Receita de Bolo de Banana Com Farinha de Rosca + Opções super fofinhas

Esse ingrediente simples pode ser comprado ou feito na sua casa é o que dá um toque todo especial no bolo. Ele é o ideal para recepcionar parentes e amigos!
Publicado em Bolos
Receita de Bolo de Banana Com Farinha de Rosca + Opções super fofinhas flanovais / Shutterstock.com

Vou te ensinar agora a receita de bolo de banana com farinha de rosca dourada e macia para o café da tarde. O maior segredo aqui está na escolha da fruta. Sabia que quanto mais madura a banana estiver, mais doce o bolo fica? Assim, você economiza no açúcar e deixa a sua massa mais saudável.

Esse bolo faz sucesso durante as festas juninas e é econômico de preparar, já que em vez de farinha de trigo, leva a de rosca e é sem glúten.

E não esqueça que mais abaixo eu te dou outras opções de bolo com calda, sem lactose e até caramelizado para quando você estiver se sentindo criativa!

poste no pinterest esta imagem de receita de bolo de banana com farinha de rosca

Nossa favorita: Receita de Bolo de Banana Com Farinha de Rosca Simples e Fácil, Saiba Como Fazer

Rendimento
1 bolo
Preparação
15 a 20 min
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 3 ovos;
  • 4 bananas nanica;
  • 1 xícara (200ml) de açúcar demerara, açúcar mascavo ou outro;
  • 2 xícaras (240ml) de farinha de rosca;
  • 1 colher de pó Royal;
  • Meio copo de óleo.

Modo de preparo

  • Bata o óleo, os ovos inteiros, as bananas e o açúcar no liquidificador pelo tempo necessário até a mistura líquida ficar homogênea. Depois a reserve.

  • Em uma tigela, adicione a farinha e uma colher (sopa) de fermento. Essa mistura precisa ser mexida suavemente antes de receber os líquidos.

  • Por último, adicione à tigela o conteúdo do liquidificador. Mexa com a colher até chegar na consistência de uma massa mais grossa. Após isso, está pronta.

  • Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno.

  • É de uma simplicidade sem tamanho, não é? Uma receita super vantajosa porque é rápida de preparar e economiza o seu tempo. Apenas 20 minutos de forno.

Tenho mais receitas de bolo de banana com farinha de rosca para você diversificar o lanche em casa. São 15 opções! Não deixe de conferir:

Canela

A canela é uma das especiarias mais populares no mundo inteiro.

Ela está presente em pratos doces, salgados e bebidas para trazer sabor às refeições e benefícios para a sua saúde. Esse bolinho leva 1 xíc. de chá de óleo, 2 xícaras e meia de chá de farinha e apenas 1 colherzinha de canela em pó na mistura.

Cobertura caramelizada

Quer garantir que o bolo fique docinho? A crosta de caramelo no topo deve resolver.

Enquanto o seu bolo estiver esfriando, aqueça o açúcar na panela e sem mexer por 12 a 15 minutos.

Quando ele derreter e caramelizar, acrescente um pouco de vinagre. Corte fatias de banana por cima do bolo e espalhe a calda.

Calda de doce de leite

Para quem não gosta de caramelo, vou sugerir doce de leite porque essa não tem erro! Assim que o bolo sair quentinho e dourado do forno, o polvilhe com canela e açúcar.

Agora em uma tigela, coloque 3 colheres de sopa de doce de leite e 2 de creme de leite ou nata. Leve ao micro-ondas por 20 segundos e prontinho!

Você pode servir a calda separada ou despejá-la sobre o bolo.

Sem lactose

Uma receita de bolo sem leite que não te deixa sentir falta do leite porque a massa fica macia e saborosa do mesmo jeito.

Acredite! Fica uma delícia e é desses que você pode fazer para nunca mais ficar na vontade de um bolinho à tarde.

De liquidificador

Esta receita de bolo é a mais prática porque todo o preparo é feito de uma vez, ou seja, não te dá trabalho algum.

No liquidificador, bata as bananas, os ovos e 1 xícara de óleo. Adicione tudo aos poucos. Assim que a mistura estiver homogênea, adicione o açúcar com a farinha de rosca e o fermento em pó.

Leve ao forno em uma forma untada com margarina, açúcar e canela até o seu bolo ficar douradinho e cheiroso.

Gotas de chocolate

Um bolo com cara de cookie sem batedeira ou liquidificador! Tudo feito à mão. As gotinhas vão na massa e não derretem por completo, pelo contrário, ficam bem estruturadas.

O bolo assa por cerca de 35 minutos ou até dourar, mas ainda é possível as encontrar no topo e em cada fatia. Dá água na boca só de ver!

Polvilhado

Pode ser que você já domine os nossos preparos, mas precisa de dicas de como finalizar os seus bolos para que eles não fiquem com a mesma cara.

Deixa eu te falar: às vezes menos é mais. Experimenta misturar açúcar com canela para polvilhar esse bolo. Vai ficar bonito e com aquela crosta deliciosa.

Com nozes

Vocês precisam conhecer essa receita de bolo de farinha de rosca com banana que leva nozes na massa. É muito divertido de comer porque ele é macio, mas cheio de pedaços da fruta.

E para decorar, ainda é sugerido essa calda com as rodelas bem brilhantes no topo. É uma das receitas mais bonitas e cheias de sabor.

Aveia

Se quiser deixar a massa mais leve, acrescente aveia. Ela não irá tornar o bolo integral, mas sim um pouco mais saudável porque a combinação geral o faz bem nutritivo.

Porém, para ser um bolo fit sem perder a essência da receita, você pode trocar o açúcar comum por outro, e até o óleo para o de coco.

Casca de banana

Para reproduzir essa deliciosa receita de bolo de banana com farinha de rosca, você não dispensará nem mesmo as cascas! Elas têm poucas calorias e são riquíssimas em minerais, em fibras, antioxidantes... é surreal jogar isso fora, né?

A massa é feita com elas enquanto a banana em rodelas só entra na hora de ir para o forno pré-aquecido.

Essa é zero desperdício, então, se for sobrando cascas aí no dia a dia, congele e as use quando fizer esse preparo de novo.

Ganache de chocolate

Essa receita deliciosa é para melhorar o seu dia ou para o seu amor.

Nada como um bolo com chocolate para arrancar um sorriso de alguém, por isso, invista nesse preparo para o qual você só irá precisar de chocolate ao leite e creme de leite para criar a ganache.

Se as bananas estiverem muito maduras e doces, opte por um chocolate mais amargo para não correr o risco de adoçar demais.

No micro-ondas

Um simples bolo feito em rapidinho em um dos aparelhos mais comuns na cozinha atualmente. Para fazer essa receita, misture a farinha, o fermento químico e reserve.

Bata as bananas com os demais ingredientes e os uma. Despeje tudo em assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio.

Com pão amanhecido

O bom dessa receita é que você pode fazer uso dos pães que estão endurecendo em casa sem ninguém para comer.

O preparo da farinha é simples: corte as fatias do mesmo tamanho e transfira para a forma. Deixe assar até ficarem bem sequinhas. Depois de esfriar, bata no pulsar do liquidificador para deixar tudo fininho.

Quando pronta, já pode incorporá-la nas receitas de bolo de banana.

Banana caramelizada

Esse bolo fica super pedaçudo com a calda da fruta como cobertura.

A banana fica envolvida em um caramelo bem pesado, como para uma cocada cremosa, então, os “formiguinhas” da sua casa vão ficar obcecados!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.