A Melhor Receita de Bolo de Banana com Aveia Do Mundo + Versões

  • Uma sobremesa versátil aliada a fruta mais presente na mesa do brasileiro.
Publicado em Bolos
A Melhor Receita de Bolo de Banana com Aveia Do Mundo + Versões Anna_Pustynnikova / Shutterstock.com

Quem disse que doce saudável não é tão saboroso quantos os outros? Esse bolo de banana com aveia que eu vou te mostrar como fazer, além de nutrir a sua família, vai deixar as papilas gustativas de todo mundo aí implorando por mais.

Essa é a receita super coringa que dá para fazer rapidinho para comer no café da manhã ou quando chega aquela visita sem avisar e não há nada pronto em casa. Após essa delícia, deixei mais uma série de opções para você escolher.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita de bolo de banana com aveia

(favorita) Receita de Bolo de Banana Com Aveia Simples e Fácil no Liquidificador: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 bolo
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
 
Ingredientes
  • 4 bananas;
  • 1 e 1/2 aveia;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
  • 1 colher (sopa) fermento;
  • 1 colher de canela
  • Opcionais para incrementar
  • Melado de cana, mel ou adoçantes;

Modo de preparo

  • Bata no liquidificador as bananas cortadas e a aveia, os ovos inteiros e o óleo de coco ou azeite de oliva.

  • Você pode não adoçar, se usar bananas maduras, mas se preferir, adicione também uma colher de sopa de mel ou outro adoçante da sua preferência.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Bata tudo muito bem.

  • Agora entre com o fermento.

  • Se desejar acrescentar nozes ou frutas à massa, também funciona. São usadas castanhas, passas e sementes para dar mais sabor e nutrientes para a receita.

  • Use bananas em fatias ou em lâminas para decorar.

  • Pincele o mel nelas, polvilhe com canela a gosto.

  • Por fim, leve pra assar em um forno pré-aquecido a 200 graus.

Uma delícia para comer morno ou frio. Um lanche doce, rápido e suculento que quebra completamente o paradigma de que comida saudável tem que ser chata.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Tenho mais 12 opções de bolo de banana com aveia doces e saborosas para sua dieta. Confere só:

Fitness

Quando pensamos em bolo, sempre nos vem à mente aquelas massas recheadas e açucaradas que as pessoas em dieta precisam manter distância, mas todo dia surge uma nova versão dessas sobremesas que podemos consumir sem culpa.

Essa massa de banana com aveia fit resulta em um bolo sem glúten, pois, é todo sem açúcar ou óleo e também sem farinha de trigo.

Esse passo a passo conta com apenas quatro ingredientes, então o preparo além de rápido e gostoso, é supereconômico.

Com uvas-passas

Ainda nesse clima de receitas para alimentação saudável, mas sem abrir mão de uma massa super fofinha que vai virar sucesso no lanche da tarde.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Aqui cabe a substituição da farinha de trigo, açúcar, o óleo e o leite por aveia em flocos finos, canela e um pouco de fermento químico. O doce fica por conta das bananas, mas são as passas que darão o toque especial. Fica muito bom!

Com cacau

Você imaginava que dá para preparar um bolo docinho, macio e saboroso sem precisar de batedeira, liquidificador ou batedor?

Essa receita de bolo de banana prova que tudo que será necessário são alguns poucos ingredientes e um garfo para que ela aconteça.

Isso te livra de qualquer desculpa para não tentar reproduzir essa maravilha nutritiva e com gostinho de chocolate, não é? O bolo fica gostoso e bem escuro após o uso 1/4 xícara (chá) cacau 100%.

Anúncio
Continue lendo abaixo

No micro-ondas

Esta receita é para quem recebeu visita inesperada, e pode te salvar em poucos minutos. O número de itens vai variar de acordo com a quantidade de pessoas que irá precisar alimentar, mas a vantagem aqui é que a receita pode ser feita em uma caneca no seu micro-ondas.

Cobertura de chocolate, mel ou pasta de amendoim por cima vai ficar incrível.

Caramelizado

É indiscutível o quão bonito esse bolo fica! Essa é a receita para impressionar a família com a sobremesa após o almoço porque a preparação tende a ser um pouco mais complexo, porém, o resultado é surpreendente.

A mistura de farinha de trigo integral (ou comum, a que tiver aí), 300g purê de banana, 3 ovos, 1/2 xícara de óleo (chá), 3/4 xícara de açúcar mascavo e os outros itens listados no vídeo acima, resultam em um bolo de banana gourmet.

Anúncio
Continue lendo abaixo

É o melhor bolo! A camada de banana caramelizada no topo do bolo, quando desenformado, é brilhante. A foto dessa fatia vai fazer sucesso no seu Instagram.

Vegano

As sugestões acima podem não correspondam com as restrições da alimentação vegetariana e vegana, então separei uma receita de uma versão alternativa desses bolos. A escolha foi de bananas nanicas, mas dá pra substituir por qualquer outra que estiver disponível na sua casa.

Se certifique de que a quantidade é suficiente, pois, nessa receita, os ovos são trocados por mais do nosso ingrediente principal.

O leite de vaca dá lugar ao leite de soja na receita, mas um suco de laranja dá super certo! E o trigo, trocado por uma farinha integral ou farinha de aveia.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Banana-da-terra

Já pensou que trocar o tipo de banana já pode proporcionar o efeito que está buscando? Adianto que aqueles que estão sob reeducação alimentar e dieta podem ficar com o pé atrás, mas para não perder a oportunidade de experimentar, sugiro que façam algumas alterações na receita.

Misture no liquidificador uma xícara (chá) de açúcar, as bananas, 200g de aveia, os ovos e 1/2 xícara de chá de óleo e os demais ingredientes e misture bem.

O açúcar comum pode ser substituído pelo açúcar demerara ou mascavo, se quiser uma cor mais pronunciada no bolo. O leite usado pode ser o desnatado, e o óleo comum pode dar lugar à manteiga ou óleo de coco ou de girassol, os ovos podem ser orgânicos, se preferir. Vai ficar delicioso.

Por último, coloque para assar em forno médio durante 40 minutos ou até dourar.

Na frigideira

Se algo facilita a vida para uma dona de casa, é o crescimento no número de receitas que podem ser realizadas em um único recipiente. Com esse preparo, não precisa de uma forma untada ou refratário para preparar o seu bolo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A frigideira já resolve.

As frutas são incorporadas na massa, mas também vão – em rodelas – no fundo da frigideira para dar aquele visual. O truque aqui é colocar para assar na boca mais fraca do seu fogão, assim, o risco de queimar é muito menor. O processo de cocção vai durar por cerca de oito minutos.

Uma receita fácil que rende até duas porções.

Recheado no forno

Já mostramos algumas opções nas quais a banana entra na massa ou como topping, agora que tal no recheio? O bolo fica mais com cara de sobremesa. As frutas ficam entre as duas camadas de massa de bolo e são temperadas com açúcar demerara (ou outro) e canela.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O segundo diferencial desse bolo vai aparecer se você optar por cobri-lo, depois de pronto, com a mesma mistura de banana.

Integral com maçã

A verdade é que, conforme mostramos, não faltam maneiras de fazer um bolo de banana saboroso, mas eu tenho certeza que poucas são tão aromáticas quanto essa receita que leva amido de milho, aveia, maçã e uma colher de chá de canela.

A aveia é um dos cereais mais nutritivos. Aqui ela se unirá com as frutas para tornar o bolo de banana mais nutritivo. Uma dica de ouro é não descascar as maças! Apenas as lave bem, então a sua receita ficará bem mais rica em fibra.

Com uma abundância de castanhas

Se preferir aquele bolo bem texturizado, onde consegue sentir quase todos os ingredientes a cada mordida, essa receita é para guardar no coração. Aqui há a opção de usar a batedeira ou o liquidificador, então bata bem e, assim, a massa ficará lisinha para esperar os próximos itens: Passas e castanhas!

Sinta-se à vontade para você colocar a de sua preferência: de caju, do Pará, amêndoa... e por que não um mix? O tamanho médio de pedaços é o ideal.

Coloque tudo em uma tigela, pois, essa quantidade será dividida entre ficar dentro da massa e acima dela. Ou seja, quando o bolo ficar pronto, ele saíra do forno com o topo douradinho e vai ser mais crocante que os outros.

Com chocolate meio amargo

Imagina o seu sucesso ao chegar na turma da academia com cupcakes de banana e chocolate? Muitos acham que precisam abrir mão do chocolate quando iniciam uma vida mais saudável, mas eu te mostro que o segredo está no equilíbrio.

O passo a passo não é tão diferente dos já mostrados até aqui, então, não se assuste por estar indo preparar cupcakes.

A receita leva ovos, 6 colheres (sopa) de farelo de aveia integral, 1 colher (sopa) de fermento e 1 colher de canela em pó. As pequenas formas, devidamente untadas, devem ser preenchidas com a massa. Após parcialmente cobertas com pingos de chocolate, leve para assar no forno (sempre) preaquecido.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.