Bolo de Caneca de Chocolate + Variações Diferentes

Do bombom ao bolo, o chocolate deixa o dia mais feliz e proporciona sensações únicas.
Publicado em Bolos
Bolo de Caneca de Chocolate + Variações Diferentes Chudo2307 / Shutterstock.com

O chocolate é um alimento que vem da farinha de amêndoa e do cacau. O bolo de caneca de chocolate vem para acentuar ainda mais o sabor do doce e combiná-lo com vários sabores.

A nossa preferida, é a receita de bolo de caneca de chocolate com granulado. O bolo tem como cobertura um brigadeiro concentrado, doce mais brasileiro e saboroso não existe, não é mesmo?

Além de saboroso, o chocolate tem ótimos benefícios para a saúde quando consumido com limites. Garante, por exemplo, uma dose extra de energia para o dia a dia e possibilita, ainda, o bem estar.

Depois dessa receita, trouxemos mais 18 preparos desse bolo prático e saboroso para você fazer em casa. São várias as combinações que caem muito bem com o chocolate. Vamos lá?

poste no pinterest esta imagem de receita de bolo de caneca de chocolate

(favorita) Receita de Bolo de Caneca de Chocolate com Brigadeiro Fofinho, Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
2 canecas de 350 ml
Preparação
5 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes

da massa

  • 1 ovo
  • 2 colheres de chocolate em pó
  • 4 colheres de açúcar
  • 2 colheres de manteiga ou óleo de girassol
  • 1 colher de fermento em pó
  • 4 colheres de farinha de trigo
  • 4 colheres de leite

Da cobertura de brigadeiro

  • granulado a gosto
  • 1 colher de chocolate em pó
  • ½ caixa de leite condensado

Modo de preparo

da massa

  • Num bowl coloque o açúcar, o óleo, o ovo e misture bem. Acrescente o chocolate em pó, o leite, a farinha de trigo e o fermento químico.

  • Unte a caneca com manteiga e coloque a massa até a metade da caneca.

  • Leve ao micro-ondas, em potência alta, por 3 minutos.

  • Retire e deixe esfriar.

da calda

  • Num bowl, coloque o leite condensado e o chocolate em pó.

  • Leve ao micro-ondas por 2 minutos. Em ciclos de 30 segundos e mexendo a cada intervalo.

  • Cubra o bolo com a cobertura, polvilhe granulado a gosto e está pronto para servir.

Dica:
Caso queira a calda mais grossa, deixe a no micro-ondas por 3 minutos.

O brigadeiro dá toda uma diferença para a receita, exaltando ainda mais o sabor do chocolate. Incrível, né?

Abaixo, selecionamos mais 18 receitas de bolo de chocolate deliciosos para você se jogar na cozinha. Escolha sua preferida e bom apetite!

Com cobertura

Esse bolo de caneca é ainda mais gostoso: leva cobertura de brigadeiro. O preparo é simples: Em uma panela, em fogo baixo, coloque ½ xícara chá de leite, 3 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres de cacau em pó e ½ colher (sopa) de margarina.

A dica é mexer até atingir o ponto de brigadeiro de panela. Fica incrível!

Whey

O whey, suplemento alimentar que garante proteínas essenciais para o corpo, é muito usado por quem tem uma rotina de exercícios físicos e alimentação regrada.

O bolo de caneca com whey é uma ótima opção para sanar a vontade de doce e manter a forma.

De nescau

Para o preparo em uma caneca desse bolo de micro ondas, coloque para derreter 2 colheres (sopa) de manteiga, acrescente 1 colher (sopa) de açúcar, 2 1⁄2 colheres de sopa de nescau, 2 colheres e meia de sopa de farinha de trigo, 1/2 colher de café de fermento e 3 colheres (sopa) de água.

Deixe no microondas por um minuto, em potência alta, e está pronto. É fácil de fazer e a dica é usar uma caneca grande para não transbordar.

Com manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é feita com o amendoim torrado, seco e depois moído. Fica um creme bem natural muito utilizado nas receitas de doces.

Além de garantir ao bolo sabor e consistência, a pasta também é uma ótima aliada na saúde já que reduz os índices de colesterol.

Com castanhas

Típica da região Norte do país, a castanha do Pará é um dos produtos chefes de exportação da Amazônia.

É uma oleaginosa muito saborosa e com alto valor nutricional. Na receita, agrega não só sabor como deixa o bolo super crocante por dentro. É uma delícia!

Tradicional

Nessa receita, usamos os seguintes ingredientes: 1 ovo batido, 1 colher (sopa) de óleo, 1 colher sopa de açúcar, 1 colher sopa de chocolate em pó, 1 colher sopa de leite, 3 colheres sopa de farinha de trigo, ½ colher chá de fermento químico.

Misture bem para ficar homogêneo e leve ao micro ondas por 1 minuto.

Para a cobertura, derreta 50g de chocolate ao leite no microondas e acrescente 50 g de creme de leite. Decore com uma colher de granulado. Fica uma delícia.

Com nutella

Para esta receita de bolo de caneca, o recheio é a nutella. A nutella é um creme de avelã delicioso, com um sabor bem concentrado.

Pode ser consumido sozinho, na torrada e até com frutas. É muito bom!

Low carb

Em uma caneca de micro ondas, coloque um ovo pequeno batido, 2 colheres de sopa de leite, 1 colher de sopa de óleo de coco, e bata por 30 segundos.

Acrescente 3 colheres de sopa de farinha de amêndoa, 1 colher de xylitol, 1 colher de sopa de cacau em pó 100%, 1 pitada de sal e 10 gotas de extrato de baunilha.

Bata bem e acrescente uma colher de café fermento, 1 colher de sopa de água e uma de gotas de chocolate. Coloque no micro ondas por 2 minutos na potência média e está pronto.

Com café

Das variedades de complementos do bolo de caneca de chocolate, está o café. Nessa receita, o café entra ainda na massa.

Depois de feito, de maneira tradicional, é incorporado a massa garantindo o aroma inconfundível e ainda, ajuda a deixar o bolo mais macio.

Com cenoura

Depois do bolo de fubá, o bolo de cenoura com chocolate é um dos mais queridinhos da nossa culinária.

A combinação não é só saborosa, como também econômica e saudável. É a sobremesa ideal para acompanhar o almoço de domingo.

Com farinha de arroz

Farinha que surge depois da moagem do arroz, a farinha de arroz tem alto teor de fibras e é indicado para quem quer perder peso.

É uma ótima opção de substituição da farinha de trigo que, comumente, vai na massa do bolo, já que é mais saudável e tem mais benefícios para a saúde.

Com banana

Nessa receita de bolo de chocolate de caneca, a dica é escolher uma banana bem madura.

Como a banana faz parte da massa do bolo, quanto mais madura, mais docinha a banana é.

A combinação com o cacau acentua o doce da fruta deixando o bolo mais saboroso.

Com morango

Esse bolo de caneca é recheado com geleia de morango.

A geleia tem o sabor do morango mais concentrado e a textura de creme, o que contribui para deixar o bolo mais cremoso e consistente, além de bem mais saboroso, né?

O bolo de caneca de chocolate conseguiu ficar mais saboroso com essa receita.

O recheio é feito de bombom. E o melhor de tudo, você pode escolher o seu preferido.

Nessa receita, escolhemos o batom e ficou incrível.

Você pode fazer a substituição da farinha de trigo pela farinha de coco para o bolo. Não tem glúten e é muito leve, além de garantir ao bolo uma ótima consistência.

Pode ser consumida também batida com suco ou com iogurte. É saudável e saboroso.

FIT

Essa é uma receita sem glúten e sem lactose. Em uma tigela pequena coloque um ovo, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de cacau em pó, água, 1 colher de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de óleo de coco.

Misture até ficar homogêneo e coloque um pouco de fermento em pó. Leve ao microondas por 1 ou 2 minutos, de acordo com a potência da máquina, e está pronto seu bolinho. Ficou muito bom.

Vegano

O veganismo é a prática conhecida pela não ingestão de alimentos de origem animal.

Por isso, para fazer essa receita, usamos todos os ingredientes veganos: farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, fermento, água e óleo.

Cremoso

Esse bolo de caneca de micro ondas é super fácil e fica muito cremoso.

O modo de preparo: Numa caneca grande coloque 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de açúcar, 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de chá rasa de fermento em pó, 8 colheres sopa de leite e 2 colheres sopa de óleo. Deixe no micro ondas, em potência máxima, por 90 segundos.

A calda de chocolate leva leite em pó, cacau e leite. É delicioso e o bolo fica fofinho.


São diversos os tipos de bolos, de vários preparos e complementos. São dicas ótimas para matar aquela vontade de comer doce no seu dia a dia.

E ainda é uma ótima opção para servir como uma sobremesa, no café da manhã e até no lanche da tarde. Escolha o seu preferido e bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.