Super Receita de Bolo de Amido de Milho + Versões para Incorporar ao dia a dia

  • Ele é fofinho e saboroso, ideal para ser acompanhado com chá e café.
Publicado em Bolos
Super Receita de Bolo de Amido de Milho + Versões para Incorporar ao dia a dia Ahanov Michael / Shutterstock.com

Ingrediente chave na culinária brasileira, o amido de milho  atua como agente espessante, o que garante a textura cremosa das receitas.

Escolhemos aqui, nossa receita de bolo de amido de milho favorito. O bolo fica fofinho e, acrescentamos ainda, leite condensado para deixar bem cremoso. Fica incrível!

Anúncio
Continue lendo abaixo

O amido de milho contribui também para a nutrição. É um alimento sem colesterol e com pouca gordura, embora seja bastante calórico e, por isso, não deve ser consumido em excesso.

Depois dessa receita, escolhemos mais 15 bolos de amido de milho diferentes e, igualmente deliciosos, para você experimentar. Com diversos complementos saborosos. Vamos lá?

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita de bolo de amido de milho

(favorito) Receita de Bolo de Amido de Milho e leite condensado Fofinho, Cremoso Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
10 pedaços
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil

Referência de Medida: Xícara de 200ml

Imprimir
Ingredientes
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de amido de milho
  • 1 caixa de leite condensado (395 gramas)

Modo de preparo

  • Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve.

  • Em um bowl, coloque o leite condensado e as gemas e bata na batedeira até atingir a textura de uma massa, cerca de 3 minutos.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Retire e acrescente o amido de milho. Misture bem até que a massa fique lisa e uniforme.

  • Acrescente as claras em neve e mexa com leveza.

  • Despeje a massa em uma forma untada com óleo.

  • Leve ao forno pré-aquecido, a 180º, por 35 minutos.

  • Retire do forno e sirva.

Dica:
Para bater a clara em neve, coloque as num prato fundo e, usando um garfo, bata as claras numa mesma direção até crescer. É simples e deixa o bolo ainda mais fofinho.

O bolo é muito fácil de preparar e o leite condensado garante o doce do bolo, além de deixá-lo ainda mais cremoso e saboroso.

Abaixo, selecionamos mais 15 receitas de bolo de amido de milho deliciosas. O bolo é fofinho e tem inúmeras combinações!

Com cenoura

Esse bolo leva também cenoura, vegetal que é sempre um ótimo complemento.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Isso porque é uma excelente fonte de vitaminas e nutrientes, os quais contribuem, por exemplo, para a prevenção de câncer e, ainda, favorecem a perda de peso.

Com chocolate

Esta receita de bolo de amido tem a cor do chocolate.  Nessa receita, o diferencial se dá pelo sabor: acrescenta-se 4 colheres de chocolate em pó, o que deixa o bolo mais concentrado, mais doce.

Fica uma delícia. E você ainda pode fazer uma cobertura de chocolate.

Zero

Ideal para quem tem uma alimentação regrada esse bolo simples não contém farinha e nem leite, logo sem glúten e sem lactose.

Como fazer: Bata 5 claras em neve e, depois de bem batidas, acrescente as gemas e 1 xícara de açúcar e bata bem. Em seguida, coloque 2 xícaras de amido e 1 colher de sopa de essência de baunilha.  Leve para assar no forno médio a 180º por 45 minutos. É só desenformar e apreciar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com laranja

Essa receita de bolo leva também a laranja. Para que o bolo não fique amargo, o ideal é tirar a casca da fruta e, após parti-las, retirar o miolo.

A laranja garante ao bolo uma leve acidez, além de vários benefícios nutricionais.

Com 4 ingredientes

A aparência desse bolo se assemelha ao pudim. De consistência cremosa, batemos no liquidificador leite condensado, ovos, amido e leite em temperatura ambiente.

A dica é fazer um caramelo, usando açúcar e água, e colocar na forma, em seguida acrescentar a massa e levar para assar. Fica muito gostoso e é fácil de fazer!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Sem fermento

Embora o fermento seja essencial para o crescimento da massa do bolo, nesta receita não usamos o fermento.

O segredo aqui é bater bem a clara em neve, para que fique fofinha e consistente, tornando o fermento dispensável.

Com milho

Esse bolo de milho leva, além do amido, uma lata de milho sem água.

O alimento ajuda na manutenção da visão, do intestino e do sistema imunológico. E é usado para deixar a receita ainda mais deliciosa.

Com leite em pó

Leite em pó é tão bom que a gente como sozinho, não é mesmo? Na receita de bolo, o leite em pó, famoso leite ninho, dá consistência à massa e a deixa firme.

Por ser feito totalmente de leite natural, livre de conservantes,é uma ótima opção para a saúde.

De liquidificador

De preparo simples e prático, o bolo de maizena é todo feito no liquidificador. Como preparar: Bata, no liquidificador, 2 xícaras de maizena, 3 ovos, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1/2 xícara de açúcar, 1/2 xícara de leite , 1 colher de queijo parmesão ralado e 1 colher (sopa) de fermento químico.

Depois que a massa estiver homogênea, leve para assar por meia hora, na temperatura média, em uma forma untada com manteiga.

Com coco

O coco vem nessa receita não só para mudar a textura do bolo, que fica muito macia, mas para garantir o sabor já que o amido tem sabor neutro.

Usamos apenas ½ xícara de coco ralado, o cheiro e o sabor ficam ótimos.

Com leite de coco

O leite de coco vem para substituir o integral e garantir maior consistência e densidade ao bolo de maizena.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Além disso, é muito bom para a saúde já que garante, por exemplo, o bom funcionamento do sistema imunológico e a perda de peso, quando usado em quantidades corretas.

Caseiro

Nesta receita de bolo simples o passo a passo é: Bata 3 ovos, 1 e 1/2 xícara de açúcar e 3 colheres (sopa) de margarina até ficar uma massa cremosa. 

Anúncio
Continue lendo abaixo

Acrescente 1 xícara de farinha de trigo peneirada e, aos poucos, 1 xícara de leite e 1 xícara de maizena. Misture bem e acrescente a clara em neve.

Por fim, acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó e leve a fôrma untada com margarina e farinha de trigo. Leve para assar no forno já aquecido a 180° por, aproximadamente, meia hora.

Com fubá

Nesse bolo de maizena, o ingrediente chave é o fubá, farinha de milho muito usada na nossa culinária.

O uso do fubá deixa o bolo bem fofinho, já que ele absorve muita água facilitando o ponto de creme da receita antes de ser levada para assar.

Com aveia

Nessa receita, usamos a aveia em flocos, que garante não só crocância ao bolo como também é excelente para a saúde.

Isso porque é fonte de gorduras boas, reduz o colesterol e auxilia, ainda, no processo de emagrecimento, já que prolonga a sensação de saciedade.

Com banana

Esse bolo de maizena com banana é muito cremoso e muito econômico. Usamos aqui uma banana mais madura, quase passando do ponto, já que essas são as que conferem mais sabor doce à receita. O bolo fica mais concentrado e saboroso.

O bolo de maizena é perfeito para o seu dia a dia, como o café da manhã e o café da tarde. Além de fofo, o bolo é leve e não dá a sensação de empanzinamento.

São várias as receitas, a dica aqui é preparar a receita com seus filhos, as crianças vão adorar a bagunça e vocês vão criar lindas memórias afetivas. Aproveite e se jogue na cozinha.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.