Sabor na Mesa Escrito por 

Para muita gente, as panelas de pressão são um verdadeiro tabu e sinônimo de medo. Eu entendo os riscos que uma panela de pressão convencional pode provocar e realmente, se não tiver cuidado, é bem perigoso, mas eu também não sei o que seria da minha vida sem essas panelas tão versáteis e milagrosas. Tem pratos que simplesmente só podem ser feitos nelas, não há como ter o mesmo sabor e suculência sabor em outra técnica.

Para minimizar esse problema, a tecnologia tem reinventado novos modelos de panelas de pressão cada vez mais seguros, práticos e eficientes, muito fáceis de se usar e, é claro, confiáveis. Dentre eles, as panelas elétricas são o meu novo xodó e me conquistaram de vez.

Para você ter uma ideia do quanto essas panelas podem ser úteis, comprei uma panela de pressão elétrica da Walita que oferece uma série de funcionalidades, como, por exemplo o seu sistema totalmente intuitivo que impede que o alimento queime ou passe do ponto, entrando automaticamente para o modo de aquecimento ou mesmo a função de programação antecipada, fazendo com que ela trabalhe sozinha no tempo programado e, quando eu chego em casa, encontro uma bela sopa quentinha pronta para mim! Maravilhosa, não?

Por isso, testei diversos modelos e marcas de panelas de pressão elétricas, ressaltando em cada uma delas, suas funcionalidades e segurança para que vocês pudessem conhecer melhor e se sentirem mais seguras e confiantes com esses utensílios tão importantes. Testei, e agora, saiba tudo sobre a Panela de Pressão Elétrica Oster 5L:

Primeiras impressões

Desde quando vi pela primeira vez a panela de pressão elétrica da Oster, fiquei curiosa. Seu design é muito interessante e ela se destaca dos demais eletrodomésticos, ocupando um lugar próprio na cozinha. Ao contrário da maioria das panelas elétricas, a da Oster não possui uma alça superior, mas abas laterais que, ao mesmo tempo facilitam o transporte e desenham todo eletrodoméstico como que se a tampa fosse uma capa. Achei muito bonita e engraçada, lembrando muito o universo pop e geek.

Ao analisar suas especificações técnicas, percebi que é uma panela feita para proporcionar praticidade para o dia-a-dia. É bastante simples e prática de usar, excelente para comidas rápidas, mas, ao mesmo tempo, é capaz de prepara grandes porções que servem grupos de amigos e famílias. Ou seja, mesmo sendo mais simples e não oferecendo funcionalidades específicas, ela pode ser muito versátil.

Design

Como eu disse, seu design é bastante interessante, sendo uma das principais qualidades dessa panela elétrica. Ela realmente ganha pela beleza, podendo ser amada ou odiada. Suas linhas são suaves, interessantes para cozinhas contemporâneas e para consumidores mais jovens e descolados, principalmente por lembrar muito elementos da cultura Pop.

É uma panela leve, feita em aço inoxidável e de traços bastante simples, o que condiz com sua funcionalidade, sem excessos. Por não ter uma alça superior, ela pode ser colocada em armários ou prateleiras sem maiores problemas com alturas, porém, por ter asas laterais para o transporte, ela acaba ocupando um espaço lateral maior, o que pode exigir cuidado na hora de colocar em mesas menores, por exemplo.

Seu painel é simples e funcional, bem fácil de ser compreendido e utilizado, o que reforça ainda mais essa ideia de praticidade. A panela elétrica da Oster pesa ao todo, 6,5kg quando está vazia, que é o peso médio de panelas dessa capacidade volumétrica.

Funcionalidades

Por ser elétrica, a panela de pressão da Oster dispensa completamente o uso de fogão. Dentre suas funcionalidades, é possível proporcionar tanto um cozimento na pressão quanto apenas refogar, desde que se mantenha a tampa aberta. Em seu painel digital, a panela apresenta alguns cozimentos pré-configurados, como de aves, carnes, arroz, feijão, sopas e vegetais, proporcionando ainda mais segurança e rapidez para a sua cozinha.

A panela elétrica da Oster conta também com um timer onde se pode configurar um tempo de cozimento próprio, o que eu acho maravilhoso nesse tipo de panela pois, se a gente não tem como ficar toda hora abrindo para verificar o alimento, com o timer, os riscos de passar do ponto ou queimar são bem menores!

Mas, o que é ainda mais legal é a função de programar o timer com até duas horas de antecedência, que funciona da seguinte maneira: você pode programar para a panela começar a funcionar em um determinado momento com até duas horas de antecedência, tornando a cozinha ainda mais prática e funcional. É possível, por exemplo, sair à noite e programar para quando chegar em casa, encontrar o alimento pronto e quentinho só para você saborear. Existem também outros modelos que oferecem essa funcionalidade com uma expansão de até 24 horas de antecedência, como é o caso da panela elétrica da Walita, mas, como a da Oster é uma panela mais simples, suas funcionalidades possuem algumas limitações, porém, não são menos importantes.

Outra grande característica dessa panela é a sua capacidade volumétrica. Nós sabemos que, quando submetidos à pressão, os alimentos se expandem e, por isso, não é recomendado encher completamente o bowl de uma panela, o que já nos leva a perder um pouco de espaço. Se ela é pequena, essa perda é ainda maior e, ao final, acabamos fazendo porções pequenas que mal dá para experimentar, muitas vezes. Já a panela elétrica da Oster, mesmo sendo mais simples, possui uma capacidade de até 5L, o que é um bowl grande capaz de fazer porções generosas do alimento que você desejar; desde carnes de panela até sopas e caldos para todos.

Mesmo após o preparo dos alimentos, seu material robusto e o revestimento interno da panela da Oster são capazes de manter a temperatura de sua receita por até 3 horas, quentinho e fresco para comer. Assim, você pode desligar a panela, com o seu cabo removível e servi-la à mesa de jantar ou em áreas externas, como em churrascos, por exemplo, sem se preocupar em a comida ficar ria rapidamente.

Segurança

Quando se fala em panelas de pressão, esse é um dos itens mais importantes e, para muita gente chega a ser um tabu, pois o medo de explosão ou outros acidentes é imenso e chega a impedir o uso desses aparelhos. Pois a panela elétrica da Oster possui sistemas próprios de segurança que garantem a integridade do alimento e, é claro, a nossa proteção em primeiro lugar.

Primeiramente, a panela possui um sistema próprio de vedação que impede o escape de pressão ou de fluidos quentes durante o seu funcionamento, assim como a abertura da tampa se houver qualquer desequilíbrio de pressão entre as partes interna e externa da panela. São seis níveis de segurança que impedem essa abertura da tampa ou escape de ar. Da mesma forma, a panela também possui um alarme que avisa quando o alimento está pronto e, automaticamente, entra em estado de aquecimento assim que o Timer é alcançado.

Seu material é anatômico e de alta qualidade, proporcionando um manuseio confortável para todos os tipos de usuários. O cabo de alimentação elétrica é removível, o que é ótimo na hora de servir à mesa e a panela também possui uma base antiderrapante. Para garantir a sua qualidade, a Oster dá aos seus clientes 01 ano de garantia para a panela elétrica contra qualquer defeito que possa ocorrer.

Especificações Técnicas

Conheça agora em detalhes todas as especificações da Panela Elétrica de Pressão Oster 5L:

  • Programas Automáticos: aves, carnes, peixes, arroz, sopas, grãos e vegetais
  • Cozimento Personalizável: escolha o ponto de cozimento
  • Timer: programação da receita com até 2 horas de antecedência.
  • Sistema inteligente: avisa quando a receita está pronta
  • Segurança: 6 níveis de segurança que impedem que a tampa seja aberta enquanto houver pressão
  • Aquecimento: mantém a temperatura por até 3 horas.
  • Acompanha livro de receitas
  • Painel digital: Com timer e configurações de cozimento
  • Material: Aço inox escovado e plástico
  • Cabo: removível
  • Garantia: 01 ano
  • Tensão: 127V ou 220V
  • Potência: 900W
  • Dimensões: 29,4 x 36,1 x 31,4 cm
  • Peso aproximado: 6,5 kg
  • Capacidade: 5 Litros
Minha Opinião

A Panela de Pressão Elétrica da Oster foi um grande achado em meus testes. Mesmo não sendo de uma marca conhecida, decidi testá-la por me encantar por seu design e também por sua faixa de preço, excelente para panelas com a capacidade volumétrica interessante que ela apresenta. Nas testagens, percebi que a panela da Oster foi fabricada com materiais de primeira qualidade, em um aço bastante robusto e resistente, capaz de durar por muitos anos. Seu interior é todo revestido por material antiaderente que, se tiver cuidado com arranhões, facilita demais a cozinha e proporciona pratos incríveis!

Ao final, percebi que a panela da Oster não oferece nenhum grande diferencial. É uma panela mediana que ganha pela sua qualidade e capacidade de fazer o serviço bem feito, mas também ela não tem o objetivo de ser a maior referência na área; para isso temos modelos superiores, como a panela de pressão elétrica Viva Digital Walita, que proporciona intensa qualidade e uma série de funcionalidades incríveis!

Como uma panela mais simples, porém, capaz de fazer tudo o que as panelas elétricas se propõem a fazer, a da Oster é ideal para quem busca um produto de qualidade, mas que não abre mão de uma boa economia na hora de investir. A Panela elétrica da Oster se encaixa tanto para solteiros que gostam de receber amigos e familiares, para jovens casais e mesmo para pequenas famílias.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Top