O Melhor Bolo de Cenoura Fit Integral com Aveia do Mundo

  • Uma das receitas mais incríveis para se manter a forma.
O Melhor Bolo de Cenoura Fit Integral com Aveia do Mundo
Rafael Gonçalves Escrito por 

Sei como é difícil tentar evitar o trigo, não é mesmo?

Sempre busco receitas de bolo com substituição da farinha de trigo por farinha de aveia, farinha de arroz ou farinha de amêndoas.

Em casa consumimos mais farinha de aveia ou aveia em flocos que qualquer outro tipo, é uma ótima opção.

Juntar o melhor bolo do mundo, que é o de cenoura com uma opção bem saudável como a aveia é a pedida perfeita. Aqui em casa nunca falta aveia e sempre estamos usando em diferentes receitas.

A combinação da aveia com a cenoura é sem dúvida uma das melhores em concentração de fibras alimentares e também em relação a todos os outros benefícios que a cenoura oferece a nossa saúde como: a melhora da visão, um bronzeado bacana e diversas outras vitaminas e minerais que explico no fim do artigo.

Agora vou te ensinar a fazer a melhor receita de bolo de cenoura fit com aveia e sem lactose da sua vida. Vem comigo.

Uma receita incrível de bolo de cenoura fit com aveia. Sabor perfeito para sua dieta.

INGREDIENTES

80gr
1 cenoura fresca mediana 80g de cenoura
1
Ovo Inteiro
1/2 Xícara
de açúcar demerara
40ml
de óleo de coco - 3 Colheres de Sopa
2
colheres de sopa de fermento químico em pó
1/2 Xícara
de Aveia em Flocos Finos
Quantidade
10 Unidades
Preparação
45 minutos

Modo de Preparo: Bolo de Cenoura Fit com Aveia

1

Bater a Base

Primeiro vamos fazer a massa sem glúten bem cremosa para esta receita de bolo integral. Leve todos os ingredientes ao liquidificador, junte as cenouras médias em pedaços, os ovos, o açúcar demerara e o óleo de coco. Bata até virar uma massa homogênea líquida, isso é muito importante, ou terá pedações de cenoura em seu bolo.

Nessa etapa você pode escolher, depende de seu gosto, eu prefiro os flocos de aveia mais presentes no bolo, logo, misturo na massa sem bater no liquidificador, mas se você preferir uma massa mais fina, acrescente e bata junto com o restante.

2

Fermento

A hora de adicionar o fermento é onde a maioria erra, coloque a massa em um recipiente e então acrescente o fermento (não coloque no liquidificador). Misture tudo com uma colher lentamente.

3

Prepare a Forma

Unte uma forma com óleo e farinha, se estiver usando uma forma desmontável (minhas favoritas), não precisa untar as laterais, mas forre o fundo com papel toalha e óleo, esse é o segredo para ter um bolo no formato perfeito e não aqueles que parecem que implodiram no caminho kkk.

Não untamos as laterais justamente para que grude de sustentação para a estrutura do bolo, mas isso só funciona em formas desmontáveis ok, se estiver usando uma comum, unte normalmente todos os lados.

Coloque a massa em uma forma de sua preferência.

4

Hora do Forno

Com a forma untada. Pré-aqueça o forno a 180 graus por 5 minutos antes de colocar o bolo para assar. Feito isso, leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 a 40 minutos até dourar.

Fure com um palito ou garfo, se sair com massa mole, continua assando até o palito sair seco.

O tempo depende de forno para forno, mas esse tempo deve resolver.

5

Cobertura de Chocolate

Por último, sugiro uma calda de chocolate simples de cacau em pó diluído em leite desnatado, ou leite de coco para sua receita de bolo fit de cenoura. Use adoçante culinário se desejar, gosto de sálvia ou sucralose, são mais próximos do sabor do açúcar comum ou açúcar mascavo que é muito mais saudável.

Procure chocolate com maior teor de cacau, ou sem açúcar ambém ajuda a reduzir algumas calorias. Essa cobertura fica semelhante a de bolo de chocolate.

Há também a opção de uma calda com 1 colher de sopa de amido de milho com chocolate, é menos atrativo, mas também ajuda. Leve ao fogo com leite, acrescente o amido e o chocolate, mexa até engrossar.

Pronto sua receita está pronta. Uma bela ajuda quando está de dieta ou quer uma alimentação saudável e comer sem culpa.

Nossa próxima receita será um bolo de banana com aveia e bolo de milho .

Se você gosta de receitas saudáveis, veja nossa lista de receitas para airfryer, são incríveis, uma melhor que a outra.

Por que meu bolo de cenoura fitness fica solado ou embatumado?

Bom, para essa resposta há algumas variáveis que precisamos considerar.

Primeiro

Primeiro: não vai leite, se você usar leite nessa receita provavelmente irá parecer um pudim. Outra vantagem é que terá um bolo de cenoura sem lactose.

Segundo

Você pode usar muita cenoura, a proporção ideal é de no máximo 270 gramas para cada xícara de chá de farinha. Como nossa receia é pequena, estamos usando pouca cenoura e pouca farinha de aveia.

Terceiro

Você não deve misturar todos os ingredientes no liquidificador, o aparelho é um matador de ar, ou seja, ele remove todo o ar da massa. O ideal é que misture os ingredientes secos fora do liquidificado com uma espátula por exemplo.

Não esqueça de fazer isso com muita delicadeza para não expulsar o ar da massa, lembre-se bolo fofinho é um bolo cheio de ar.

Quarto

A validade de seu fermento químico. Isso é extremamente importante, o fermento fará a mágica do bolo de cenoura fit fofinho. Se ele estiver velho, esqueça, você terá um pudim novamente.

Esses três itens possuem a mesma causa, não podemos deixar nossa massa pesada, sem ar. Muita cenoura irá deixar a massa pesada, leite irá acabar com a massa porque já estamos usando a cenoura triturada, ela fica liquida, é um suco de cenoura, por isso não usamos leite.

Resumindo: seja delicada com a massa, siga a proporção correta dos ingredientes, não use água e nem leite para fazer sua massa. Preste muita atenção na validade de seu fermento, ele que irá deixar o bolo bem fofinho. Observando esses cuidados, você terá o melhor bolo de cenoura fit do mundo.

Sim, queremos que o bolo fique úmido. Mas também queremos que seja leve e fofo, por isso é fundamental ter controle sobre os ingredientes!

 

Dicas para o sucesso do seu Bolo

  • Bata muito bem as cenouras para não deixar pedaços, queremos uma massa lisinha. Tente pesar os ingredientes, o segredo para bons bolos é a mistura correta dos ingredientes.
  • Confira a validade de seu fermento, nada adiantará se ele estive velho.
  • A Aveia tente a ficar melequenta com o tempo. Como o bolo dentro de 2 dias, por isso fazemos porções pequenas.
  • Nunca esqueça de pré-aquecer o forno, isso faz toda a diferença na textura e no sabor do bolo, são nos primeiros minutos que o bolo cresce e fica bonito.
  • Tenha paciência, não abra o forno antes do tempo, dê tempo para o bolo assar

Como devo armazenar meu bolo?

Ele irá durar de 3 a 4 dias, a aveia geralmente dura menos que a farinha de trigo.

Você pode deixar fora da geladeira em temperatura ambiente, mas também fica bem dentro da geladeira, uma vez que nosso bolo é feito com óleo e não com manteiga.

Não esqueça de cobrir o bolo com pote plástico ou corte em pedaços. Aberto na geladeira nem pensar, vai pegar gosto de geladeira, sabe? É horrível.

Um Vídeo para Ajudar

Concluindo

Essa é uma receita que todo mundo gosta aqui em casa, agora é só você caprichar e se deliciar. Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar a receita em suas redes sociais, principalmente no Pinterest.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Rafael Gonçalves

E tudo começou com um casamento rs. De péssimo cozinheiro a produtor de conteúdo de receitas levou um bom tempo de estudo e trabalho duro para reunir todas as informações que quero dividir com você. De receitas a análises de produtos incríveis que estudei e reuni com qualidade para você e sua família.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar