que a faca saia limpa.

Caso queira manter o bolo leve, substitua o leite de vaca por leite de soja.

Com farinha de arroz

Essa é outra alternativa para as pessoas que não podem, ou não querem consumir, consumir glúten, porém não abrem mão da estrutura proporcionada pela farinha de trigo.

Para executar essa fórmula deliciosa, iremos utilizar apenas 4 ingredientes, sendo que todos eles são fáceis de achar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

No recheio desse bolo será necessário utilizar uma caixa de leite condensado, uma caixa de creme de leite, uma colher (sopa) de margarina e um 100g de coco ralado, após reunir tudo que precisa jogue todos os ingredientes em uma panela e mexa até levantar fervura.

Para manter o bolo úmido e cremoso, faça uma mistura com água e leite condensado, ou leite de coco, para fazer a rega quando esfriar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com Chantilly

Não importa a ocasião, um chantilly sempre cai bem, principalmente, se ele for feito a parti do leite e da gordura do coco, como o que temos nessa receita de bolo de coco cremoso.

Pode parecer complexa à primeira vista, mas esse prato é extremamente simples, não fugindo do padrão de bater no liquidificador que estamos adaptados.

Para esse preparo iremos utilizar apenas 50g de coco ralado, deixando que o sabor seja garantido pelo 200 ml de leite de coco. Caso deseje inovar, experimente fazer uma farofa que coco queimado para salpicar por cima do chantilly, fica uma delícia.

Com calda

Para quem ama bolo gelado, essa é a escolha obvia, principalmente após descobrir o quão fácil é sua execução. Apesar de batida a mão, a receita é extremamente simples e não levara mais que alguns minutos para ir ao forno.

Dessa vez vamos utilizar apenas uma xícara (chá) de açúcar, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, 60ml de óleo, duas colheres (sopa) rasas de fermento, quatro ovos, 120ml de leite de sua preferência, 100ml de leite de coco e coco ralado.

Porém, seu diferencial mora na calda que será utilizada por cima do bolo logo que ele sair do forno, ela irá garantir que o bolo permaneça molhadinho e dando água na boca mesmo depois de ir a geladeira.

Com doce de leite

Com certeza o doce de leite é um rei quando falamos em doces e sobremesas, e é exatamente por isso que a mistura de sabores desse bolo vai arrancar suspiros de quem provar.

A massa para esse bolo é simples e deve ter seus processos separados em duas fases. Na primeira fase adicione as gemas, açúcar e um pouco de leite em uma tigela, bata na batedeira até ficar homogêneo, depois que a massa estiver nesse ponto, adicione os outros ingredientes, esses devem ser misturados a mão. Utilize óleo para untar a assadeira e leve ao forno.

Quando a massa estiver devidamente fria e desenformada, ela deve ser regada com leite, para se manter úmido e macio, caso deseje acentuar o sabor do coco substitua o leite de vaca por leite da fruta.  Adicione o doce de leite como recheio e cobertura em camadas generosas.

Com caramelo

Gosta de receitas que brinquem com texturas diferentes? Então esse é o bolo perfeito para seu paladar. Para essa receita você terá dois preparos distintos, um caramelo de açúcar mascavo ou cristal, que irá ao fundo da placa, como em um pudim, e a massa comum para bolo cremoso.

Para obter o melhor resultado, não adicione o coco diretamente na panela quente do caramelo, em vez disso reserve até a montagem. Após forrar a assadeira com o caramelo jogue o coco ralado por cima, e só então adicione a massa crua.

Quando pronto o bolo terá uma crosta crocante de caramelo e coco, e uma textura cremosa e macia por dentro.

Com geleia de morango

Essa combinação clássica tem o potencial para ser a estrela da festa em qualquer ocasião. O contraste entre os sabores promete ser marcante, especialmente, se você optar por produzir sua própria geleia.

Se quiser ousar mais, adicione pedaços de chocolate meio amargo ao recheio, ou cobertura, reservar um pouco de coco ralado em flocos para polvilhar também é interessante.

Para obter sabores mais distintos e menos enjoativos é extremamente recomendado que a quantidade de açúcar utilizada seja reduzida, se costuma utilizar 4 xícaras (chá) de açúcar, utilize apenas a metade.

Com abacaxi

Não podemos negar, o casamento entre o coco e o abacaxi agradam demais o paladar!  O preparo para esse bolo é complexo, e pode levar um pouco de seu tempo, porém ele é perfeito para festinhas, ele ainda fica bem como sobremesa naquele domingão de almoço com os sogros.

Quando servido gelado, o bolo cremoso é uma ótima opção para os dias quentes do Brasil, já que sua paleta de sabores evoca aquela sensação de cítrico e tropical.

Com mandioca

Com gostinho de casa de vó, essa mistura se destaca por juntar dois ingredientes muito característicos de nossa terra, o coco e a mandioca.

Para garantir uma textura macia é de extrema importância que a mandioca ralada seja utilizada crua, e que o coco seja fresco e úmido. Assim como outras receitas já apresentadas, a adição de uma calda ou cobertura com coco pode deixar o bolo ainda mais gostoso, nesses casos reserve um pouco de coco ralado para polvilhar.

Com milho

Nessa receita você encontrara o equilíbrio perfeito de sabor entre os dois ingredientes! A receita é super fácil de fazer e não exige muito esforço, sendo que tudo poderá ser batido no liquidificador.

Uma dica de ouro para obter sabores equilibrados: caso seu coco ralado seja fresco, não utilize o leite condensado, pois a mistura entre ambos pode gerar desequilíbrio na doçura do bolo

E aí vai incluir o coco em sua dieta? Não é difícil quando o temos como ingrediente principal dessas delícias doces, não é mesmo? Eu com certeza vou testar duas ou três dessas receitas de bolo cremoso de coco, e acho que você também deveria tentar, vai que o sabor te conquista e você se abre para mais receitas com a fruta?

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.